terça-feira, 6 de agosto de 2013

VAZANTE-MG: SECRETÁRIO CRIA CIÚMES

Com o desgaste político do vice-prefeito Jeovanine com o prefeito Dr. José Benedito cresce a cotação de aposta política que o nome mais provável para disputar a prefeitura, caso o prefeito não tente a reeleição, é mesmo do secretário municipal de esportes, Adilson Bastos.

Atencioso e muito articulado ele estaria gerando ciúmes no grupo político do prefeito, já que vários nomes também manifestaram interesse em disputar a eleição municipal de 2016.

Como ainda vai passar muita água debaixo da ponte, o perigo é sobreviver até lá nessa selva de leões. Já que nos bastidores o clima continua quente por uma disputa de espaço no governo.


VAZANTE-MG: SECRETÁRIO OTIMISTA

O secretário municipal da fazenda, René Rodrigues um dos homens de confiança do prefeito, tem sido otimista nos bastidores quando fala das finanças do município. Segundo pessoas próximas, ele tem dito que até o fim do ano, regulariza a situação financeira de Vazante-MG. Tem gente rezando que seja verdade.



PATOS DE MINAS-MG: A GATA COMEÇOU A MIAR

Caminhões e máquinas da Prefeitura Municipal de Patos de Minas trabalham desde a manhã de segunda-feira (05) fazendo melhorias em uma propriedade particular, enquanto moradores da zona rural sofrem com a falta de estradas. A denúncia que chegou ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e à Câmara Municipal foi confirmada pelo Patos Hoje na manhã desta terça-feira (06).

São pelo menos cinco caminhões, uma patrol e uma retroescavadeira trabalhando a todo vapor. As equipes da prefeitura retiram o material de uma cascalheira que fica às margens da MGC 354, a poucos quilômetros da cidade, e levam para a propriedade particular. A área da fazenda usada para confinar o gado é que está recebendo as melhorias. Da rodovia é possível ver as máquinas da Prefeitura em meio aos animais.

A denúncia partiu de um produtor rural indignado com as condições das estradas vicinais. “Enquanto a gente sofre para andar nessas estradas, as máquinas da Prefeitura são empenhadas para beneficiar um único produtor”, reclamou. A fazenda, segundo a denúncia, pertence a Hamilton Porto, irmão do ex-senador e vice-presidente da CEMIG, Arlindo Porto.

Além disso, a retirada do cascalho causa prejuízos ao meio ambiente. A cascalheira fica logo abaixo da Mata do Catingueiro, área de preservação que os órgãos ambientais tentam manter a todo custo. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, para retirar cascalho do local seria necessário uma autorização de órgão competente, o que não existe.

A denúncia deverá ser levada ao Ministério Público do Meio Ambiente e à Polícia Militar de Meio Ambiente. O presidente do CODEMA esteve no local e disse que vai pedir a interdição da área e o embargo das atividades para garantir a proteção da Mata do Catingueiro.

Nossa produção entrou em contato com o secretário municipal de infraestrutura, Nelson Nogueira e foi orientada a procurar a assessoria de comunicação da Prefeitura. Até o fechamento da reportagem, no entanto, nenhum esclarecimento por parte da Administração Municipal havia sido emitido.

Fonte:patoshoje


VAZANTE-MG: DIFICILMENTE O GOVERNO MUNICIPAL DERRUBARÁ A TAXA DE ESGOTO

Em 28/05/2013, o Município de Vazante-MG ajuizou uma ação ordinária com objetivo de cortar o pagamento da taxa de esgoto.

O processo recebeu o nº 0010428.57.2013.8.13.0710.

A ação foi ajuizada em desfavor do Estado de MG e também em desfavor da COPASA.

O Município pleiteou uma tutela antecipada, em caráter liminar, com objetivo de cessar imediatamente o pagamento da taxa de esgoto.

Em data de 10/07/2013, o Juiz da Comarca de Vazante/MG NEGOU A TUTELA e por consequência a liminar para cessar a taxa de esgoto.

O Município, por seu assessor, interpôs um recurso denominado AGRAVO, com objetivo do TJMG rever a decisão do Juízo de Primeira Instância.
Assim, os autos serão julgados novamente no TJMG, quanto a tutela indeferida pelo Juiz de Vazante.

A expectativa da administração é que o TJMG reverta a decisão do Juiz de Vazante, o que não será muito fácil.

Não será fácil, porque certamente, se o Município de Vazante conseguir liminarmente o corte da taxa de esgoto, centenas de outras cidades, também, se utilizarão do mesmo procedimento.

