quarta-feira, 11 de março de 2015

PATOS DE MINAS: POLÊMICA NOS VOOS PARA BH

Aeroporto Municipal de Patos de Minas ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar se houve irregularidades na mudança do voo entre Patos de Minas e Belo Horizonte. Desde o início do mês passado, os passageiros patenses não têm mais a opção de fazer uma viagem direta para a capital mineira. A empresa que faz a linha mudou o itinerário, fazendo escala na cidade de Campinas.
O Ministério Público Federal quer saber se a mudança não feriu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC para que a empresa opere entre Patos de Minas e Belo Horizonte. Nessa quarta-feira (11), procuradores se reuniram com autoridades e lideranças do município em busca de informações. Representantes da empresa aérea também serão convidados pelo órgão.
O voo entre Patos de Minas e Belo Horizonte é o único da cidade e atende também a região. Entretanto, a linha já enfrentou problemas e chegou a ser suspensa em decorrência das condições do Aeroporto Municipal. Um alto investimento foi realizado como reforma da pista e aquisição de sistema de combate a incêndio, mas a qualidade do serviço piorou.
No início, os passageiros entravam no avião em Patos de Minas e, em 50 minutos já estavam pousando em Belo Horizonte. Havia voos diários, mas o serviço vem piorando cada vez mais. Primeiro, a empresa aérea mudou os horários, depois a frequência de voo e por último estabeleceu uma escala muito questionável em que os passageiros têm que ir até Campinas para depois se deslocarem para Belo Horizonte.
Além da enorme perda de tempo, os passageiros ainda têm que escolher entre apenas três dias da semana para fazer a viagem, já que os voos acontecem somente às segundas, quartas e sextas feiras. A partir da ação do MPF a população poderá cobrar mais melhorias no serviço.
Autor:Farley Rocha

CHARGE


FRACASSA MOVIMENTO CONTRA DILMA

Ato contra Dilma reúne Batman, 14 manifestantes e 150 PMs na Candelária
Manifestantes se reúnem na Candelária para convocar pessoas para o ato de 15 de março
Cerca de 150 PMs fazem a segurança de um ato contra a presidente Dilma Rousseff que reúne 15 pessoas na praça da Candelária, no Centro do Rio, na tarde desta quarta-feira (11). O protesto, convocado pelo Movimento Brasil  Livre e pelo Revoltados Online, se deslocará até a sede da Petrobras.
De acordo com Maycon Freitas, que é um dos organizadores da manifestação, o objetivo da ação também é chamar atenção para o evento do próximo domingo (15), quando estão previstos protestos em várias regiões do Brasil.
"Nosso objetivo é lembrar que queremos o impeachment da presidente e avisar que nossa grande ação é no dia 15. O Brasil vai mostrar que já está cansado de tanta corrupção. Queremos a prisão de todos os ladrões da Petrobras e dos corruptos."
Os manifestantes carregam cartazes e estão vestidos com camisas verde e amarelas. A ação também conta com apoio de um carro de som.
Para evitar possíveis confrontos com manifestantes contrários, o patrulhamento na região foi reforçado por PMs que chegaram em quatro ônibus e oito carros da corporação.
Houve um momento de tensão quando um homem passou xingando os manifestantes e chamando-os de golpistas. Houve troca de insultos, e uma garrada de água foi lançada na direção do homem.
A manifestação também contou com apoio de Eron Moraes de Melo. Ele participa desde 2003 das ações vestido de Batman e já virou um dos símbolos do protesto no Rio de Janeiro.
"Estou aqui para ser mais um que busca por justiça e luta contra a corrupção. Não quero intervenção militar e nada utópico. Só quero um país justo e sem corrupção." 

