sábado, 11 de janeiro de 2014

EX-PREFEITO DE VAZANTE, ALCIDES DINIZ CONSOLIDANDO SUA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

Entusiasmado com os contatos políticos o ex-prefeito de Vazante, Alcides Diniz continua consolidando sua pré-candidatura a deputado estadual. Sem se envolver com nenhum tipo de polêmica em Vazante ele acredita que o eleitor está hoje mais consciente e procura no político uma nova postura na construção de um processo mais democrático e cidadã.

LAGOA GRANDE: SELEÇÃO DE LAGOA GRANDE X URT: EXPECTATIVA DE PÚBLICO RECORDE

DOMINGO (12)  o Time da URT de Patos de Minas que faz a pré-temporada na cidade lagoagrandense para participar do campeonato mineiro da primeira divisão, joga partida amistosa contra a seleção de Lagoa Grande. O jogo está marcado para as 17 horas no estádio Marcos Antônio de Castro. A expectativa é de atrair público recorde para assistir a partida. 



O DESCASO COM O POVO MARANHENSE

Demétrio Weber, O Globo
O Maranhão é o estado brasileiro com maior percentual de miseráveis, e o único onde esse índice permanece em dois dígitos: 12,9%, quase quatro vezes mais do que a média nacional, de 3,56%. Os dados são de 2012 e revelam que o estado governado por Roseana Sarney piorou de posição no ranking da pobreza extrema na última década.
Em 2002, o Piauí é que detinha o maior percentual de miseráveis (22,5%), seguido por Alagoas (19,04%). O Maranhão aparecia em terceiro lugar, com 18,97%.
Dez anos depois, num período em que o Brasil viu cair suas taxas de pobreza extrema, o próprio Maranhão conseguiu diminuir a proporção de miseráveis. Mas foi ultrapassado e passou a ter o maior percentual de extremamente pobres do país.
Já o Piauí, escolhido no primeiro ano do governo Lula como local de lançamento do programa Fome Zero, reduziu sua taxa de miseráveis de 22,5% para 4,26%, melhorando sete posições — tem agora a oitava maior proporção de extremamente pobres.
Alagoas permanece com o segundo maior percentual. A taxa alagoana, porém, caiu em velocidade maior do que a maranhense: de 19,04% para 7,87%, ao longo da década.
Acuada por uma crise no sistema penitenciário que desencadeou ataques contra ônibus, Roseana citou anteontem o avanço econômico maranhense como uma das causas do aumento dos problemas na Segurança Pública.

REFLETIR

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute.
Sabedoria oriental

FILTRO DE BARRO BRASILEIRO É O MAIS EFICIENTE DO MUNDO


Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral. O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.

Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).

Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.
Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.

Ainda de acordo com o livro de pesquisas, o consumidor precisa ficar alerta na hora de comprar esse tipo de produto, pois há tecnologias lançadas que não são eficientes e permitem a passagem de elementos perigosos para a saúde.

PORTUGUESA VOLTA A PRIMEIRA DIVISÃO



O advogado e torcedor da Portuguesa Daniel Neves conseguiu nesta sexta-feira uma liminar na Justiça em favor do clube paulista. Apesar de ter os mesmos argumentos de outras pessoas que já perderam na Justiça, o resultado foi diferente. Isso porque foi o juiz Marcello do Amaral Perino, da 42ª vara cível de São Paulo, o mesmo que deu ganho de causa para um flamenguista na manhã desta sexta-feira, quem julgou a ação. 

Não foi um acaso. Mestre e doutor em processo civil pela USP e também professor da mesma universidade, Neves deu entrada com a documentação um pouco mais cedo e com um pedido especial, chamado de "distribuição por dependência". 

"Entramos com a ação hoje (sexta-feira) e pedimos para que o juiz do processo do Flamengo fosse o mesmo para o nosso caso. Todas as ações que estão acontecendo, tanto da Portuguesa quanto do Flamengo, têm os mesmos fundamentos. Esse pedido que fizemos é para evitar que haja decisões contraditórias na Justiça. A nossa solicitação foi aceita e vamos dormir na Série A", explicou o advogado. 

