sábado, 28 de setembro de 2013

EDIR MACEDO: UM PASTOR BILIONÁRIO

Dono da Rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, o líder evangélico ultrapassou a fronteira brasileira e hoje é conhecido nos cinco continentes
Templo é dinheiro. A variação da máxima de Benjamin Franklin enquadra-se com precisão idílica a Edir Macedo, o televangelista, religioso e empresário que se tornou o líder evangélico mais rico do Brasil – um bilionário. Seus dedos indicadores são tortos, os polegares finos, e todos os dez se movem com dificuldade, quase paralisados. Mas isso não o impediu de pregar e se transformar num dos maiores fenômenos religiosos das últimas décadas, no Brasil e no exterior.

Seu poder vem de duas frentes religiosamente ligadas: na primeira, e principal, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), com presença em mais 170 outros países nos cinco continentes. A segunda frente é a Rede Record, da qual é proprietário, uma extensão da primeira. As duas formam uma espécie de força centrífuga e centrípeta simultânea, que alimenta e diversifica os dividendos surgidos da igreja. Afinal, entre as duas, a obra e a graça da generosidade dos fiéis. Raros executivos e empreendedores produziriam um “business plan” melhor do que este. 



O dedo do “Bispo Macedo” para apontar para si e sua igreja o caminho de milhões de fíéis (1,8 milhão, segundo o IBGE; 8 milhões nas contas da IURD) escancarou um especial talento para atrair doações em tamanho e tempo capazes de fazer dele um bilionário. Ele segue como ninguém a “teologia da prosperidade”, doutrina segundo a qual a bênção financeira é o desejo de Deus, e o discurso positivo e as doações sempre aumentarão a riqueza material do fiel. Mas sua glória financeira e, digamos, espiritual é também seu calvário: os adjetivos e acusações, ele as recebe no mesmo compasso com que os dízimos enchem os cofres da IURD. Macedo já foi acusado de charlatanismo, curandeirismo e enriquecimento com a exploração da fé. 

O bispo parece, no entanto, estar preparado para enfrentar os adversários de toda espécie. Tal atributo vem de longe. Devido ao problema físico nas mãos, sofreu bullying na infância, segundo revelou na biografia arrasa-quarteirão “Nada a perder”. Disse ele: “Muitas vezes senti complexo de inferioridade. Me considerava o patinho feio da escola e até da família. Sempre fui motivo de zombaria. Muitos adultos e meninos da minha idade me chamavam de dedinho”.

Escrita em parceria com o vice-presidente de jornalismo da Record, emissora de televisão que pertence a Edir Macedo, “Nada a perder” ganhou um segundo volume, virá um terceiro a seguir, e seu lançamento foi um sucesso da América do Sul à Europa. Segundo dados da editora Planeta, o primeiro vendeu, em apenas cinco meses, mais de um milhão de exemplares em todo o mundo. Foi o título mais vendido no Brasil em 2012, de acordo com o portal Publishnews, especializado no mercado editorial. Superou o best-seller mundial “50 tons de cinza” e também as biografias de Steve Jobs e Eike Batista. Nem é preciso dizer que o livro contou com eficiente estratégia de divulgação. Na centenária livraria El Ateneo, em Buenos Aires, mais de 50 mil exemplares foram vendidos numa só tacada; para conseguir uma assinatura do autor, filas enormes se formaram. 

O sucesso – comprar o livro é dever obrigatório para um verdadeiro fiel – reflete a trajetória vitoriosa e polêmica do bispo evangélico retratado no livro como um ser quase perfeito. Uma pessoa cuja principal tarefa no mundo é abrir os olhos dos outros diante de um poderoso inimigo, o qual ele próprio faz questão de nomear com todas as letras: “A sina da Universal é barrar a Igreja Católica”.

Tudo começou num coreto

A sede da Igreja Universal do Reino de Deus fica em Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro. É a catedral chamada Tempo da Glória do Novo Israel. A IURD foi fundada no verão de 1977 pelo então pastor Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares. Os números em torno dela assustam. Em pouco tempo, tornou-se o maior e principal grupo neopentecostal do Brasil. Aqui existem mais de cinco mil templos. Para atender aos fiéis, quase 10 mil pastores.