Acreditamos que o Estado de MG não abrirá precedentes para a cidade de Vazante.
No Estado de Minas Gerais, são mais de 400 cidades onde o fornecimento e tratamento do esgoto são administrados pela Copasa e pelo Estado de MG.
Vai ser uma longa disputa judicial. Pode durar muitos anos.

WILL NUNES:

Resumindo a linguagem jurídica dificilmente a promessa de campanha do atual prefeito Dr. José Benedito de acabar com a taxa de esgoto ocorrerá.Ou seja, a taxa de esgoto que ajudou o prefeito ganhar a eleição pode agora prejudicar sua popularidade.

É óbvio que qualquer pessoa que tivesse o mínimo de capacidade crítica saberia que a queda da taxa não era algo tão fácil. O próprio prefeito sabia da complexidade já que a sua assessoria jurídica tinha pessoas experientes, conhecedores da matéria.

Só resta mudar o discurso dizendo que todos os esforços foram feitos, mas não foi possível resolver o problema. Resta saber agora, se a população aceitará o discurso da mesma maneira que absorveu durante a campanha.



LAGAMAR-MG: AUMENTA A CRISE POLÍTICA

A situação política de Lagamar anda de mal a pior. Depois da exoneração do secretariado o prefeito Dr. Cássio Marra, enfrenta agora o fogo amigo. Existem fortes rumores que um grupo ligado ao prefeito estaria disposto ir até as últimas conseqüências para tentar cassar o seu mandato. A insatisfação teria aumentado após a onda de demissão. A bomba estaria para estourar a qualquer momento, com ações até na justiça.


PARACATU-MG: MINISTRO PARTICIPA DA FESTA DE EXPOSIÇÃO

Paracatu (MG) – Começou ontem, domingo, o torneio leiteiro de gir leiteiro de Paracatu com 25 vacas disputando o certame. Segundo Alysson Sampaio, um dos organizadores da exposição de Paracatu, “nosso torneio é o terceiro maior do país em 2013, perdendo somente para a Expozebu e Megaleite”.
O torneio de gir leiteiro em Paracatu encerra-se na quarta-feira. O jurado oficial do gir será Jesus Lopes e o julgamento começa na quinta-feira, dia 8 de agosto e vai até sábado, dia 10, que à note terá o 2º Leilão Gir Leiteiro na Terra do Ouro.
Raças
Além do Gir Leiteiro, acontece também exposição de animais das raças girolando, Guzerá, Nelore e cavalos.
Ministro
O Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, que é criador de gir leiteiro na fazenda Salobo, em Vazante (MG), estará nesta quarta-feira, às 10:00 em Paracatu para a abertura oficial da feira. “Para nós é uma honra receber o Ministro aqui, principalmente por que ele é um grande criador de gir leiteiro e girolando, além de ser um produtor de leite do Estado de Minas Gerais, portanto, um conhecedor da pecuária leiteira do Brasil”, diz Alysson.



CRESCE A ACEITAÇÃO DO MINISTRO PADILHA

Como se sabe, os petistas gostam de uma boa briga – e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está, do ponto de vista do partido, se saindo bem na verdadeira prova de fogo de implantação do programa Mais Médicos. As marchas de milhares de profissionais e estudantes de Medicina em todo o País contra ele não desgastaram a imagem de Alexandre Padilha dentro do PT. Ao contrário. A começar pelo ex-presidente Lula, Padilha vai sendo visto como um quadro com firmeza ideológica suficiente para enfrentar com sorrisos essa prova de estresse. Além disso, a esta altura do processo ele quase já pode comemorar vitória, em razão da adesão de mais de 3,5 mil prefeituras, cerca de 8,5 mil médicos e garantias de líderes da base aliada de que o programa será aprovado no Congresso (aqui).


TUCANOS DIZEM NÃO A SERRA


Se depender da maioria dos presidente regionais do PSDB, o ex-governador José Serra terá mesmo de migrar para outro partido com sua intenção de concorrer pela terceira vez à Presidência da República.
Na manhã desta terça-feira 6, na sede do PSDB nacional, em Brasília, o presidente do partido, Aécio Neves, reuniu todos os presidentes estaduais – e só se falou naquilo: Serra e suas manobras de viabilização. Concluiu-se que, neste momento, ele trabalha em duas frentes. Uma é levar o partido a realizar prévias para escolher o candidato presidencial. Outra é, simplesmente, sair do PSDB para concorrer por outra legenda.
"Serra está virando as costas para o PSDB, mas ele não faz falta", afirmou o tucano Elton Rohnelp, membro do diretório nacional do partido, com base em Roraima. "Não podemos cometer o erro de eleições anteriores de ficar na dúvida", concordou o deputado estadual Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Houve quem, como o deputado federal Raimundo Gomes, do Ceará, considerasse a eventual dissidência de serra como um ganho para o partido.



