segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ELEIÇÃO SEM LULA

Pouca gente percebeu, mas a eleição presidencial deste ano marca uma curiosidade: é a primeira desde a redemocratização do país (eleição de 1989) sem a presença de Lula como candidato a presidente. Foram três derrotas (1989 para Fernando Collor e 1994 e 1998 para Fernando Henrique Cardoso) e duas vitórias (2002 em cima de José Serra e 2006 sobre Geraldo Alckmin). Mas, a curiosidade é maior se pensarmos mais para o passado: a última eleição por voto popular que não teve Lula foi em 1960, quando Jânio Quadros derrotou O Marcehal Henrique Lott e Ademar de Barros. Em 1964 amargamos a ditadura militar de triste lembrança que durou até 1984.

LULA CIDADÃO DO MUNDO

O mundo não para de reconhecer os méritos de Lula. O presidente brasileiro vai receber o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), no dia 29. Esta é a primeira edição da homenagem, criada para marcar o aniversário de 40 anos do Fórum.O prêmio tem o objetivo de destacar um líder político que tenha usado o mandato para melhorar a situação do mundo. “O presidente do Brasil tem demonstrado verdadeiro compromisso com todas as áreas da sociedade”, disse o fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, em nota à Agência Estado. “O presidente Lula é um exemplo a ser seguido para a liderança global”, disse Schwab. A entrega do prêmio será feita pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

LULA PODE RESOLVER O IMPASE EM MINAS ENTRE PT E PMDB

Nas pegadas da decisão de Lula, o PMDB reforçará nesta semana a pressão sobre o PT para o fechamento de um acordo em Minas.Insiste na tese de que, para enfrentar a máquina liderada pelo governador tucano Aécio Neves, o governo precisa se unir.Cobra o apoio do petismo à candidatura do ministro pemedebê Hélio Costa, mais bem posto nas pesquisas.Marcou-se para esta quarta (27), em Brasília, um novo encontro dos negociadores das duas legendas.Prevalecendo o dissenso, a direção do PMDB solicitará uma audiência a Lula. Quer que o presidente intervenha na encrenca mineira, saneando-a.O PMDB reavivará um compromisso que Lula assumira com o partido no ano passado.O presidente dissera dissera que, na hora própria, mantendo-se a liderança de Hélio Costa, agiria para retirar o PT do caminho dele.São dois os candidatos petistas em Minas: o ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel; e o ministro do Bolsa Família, Patrus Ananias.Lula assumira compromisso semelhante em relação ao Rio, onde o petista Lindberg Farias ensaiava canditar-se ao governo.

PMDB E PT AGORA VAI?

O impasse do racha na base do PT nos estados pode estar mais perto de ser resolvido. Está marcada para quarta-feira uma reunião entre as cúpulas nacionais do PT e do PMDB, em uma tentativa de colocar fim à questão. Segundo o líder da bancada peemedebista na Câmara, deputado Henrique Alves, serão discutidas as situações no Pará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. São esses os estados em que ainda existe o conflito de dois ou mais pré-candidatos nos partidos da base aliada querendo concorrer ao governo, de acordo com o parlamentar. O cenário significa o enfraquecimento do apoio estadual à campanha da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, com a divisão da base em dois palanques na mesma região – principalmente em Minas, segundo maior colégio eleitoral no país e reduto do governador tucano Aécio Neves, que, recentemente, desistiu de sua candidatura ao Palácio.


PESQUISA MOSTRA HÉLIO LIDERANDO A CORRIDA RUMO AO PALÁCIO DA LIBERDADE

Pesquisa do Instituto Vox Populi, divulgado pela TV Bandeirantes, aponta o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), liderando com 37% das intenções de voto para o Governo de Minas. Em três leituras feitas pelo instituto, o vice governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) aparece em segundo lugar na disputa.


Nos dois outros cenários, liderados por petistas, não constam Hélio Costa como candidato. Na disputa com o ministro, Anastasia tem 16% das intenções de voto, seguido por Vanessa Portugal (PSTU), 5% e Maria da Consolação Rocha (PSOL), 2%.

Numa segunda leitura, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) aparece com 34% das intenções de voto, seguido por Anastasia, com 15%. Vanessa Portugal teve 4%, e Maria da Consolação Rocha , 2%.

Num terceiro cenário, trocando o candidato petista, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, é o primeiro colocado com 28% e Anastasia continua em segundo com 17%, seguido por Vanessa Portugal (5%) e Maria da Consolação Rocha (3%).