Um coreto foi seu primeiro e retumbante palco de pregação. Com teclado, microfone e na mão uma Bíblia, que não cessava de ser erguida aos céus, Edir Macedo não perdia um sábado de pregação no bairro do Méier, um dos mais populosos do Rio. Fazia isso ao ar livre. Eram os primeiros passos da IURD, cuja principal incentivadora foi dona Eugênia, mãe do futuro bispo. A primeira igreja seria levantada a seguir no lugar onde funcionava uma antiga funerária, no bairro da Abolição. Não havia sequer um ventilador, mas o negócio cresceu. Uma fábrica de móveis desativada no número 7.702 da Avenida Suburbana foi alugada para se transformar em um grande templo, com capacidade inicial para 1,5 mil pessoas. Logo precisou ser ampliado.

Edir Macedo contou com o apoio do cunhado R. R. Soares, nome com o qual se tornaria conhecido como pregador. Eles haviam se conhecido em 1968 na Igreja Pentecostal da Nova Vida, fundada pelo americano Robert McAlister. Juntos, decidiram criar sua própria igreja, nomeada, a princípio, A Cruzada do Caminho Eterno e, em seguida, A Casa da Bênção. Macedo e Soares se desentenderam anos depois, quando a Universal já era um fenômeno, tanto religioso como econômico. Ex-católico, graças a Deus Espanta quem descobre que Edir Macedo Bezerra já foi católico de usar correntinha no pescoço, devoto de São José. Mas é verdade. Com 15 anos, numa Sexta-Feira da Paixão, foi levado pelos pais para cultuar Jesus morto e ficou assustado com a violência da imagem. Ao desistir do catolicismo, passou pelo espiritismo e frequentou terreiros de macumba, mas também ali não encontrou “as respostas desejadas”. 

Nascido em 18 de fevereiro de 1945, em Rio das Flores, município do Rio de Janeiro, foi criado no seio de uma família católica praticante. Ele lembra, e relata o episódio em sua biografia, que, adolescente, chegava a ironizar os evangélicos da Assembleia de Deus que se reuniam para orar no campo de São Cristóvão. “Aleluia, aleluia! Como no prato e bebo na cuia”, gritava o garoto Edir, fugindo depois de bicicleta. Nos tempos da Igreja Nova Vida, a postura foi outra. Ele revela no livro que destruiu as imagens e medalhas religiosas que levava consigo: “Botei todos aquelas objetos no chão, fitei os olhos deles e, apontando o dedo com desdém, desafiei: ‘Desgraçados! Vocês me enganaram!’”. Em seguida, pisou com raiva os pedaços de papel rasgados e a gargantilha.

Ainda jovem, Edir Macedo conseguiu uma colocação: emprego público na Loteria da Guanabara, obtido com o auxílio do ex-governador Carlos Lacerda, com quem a família dele tinha certa proximidade. Seu trabalho era uma mistura de contínuo com auxiliar de escritório. Isso não impediu, no entanto, que o poder lhe subisse a cabeça: certo dia, levando ao pé da letra uma recomendação interna, impediu a entrada de um monsenhor no escritório administrativo, o qual havia sido enviado pelo arcebispo para recolher um dinheiro que na época algumas sociedades católicas recebiam das loterias: “Eu barrei a Igreja Católica naquele dia. Simbolicamente, seria um prenúncio do que se tornaria a sina da Igreja Universal ao longo os anos”, diria anos depois.

Incômodo e riqueza permanentes

Em 1992, o Ministério Público denunciou Edir Macedo por “delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular”. Ele ficou preso durante 15 dias, mas se livrou das acusações. Assegura ter sido alvo de “perseguição do clero romano, políticos de prestígio, empresários da elite econômica e social, intelectuais”. Na verdade, o bispo passou a incomodar – aos menos aos chamados barões da mídia – quando comprou a TV Record, por US$ 45 milhões, em 1989. No segundo volume de sua biografia, ele tenta explicar como reuniu, 12 anos depois de fundar a Igreja Universal, o capital necessário para adquirir a emissora: “Até hoje não sei como conseguimos. Não foi por caminhos semelhantes ao de qualquer negócio comum. Não houve cálculos detalhados nem estudos financeiros. Simplesmente, agi pela fé”.

Apontado pela revista “Forbes” com um dos bilionários do mundo, na 1268ª posição, Edir Macedo tem a fortuna avaliada em US$ 1,1 bilhão. Enquanto sua riqueza aumenta, as denúncias não param: em 2007, a Polícia Federal abriu investigação pela suposta prática de crimes de falsidade de ideológica, contra a fé pública, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro – o líder da Universal teria se apropriado de recursos da igreja para formar patrimônio pessoal em empresas de comunicação.

Em 2008, reportagem da “Folha de S. Paulo” apontou Macedo com o maior detentor de concessões na mídia eletrônica brasileira, com 23 emissoras de tevê. O grupo teria registro no paraíso fiscal de Jersey, no Canal da Mancha, e seria utilizado para “esquentar” os dízimos recebidos pela Universal. 