DEPUTADO DEFENDE DILMA

O deputado federal Sílvio Costa (PTB-PE) saiu em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e desceu o malho no líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RN), ao afirmar que as notícias veiculadas pela imprensa, de que nove dos 17 partidos da base aliada estão insatisfeitos, não procedem. “Essa informação não procede. Tem no PMDB um grupo de Eduardo Cunha que está insatisfeito com a presidente Dilma. Isso é muito mais notícia de parte da imprensa que tem interesse em detonar o governo Dilma do que realmente insatisfação. Onde existe insatisfação é o líder do PMDB Eduardo Cunha”, afirmou o parlamentar em entrevista à Rádio Folha FM.


PESQUISA IBOPE: 85% DOS ENTREVISTADOS SÃO FAVORÁVEIS À REFORMA POLÍTICA

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (6) pelo Conselho Federal da OAB revela que 85% dos entrevistados são favoráveis à reforma política e que 92% dos entrevistados são a favor de projeto de lei nesse sentido por iniciativa popular.
A ordem encabeça o Comitê de Reforma Política criado em junho junto a diversas instituições da sociedade civil para coletar em todo o País assinaturas em favor do projeto de lei de iniciativa popular.
A pesquisa foi apresentada pelo presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado. O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, representou as seccionais da OAB no evento.
Quanto ao financiamento de campanha, 78% dos entrevistados se posicionaram contra a participação de empresas nas campanhas. Noventa por cento opinaram pediram punições mais rigorosas contra a prática de “caixa-dois”.
A pesquisa quis saber, também, qual o melhor modelo para eleger deputados, ficando 56% a favor de mudanças e pela instituição do voto em lista (lista e propostas de candidatos), contra 38% favoráveis à maneira atual, no nome do candidato. Dentre os temas prioritários de propostas, os entrevistados elegeram saúde em primeiro lugar, seguido por educação e controle de gastos do governo.
"Não tenho dúvida de que à medida que aumentar o número de assinaturas o Congresso Nacional sentirá a necessidade de atender a sociedade, com já vem fazendo desde que o povo foi às ruas", afirmou Tibúrcio.




DILMA: MAIS DIÁLOGO


Com a ameaça de rebelião de seus aliados no Congresso, a presidente Dilma Rousseff prometeu hoje ampliar o diálogo com os senadores para discutir projetos de interesse do governo que tramitam na Câmara e no Senado. Serão realizadas reuniões quinzenais no Palácio do Planalto com os aliados em resposta à principal queixa dos congressistas que apoiam o governo Dilma: a falta de diálogo com o Palácio do Planalto.

VAZANTE E LAGAMAR: FALTA CAPACIDADE GERENCIAL

Faço um alerta aqui as cidades de Vazante e Lagamar. “Na hora que  não se tem condição de cumprir com as suas obrigações em áreas básicas, como saúde, educação, social,  fornecedores,  servidores,  acho que o município fica à deriva. Então é grave, é crise  séria, envolvendo essas duas cidades, demonstrando sobre tudo a mais completa falta de capacidade gerencial.”
 
Se os serviços básicos não estão sendo oferecidos com qualidade, é óbvio que vai ter repercussão em todas as áreas. E olha que estamos abordando aqui, só a manutenção da máquina, sem tecer comentários sobre investimentos.
 
Esse cenário tende a se alastrar em outros municípios da região que já estão dando sinais claros do mesmo caminho a seguir. Infelizmente o vento sopra para uma triste e lamentável realidade.
 
 

" REFLETIR"

“Muitas vezes o que se cala causa maior impacto do que o que se diz”.
Píndaro

AÉCIO E SERRA JUNTOS?

O presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), afirmou , que estará no mesmo palanque que o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) nas eleições do ano que vem. “Serra tem a cara do PSDB. Nós, tucanos, no fundo, não acreditamos que vamos estar em palanques diferentes”, disse o senador, provável candidato à Presidência em 2014, durante um evento de gastronomia mineira realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, que teve a participação dos governadores tucanos de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia.
 
“Temos os mesmos adversários. Nós vamos estar juntos”, garantiu Aécio Neves.
 
