quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SENADO REJEITA O FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO

Por 16 votos contrários e 6 favoráveis, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado rejeitou nesta quarta-feira (2) a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acabava com o voto obrigatório no país. Com a derrubada, a proposta segue para o arquivo.

O texto modificava a Constituição para liberar os maiores de 16 anos da obrigatoriedade do voto. A proposta, no entanto, mantinha como obrigatório o alistamento eleitoral para todos os brasileiros maiores de 18 anos. A legislação impõe o voto obrigatório, mas permite aos eleitores justificar os votos se não estiverem em seus domicílios eleitorais. A justificativa pode ser feita até 60 dias depois das eleições.


PREFEITO DE LAGOA GRANDE PARTICIPARÁ DA CONVENÇÃO ESTADUAL DO PRB

O ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel (PT) e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) são dois nomes de peso que irão prestigiar a I Convenção Estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Minas Gerais, que acontece neste sábado, dia 5, a partir das 8 horas, no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A confirmação foi feita, nesta quarta-feira, pelo presidente estadual da Legenda, deputado federal George Hilton, que, além destes, informou que também marcam presença o presidente nacional do Partido, Marcos Pereira; do secretário-geral Evandro Garla (deputado distrital por Brasília); bem como de um dos mais novos filiados do PRB, o ex-prefeito de Uberaba, ex-ministro dos Transportes e ex-deputado federal e estadual, Anderson Adauto.

Palestras

Além de um panorama político nacional e estadual, que será passado nas falas dos parlamentares, entre os quais os deputados estaduais Gilberto Abramo e Carlos Henrique, dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores republicanos, o encontro contará com duas importantes palestras. Na primeira, o doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília, e da Fundação Republicana, Leonardo Barreto, aborda o tema “Perspectivas para as Eleições 2014” e, em seguida, é a vez do advogado do PRB de São Paulo, Almir Paulo do Nascimento, discorrer sobre o programa “Brasil Qualifica”.

Ainda como destaque o evento, haverá um momento especial onde a vereadora Grayce Elias (PRB Patrocínio-MG) colocará a plenária a par da mobilização em torno do projeto nacional intitulado “Outubro Rosa”, que tem por objetivo alertar para a importância da prevenção do Câncer de Mama, e vem sendo divulgado em todo o país, através das lideranças políticas, Ongs e da sociedade organizada.

O prefeito de Lagoa Grande, Dr. Márcio Valeriano é um dos convidados para participar do evento. Filiado ao PRB, e com um governo responsável e eficiente sua gestão virou referência regional. Ele falará das suas ações e projetos que estão fazendo o município obter resultados positivos no primeiro ano de administração.




DEPUTADO DO RIO GRANDE CONCLAMA OS PREFEITOS PARA O S.O.S MUNICÍPIOS.

O deputado Tomba Farias (PSB) conclamou hoje (2) todos os deputados a participarem no próximo dia 21, no Clube América, da reunião “S.O.S Municípios” que será realizada às 9 horas, contando com a presença da bancada federal do Rio Grande do Norte, para discussão do tema Pacto Federativo.

“Precisamos fazer uma grande mobilização para que esse encontro estadual se transforme numa manifestação nacional. Vamos lutar pela aprovação do Pacto Federativo. Está chegando a hora de se fazer alguma coisa pelos municípios”, afirmou.,

Tomba disse que a situação é uma só. Os municípios brasileiros estão a cada dia empobrecendo mais. Segundo ele, muitos prefeitos não estão conseguindo pagar a folha de pessoal e quando conseguem não pagam o INSS.

“Quando isso acontece é porque os recursos enviados pelo governo federal são escassos. Não são suficientes para administrar os municípios. Apelo a todos os colegas deputados para travarem essa luta em favor dos municípios”, afirmou.

 

PMDB INSATISFEITO COM DILMA

Para o desconforto do PMDB que esperava fazer o senador Vital do Rego (PB) o novo ministro da Integração Nacional, a presidente Dilma avisou ao partido que vai manter o interino no cargo até dezembro. Num encontro na noite de terça-feira, no Planalto, com o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), Dilma comunicou que pretende anunciar o novo ministro junto com a realização de uma reforma ministerial mais ampla, que pretende promover em dezembro.

Esta decisão significa manter no cargo, por pelo menos três meses, o interino Fernando Teixeira, engenheiro ligado ao ex-minsitro Ciro Gomes e que ocupava a Secretaria de Infraestrutura Hídrica da pasta. Os peemedebistas não estão satisfeitos com este desfecho. Eles esperavam voltar imediatamente ao ministério  que ocupavam no governo Lula e doa qual foram afastados no governo Dilma para dar lugar a um indicado pelo governador Eduardo Campos (PE), principal dirigente do PSB. Amanhã a presidente Dilma volta a conversar com o PMDB em reunião com seu vice-presidente, Michel Temer, presidente licenciado do partido.

REGIÃO NOROESTE CARENTE DE CANDIDATOS

Enquanto o ex-prefeito de Vazante, Alcides Diniz trabalha para viabilizar seu nome na região como candidato a deputado estadual. Praticamente ninguém ouve falar na pré-candidatura a deputado estadual, do vice-prefeito de Guarda-Mór, Dr. Rômulo Ferreira.