DEPUTADO DIZ QUE A GLOBO ESTIMULA O ÓDIO CONTRA OPT

'

:
Deputado Valmir Assunção, do PT, criticou o "golpismo da Globo e da direita no Brasil" e avaliou como tendenciosa linha editorial do 'Fantástico', que foi o primeiro a dar uma conotação de "mega manifestação, ao que se convencionou chamar de 'Revolta das Varandas Gourmet'"; "Não nego que passamos por uma situação econômica bastante complexa. Mas uma coisa é protestar dentro dos marcos da democracia e outra é promover o golpismo, coisa que a Globo e outros meios estão fazendo de forma descarada. Por isso, espero que possamos tratar esta crise política que existe no Congresso Nacional e que possamos ajudar o Brasil e não manchar a história com mais um golpe de Estado"

TRATADO PELA REVISTA "VEJA" COMO LÍDER DE PROTESTO CONTRA DILMA LEVA 20 PESSOAS AS RUAS

:
A manifestação pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff programada para esta quarta-feira (11), no Centro do Rio de Janeiro, reuniu apenas 20 pessoas; cerca de 200 policiais militares acompanharam os manifestantes; protesto foi organizado por Maicon Freitas, que foi candidato a deputado federal pelo PT do B nas últimas eleições, após sair nas páginas amarelas da revista Veja como um dos líderes dos protestos contra a presidente Dilma e o PT; "O movimento é do povo. Não vamos barrar quem pensa diferente de nós. Não sou 100% contra intervenção militar, mas primeiro precisamos tentar (o impeachment) pelas vias legais", disse Freitas.

"REFLETIR"


A VIDA HUMANA: DEUS EXISTE!


A IMPRENSA TRATA AS MANIFESTAÇÕES CONTRA A DILMA, COMO UMA INVASÃO DE ALIENÍGENAS

Basta dá uma passagem nas matérias dos meios de comunicação na internet e perceber claramente o apoio da grande mídia para as manifestações contra a presidente Dilma como se o mundo fosse se acabar. Parece uma força tarefa como se o Brasil estivesse a mercê de uma invasão de alienígenas.

MONTES CLAROS: PAULO GUEDES CONSEGUE MAIS UMA NOMEAÇÃO

As nomeações no governo do Estado continuam saindo a conta-gotas. E vai contemplando em especial os nomes petistas. O secretário Paulo Guedes emplacou no Idene (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste), subordinado a sua pasta, um ex-assessor na ALMG: Ricardo Campos.

MINAS GERAIS: FORÇA TAREFA VAI DESVENDAR TREM DO ARCO DA VELHA DURANTE O PERÍODO TUCANO EM MG

COLUNA RAQUEL FARIA: "0 TEMPO"

Segundo boa fonte, a atuação do MP mineiro durante os governos tucanos estaria sendo investigado por grupo de 11 promotores e delegados. Essa força-tarefa teria montado o seu QG numa casa, provavelmente no bairro Sagrada Família, onde “se dedicam a reconstruir as atividades 'ad latere' do Executivo tucano com o MP e Judiciário, sobretudo nos últimos seis anos”. 

Também na mira da força-tarefa está um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que atenderia interesses de enpresas ligadas a membros da corte aecista. 

O PT tambéme staria rastreando negócios do ex-secretário Danilo de Castro  e de seu filho. o deputado Rodrigo de Castro. Os dois teriam tido uma evolução patrimonial bilionária ramificada em dezenas de empresas em nome de laranjas e do genro dono do Porcão.



AÉCIO FAZ QUESTÃO DE DEFENDER ANASTASIA DO LAVA JATO


Áecio e  Anastasia
Com apoio da imprensa Aécio Neves defende com unhas e dentes o ex-governador e senador Antônio Anastasia. Por que será?