A permanência do ex-governador José Serra no partido virou motivo de questionamentos desde que surgiu a hipótese de fusão entre o PPS e o PMN. O presidente do PPS, Roberto Freire, tinha deixado as portas do partido abertas para Serra, que tem sonho antigo de ser presidente da República.
 
Prévias
 
Com o fracasso do projeto de fusão entre o PPS e o PMN, reacendeu em setores do PSDB o debate sobre a realização de prévias para definir o nome da legenda que estará na urna no ano que vem. A candidatura de Aécio, considerada certa até as manifestações de junho, deixou de ser unanimidade e o cenário de prévias tem sido cogitado reservadamente por tucanos de São Paulo, Estado que registra o principal foco de resistência ao projeto de Aécio. Embora Aécio seja tratado pelo PSDB como o candidato da sigla para as eleições de 2014, na semana passada tucanos paulistas e aliados serristas não descartaram que Serra dispute prévias no partido.
Agência Estado

WILL NUNES: ACORDA VAZANTE!

Acorda Vazante!. Já é notório a impossibilidade, gritante, até agora, dos líderes situacionistas do município, em perceberem que a situação afeta todos, indistintamente, embora de forma mais dura, à população mais humilde.
 
Em Vazante-MG o problema não é somente financeiro. É político, econômico e financeiro. Isso repercute diretamente em um contingente expressivo da população.
 
Não podemos cruzar os braços para um cenário que se agrava todo o dia. Corremos o risco de perder vários anos para repensar novamente os destinos da cidade.
 
A população vai saber cobrar das lideranças o quadro atual que vive o município. Não é possivel entender como o governo não foi capaz de prever à queda de arrecadação, claramente delineada anteriormente pela crise econômica mundial e nacional.
 
Como o governo foi capaz por exemplo de fazer tantas contratações e depois demissões, além do descontrole nas contas públicas que está asfixiando a receita municipal.
 
Olha, são apenas 7 meses, acho que ainda há tempo de fazer alguma coisa para salvar o governo, caso contrário poderemos testemunhar uma triste realidade para os próximos 3 anos.
 
 
 

" REFLETIR"

“A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz”.
Steve Jobs

LAGOA GRANDE-MG: GESTÃO EFICIENTE

No caminho contrário de alguns prefeitos do Noroeste e Alto Paranaíba, o prefeito de Lagoa Grande-MG, Dr. Márcio Valeriano fez o dever de casa. Apesar da arrecadação pequena preferiu segurar a administração com medidas cautelosas e um planejamento envolvendo os 4 anos de mandato.
 
Que começou com a retomada do carnaval (carnalagoa) e o aniversário da cidade, atraindo uma multidão para os dias de festa; gerando emprego e renda para o município.
 
Com a proposta de um governo de todos, tem feito todos os esforços para atender dentro das limitações as reivindicações da comunidade.
 
Das 20 propostas de campanha para a área de saúde, 10 já foram cumpridas. O próximo passo agora é viabilizar a implantação do Centro de Especialidades Médica.
 
A frota de veículos começa a ser renovada com novos veiculos, ônibus,  máquinas e ambulâncias.
 
Como bom mineiro, comendo quieto, pela as beiradas, tem elaborado projetos e ações que aguardam liberação de recursos dos governos estadual e federal.
 
Mantendo a casa em ordem e planejando o município, Dr. Márcio Valeriano, em apenas 7 meses de administração já é reconhecido pela a gestão pública eficiente e eficaz.

Com a visão de vanguarda soube buscar o equilibrio para fugir das grandes dificuldades causada principalmente pela a baixa arrecadação e a queda acentuada do FPM.
 
Enquanto prefeitos sofrem com o inchaço da máquina, descontrole com os gastos públicos e queda na popularidade. O governo de Lagoa Grande caminha para consolidar uma administração com bases sólida e pronta para enfrentar novos desáfios.
 

PATOS DE MINAS-MG: 2014 SERÁ UM ANO COMPLICADO PARA PEDRO LUCAS

A oposição ao prefeito Pedro Lucas (Patos de Minas) observa que diante das suas atitudes ele terá sérios problemas no próximo ano. Como é ano eleitoral, a tendência é os oposicionistas colocar a manga de fora, para cobrar com mais rigor suas promessas de campanha.

LAGAMAR-MG: RECEIO DOS CORRELIGIONÁRIOS DO PREFEITO

O temor é grande em Lagamar diante da crise que afeta o município. Correligionários do prefeito estão com receio que ele perca todo o apoio da Câmara e se aprofunde na crise, sem um caminho de volta.