"Eu torço pela Portuguesa e um sócio-torcedor me procurou para ajudá-lo nesta ação. Foi assim que isso surgiu e vamos em frente. Ficamos o dia todo no Fórum esperando pela resposta e ela foi positiva", completou. 


Bastante respeitado no meio jurídico, Daniel Neves escreveu alguns livros em sua carreira, alguns deles, inclusive, já foram usados pelo STJ e pelo STF como base para julgamentos e tomadas de decisões. 

MORRE A ESPOSA DO HUMORISTA ARI TOLEDO


Foto: DivulgaçãoMorreu na noite desta sexta-feira (10), aos 75 anos, a atriz Marly Marley. Ela estava internada desde o início de novembro em um hospital de São Paulo por causa de complicações relacionadas a um câncer no pâncreas. O velório será a partir das 9 horas deste sábado (11) no Cemitério Morumbi, em São Paulo, e o enterro será as 17 horas.
Marly nasceu em Três Lagoas. Formou-se professora e psicóloga, mas logo resolveu seguir carreira artística. Na televisão, trabalhou nas redes Tupi, Excelsior, Band, SBT e Record.
No cinema, participou, na década de 60, dos filmes O Puritano da Rua Augusta e Casinha Pequenina. No teatro, foi parceira de cena de artistas como Dercy Gonçalves e José Vasconcelos. Seu trabalho mais recente foi como jurada do Programa Raul Gil. Era casada com o humorista Ary Toledo.
Inclusive Marly Marley já esteve em Vazante durante uma das edições da Expozante à convite do presidente do Sindicato Rural, Virmondes da Silva Barra.

MINAS: CAI A POPULARIDADE DOS GOVERNADORES, INCLUSIVE DE ANASTASIA

Apesar do PSDB e a grande mídia insistir que a vaga este ano para o senado em Minas é praticamente de Anastasia. Na prática a situação não está tão boa assim não. Úlitma pesquisa divulgada mostra que em quatro anos, o prestígio dos governadores perante seus eleitores sofreu uma queda sensível. É o que se deduz da comparação entre duas pesquisas Ibope de avaliação dos 27 chefes de Executivo estadual, uma de feita no segundo semestre de 2010 e a outra, em dezembro passado. A redução no saldo positivo médio foi de 25 pontos percentuais. Para especialistas ouvidos pela reportagem, o resultado demonstra que o brasileiro está mais atento e mais consciente para avaliar seus mandatários.

SUCESSÃO MINEIRA: CONTINUA REPERCUTINDO O LANÇAMENTO DE PIMENTA DA VEIGA COMO CANDIDATO DO PSDB AO GOVERNO DE MINAS

POSSE PIMENTA DA VEIGA
Aécio escolhe Pimenta para governo e fecha com PP-MG
O ex-deputado Pimenta da Veiga será o candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais, nas eleições deste ano. A escolha do nome do candidato foi decidida pelo presidente do partido, Aécio Neves, num arranjo que amarra o PP de Minas ao candidato tucano à Presidência. A vice na chapa de Pimenta será o deputado Dinis Pinheiro (PP), atual presidente da Assembleia. O PP é o terceiro maior partido da base aliada da presidente Dilma Rousseff. O governador Antonio Anastasia disputará o Senado.
Oficialmente, o nome do candidato a governador só será anunciado no dia 20 de fevereiro, enquanto a decisão deAnastasia de deixar o governo para se candidatar a senador será sacramentada em março. Na movimentação feita esta semana por Aécio, Pimenta da Veiga e o deputado Marcus Pestana deverão continuar a percorrer o Estado de Minas Gerais como pré-candidatos. Numa entrevista concedida nesta sexta-feira (10) em Minas, Aécio disse que o candidato ao governo ainda não está escolhido.
Não é isso, no entanto, o que ficou acertado nas várias reuniões que Aécio teve com os que vão integrar a chapa. Na segunda-feira (6), ele se reuniu durante a noite com o governador Anastasia, quando acertou a saída deste do governo e a candidatura ao Senado. Nos dias seguintes, Aécio esteve com Pimenta e com Pestana. Nos encontros, o candidato tucano à Presidência expôs a situação da política nacional e mineira. E exibiu os argumentos segundo os quais o melhor para o projeto do PSDB é a candidatura de Pimenta da Veiga.
Pimenta da Veiga se fez presente em Minas Gerais a partir do início do segundo semestre de 2013. Mais do que se apresentar à população, era preciso se mostrar aos políticos. Tem comparecido a todas as inaugurações de obras do governador Anastasia, frequenta cerimônias de batizado e esteve presente nas festas de fim de ano. Tornou-se, assim, o candidato ao governo do Estado numa disputa interna pouco acirrada, que contempla planos para agora e também para 2018.
Com Agência Estado 