FREI LEONARDO BOFF: O GOLPE DA MÍDIA CONTRA O POVO

Captura de Tela 2015-03-11 às 11.56.55
Foto de O Globo em que os irmãos Marinho parecem revelar seu obscuro desejo
EM PERSPECTIVA
Crise é ‘forjada, mentirosa e induzida pela mídia’, diz Leonardo Boff
Teólogo afirma que veículos de comunicação são golpistas e contra o povo, mas com os movimentos sociais emergiu uma nova consciência política e o outro lado ficou sem condições de dar o golpe
São Paulo – A crise econômica e política pela qual o país atravessa neste momento é “em grande parte forjada, mentirosa, induzida, ela não corresponde aos fatos”, afirma o teólogo Leonardo Boff. Segundo o teólogo, a crise amplificada por uma dramatização da mídia. “Essa dramatização que se faz aqui, é feita pela mídia conservadora, golpista, que nunca respeitou um governo popular. Devemos dizer os nomes: é o jornal O Globo, a TV Globo, a Folha de S. Paulo, o Estadão, a perversa e mentirosa revista Veja.”
Em entrevista à Rádio Brasil Atual na segunda-feira (9), o teólogo disse que, no entanto, o atual nível de acirramento no cenário político não preocupa porque, para ele, comparado a outros contextos históricos, a “democracia amadureceu”. Ele diz acreditar, ainda, na emergência de uma “nova consciência política”.
Boff também considera que o cenário brasileiro é bastante diferente da Grécia, Espanha e Portugal, onde são registrados centenas de suicídios, por conta do fechamento de pequenas empresas e do desemprego, e até mesmo de países centrais, como os Estados Unidos, que veem a desigualdade social avançar.
“A situação não é igual a 64, nem igual a 54″, compara. “Agora, nós temos uma rede imensa de movimentos sociais organizados. A democracia ainda não é totalmente plena porque há muita injustiça e falta de representatividade, mas o outro lado não tem condições de dar um golpe.”
Para Boff, não interessa ao militares uma nova empreitada golpista. Restaria ao campo conservador a “judicialização da política”, e acrescenta: “Tem que passar pelo parlamento e os movimentos sociais, seguramente, vão encher as ruas e vão querer manter esse governo que foi legitimamente eleito. Eles têm força de dobrar o Parlamento, dissuadir os golpistas e botá-los para correr.”
Sobre o ‘panelaço’ ocorrido no domingo, durante o discurso da presidenta Dilma Rousseff para o Dia Internacional da Mulher, Boff afirma que o protesto é “totalmente desmoralizado”, pois “é feito por aqueles que têm as panelas cheias e são contra um governo que faz políticas para encher as panelas vazias do povo pobre”.
O teólogo afirma que a manifestação expressa “indignação e ódio contra os pobres” e são símbolo da “falta de solidariedade”; e que o “panelaço veio exatamente dos mais ricos, daqueles que são mais beneficiados pelo sistema e que não toleram que haja uma diminuição da desigualdade e que gostariam que o povo ficasse lá embaixo”.
Sobre o ato programado pela CUT e movimentos sociais para sexta-feira (13), Leonardo Boff diz que a importância é reafirmar os valores democráticos e a defesa da soberania do país: “Aqueles que perderam, as minorias que foram vencidas, cujo projeto neo liberal foi rejeitado pelo povo, até hoje, não aceitam a derrota. Eles que tenham a elegância e o respeito de aceitar o jogo democrático”.
O teólogo frisa, mais uma vez, não temer o golpe. “É o golpe virtual, que eles fazem pelas redes sociais e pela mídia, inventando e fantasiando, projetando cenários dramáticos, que são projeções daqueles que estão frustrados e não aceitam a derrota do projeto que era antipovo.”

MONTES CLAROS: RUY E PAULO - NOVO CONFRONTO QUE PODE SER DECIDIDO NOS DETALHES

É notório que a chegada do asfalto em algumas ruas da cidade de Montes Claros, estão melhorando a popularidade do prefeito Ruy Muniz. Acontece que só isso não basta para continuar crescendo e atingir o apogeu no próximo ano, de preferência bem perto da eleição.

Além do asfalto, precisa unir forças ao seu redor, necessita ratificar apoio e buscar novas estratégias para viabilizar seu nome em condições de disputar a reeleição.

Não são tarefas fáceis, já que a política é muito dinâmica, muda de acordo com o vento, em fração de segundos. Enquanto isso seu principal opositor, Paulo Guedes reza para a crise envolvendo o PT, passe o mais rápido possível e o governo Pimentel ajeite a casa para a máquina pública funcionar a todo vapor, principalmente no próximo ano.

Os dois nomes, Guedes e Muniz são hoje as principais forças políticas da cidade, porém para atingir o objetivo vencerá aquele que conseguir agregar mais detalhes na campanha.

DILMA: REFORMA MINISTERIAL?