Convocando o capeta

Os embates públicos não se resumem, porém, a enfrentar a mídia, o Ministério Público e a Polícia Federal. Abarcam também os concorrentes religiosos. No ano passado, por exemplo, acendeu o sinal amarelo da Igreja Universal diante do arqui-inimigo de Edir Macedo: Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus. Num dos momentos-clímax da briga, ambos convocaram até o demônio para ajudá-los na batalha travada pela alma e generosidade dos fiéis. Em seu programa de TV, Macedo “interrogou” o diabo – que, supostamente encarnado em uma devota, “confessou” ter se instalado na igreja rival e ser o responsável pelas propaladas curas conduzidas por Valdemiro.

O chefe da Mundial passou recibo e rebateu as acusações no mesmo nível da elegância do adversário: no Canal 21, afirmou que “câncer” de Macedo é obra de demônio. A tréplica chegaria sem tardança. Macedo levou sua médica à TV para atestar que não sofre da doença e ainda exibiu no programa Domingo Espetacular, da Rede Record, uma reportagem sobre a compra, por Valdemiro, de três fazendas avaliadas em 50 milhões. 

Essa aguerrida disputa se deu num momento em que a Universal passou a perder fiéis e receita para a Mundial. Em 14 anos, o segundo teria conquistado mais de 20% dos seguidores do primeiro. Para quem não sabe, Valdemiro foi membro da cúpula da Universal, mas acabou preterido por Macedo na indicação para um posto de maior visibilidade. O que se viu a seguir nos ensina que não se deve desejar ter um pastor como adversário: Valdemiro rompeu com o chefe, fundou a própria igreja e, além das baixarias listadas acima, resgatou o modelo primitivo que originou o fenômeno Universal – a luta contra Lúcifer e a promessa de curas e milagres de todos tipos, pilares que Macedo substituiu pela “teologia da prosperidade”. Atingia assim o nicho de fiéis de menor poder aquisitivo e altíssima credulidade.

Se templo é dinheiro, sabemos, fé é mercado.



VAZANTE: PREFEITURA REALIZA OBRA NA CURVA DA SERRINHA

A Prefeitura Municipal de Vazante, por meio da Secretaria de Obras realizou o nivelamento da curva da serrinha, da MGC 354. A obra teve início no dia 15 de setembro e foi finalizada nesta terça-feira (24).

Solicitado pela Câmara de vereadores e Prefeitura Municipal, o Diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Paracatu (DER/MG) Vivaldo Martins, esteve em Vazante em agosto, a fim de apresentar propostas para solucionar os problemas da curva da Serrinha.

De acordo com o Diretor do DER/MG, uma solução mais breve seria o nivelamento da pista, além da instalação de bandas rugosas dos dois lados, melhoraria na sinalização e a visibilidade para os motoristas. Entre estas ações, ficou acordado que a administração faria o nivelamento da pista e as demais providenciadas pelo DER.

O nivelamento consiste com uma base de pedras para o escoamento da água de chuva e uma intensa camada de brita na cobertura, equiparando a pista com a área externa.
Cerca de 20 caminhões de pedra e aproximadamente 150 caminhões de brita foram necessários para a cobertura completa desta área. A administração contou com a parceria da Votorantim Metais.

A Prefeitura de Vazante aguarda a resposta do DER quanto ao início das demais ações.
 Autor: Amanda Araújo
Assessoria de Impressa



VAZANTE: MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE LIBERA RECURSOS PARA COMPRA DE VEÍCULO PARA A ÁREA DE SAÚDE

A saúde de Vazante ganhou dois importantes reforços, uma nova ambulância equipada e um carro 0 km para apoio no hospital e também para o tratamento fora de domicílio.

A Secretaria de Administração conseguiu junto ao Deputado Estadual Sargento Rodrigues por meio de emenda a disponibilização desta ambulância para o município, que irá reforçar os trabalhos da saúde. Com ela, totalizam oito ambulâncias no Hospital Municipal.