Já nomes como dos ex-prefeitos de Paracatu-MG, Vasquinho e Didi  de Lagoa Formosa nem um múrmurio. Já o ex-deputado estadual, hoje prefeito de Unaí-MG, Delvito Alves, ainda não mostrou as garras do nome que deverá apoiar na região.

Enquanto isso o tempo passa, e fica cada vez mais dificil alguém construir novos nomes para brigar pelo os votos da região Noroeste.

VAZANTE: OPOSIÇÃO ESPERA PELA O MINISTRO....

A oposição em Vazante parece não querer observar o óbvio. A maior liderança do município e um dos principais nomes da política mineira, o Ministro da Agricultura Antônio Andrade, não pode carregar o piano sozinho, é preciso que os companheiros descruzem os braços e começe a construir a estrada do Ministro em Vazante e Região.

Como é comum na política mineira, as principais decisões só ocorrem mesmo na reta final da corrida eleitoral. Hoje o futuro do Ministro depende de várias conjecturas. Uns defendem seu nome como candidato a vice-governador numa chapa com Pimentel. Outros defendem que ele deva sair novamente candidato a deputado federal.

Tudo depende das articulações e das movimentações políticas que ocorreram nos bastidores até a definição do jogo político. Até lá é fundamental que o PMDB de Vazante e os líderes construam uma estrutura com os correligionários para viabilizar o projeto do Ministro.

Ou, o grupo da oposição acha que o Ministro sozinho com tantas responsabilidades terá todo o tempo para se dedicar apenas a um município. Política não se constroi apenas com o verbo, é necessário ações e comprometimentos dentro de um projeto maior, que envolvam todos numa só direção.

Falta apenas um ano para a eleição e a oposição em Vazante, parece acreditar que esse tempo é uma eternidade. Acorda agora, ou terá sérias dificuldades para implantar um projeto a médio e longo prazo. Esperar apenas por Andrade, é exigir demais de uma liderança que hoje estrapolou as fronteiras de Minas, e precisa mais do que nunca de todos que querem um projeto maior para Vazante, Minas e o Brasil.

SERRA MEU NEGÓCIO É DERRUBAR O PT

O ex-governador de São Paulo José Serra anunciou ontem que vai continuar no PSDB, colocando um ponto final na ameaça feita no fim do ano passado, depois de que ele perdeu para o PT a disputa pela prefeitura da capital paulista. Cortejado por outros partidos que chegaram a lhe oferecer a possiblidade de se candidatar ao Planalto, em especial o PPS, Serra aproveitou o anúncio de que vai ficar no ninho tucano para atacar o partido da presidente Dilma Rousseff. “A minha prioridade é derrotar o PT, cuja prática e projeto já comprometem o presente e ameaçam o futuro do Brasil”, afirmou ele, em nota publicada em sua página pessoal no Facebook. 
 
O ex-governador, porém, não deixou claro se pretende concorrer a algum cargo nas próximas eleições. A decisão foi tomada após dois encontros com o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do partido à Presidência da República. A primeira reunião entre os dois foi na quinta-feira da semana passada e a segunda anteontem, em um apartamento na Zona Sul de São Paulo.

SUCESSÃO MINEIRA: FILHO DE JOSÉ ALENCAR SE FILIA AO PMDB COM CARA DE VICE

A filiação do empresário Josué Gomes – filho do ex-vice-presidente da República, José Alencar – ao PMDB já é considerada pelo PT o cenário ideal para uma união entre os dois partidos para as eleições no ano que vem em Minas. Ontem, o dono da Coteminas assinou a ficha de adesão ao partido, afirmando que “não tem nenhuma candidatura em mente”. No entanto, entre os petistas, o papel de Josué no pleito de 2014 já está definido. “Ele é o vice dos sonhos”, afirma um petista, referindo-se a aliança entre PT e PMDB no Estado, tendo como cabeça de chapa o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e Josué como vice. 
 
A parceria entre as duas legendas em Minas ainda é mantida sem sigilo. Os petistas dão como certa a união com o partido que, no plano nacional, é aliado de primeira hora da presidente Dilma Rousseff. Os peemedebistas, no entanto, mantêm o discurso oficial de que terão candidatura própria ao governo de Minas, lançando o senador Clésio Andrade. “O Josué é um grande nome, mas continuo defendendo uma chapa com o Clésio ao governo”, afirmou ontem o presidente estadual da sigla, Saraiva Felipe.

Entre os petistas, no entanto, a candidatura de Clésio é tratada só como uma possibilidade. “A pretensão é dar a vaga de vice ao PMDB, com o Josué. O acordo para o Senado, porém, envolveria outro partido, podendo ser o PSD, o PSB”, explica uma liderança do PT.

O evento de filiação de Josué ao PMDB ocorreu com pompas em Brasília. Primeiro, o empresário se reuniu com as principais lideranças nacionais de PT e PMDB, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Michel Temer. Em seguida, assinou a carta de filiação.