quarta-feira, 2 de novembro de 2011

GOVERNO DE MINAS: PROFESSORES TEM DIAS DESCONTADOS NO CONTRACHEQUE

Professores da rede estadual de educação denunciam que tiveram os dias de greve descontados no contracheque de outubro pelo governo do Estado. Os cortes na folha seriam relativos às faltas que deixaram as atividades paralisadas nas escolas por 112 dias. O movimento terminou no último dia 27 de setembro.

A medida, constada ontem pelos educadores após terem acesso ao contracheque, contraria o acordo estabelecido pela comissão de negociação que previa os descontos apenas nas folhas de dezembro de 2011 e janeiro de 2012. "Temos relatos de que os descontos foram feitos no pagamento de professores em todo o Estado", contou a coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira.

De acordo com a entidade ainda não é possível computar quantos educadores foram prejudicados com os salários cortados devido aos dias de paralisação. "Estamos recebendo as denúncias dos professores à medida que eles consultam os contracheques na página do servidor", explicou Beatriz.

"PIADA DE BAR"

O bêbado parou um PM na frente do bar e alertou:
— Você tem que prender o dono desse botequim! Ele tá vendendo uísque falsificado!
— Quem vai preso é você! — disse o PM — Quem mandou ficar espalhando isso? O bar é meu!

LULA TEMIA O CÂNCER

Na viagem que fez a convite da presidente Dilma Rousseff, a Manaus, na semana passada, dia 24 de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confidenciou a ela que estava sentindo dores na garganta e que não queria fazer exames porque temia ser um câncer, porque a doença já havia atingido seu irmão mais velho. "Não quero fazer exame porque desconfio que seja câncer", disse Lula a Dilma, durante a viagem.

Nessa segunda, no Hospital Sírio-Libanês, Lula relembrou esta conversa, durante a visita que recebeu da presidente Dilma e dos ministros Gilberto Carvalho e Guido Mantega, quando citou o pressentimento que já tinha, falou sobre o medo da doença e da sua resistência em fazer consultas médicas e exames para evitar surpresas desagradáveis. "Ele é muito medroso", afirmou Gilberto ao Estado.

"ORIGEM DO DIA DE FINADOS"

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

"FRASE DO DIA"

"Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos; é justamente porque não ousamos é que tais coisas são difíceis"

Sêneca

ABADIA DOS DOURADOS-MG : BOMBEIROS ENCONTRAM CORPO DESPARECIDO EM TRAGÉDIO NO RIO PARANAÍBA

Depois de uma intensa busca o Corpo de Bombeiros encontro no Rio Paranaíba em Abadia dos Dourados, o corpo de de Cleiverson César Rodrigues, de 18 anos. Ele estava no barco que virou com outras três pessoas. Os corpos das outras já haviam sido encontrados, sendo o de Helvio Tiago de Oliveira de 31 anos, e da criança Igor de Oliveira dos Santos de 5 anos.

ENTENDA A TRAGÉDIA


No último sábado o barco estava no meio do rio quando o motor parou. Com a correnteza estava muito forte Helvio tentou jogar a angorá, que infelizmente enrolou em sua cintura, fazendo com que o barco virasse com todos os ocupantes.

Nesta época do ano a polícia militar ambiental alerta que diante do período chuvoso o rio é muito perigoso para navegar e pescar já que chove muito atraindo enchentes e correntezas.

VAZANTE-MG: EX-CANDIDATO A VICE DISTANTE DA POLÍTICA

Quem anda meio sumido da discussão política, é o ex-presidente da Câmara Municipal de Vazante que disputou na eleição municipal passada na chapa de Dr. José como vice, o advogado José Antônio.

VAZANTE-MG: PRESIDENTE DO PPS OTIMISTA COM A ELEIÇÃO DE 2012

O farmacêutico presidente do PPS , José Romero tem dito que a sua legenda em Vazante é de centro com canais abertos tanto com a situação como oposição para discutir o processo eleitoral de 2012. Confiante, afirma que o partido terá chapa completa com chances reais de ocupar vaga na Câmara Municipal de Vazante.

PARACATU-MG: RAIO TIRA A VIDA DE UMA CRIANÇA

Um triste fato marcou o município de Paracatu neste ultimo domingo (30/10/2011). Uma criança de sete anos foi atingida por um raio no final da tarde na zona rural do município, mais precisamente na Fazenda Colibri (a qual está situada em direção da região do morro agudo).Segundo informações do laudo realizado pelo médico que atendeu a criança, Lucas Marques Sobrinho, ele que tinha sete anos, faleceu em decorrência de uma descarga elétrica natural (raio) no hospital municipal às 18:09.Ele ainda chegou com vida, porem não resistiu aos ferimentos.Nossa redação não recebeu informações detalhadas e oficiais sobre como Lucas recebeu esta descarga, porem o mesmo foi sepultado ontem às 15:00 horas no cemitério Alto da Colina.

PATOS DE MINAS-MG: VEREADOR PODE SAIR CANDIDATO A PREFEITO

Eleito vereador em 2008, pelo o PMDB, com 1.919 votos o parlamentar Amarildo Ferreira Silva, ligado ao presidente do PMDB de Minas, Deputado Federal Antônio Andrade começa a ter seu nome sendo citado como um provável pré-candidato a prefeito em Patos de Minas.

