segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

"REFLETIR"

“Há apenas uma maneira de evitar a crítica: não faça nada, não diga nada e não seja nada”.
Aristóteles

VAZANTE: OPOSIÇÃO APENAS OBSERVA A BANDA PASSAR

É, cada vez mais forte a consolidação do nome do ministro da agricultura, Antônio Andrade para sair candidato a vice-governador na chapa com Pimentel. Enquanto isso em Vazante o que se observa é uma oposição que novamente insiste em não criar um clima de motivação. Ora bolas, se a sua maior liderança é citada constantemente para disputar o cargo tão importante no estado, cadê os oposicionistas para discutir essa possibilidade com a comunidade? Ouvir ideias e sugestões, partindo para o debate salutar propondo novas alternativas para o município.
A presença constante do Ministro Antônio Andrade ao lado do Pimentel, do ex-presidente Lula e  da presidenta Dilma no estado é fato. Deixando transparecer que a chapa Pimentel e Antônio Andrade está cada vez mais próxima para juntos fazer o embate com o PSDB em Minas. Enquanto isso o grupo de oposição ligado ao ministro fica apenas observando a banda passar, sem se entusiasmar com a música que pode representar um grande divisor de água na política local.

REFLETIR

“O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação.”
Fernando Sabino

TUCANOS QUEREM AZEREDO LONGE

Aliados e tucanos querem a renúncia do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Alegam que é preciso tirar esse constrangimento do colo do senador Aécio Neves. E, quanto ao julgamento pelo STF, avaliam que é pedra cantada.

PMDB: PROPOSTAS PARA DILMA

O PMDB já formou o núcleo de intelectuais que formulará as propostas que o partido vai oferecer ao programa de governo da presidente Dilma. Nele estão, entre outros, o ex-ministro Delfim Netto e o economista José Márcio Camargo.

PRESSÃO DOS RURALISTAS

Dois anos depois de sancionar o novo Código Florestal, por pressão dos ruralistas, a presidente Dilma ainda não editou instruções para que seja aplicado o Cadastro Ambiental Rural. Sem isso, o governo não pode verificar se as propriedades têm áreas de preservação permanente e de reserva legal. É o que prevê a lei. A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) está incomodada.

PSDB PARTE PARA O ATAQUE

Aécio_Orlando Brito_PSDB
O senador mineiro Aécio Neves é líder do PSBD


O PSDB vai promover dia 25 de fevereiro, no Congresso, uma sessão solene para comemorar os 20 anos do Plano Real e dar seguimento à estratégia do senador Aécio Neves (MG) de resgatar em sua campanha as realizações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A data foi escolhida a dedo. No dia 28 de fevereiro completam-se 20 anos da entrada em vigor da Unidade Real de Valor (URV), a unidade de referência monetária que foi o ponto de partida do Plano Real e começou o processo de estabilização da moeda. O sucesso do plano criou as bases políticas para que o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso saísse candidato e vencesse as eleições presidenciais de 1994.

O PSDB quer reunir no evento figuras tidas como fundamentais na implantação da nova moeda. A maior parte delas estará ao lado de Aécio na campanha - como o economista e ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, que ainda não confirmou presença. Mas Fernando Henrique confirmou e deverá sentar-se à mesa do Senado como convidado de honra.

O ato terá um componente político-eleitoral forte. Isso porque seus organizadores estão compilando discursos e debates da época em que a aprovação do Plano Real estava sendo discutida no Congresso e que demonstram a rejeição do PT ao plano. De acordo com o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), já foram levantadas a fala de petistas como o agora ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Na época, o ministro foi um dos mais ferrenhos adversários da criação da nova moeda.

MINAS GERAIS: LEI QUE EFETIVOU 98 MIL FUNCIONÁRIOS SEM CONCURSO PÚBLICO ESTÁ SENDO QUESTIONADA NO STF

Anastasia e Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG)
Anastasia se encontrou com a Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG)


O governo de Minas já decidiu a linha de defesa que será apresentada no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a derrubada da Lei 100, que efetivou há seis anos 98 mil funcionários da educação sem concurso público. Segundo o governador Antonio Anastasia (PSDB), o corpo jurídico do Executivo vai apresentar os critérios técnicos usados pela Assembleia de Minas Gerais que atestaram a constitucionalidade da lei quando esta foi aprovada pelos deputados.

“Vamos mostrar que tanto a Assembleia Legislativa quanto o governo, que sancionou a lei, trabalharam com critérios jurídicos de constitucionalidade. Estamos confiantes de que iremos ganhar”, declarou Anastasia durante plenária a representantes da Associação dos Professores Públicos de Minas (APPMG).

Questionado se, em caso de o STF votar pela inconstitucionalidade da lei, os concursos pendentes da área da educação seriam homologados, o governador preferiu não responder. “Não trabalhamos com essa hipótese (perder no Supremo). Acredito no reconhecimento da lei e dos quase mil servidores que trabalham há décadas para o Estado”.

