sábado, 9 de agosto de 2014

JORNAL NACIONAL: RODADA DE ENTREVISTAS


JHA partir da próxima segunda-feira, dia 11, o ‘Jornal Nacional’ inicia a primeira rodada de entrevistas com os candidatos à Presidência da República. O primeiro presidenciável a ser entrevistado por William Bonner e Patrícia Poeta no estúdio do telejornal, no dia 11, é Aécio Neves, do PSDB. Na terça, é a vez de Eduardo Campos, do PSB; no dia 13, Dilma Rousseff, do PT, recebe os jornalistas no Palácio do Planalto, e na quinta, dia 14, Pastor Everaldo, do PSC, encerra o primeiro ciclo de entrevistas. Nos mesmos dias, os candidatos também serão entrevistados por Renata Lo Prete, para o ‘Jornal das Dez’, da Globo News.
A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, com a presença de representantes dos partidos, e o critério de seleção para as sabatinas são candidatos com pontuação superior a 3% nas pesquisas Datafolha/ IBOPE mais recentes. Depois do ‘Jornal Nacional’, os candidatos à Presidência da República ainda serão entrevistados pelo ‘Jornal da Globo’, na semana de 01º de setembro, e no ‘Bom Dia Brasil’, na semana de 22 de setembro. O debate está marcado para o dia 02 de outubro.

ELEIÇÃO: COLÉGIOS ELEITORAIS

um
Blog de Jamildo – Embora a eleição presidencial de 2010 haja ido para o segundo turno, se dependesse apenas do Nordeste o pleito teria sido encerrado na primeira etapa, com Dilma Rousseff obtendo 59,1% dos votos válidos da região (cerca de 14,9 milhões de votos, de um total de 25,3 milhões).
Os adversários da presidente naquele pleito conseguiram 40,9% dos votos válidos locais, o que corresponde a cerca de 10,3 milhões, uma diferença pró-Dilma de 4,6 milhões de votos. A julgar pela média extraída das duas últimas pesquisas nacionais de julho do corrente, realizadas pelo Datafolha e Ibope, ou por esta pesquisa do Ibope de agosto, a presidente ganharia de novo no primeiro turno de 2014 na região, se a eleição fosse hoje, desta feita com uma diferença de 30 pontos de percentagem sobre seus novos adversários (65% a 35% dos votos válidos).