BRASÍLIA-DF: JOAQUIM RORIZ E ARRUDA LIDERAM A CORRIDA

Os preferidos dos eleitores de Brasília, na eleição para o governo, são os ex-governadores Joaquim Roriz, 34%; e José Arruda, 24% (pesquisa O&P). Os analistas dizem que estes números tornam competitivo o vice Tadeu Filippelli (PMDB).
 
WILL NUNES:
 
Uaí, e a onda de protestos que tomou conta do país contra os políticos que são acusados e condenados pela a imprensa por corrupção. Como explicar a liderança nas pesquisas de Joaquim  Roriz e Arruda. Cadê a juventude consciente que foi as ruas em busca de mudanças? Cadê os analistas políticos para explicar o pensamento dos brasilienses?

PRESIDENTE DO GALO, RECEBE CONVITE DO PSB

O Atlético mineiro nem bem chegou a Belo Horizonte, depois de se sagrar Campeão da Copa Libertadores, e seu presidente, Alexandre Kalil, recebeu um convite do deputado Julio Delgado, presidente regional do PSB: filiar-se ao partido e concorrer como vice na chapa do prefeito Márcio Lacerda, candidato a reeleição no ano que vem.

TUCANOS NO ENCALÇO DE EDUARDO CAMPOS

Mesmo precisando que o governador Eduardo Campos (PSB) seja candidato a presidente, o esporte preferido dos tucanos tem sido colocar em dúvida sua candidatura. Os integrantes da campanha de Aécio Neves dizem que o tucano irá para o segundo turno se chegar aos 25% dos votos. Calculam que Eduardo deve fazer 10% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL) uns 4%. Eles ainda não têm prognóstico sobre Marina Silva (Rede). Para os tucanos, é importante deixar a candidatura de Eduardo em suspenso, pois isso evita, por exemplo, que alguns de seus aliados, como o PPS e o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), fechem com o socialista.

MINISTRO AGRADA A PRESIDENTA DILMA

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) foi muito elogiado ontem na reunião de três horas entre a presidente Dilma e os líderes aliados. Eles registraram a postura do ministro, que conversou com todos antes do anúncio e do envio do programa “Mais Médicos” ao Congresso. O governo saiu do encontro convencido que terá apoio para aprovar um ano de residência no SUS.

LAGAMAR-MG: CRISE AFETA SERVIDORES E A POPULAÇÃO

Indecisão, insegurança e falta de informação é isso que a comunidade está sentindo em Lagamar depois que o prefeito Dr. Cássio Marra exonerou todo o secretariado.
 
Sem explicação o reflexo atinge também os servidores públicos que ficam desmotivados, sem nenhuma perspectiva diante do que pode acontecer.

ESTATUTO DA JUVENTUDE

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou  o Estatuto da Juventude. O texto é uma declaração de direitos da população jovem, que atualmente alcança cerca de 51 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, o maior número de jovens registrado na história do Brasil. Alguns trechos do texto foram vetados, no entanto, a Presidência da República ainda não divulgou os pontos retirados.

O Estatuto da Juventude foi aprovado pelo Congresso Nacional em 9 de julho, após mais de nove anos de tramitação. O texto define os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Isso significa que estas políticas se tornam prerrogativas do Estado e não só de governos. A partir de agora serão obrigatórios a criação de espaços para ouvir a juventude, estimulando sua participação nos processos decisórios, com a criação dos conselhos estaduais e municipais de Juventude.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Acusada de não dialogar com a sua base de sustentação do governo e pressionada por aliados a promover mudanças na articulação política, a presidente Dilma Rousseff colheu hoje uma importante vitória. Depois de uma reunião de mais de três horas com os líderes de todos os partidos da base, incluindo personagens polêmicos, como Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ela fechou acordo para a votação no Congresso do Programa Mais Médicos, que pretende levar profissionais de saúde a regiões remotas e às periferias das grandes cidades. Ficou acertado que o projeto será votado exatamente nos moldes defendidos pelo Palácio do Planalto.
 
O ponto mais polêmico era a não exigência do Revalida. Sem o teste de validação dos diplomas, os médicos, inclusive estrangeiros, estarão aptos a atuar em todas as regiões do País.

IDOSOS PODEM GANHAR BOLSA PAGA PELO O GOVERNO

Famílias com renda per capita de até 678 reais mensais responsáveis pelos cuidados de idosos com mais de 70 anos terão direito a uma bolsa paga pelo governo. É o que prevê um projeto de Roberto Requião que deverá ser votado na reunião de terça-feira da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, às 10 horas. A Ajuda Especial de Mantença, como sugere o texto, determina o pagamento de um salário mínimo (678 reais ) por mês às famílias que se enquadrarem nesse perfil econômico.
 