O Ministro da Agricultura Antônio Andrade, também por meio de emenda conseguiu o carro 0km para apoiar os serviços de saúde de Vazante,

De acordo com o Secretário de Saúde, Marcos Antônio, com os novos veículos, a Secretaria de Saúde do município poderá promover o fortalecimento do desenvolvimento das ações e serviços de assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde "SUS" em Vazante.
Fonte:vazantenet

PATOS DE MINAS: CÂMARA MUNICIPAL ELEGE COMISSÃO PARA ANALISAR PEDIDO DE CASSAÇÃO DO PREFEITO PEDRO LUCAS

A Câmara Municipal de Patos de Minas elegeu em reunião na tarde desta quinta-feira (26) a comissão processante que vai analisar o pedido de cassação do Prefeito Pedro Lucas Rodrigues. Após muitos debates, foram sorteados os cinco vereadores que ficarão responsáveis pelas diligências que vão apurar a denúncia.

A comissão foi escolhida entre os oito partidos que compõem a Câmara e ficou composta da seguinte forma: Lázaro Borges – PV; Francismar Rosa - Ditinho – PMDB; Cabo Batista - PTB; José Lucilo - Duda – PT; Vicente de Paulo – PP. Logo após o sorteio, foram escolhidos Lázaro Borges como presidente e Duda como relator.


A comissão deve realizar as diligências necessárias e apresentar o relatório em um prazo de dez dias ao plenário na Câmara Municipal. A denúncia para a cassação do prefeito foi feita por um cidadão que trabalha como vendedor e se baseou em um relatório realizado pelos vereadores e também por ação do Ministério Público de Minas Gerais após obras da prefeitura em uma fazenda particular.

Autor: Farley Rocha

PATROCÍNIO: GOVERNADOR LIBERA R$ 8 MILHÕES PARA REFORMAS NO AEROPORTO

Os moradores de Patrocínio, dentro de pouco tempo, não precisarão mais se deslocar até Patos de Minas para fazer uma viagem aérea. O Governo do Estado liberou R$ 8,2 milhões para fazer a reforma do Aeroporto Municipal. A destinação da verba já foi publicada no Diário Oficial e o edital para abertura da licitação deverá ser concluído em poucos dias.
O Aeroporto Municipal de Patos de Minas também está em reforma, mas a verba que o governador Antônio Anastasia liberou foi quase a metade desse valor, pouco mais de 4,5 milhões. E isso só depois de muita luta das lideranças políticas da cidade que possuem fortes ligações com o governo. Foram várias ameaças de interdição do aeroporto.
Até que a Agência Nacional de Aviação Civil acabou mesmo por interditar o Aeroporto Municipal. Só assim as autoridades locais conseguiram convencer o Governo do Estado da importância da obra. Os recursos liberados serão suficientes para a reforma e melhorias na pista de pouso e decolagem, no pátio de aeronaves e para a construção da seção de combate a incêndio, exigida pela ANAC. A capacidade para receber aeronaves praticamente não será alterada.

Para o Aeroporto de Patrocínio, os R$ 8,2 milhões liberados pelo Governo do Estado serão suficientes para a realização de obras de melhoria da pista de pouso, pátio principal de aeronaves e pista de táxi, além de intervenções no terminal de passageiros, na seção contra incêndio e sinalização diurna e noturna.

"Autorizamos a publicação no Minas Gerais (Diário Oficial do Estado) de ontem do edital de licitação para a reforma do aeroporto de Patrocínio. Em janeiro, se tudo ocorrer bem na licitação, e Deus queira que corra, as obras começam e no, ano que vem, teremos concluído a obra, que vai dar a Patrocínio uma estrutura aeroportuária muito mais sólida para trazer negócios e empresas para a cidade”, disse o governador.

O Aeroporto de Patos de Minas continua interditado para as reformas e a expectativa é de que as obras mais urgentes sejam concluídas na próxima semana para que os voos voltem a acontecer. Outra luta do povo patense junto ao governo do estado é a transformação da Companhia do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas em Batalhão, o que proporcionaria um melhor atendimento à população de toda a região.

Autor: Maurício Rocha

REFLETIR

“Tempos tristíssimos nos quais quem tem um pouco de coração e inteligência é necessariamente um mártir quotidiano”
Giovanni Papini

DILMA LANÇA PORTAL DIZENDO QUE QUER OUVIR O POVO

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (27/9), ao lançar o novo Portal Brasil, que seu governo quer construir uma “prática sistemática” de ouvir as ruas. Segundo a Presidência, o portal pretende ser a porta de entrada da relação entre o cidadão e o governo federal e reunirá informações e serviços de todos os ministérios. Dilma disse que o portal é um instrumento para o exercício da cidadania que contribuirá para a melhoria da qualidade dos serviços e do grau de informação dos cidadãos.