VAZANTE: PREGO BATIDO E A PONTA VIRADA

downloadO prego está batido e a ponta virada o Ministro Antônio Andrade e o seu grupo político em Vazante envolvendo os ex-prefeitos Dr. Jacques e Orlando Fialho caminharão em lados opostos do atual governo. Apesar da situação tentar insistir que existe uma aproximação com os oposicionistas a verdade é que a declaração do Ministro Andrade na última edição do jornal DE FATO sepultou qualquer possibilidade.


ENEM: ALUNOS JÁ PODEM SOLICITAR DOCUMENTOS

Os 784.830 estudantes que indicaram, na inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, que fariam as provas para obter o certificado de conclusão do ensino médio já podem pedir o documento. A expedição de certificados é feita pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e seus campus em todo o país e pelas secretarias de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal.
Para obter a certificação, o candidato deve ter alcançado o mínimo de 450 pontos em cada área do conhecimento avaliada no Enem, o mínimo de 500 pontos na redação e ter completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data da primeira prova. Para encaminhar o pedido, o estudante deve procurar a instituição na qual pediu o certificado ao fazer a inscrição do Enem e apresentar o boletim de notas do exame. A expedição do documento é gratuita. O candidato não precisa levar o registro de conclusão do ensino fundamental.

A ARTE DE LIDAR COM A CARTEIRADA


carteirada MPPara todos os que têm de tratar com clientes irritantes, ou com pessoas que se acham superiores aos outros, aprenda com a funcionária da GOL. Destrua um ignorante sendo original, como ela foi. Uma funcionária da GOL, no aeroporto de Congonhas, São Paulo, deveria ganhar um prêmio por ter sido esperta, divertida e ter atingido seu objetivo quando teve que lidar com um passageiro que provavelmente, merecia voar junto com a bagagem…
Um voo lotado da GOL foi cancelado. Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros. De repente, um passageiro irritado cortou toda a fila até o balcão, atirou o bilhete e disse: – Eu tenho que estar neste voo, e tem que ser na primeira classe!
A funcionária respondeu: - O senhor desculpe, terei todo o prazer em ajudar, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.
O passageiro ficou irredutível e disse bastante alto para que todos na fila ouvissem: - Você faz alguma ideia de quem eu sou?Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e pegou no microfone anunciando: - Posso ter um minuto da atenção dos senhores, por favor? (a voz ecoou por todo o terminal).
E continuou: - Nós temos aqui no balcão um passageiro que não sabe quem é, deve estar perdido… Se alguém é responsável por ele, ou é seu parente, ou então se puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão da GOL. Obrigada.
Além das gargalhadas descontroladas de todos ainda levou uma calorosa salva de palmas. Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando: – Eu vou te foder!Sem recuar, ela sorriu e disse: - Desculpe meu senhor, mas mesmo para isso, o senhor vai ter de esperar na fila, tem muita gente querendo o mesmo.
Genial. A recepcionista foi muito inteligente e astuta. Quebrou a “carteirada que o gaiato queria aplicar”. Nota 10, ela sinceramente merece.
Do blogue do Luís Naassif