Os beneficiados são obrigados a usar todo o valor da bolsa nas despesas com o idoso e, em caso de falecimento da pessoa com mais de 70 anos, devem comunicar o Estado em até um mês.
Para justificar a criação da bolsa, Requião argumenta que 500 000 brasileiros acima da faixa etária em questão vivem em condições de pobreza e que 50% dos idosos no país recebem menos de um salário mínimo por mês

VAZANTE-MG: EX-PREFEITO PRESENTE NA FESTA DO CARRO DE BOIS

Figura presente na Festa do Carro de Bois foi o ex-prefeito Alcides Diniz, pré-candidato a deputado estadual. Atencioso fez questão de apertar a mão, abraçar e ficar no meio popular.

GUARDA-MÓR: PREFEITO DEVE FICAR ATENTOA S CRÍTICAS

Aliados do prefeito de Guarda-Mór, Edgar José de Lima (PSDB) acham que ele precisa olhar com mais serenidade as críticas e acertar algumas ações de governo, para não ser contaminado com as crises que envolvem as prefeituras de Vazante e Lagamar.

PARTIDOS DE OLHO NA DOAÇÃO

Os partidos políticos já estão de olho nas doações em dinheiro para a campanha do ano que vem. Sabem que vai ser uma eleição cara porque não só todos querem se reeleger, como alguns novos nomes despontam na corrida eleitoral. Vai ser uma briga milionária para defender o interesse público. Por isso nesta semana volta a discussão na Câmara dos Deputados uma minireforma que não muda nada.
É o mudar para deixar tudo igual, menos com a arrecadação de dinheiro, uma vez que ela derruba restrições às doações, diminui punições a partidos e candidatos e coloca amarras no Judiciário e no Ministério Público.
A minireforma pode estar na contramão de todos os que protestaram e bateram nas portas do Congresso por uma representação ética e verdadeira.

WILL NUNES: DR. MARCIANO PODE DEIXAR A POLÍTICA

Durante a Festa do Carro de Bois, numa conversa informal o presidente do DEM de Vazante-MG, Dr. Marciano Borges manifestou desejo de deixar a vida partidária. Ele me disse que estaria decepcionado com o cenário político atual.

VAZANTE-MG: CONTINUA REPERCUTINDO MATÉRIA DO JORNAL "DE FATO" COM O VEREADOR REGINALDO

A entrevista do vereador Reginaldo Ferreira ao jornal impresso "DE FATO" continua com grande repercussão em Vazante. Na matéria ele fala da possibilidade do prefeito Dr. José Benedito ser cassado diante de um processo licitatório para a realização do carnaval 2013. Aliados do governo estão furiosos com o parlamentar, eles estão exigindo que o presidente do partido do vereador, o secretário municipal da fazenda e pres. do PSB, Renê Rodrigues tome providências o mais rápido possivel, os mais exaltados estão solicitando até a expulsão de Reginaldo.

ELEITORES COM DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS

Ao todo, 883.222 brasileiros estão com os direitos políticos suspensos, segundo levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral e divulgado nesta segunda-feira (5). Além de não poder votar e ser votado, os eleitores irregulares também são impedidos de filiar-se a partido político ou exercer cargo público, mesmo que não eletivo.

MÉDICOS SE RECUSAM ATENDER EM 700 MUNICÍPIOS

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta segunda-feira (5) que nenhum dos candidatos ao programa Mais Médicos, do governo federal, optou por trabalhar em algum dos cerca de 700 municípios que não possuem qualquer médico na rede pública de saúde.

Após reunião com a presidente Dilma Rousseff e parlamentares da base aliada, Ideli antecipou dados que serão divulgados nesta terça (6) pelo Ministério da Saúde.

“Talvez a prova mais inequívoca de que este é um programa absolutamente necessário é que, dos locais escolhidos pelos médicos brasileiros, não houve nenhuma escolha dos 700 municípios onde não temos nenhum médico”, disse.

WILL NUNES:

Era apenas isso que faltava para o governo federal atrair os médicos estrangeiros para essas áreas que os doutores brasileiros insistem em não querer ir. Que venha os cubanos, argentinos, espanhois, para atender o nosso povo que tanto necessita da assistência médica.