Além do Portal Brasil, a Presidência está criando perfis no Instagram e no Facebook e a presidenta também voltou hoje a escrever em seu perfil no Twitter, após quase três anos afastada. “Isso significa que nós queremos construir uma prática sistemática de ouvir as ruas, ouvir o que querem as universidades, o que quer a população da cidade e do campo no Brasil, dos diferentes segmentos sociais e ouvir as redes sociais, ter com elas uma interação”, disse Dilma

FIM DO TROCA-TROCA DE PARTIDOS

Assim que passar o 5 de outubro, prazo final para as novas legendas obterem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Senado retomará a discussão do projeto de lei complementar que freia o troca-troca partidário. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), assegurou ontem ao Correio que só depois dessa data a proposta entrará na pauta de votação. O texto foi aprovado na Câmara e falta apenas a análise dos senadores.

A proposta, de autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), impede parlamentares de levar parte do Fundo Partidário e do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na tevê ao mudar de legenda. Hoje, a distribuição da reserva financeira e da propaganda é feita de forma proporcional ao tamanho das bancadas.

COMBUSTÍVEIS NÃO VÃO SUBIR?

A presidente da Petrobras, Graça Foster, garantiu nesta sexta-feira (27) que o preço dos combustíveis não vai subir. Ela se reuniu em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas disse que o assunto não foi tratado no encontro.

Graça conversou com os jornalistas no Rio, durante as comemorações dos 60 anos da empresa. Segundo ela, apesar da defasagem no preço do petróleo, os combustíveis não vão ficar mais caros no curto prazo. “Trabalhamos pela convergência de preços, mas existe uma defasagem que voltou a crescer nos últimos três dias.”

FELIPÃO CONVOCA MASSAGISTA DO CRUZEIRO

Não foi apenas o zagueiro Dedé o único jogador do Cruzeiro a ser convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, para atuar no time profissional da Seleção Brasileira. Ex-morador de rua, o massagista Edmar Antônio da Silva foi convocado pelo pentacampeão mundial para integrar a comissão técnica da seleção, podendo ficar até a Copa do Mundo de 2014.
Conhecido como Tita, o massagista tem uma história de superação: passou por vários momentos difíceis, chegando, inclusive, a passar fome. Mas a humildade e o esforço fizeram Edmar receber de Felipão o prêmio da conquista do Campeonato Sul-Minas e contou, ainda, com a ajuda de outros jogadores para comprar um apartamento.
"Ele disse que se a gente ganhasse a [Campeonato] Sul-Minas ele me daria o bicho. A gente ganhou do Coritiba e ele me deu 18 mil reais, os jogadores inteiraram, sai da favela e comprei um apartamento. Ele tem aquele jeito de sargentão, mas é gente boa", declarou Edmar, segundo o site Esporte Interativo.
Agora, Tira está ansioso para trabalhar com toda a equipa da seleção na Copa 2014. "Meu objetivo é esse, vou trabalhar com afinco e dedicação. Quero chegar lá e dar o máximo de mim para ser lembrado para a Copa do Mundo", disse.

PERFIL DO CRIADOR DO MAIS NOVO PARTIDO "PROS"

Dono de um campo de grama sintética, de uma van, de uma casa simples e de uma ideia fixa há dez anos: ser dono de um partido político.

Esse é o perfil resumido de Eurípedes Júnior, 38, criador e presidente nacional do Pros, a mais nova legenda do país e que já atrai nomes como o governador do Ceará, Cid Gomes, de saída do PSB.

O sonho de Júnior, como é conhecido em Planaltina, cidade com 82 mil habitantes a 60 km de Brasília, foi realizado semana passada. "Muitos riam dele. Diziam que não tinha capacidade para isso", diz Regina das Chagas, secretária-geral da Câmara de Planaltina, presidida por Eurípedes de 2009 a 2010.

O sonho começou em 2003, segundo sua mulher, Sandra Caparrosa, 37, com quem é casado há 14 anos e tem uma filha. "Estou muito surpresa com tudo", diz Sandra, sentada no bar e restaurante que mantém em Planaltina, o "Biroska", a cerca de 500 metros da casa de muro sem acabamento onde vive com o marido, num bairro simples.
Buscou uma vaga de vereador em 2004, mas os pouco mais de 300 votos dos planaltinenses não foram suficientes. Mudou de tática: começou a doar bolas e outros acessórios esportivos para escolas locais, angariando simpatia da população e levando crianças para seu campo.

Com 810 votos em 2008, elegeu-se. Assim que assumiu, em 2009, virou o presidente da Câmara -hoje o Ministério Público cobra dele R$ 38 mil em salários pagos a mais para si mesmo e para os demais vereadores. Foi ali que achou a estrutura que precisava para criar a sigla.