quinta-feira, 17 de junho de 2010

LAGAMAR: RESTOS DE ANIMAIS SÃO JOGADOS EM VALA

A imagem é de impressionar. A enorme vala aberta na saída da cidade de Lagamar é tomada por restos de animais mortos. Tudo que é descartado pelos açougueiros e pela população em geral é despejado no buraco e deixado a céu aberto. Para quem mora ou passa pelo do local, o incomodo é constante. A dona Dorvina Pereira Borges já não tem mais prazer em cozinhar para a família. Ela é a moradora mais próxima da vala e reclama que o mau cheiro é insuportável. A dona de casa disse que o problema se arrasta há mais de dois anos e que já procurou todos os meios para tentar parar o despejo de restos de animais no local. O problema é causado, principalmente, pelos açougueiros da cidade de Lagamar. O que não é aproveitado no comércio, eles despejam na vala. São couros, pernas, vísceras e até cabeças de bois. Sem nenhum tipo de tratamento, os restos dos animais vão se deteriorando a céu aberto, causando muitos transtornos.
Além de incomodar os moradores, a vala cheia de restos de animais, também denuncia a existência de abates clandestinos de animais em Lagamar. A cidade não possui um local adequado para abater suínos e bovinos. Os moradores, incomodados pela vala, querem uma solução para o problema.O secretário municipal de saúde de Lagamar, Vivaldo Donizete Alves, disse que está buscando alternativas para destinar de forma correta os restos de animais. De acordo com ele, uma equipe da Vigilância Sanitária do município esteve no local avaliando o problema. Vivaldo informou ainda que pediu a Secretaria de Obras para mandar uma máquina para o local para acabar com o mau cheiro. O Secretário de Saúde alertou, no entanto, que o problema não é muito simples de se resolver. Apesar de possuir uma usina de reciclagem, bem próxima à vala, Lagamar não tem um local adequado para a destinação de restos de animais. Vivaldo disse que vai convocar os açougueiros da cidade para tentar resolver o problema.
fonte: patoshoje
WILL NUNES COMENTA: eu olhei as fotos no site "patoshoje"da cidade de Patos de Minas e o fato é preocupante. É um problema sério de saúde pública que requer das autoridades competentes medidas urgentes. Conversando com o Presidente da Câmara de Lagamar Vereador Tuíca o mesmo manifestou preocupação com o fato dizendo que a comunidade de Lagamar não merece conviver com esse descaso e que tomará todas as medidas possiveis para que o problema seja solucionado.