Durante a plenária, Anastasia falou que vai lutar “até a exaustão” pela constitucionalidade da lei. Após o evento, o governador falou, ainda, que, na próxima semana, vai se reunir com seu secretariado para cobrar metas e execução de programas do governo de Minas. Ele negou que outras mudanças no primeiro escalão de seu governo possam ocorrer.

Entenda

A Lei 100, aprovada durante o governo de Aécio Neves (PSDB), efetivou milhares de servidores que trabalhavam na informalidade. Porém, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) por entender que a lei fere o princípio da isonomia, impessoalidade e obrigatoriedade de concurso público. A tramitação terá rito abreviado, quando ela será avaliada diretamente no mérito, sem liminar.

ELEIÇÃO EM MINAS: PRESIDENTE DO PSDB CHAMA DILMA DE CARA DE PAU

A presidente Dilma Rousseff anunciou aumento na área da BR-381, que será duplicada. Em visita nesta segunda-feira, 17, a Governador Valadares, no leste de Minas, ela prometeu que o trecho da rodovia que passa pelo município também terá obras de duplicação, apesar de o projeto já licitado prever apenas melhorias na pista. O anúncio levou o presidente do PSDB mineiro deputado federal Marcus Pestana, a chamar a presidente de "cara de pau".
 
na BR-381, Dilma improvisa mais uma promessa dizendo que aumentará o trecho da rodovia a ser duplicado. É mais uma promessa para o próximo governo cumprir. O governo do PT teve tempo e dinheiro e não ajudou Minas por que não quis", acusa nota do tucano, que deve participar da coordenação da provável candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

"Estão prometendo na véspera das eleições de 2014 tudo o que prometeram nas eleições de 2002, 2006 e 2010 e não fizeram. Permita-me a franqueza, mas isso é que é cara de pau, presidente!", acrescenta o texto, divulgado após o anúncio.

ELEIÇÃO EM MINAS: LULA PRESENÇA CONSTANTE EM MINAS, PARA SUFOCAR AÉCIO

A posição de Lula na campanha mineira seria a de “marcar” Aécio. Como Dilma tem que cuidar da própria reeleição, caberia ao ex-presidente fazer o embate com o grupo aecista em Minas. E tentar limitar a margem de ação do presidenciável tucano. “Se Aécio se ausenta do Estado, deixa o campo aberto para Lula. Se fica para defender suas trincheiras, não faz campanha nacional”, resume um aliado de Pimentel.

MINAS GERAIS: SETOR DE ENERGIA OPERANDO NO LIMITE

Alto executivo da Andrade Guiterrez, sócia do governo mineiro na Cemig, disse  que o setor de energia está operando “no limite”. Isso significa que, se as chuvas não vierem logo e volumosas, o sistema enfrentará panes. E a falta de energia seria apenas um dos problemas, talvez o menos difícil.

LULA EM MINAS: PRESENÇA SUPREENDE

A presença que mais surpreendeu na reunião reservada de Lula com petistas e aliados mineiros foi do presidente do PR, Bernardo Vasconcellos, filho do vice-presidente do BDMG, José Santana. Bernardo teria manifestado apoio ao candidato do PT.

ELEIÇÃO EM MINAS: LULA PROMETE A PIMENTEL MARCAR PRESENÇA NO ESTADO MINEIRO

Lula prometeu a Fernando Pimentel visitar “todas as cidades-polo” de Minas em apoio à sua candidatura a governador. Petistas e aliados esperam que o ex-presidente vá a mais de uma dezena de municípios mineiros durante a campanha. E atribuem a esse engajamento um papel fundamental nas eleições no Estado.

ELEIÇÃO EM MINAS: A GRANDE BATALHA ENTRE PT E PSDB


as de Aécio:
Agendas de ex-presidente Lula e presidente Dilma Rousseff se sobrepõem; considerada a mãe de todas as batalhas, Minas Gerais recebe máxima atenção de ambos, sempre com o pré-candidato do PT Fernando Pimentel a tiracolo; três dias depois do antecessor, Dilma aterrissa em Governador Valadares para formatura de alunos do Pronatec; "Eu prometi voltar", disse ela; estratégia de candidata à reeleição e dublê de candidato apontam para Minas Gerais, berço político do presidenciável tucano Aécio Neves, como decisiva para os petista.

SÃO PAULO: A FORÇA DO PT PARA TENTAR GANHAR A ELEIÇÃO

Germano Oliveira, O Globo
O PT conta com o inédito número de cidades administradas pelo partido na Região Metropolitana da capital paulista (além de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Guarulhos, Osasco e Carapicuíba) para alavancar a campanha do pouco conhecido Alexandre Padilha (foto abaixo), ex-ministro da Saúde e pré-candidato petista ao governo do estado.
 
Pesquisa Datafolha de dezembro indicou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderia ser reeleito no primeiro turno e que Padilha ainda não passava de 4% das intenções de voto.
Nesse chamado “cinturão vermelho” do PT em torno da capital, o partido governa 12 milhões dos 14 milhões de eleitores em 39 municípios. A capital, administrada por Fernando Haddad, é a principal vitrine para o PT tentar vencer no estado de São Paulo, feito jamais atingido pelo partido.
 