TSE TIRA PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O Tribunal Superior Eleitoral tirou do Ministério Público o poder de pedir a instauração de inquéritos policiais para investigação crimes nas eleições deste ano. A partir de agora, promotores e procuradores terão de pedir autorização à Justiça Eleitoral para abrir uma apuração de suspeita de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico, difamação e várias outras práticas.
Até a eleição de 2012, o TSE tinha entendimento diferente. As resoluções anteriores que regulavam as eleições diziam: “o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral”.Para o pleito de 2014, os ministros mudaram o texto: “o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante determinação da Justiça Eleitoral”.Ou seja, o Ministério Público foi excluído.

MUNICÍPIOS: FPM EXTRA REFERENTE A CLASSIFICAÇÃO POR ESTIMATIVA DE RECEITA

Uma parcela extra de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi depositada pela Secretaria do Tesouro Nacional essa semana. O valor de R$ 341.379.673,92 – considerando o desconto destinado ao Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (Fundeb) – é decorrente da classificação por estimativa das receitas de Imposto de Renda (IR) e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).
Pelos cálculos do departamento de Estudos Técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), sem o porcentual destinado ao Fundo educacional o valor chega a R$ 426.724.592,40 – valores brutos, referente à classificação por estimativa das receitas de IR.


MINISTÉRIO PÚBLICO DE OLHO NOS PERRELA

Zezé Perrella
Contratos podem ter causado rombo de R$ 14,5 milhões aos cofres estaduai


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com uma ação contra o senador mineiro Zezé Perrella (PDT), o filho dele e deputado estadual Gustavo Perrella (SDD) e outras três pessoas por improbidade administrativa. A acusação é baseada em supostas irregularidades nos contratos entre a empresa Limeira Agropecuária, da família Perrella, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Conforme a denúncia, contratos firmados sem licitação entre as duas partes entre os anos de 2007 e 2011 podem ter causado rombo de R$ 14,5 milhões aos cofres estaduais. A Limeira foi contratada para fornecer sementes a produtores rurais por meio do programa Minas Sem Fome, do governo do Estado.
Outro agravante é o fato de a empresa ter, entre seus sócios, dois parlamentares – Zezé e Gustavo – o que impediria a participação da companhia mesmo que houvesse licitação, de acordo com o promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do MPMG, em entrevista àTV Globo.
O que chamou a atenção do Ministério Público foi a compra da Fazenda Guará, em Morada Nova de Minas, região Centro-Oeste, avaliada em R$ 60 milhões. De acordo com a denúncia, é nessa propriedade que os grãos eram produzidos, inclusive com supervisão de um técnico da Epamig.
A reportagem tentou entrar em contato com o promotor Eduardo Nepomuceno, o senador Zezé Perrella e o deputado Gustavo, mas nenhum deles atendeu ou retornou às ligações.
Gestores
Além dos parlamentares Zezé e Gustavo Perrella, os ex-presidentes da Epamig Baldonedo Arthur Napoleão e Antônio Lima Bandeira, também respondem ao processo do MP.

MINAS E RIO GRANDE DO SUL TÊM O MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS CASSADOS

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que Minas Gerais e Rio Grande do Sul ocupam o segundo lugar entre os estados com maior número de prefeitos cassados durante o primeiro ano de mandato, perdendo apenas para São Paulo. Foram 13 cassações em cidades mineiras e gaúchas contra 21 em paulistas. O Mato Grosso do Sul ficou com o terceiro lugar no ranking, com 10. O estudo, feito com base em decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que em todo o Brasil houve troca de cadeira em pelo menos 125 cidades, sendo que a grande maioria – 107 prefeitos – deixou o cargo em razão da cassação de mandato, motivada por abuso de poder econômico e político.