PATOS DE MINAS-MG: ABSORVIDA MULHER ACUSADA DE TORTURAR E MATAR AMANTE

Foi um daqueles julgamentos que mexem com os sentimentos da sociedade inteira. Janaína dos Reis Andrade foi levada ao Tribunal do Júri para responder pela participação nos crimes de tortura e morte de Aparecido Eli Rosa. Já era madrugada quando o juiz Vinícius de Ávila Leite anunciou a sentença. Janaína foi absolvida.

O Tribunal do Júri ficou pequeno para tanta gente. Advogados, estudantes de direito, pessoas comuns da sociedade e parentes da vítima e da acusada foram acompanhar o julgamento, um dos mais aguardados do ano. Alguns vestiam camisetas com a foto de Aparecido Eli. O público estava dividido entre a condenação e a absolvição de Janaína.

O crime aconteceu no dia 04 de Julho de 2010. Aparecido Eli Rosa foi torturado com choques elétricos e morto a tiros. O corpo foi encontrado no porão de uma casa na rua Aleixo Pereira no bairro Jardim Paulistano com diversos ferimentos. O imóvel pertence a Moacir da Costa Borges, marido de Janaína e foi preparado para funcionar como um cativeiro.

As investigações da Polícia Civil apontaram Moacir e Janaína como autores do homicídio. O motivo do crime seria um relacionamento extraconjugal que Janaína estava tendo com Aparecido Eli. Moacir teria descoberto a traição e feito uma armadilha para por fim a vida de Aparecido. Segundo o Ministério Público, Janaína participou ativamente do crime.

No depoimento de quase duas horas, Janaína confessou que estava tendo um relacionamento com Aparecido Eli, com quem havia namorado na adolescência, mas negou qualquer participação no crime. Ela disse que seu relacionamento estava desgastado e que só não tinha se separado de Moacir ainda por causa da filha. Disse também que chorou a morte de Aparecido, com quem sonhava viver um futuro feliz.

Janaína aguardava o julgamento recolhida no Presídio Sebastião Satiro. O Ministério Público apresentou ligações, números telefônicos e conversas gravadas do marido para tentar provar a participação da mulher no crime. A acusação também contou com a participação do advogado Marcius Vagner. A defesa elaborada pelo advogado José Ricardo Souto continuou negando.

Foram cinco horas de debates entre defesa e acusação, em um julgamento cercado pela emoção do início até o último minuto. Em um resultado apertado de 4 votos a 3, os jurados decidiram pela absolvição de Janaína dos Reis Andrade. O advogado Marcius Wagner adiantou que vai recorrer da sentença.

O julgamento de Moacir, marido de Janaína e acusado de ser o autor direto do crime, ainda não foi marcado.

Fonte: Maurício Rocha

GUARDA-MOR-MG: EM OBRAS A PONTE DO RIBEIRÃO CORREIO

A empreiteira Construcol está dando prosseguimento à obra da ponte sobre o Ribeirão Correio, na estrada de acesso a rodovia MG-188, passando pelo perímetro urbano. Com um custo estimado em R$111.800,00, ela terá 12m de comprimento por 5m de largura e 6m de altura.

Após ser concluída, a ponte facilitará o acesso à rodovia MG-188, evitando o tráfego de caminhões, carretas e veículos pesados pelo centro da cidade, causando transtornos ao trânsito e provocando danos nas vias públicas.

O secretário municipal de Obras, Everaldo Aparecido Rodrigues, esclarece que a empreiteira está cumprindo o prazo previsto para a construção da ponte. "Acreditamos que a obra será concluída antes do período chuvoso", prevê o secretário.

LAGAMAR-MG: DEPOIS DO ASFALTO DE SÃO BRAZ SURGE UMA NOVA DISCUSSÃO

Em Lagamar ninguém mais discute a importância do asfalto Lagamar a São Braz de Minas. A discussão agora é a seguinte: será que o investimento na obra não comprometerá os investimentos para atender a população da cidade nos próximos anos? Se isto vier mesmo acontecer como fará o novo prefeito eleito em 2012 para atender as inúmeras necessidades da população?

Essa é a mais nova discussão que está em pauta no meio político lagamarense, o comprometimento da receita para os próximos anos.

MINAS GERAIS: REAJUSTE DO SALÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL

Ficou para a semana que vem a análise da proposta de política remuneratória dos servidores públicos estaduais que estabelece reajustes anuais a cada 1º de outubro – data-base fixada no projeto – e traz dois aumentos ao funcionalismo que vão custar mais R$ 270.397.612,88 aos cofres públicos. O governo concede a praticamente todas as categorias 5% de reajuste retroativo a outubro deste ano e mais 5% em março do ano que vem. Pressionados por servidores da Casa, um grupo de deputados, no entanto, quer atrelar a votação desse e de outros reajustes à apresentação, pela Mesa, de texto que fará a recomposição salarial para os funcionários do Legislativo.

VAZANTE-MG: OPOSIÇÃO " AS APARÊNCIAS ENGANAM"

A oposição parece mesmo não se entender diante do comando geral da campanha municipal de 2012. Uma ala com forte influência do ex-prefeito Alcides Diniz, que têm entre outros nomes Ormênio Ferreira, Dr. Marciano Borges, vereador Artur Marchado e Fausto Rabelo. Articula para comandar o processo eleitoral.

Já a outra ala com Dr. José Benedito, Renê Rodrigues e Marquinhos da House Bike trabalha nos bastidores para assumir o comando da campanha. Impasse que pode até rachar os oposicionistas se não houver bom senso e equilíbrio no grupo.