VAZANTE-MG: DIA DOS PAIS SEM MUITA MOTIVAÇÃO DE VENDAS

Sem uma grande divulgação para comemorar o dia dos pais a data pode ser prejudicada em Vazante. Sem nenhuma grande divulgação e estratégia de vendas, o dia deverá ser como outro qualquer.

GOVERNO FEDERAL ANTECIPA METADE DO 13ª PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS

O governo autorizou a antecipação de metade do 13º salário para os segurados e dependentes da Previdência Social na folha de agosto. A decisão está presente no decreto nº 8.064, publicado em edição extra do Diário Oficial divulgada na tarde de segunda-feira.
 
A medida deve representar uma injeção de mais de R$ 10 bilhões na economia. O dinheiro será creditado nos contracheques de agosto, com pagamentos que começam no final deste mês e se estendem até o início de setembro. O calendário de pagamentos começa com beneficiários que têm direito a um salário mínimo. A partir do 1º de setembro, recebe quem ganha acima disso.

VAZANTE-MG: PREFEITO SOLICITA ESTUDO DE VIABILIDADE PARA MELHORAR A CURVA DA SERRINHA

Há pouco mais de dois meses - em 24 de maio de 2013 - o prefeito de Vazante, Dr. José Benedito dos Reis Calçado, e o vice-prefeito, Jeovanine Rabelo de Resende, enviaram, para o Engenheiro e coordenador da 26ª CRG de Paracatu do Departamento de Estrada de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Vivaldo Martins, o ofício Nº 015/2013 - GVPM, no qual solicitam alguns serviços a serem realizados na "Curva da Serrinha", há cerca de 1 km de Vazante, sentido Paracatu. No documento o prefeito solicitou um estudo da viabilidade de melhorias na Rodovia MG 354, que pertence ao Estado, com o objetivo de evitar inúmeros acidentes. O prefeito acrescentou ao documento algumas sugestões ao DER/MG, que são: Refazer a sinalização por completo com delineadores; fazer aterro na faixa de domínio na lateral da curva; instalação de sonorizadores no final do aclive e início do declive; e, instalação de radares inibindo a velocidade na descida.

Fonte: Governo Municipal de Vazante

VAZANTE-MG: GRAVES ACIDENTES OCORRERAM DURANTE A FESTA DO CARRO DE BOIS

Durante a Festa de Carro de Bois, a Polícia Rodoviária de Vazante atuou nas principais rodovias de acesso a festa, divulgando um balanço considerado negativo do trabalho que foi realizado de quinta-feira (01) a domingo (04), em que o número de veículos triplicou na estrada.
 
260 veículos fiscalizados, 28 multas lavradas, um veículo apreendido, duas pessoas presas por embriagues e dois acidentes, sendo um fatal com duas vítimas, este foi o relatório divulgado nesta segunda-feira (05) pelo Sargento Holi da Polícia Rodoviária.
 
Na quinta-feira (01) também houve um registro de acidente, porém fora da rodovia, sendo numa estrada vicinal, em que o condutor caiu em um pontilhão na região da Carranca, vindo a danificar a adutora da Copasa, o condutor teve leves ferimentos.
 
Quanto aos acidentes registrados pela Polícia Rodoviária, ambos foram causados principalmente pelo excesso de velocidade, na curva do serrinha na MGC 354.
 
Na sexta-feira (02), uma saveiro preto veio a capotar nesta curva, porém o condutor, José Humberto Alves Cortês, 47, estava utilizando o cinto de segurança, com isso ficou apenas com algumas escoriações. De acordo com a Polícia Rodoviária o velocímetro media 120km, muito acima do permitido que é de 40km/h.
 
No sábado (03), o acidente foi mais grave, em que duas pessoas faleceram após o capotamento da Amarok prata. Segundo a Polícia Rodoviária o velocímetro marcou 240km e o veículo ficou totalmente destruído. As vítimas Wilson Procópio Caixeta, 36 e Flávia Francine Pereira Costa, 25 foram lançadas para fora do veículo e morreram no local.
 
De acordo com o Sargento Holi da Polícia Rodoviária de Vazante, mesmo com placas de sinalização e a fiscalização da polícia, a irresponsabilidade do condutor ainda é o maior causador de acidentes na região.
 
fonte:vazantenet
 
 

PATOS DE MINAS-MG: PREFEITO COM DIFICULDADES DE IMPLANTAR PROMESSAS DE CAMPANHA

O Prefeito Pedro Lucas Rodrigues se reuniu com os aposentados e pensionistas da Prefeitura Municipal de Patos de Minas  para informar como ficaria o pagamento do Cartão Alimentação. O prefeito reafirmou a inconstitucionalidade da lei promulgada pela Câmara Municipal e prometeu que dará outro benefício em 2014. A reunião aconteceu no Teatro Municipal.
 