Apenas 70 dias depois de assumir o seu segundo mandato, Dilma Rousseff já começa a sofrer pressões para reformar o ministério. As articulações envolvem pedaços do PT e do PMDB, os dois maiores acionistas do governo. Encontram-se na alça de mira os ministros petistas Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Pepe Vargas (Relações Institucionais).
Uma ala do PT deseja acomodar na poltrona de Mercadante o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, hoje à frente do Ministério da Defesa. Antigo desafeto de Mercadante, o peemedebista Renan Calheiros, presidente do Senado, observa com interesse o formação do pelotão anti-Mercadante. Recebeu Wagner em sua residência oficial há quatro dias.
Um pedaço do PMDB sonha em transferir para a cadeira de Pepe Vargas o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves. Os defensores da ideia argumentam que Pepe não é reconhecido no Congresso como articulador político de Dilma. Vende-se a tese de que Henrique, amigo do vice-presidente Michel Temer e do presidente da Câmara Eduardo Cunha, seria mais talhado para a função.
As duas pretensões esbarram numa característica da personalidade de Dilma: ela abomina a ideia de modificar a equipe sob pressão. Um auxiliar da presidente ironiza: movimentos para a derrubada de ministros costumam funcionar em sentido inverso, diz ele. Os alvejados acabam ganhando certa estabilidade no emprego

" REFLETIR"

AÉCIO POR TRÁS DO MOVIMENTO CONTRA DILMA




Desde que perdeu a eleição que Aécio e os Tucanos só pensam em atazanar a vida da Dilma e do Lula.

MERCADANTE: ERROS POLÍTICOS, PODEM CUSTAR O CARGO


O ministro Aloizio Mercadante está na linha de tiro do PT e do PMDB. Ele é apontado como o grande responsável pelos erros do Planalto. O maior deles foi ter bancado que derrotaria o principal aliado do governo na eleição para a presidência da Câmara. Esse embate semeou a desconfiança que explodiu com a lista Janot. A presidente Dilma, que ontem esteve com Lula, foi aconselhada a mudar a Casa Civil e reorganizar o Palácio.

GRUPOS SE ORGANIZAM PARA PROTESTAR CONTRA A DILMA


:
"O episódio sugere que pode haver alguma ilegalidade nesses gastos para financiar protestos contra a presidente da República", conta Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania.
Continuam chegando relatos sobre gastos dos grupos que organizam o protesto do próximo domingo pelo impeachment de Dilma Rousseff.
Neste caso, as informações são do tuiteiro Marcus Pessoa, quem flagrou uma militante dos grupos anti Dilma de Recife oferecendo R$ 10 reais por hora para quem se dispuser a panfletar a favor do protesto pelo impeachment da presidente que ocorrerá naquela e em outras capitais no próximo domingo.

MINAS GERAIS: PIMENTEL "A SITUAÇÃO NO ESTADO É DE MUITA DIFICULDADE"

Manoel Marques/ Imprensa MG: Belo Horizonte- MG- Brasil- 05/03/2015-Encontro com representantes de Bacias Hidrográficas.

Durante reunião do governador Fernando Pimentel com presidentes e representantes dos 36 Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, o fiscal de água da Org
Assumimos o governo mineiro há pouco mais de dois meses. O quadro não é de facilidade, de fato, mas não é só em questão financeira', afirmou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); 'Tenho absolutamente certeza de que tudo isso, devidamente mostrado para o cidadão com transparência, com sinceridade, encontra compreensão da cidadania'.

WILL NUNES:
Durante os anos de poder em Minas, Aécio e Anastasia eram protegidos pela a mídia que vendia a ideia que os dois eram grandes gestores, capazes de gerir o estado com um tal de choque de gestão. Tidos como intocáveis, ainda hoje são tratados como grandes administradores públicos, no entanto sobre a dívida que deixaram nenhum piu! 

NA LISTA DO LAVA JATO O PSDB DESISTE DE ANASTASIA PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE BH


:
A notícia de que o ex-governador de Minas e senador Antônio Anastasia (PSDB) será investigado pelo Supremo Tribunal Federal no escândalo da Lava Jato caiu como uma bomba na base política tucana em Minas; até então tido como nome principal do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte, tucanos têm medo de que Anastasia tenha que passar a campanha inteira explicando a situação; como plano B, o PSDB tem o radialista João Vitor Xavier que é deputado estadual.