 



VAZANTE: PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA DA LAPA

Novenas rurais da 133ª Festa da Lapa começam dia 8 de março

A Paróquia Nossa Senhora da Lapa de Vazante informa a programação religiosa da 133ª Festa em louvor a Nossa Senhora da Lapa. Serão realizadas seis novenas rurais nos finais de semana de 08 de março a 12 de abril. Em seguida terão início as novenas no Santuário “Nossa Senhora da lapa” que vão do dia 22 a 30 abril. Após cada novena, os devotos poderão desfrutar da barraquinha, leilões, bingos dentre outras atrações. Os shows artísticos serão definidos pela Administração Municipal nas próximas semanas.

Veja a programação:
Novenas Rurais
08 de Março- Vazamor
15 de Março - Tains
22 de Março - Cachoeira
29 de Março - Haras da Constril
05 de Abril - Jaburú ( Dona Zezé)
12 de Abril - Claro de Minas
Eventos
Dia 13 de Abril - Leilão de Animais
Dia 13 de Abril - Baile de Abertura
Dia 20 de Abril - Barraquinha e Bailão Popular
Dia 21 de Abril - Barraquinhas
Dia 22 de Abril - Grandiosa Alvorada com início às 4h da manhã (Estacionamento do Santuário).
- às 19h Abertura das Novenas
Programação da Festa
Dia 01 de Maio – Festa de São José Operário
07:00- Missa de abertura oficial da festa
09:00-Missa e bênção das crianças
11:00- Batizados
14:00- Cavalgada e bênção dos animais (saída do haras da Constril)
19:00- Missa sertaneja em Louvor a São José Operário e em seguida procissão.
Dia 02 de Maio - Festa do Espírito Santo
07:00- Missa
09:00- Missa
11:00- Batizados
19:00- Missa em honra ao Espírito Santo e em seguida procissão
Dia 03 de Maio- Festa de Nossa Senhora da Lapa
07:00- Missa de acolhida dos romeiros
09:00- Missa em ação de graças pelos festeiros e concelho paroquial
11:00- Batizados
17:30- Missa em louvor a Nossa Senhora da Lapa e grandiosa procissão
Dia 04 de Maio
07:00- Missa de despedida dos romeiros
09:00- Missa no Santuário
19:00- Missa no Santuário

Com informações do Governo Municipal de Vazante

MONTE CARMELO: GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO PACIENTES DE LAGOA FORMOSA



Foto: Ilustração
 
Uma Van que transportava pacientes de Lagoa Formosa para fazer consulta em Uberlândia se envolveu em uma grave acidente na madrugada desta segunda-feira (17). O veículo bateu na traseira de um caminhão de Monte Carmelo, que estava carregado com tijolos. Três pessoas morreram e sete ficaram feridas.
O acidente aconteceu no Km 608 da BR 365, próximo ao bairro Marielza em Uberlândia. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a Van transportava 10 pessoas, sendo que três delas morreram na hora. Outras sete pessoas ficaram feridas. O motorista do caminhão teve apenas ferimentos leves e recusou atendimento.
O Corpo de Bombeiros de Uberlândia utilizou seis unidades e precisou do apoio da Polícia Militar para fazer o socorro das vítimas. O motorista da Van que transportava os pacientes é vereador na cidade de Lagoa Formosa. Rodrigo de Lima Braga, que também é motorista da Secretaria de Saúde Lagoa Formosa, ficou preso entre as ferragens e, apesar de estar consciente, foi levado em estado grave para o Hospital das Clínicas de Uberlândia.
Três passageiros morreram no local do acidente. Maria Célia de Brito, Lilândia Ferreira Braga e Sebastião Pinheiro não resistiram aos ferimentos provocados pela batida. A Prefeitura de Lagoa Formosa informou que vai dar todo o suporte às vítimas do acidente.

Autor: Maurício Rocha

CAMPEONATO MINEIRO: URT GANHA E ENCARA AGORA O GALO EM CASA



URT vence o Guarani em Divinopolis. ( Foto: Ilustração )
 
A União Recreativa dos Trabalhadores já não ocupa mais a incomoda penúltima colocação. O Trovão Azul foi a Divinópolis enfrentar o Guarani e arrancou a vitória, com um gol no finalzinho da partida, subindo na tabela de classificação. Resultado coroou as boas apresentações que equipe vinha fazendo nas últimas partidas. A URT se prepara agora para enfrentar o Atlético, na próxima quarta-feira, no Estádio Zama Maciel.

IBOPE: OPOSIÇÃO NÃO CONSEGUE ENCARNAR O SENTIMENTO DE MUDANÇA

A presidente do Ibope, Marcia Cavallari, resumiu numa entrevista o drama de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) nas eleições de presidenciais de 2014. Diferentemente do que ocorreu em 2010, quando a disputa presidencial foi marcada pelo desejo de continuidade, o sentimento que predomina agora na sociedade brasileira é o da mudança.
 
Porém, afirmou Cavallari, “as pessoas não estão vendo na oposição quem possa representar essa mudança. Nas pesquisas que a gente fez, não vemos que eles se apropriaram desse sentimento. A Dilma [Rousseff] ainda leva uma vantagem.”