A polêmica em torno do assunto começou quando o vereador João Bosco de Castro Borges fez uma emenda à lei que institui o benefício aos servidores municipais, concedendo-o também aos aposentados e pensionistas. A lei foi aprovada na Câmara Municipal e enviada para o executivo que acabou a vetando sob o argumento de inconstitucionalidade e que não havia recursos no orçamento.
A lei que garante o cartão alimentação aos aposentados, promessa de campanha do Prefeito Municipal Pedro Lucas, voltou para a Câmara Municipal e os vereadores de forma unânime derrubaram o veto. Ela acabou sendo promulgada pelo Presidente da Câmara Otaviano Marques. Com a lei em vigor, os aposentados e pensionistas festejaram o benefício. No entanto, ele não será concedido este ano.
 
Durante a reunião dessa segunda, o Prefeito reafirmou a inconstitucionalidade da lei e prometeu outro benefício, no mesmo valor do Cartão Alimentação, para 2014. De acordo com o prefeito, o primeiro pagamento acontecerá em 1º de fevereiro. Ele afirmou que os gastos com o benefício social para os cerca de 700 aposentados e pensionistas girarão em torno de R$140 mil por mês e virão de recursos do próprio município.
O prefeito informou que os 104 aposentados que já recebiam o Cartão Alimentação vão continuar recebendo este ano. Segundo ele, o município também bancará a parte patronal do plano de saúde dos aposentados. Jacir Ferreira, ex-rondante da Prefeitura Municipal, aposentado por invalidez, espera que o benefício realmente seja concedido. “Foi uma promessa de campanha”, afirmou.
 
fonte:patoshoje
 
WILL NUNES:
 
Pedro começa sentir o peso do poder. As promessas feitas durante a campanha estão deixando o chefe do executivo patense numa situação cada vez mais difícil, que exige dele uma guinada na sua administração o mais rápido possivel, caso contrário terá sérias dificuldades para conduzir o governo para os próximos 3 anos.

PSDB INTENSIFICA AS NEGOCIAÇÕES INTERNAS DE OLHO EM 2014

As negociações internas e entre os partidos para as eleições de 2014 vão se intensificar a partir deste mês. Hoje, o presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, se reúne, em Brasília, com o ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte Pimenta da Veiga para discutir o cenário eleitoral no Estado para o ano que vem.
 
O ex-ministro das Comunicações do governo FHC ficará responsável pela campanha no Estado do provável candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSB), e também é cotado para disputar o pleito estadual.
Pimenta da Veiga não descarta a segunda hipótese. “A candidatura (ao governo estadual) vai ser discutida no ano que vem. Dizer que sim ou que não, neste momento, é, no mínimo, precipitado”, respondeu ontem.
De acordo com o ex-ministro, o principal motivo de sua mudança da capital federal para Belo Horizonte é a campanha dos tucanos no Estado. “Vim para Minas para ajudar na mobilização do partido”, disse.

MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE ACOMPANHA A PRESIDENTA DILMA, DURANTE VISITA A MINAS

A presidente Dilma Rousseff desembarca em Varginha, no Sul de Minas, amanhã, para participar do evento de inauguração do Campus da Universidade Federal de Alfenas construído no município.
 
O Campus já existe desde 2009, porém, só agora o último e principal prédio da faculdade foi concluído. A presidente chegará ao local às 10h. Uma comitiva de deputados petistas mineiros deverá acompanhar a vista de Dilma, além de ministros como o da Educação, Aloizio Mercadante, e o da Agricultura, Antônio Andrade.
A pestista esteve no Estado em abril para a entrega de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital. Ao todo, 1.640 moradias foram inauguradas. No mesmo dia, Dilma anunciou o repasse de 14 ônibus escolares, por meio do Programa Caminho da Escola, e de 108 máquinas para 12 municípios mineiros para construção e manutenção de estradas.

INSCRIÇÕES DO SISUTEC

Começam nesta terça-feira (6) e vão até o próximo dia 12 as inscrições no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), lançado nessa segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14, com matrículas nos dias 15 e 16. São oferecidas 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos.
 
A seleção dos alunos será feita de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio. Nessa seleção será usada a nota do Enem 2012. Do total de vagas, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral.
As vagas são ofertadas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.
Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil).
Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).
A exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a oferta de vagas e a seleção dos inscritos serão feitas pela internet, no endereço http://sisutec.mec.gov.br.