Após a divulgação de que o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB), eleito senador em 2014, integra a lista de investigados pelo Supremo Tribunal Federal com um dos supostos beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras, a base política tucana balançou em Minas Gerais. O tucano é pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, na sucessão de Márcio Lacerda (PSB).
Apesar de dizer que não deseja concorrer à Prefeitura de Belo Horiznte, Anastasia estava começando a ceder à ideia. Isso porque, para os articuladores do PSDB no estado, vencer o pleito na capital é o início para retomar o estado como um todo, onde a presidente Dilma Rousseff (PT) venceu o também senador Aécio Neves (PSDB) e onde Fernando Pimentel (PT) levou o seu partido a governar Minas pela primeira vez.
O temor dos correligionários do senador tucano é o de que Anastasia passe a toda campanha em 2016 explicando sobre as investigações da operação Lava Jato, que desmantelou a quadrilha que se organizava dentro da estatal petrolífera.
Contra Anastasia, há a delação do policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, preso na 7ª fase da operação da Polícia Federal, que afirmou que repassou a quantia de R$1 milhão ao até então candidato ao Senado Federal. Anastasia desmentiu veementemente, contudo, será investigado.
Caso a situação comprometa ainda mais a imagem do tucano, o PSDB já pensa em um plano B. E quem corre por fora é o radialista da Rádio Itatiaia, João Vitor Xavier, hoje deputado estadual. Ele que também é do PSDB, no entanto, terá que lutar com unhas e dentes, uma vez que o seu partido também fomenta a candidatura de outros nomes.

PRESIDENTE DA CÂMARA: A PORTEIRA DA CORRUPÇÃO NA PETROBRAS COMEÇOU COM FERNANDO HENRIQUE

:
Em entrevista ao jornal espanhol El País, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos 34 congressistas investigados pelo Supremo Tribunal Federal por suposto envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras, disse que a "porteira da corrupção" na Petrobras foi aberta pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB); "Desde que alteraram o regulamento de licitações da Petrobras. Ela deixou de obedecer a Lei 8666 [das licitações públicas] e passou a ter um regulamento próprio, por carta convite. A partir disso se formaram os carteis e foi a porteira da corrupção", disse Cunha; ele explicou ao jornal que o Decreto de FHC 2.745/98 mudou o regulamento de licitações na empresa, que deixou de obedecer a Lei 8666 [das licitações públicas] e passou a ter um regulamento próprio, por carta convite; apesar do expressivo número de parlamentares investigados, Cunha disse que "a corrupção está no Governo, não está no Parlamento".

SEM DISCURSO, O PSDB QUER SANGRAR A DILMA


:
Colunista Tereza Cruvinel lembra que a estratégia atual dos tucanos, definida por Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves e o senador Aloysio Nunes, é 'sangrar' a presidente Dilma Rousseff, assim como se tentou com o ex-presidente Lula, no episódio do chamado 'mensalão'; "São duas as razões tucanas para descartar o impeachment, pelo menos por ora. A primeira, e fundamental, é que não existem elementos jurídicos para um pedido de abertura de processo contra Dilma.  A outra vem do cálculo de que afastar Dilma não é o melhor caminho para o retorno do PSDB ao poder central", diz ela.

COM O APOIO DA MÍDIA, O ESQUEMA DE ÁECIO CONTRA DILMA


:
Grupos que organizam as manifestações do dia 15 de março, pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, têm reproduzido cenas da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência do ano passado; o partido nega que tenha cedido as imagens e Aécio afirma que ato é "um movimento da sociedade"; "Não do PSDB ou de outros partidos. É um movimento legítimo (...) e não faremos de conta que ele não existe", afirmou.

WILL NUNES:
Aécio parece um menino emburrado. Ainda não se conformou da derrota e todo custo tenta com o apoio da mídia tumultuar o momento que vive o país.

PARACATU-MG: POLÊMICA ENVOLVE A KINROSS

Kinross repudia denúncias e diz que acusações não tem fundamento.
Atenta aos últimos acontecimentos e certa de sua atuação responsável, a Kinross Brasil divulgou na manhã desta quarta-feira, em entrevista coletiva à imprensa de Paracatu, carta de repúdio contra acusações que têm sido publicadas em alguns sites e páginas de Facebook, relativas a problemas de saúde pública, supostamente causados pela atividade de mineração de ouro.
“Essas alegações não são apenas notoriamente falsas, mas também irresponsáveis, imprudentes e um insulto para a histórica cidade de Paracatu, que desenvolve importantes atividades culturais, turísticas, educacionais, agrícolas e de mineração”, afirma a carta aberta à população, que está sendo distribuída a todos os empregados da empresa e suas famílias, autoridades e lideranças comunitárias e empresariais, à mídia e ao Poder Público.
A entrevista, encabeçada pelo gerente geral da Kinross, Gilberto Azevedo, teve também o objetivo de informar sobre o desempenho da empresa no município, abordando sua contribuição econômica e social e sua gestão ambiental. Integraram a mesa de entrevistados a gerente de Comunicação e Relações com Comunidades, Ana Cunha, o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Marcos Morais, e a gerente Jurídico Carolina Lobato.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Após o início de seu processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual atingindo atualmente 17 toneladas. A unidade tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 22% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.300 empregos diretos e de 1.600 terceirizados.
Kinross Brasil Mineração S/A 

IMPLANTAÇÃO DO SAMU VAI ABRANGER 33 MUNICÍPIOS DO NOROESTE E ALTO PARANAÍBA



Ambulâncias do SAMU prestando socorro em acidente na BR365 ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
A Implantação do SAMU Regional que vai abranger 33 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro não deve acontecer dentro do prazo estimado. Após um ano da 1ª assembleia que contou com a participação maciça de chefes do executivo das diversas cidades que compõem a região, o processo esbarrou nos convênios para construção da sede e compra de equipamentos.
Lindomar Babilônia - Superintendente de Saúde.
De acordo com Lindomar Babilônia, Superintendente de Saúde, o último passo aconteceu na semana passada quando foi realizada a eleição da nova diretoria do consórcio que terá como presidente o Prefeito de Lagoa Grande, Márcio Valeriano Correa. Antes disso, o consórcio acabou não conseguindo firmar os convênios com o governo estadual que deveriam ter sido assinados no ano passado.
Várias tentativas foram realizadas, mas a administração anterior acabou não assinando os convênios. A suspeita é que faltou recursos financeiros. A parceria estabelece que o Estado arque com cerca de R$4 milhões para a construção da sede que ficará situada em Patos de Minas, em terreno de 6 mil m² situado próximo ao Ceasa Regional e mais aproximadamente R$ 6 milhões para a compra de equipamentos.
O funcionamento do SAMU será gerido pelos 33 municípios, e também pelos Governos Estadual e Federal. As ambulâncias serão doadas pela União. Serão 28 ambulâncias e 4 unidades de suporte avançado (USA), que são ambulâncias equipadas para atendimento de média complexidade - UTI móvel, com médico, enfermeiro e condutor socorrista, sendo que duas ficarão em Patos de Minas, uma em Unaí e outra em Paracatu.
O SAMU Regional ainda contará com uma aeronave que deve atender toda a região. O superintendente informou que a previsão era de que após a primeira reunião seriam gastos 18 meses para a implantação. No entanto, o funcionamento deve ultrapassar e muito essa estimativa. Segundo ele, o funcionamento deve acontecer apenas em meados de 2016. Ele trabalha agora para a aprovação dos convênios.
Durante isso, ele também conseguiu a assinatura dos contratos de rateio entre os municípios que vai poder custear o trabalho burocrático até a implantação do SAMU Regional. Ele ressaltou que os benefícios para a sociedade serão realmente muito importantes. Ele disse que serão cerca de 350 profissionais atuando nas cidades para atender casos de urgência e emergência médica.
Lindomar ainda salientou que em todo o estado faltam 5 regionais a serem implantadas: Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis e Governador Valadares. O superintendente destacou que os administradores dos consórcios já estiveram em contato com o Governador Fernando Pimentel e ele confirmou que a intenção é colocá-las para funcionar.
Benefício para Patos de Minas
Além de melhorar a estrutura do SAMU na cidade que passará a contar com duas bases elevando e muito a capacidade de atendimento, haverá outro grande benefício para a população do município. Os gastos que atualmente giram em torno de R$400 mil passarão para cerca de R$35 mil.
Autor: Farley Rocha