domingo, 24 de março de 2013

LEI DO CADASTRO POSITIVO

Roberto Lucena - Repórter

Os consumidores que desejam realizar compras parceladas, financiamentos e empréstimos já contam com um novo serviço que promete facilitar as transações comerciais. Desde o início deste ano, está em vigor a Lei que criou o chamado “Cadastro Positivo” de bons pagadores. O cadastro é um serviço oferecido por empresas especializadas que permite checar o histórico de crédito de uma pessoa e funciona de forma oposta aos cadastros negativos existentes. Parte do comércio já usa o banco de dados e os bancos devem aderir ao sistema a partir de agosto.

saiba mais

A inclusão no cadastro positivo, diferente do que ocorre quando um nome é negativado, não ocorre de forma compulsória. É preciso que o consumidor solicite a inclusão de seus dados no sistema. O superintendente de Informações sobre Consumidores da Serasa Experian, Vander Nagata, explica quais os possíveis benefícios para quem solicitar a participação. “O consumidor terá possibilidade de contar com histórico de bom pagamento. As empresas que desconhecem a pessoa, podem ter informações e assim facilitar o financiamento, por exemplo. O cadastro é opcional, é preciso autorizar e, quando o consumidor quiser, ele pode cancelar”, diz.

Por enquanto, apenas o comércio aderiu ao sistema do cadastro positivo. Grandes lojas do varejo como Riachuelo e Casas Bahia  realizam o cadastro dos clientes que queiram participar do sistema. Vander Nagata informa que, no dia 1º de agosto, os bancos também farão parte da organização. “Nessa data, as instituições bancárias devem estar prontas para atender as solicitações com relação ao cadastro positivo”, coloca.

Os bancos vão aderir ao sistema depois de muita polêmica. A lei que criou o cadastro foi aprovada pelo Congresso em dezembro de 2010 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em junho do ano passado, mas o texto enfrentou muita resistência, o que acabou adiando a sua regulamentação. Os bancos temem serem responsabilizados na Justiça pelo uso indevido de informações protegidas por sigilo bancário, e dos órgãos de defesa do consumidor, preocupados com o risco de exposição dos dados das pessoas.

Críticas

O cadastro positivo também gera críticas em especialistas em Direito do Consumidor. Segundo o professor de Direito das Relações de Consumo, Fabrício Germano Alves, o sistema pode gerar um preconceito e o que poderia ajudar, acabará atrapalhando a vida do consumidor. “O cadastro é opcional. Não sou obrigado a me cadastrar. Mas se a empresa me solicita os dados e digo que não estou cadastrado, ela pode me ver com maus olhos e questionar o porquê da minha não participação no cadastro”, coloca.

O representante da Serasa Experian explica que não há motivos para preocupação. “O cadastro é uma informação a mais. É a favor do consumidor e não ao contrário. Ao contrario é o que ocorre hoje em dia. Não existe motivo para preocupação”, diz. Autoridades ligadas à entidades de defesa do consumido lembram ainda que a abertura de crédito numa loja ou outro estabelecimento financeiro não poderá ser condicionada à concessão de autorização da inclusão do nome da pessoa no cadastro.

DEPUTADOS COPA DO MUNDO

Vem aí, uma nova eleição e os candidatos copa do mundo começam a surgir em busca do voto do eleitor, em especial dos mais humildes.Ou seja, são parlamentares sem nenhum compromisso com o município e região.

O JOGO PRESIDENCIAL

Embora tenha sido antecipada exoticamente pelo próprio governo, contra todas as melhores regras da tradição política, a sucessão presidencial ainda está num estágio incipiente para os principais candidatos a adversários da presidente Dilma Rousseff. Enquanto a ex-senadora Marina Silva está em plena luta para criar uma sigla que possa chamar de sua, o governador de Pernambuco Eduardo Campos e o senador mineiro Aécio Neves tentam se organizar dentro de seus próprios terrenos para, a partir daí, se jogarem mais seguramente na tentativa de vencer a máquina governamental, que já está funcionando à toda.

VAZANTE-MG: VEREADOR ATUAÇÃO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ligado ao ex-prefeito Jacques Soares Guimarães o vereador Léo Mariano tem uma atuação moderada porém firme diante dos projetos do executivo. Segundo ele todos que tiverem conteúdo para melhorar a vida da população, terá o seu apoio irrestrito.

VAZANTE-MG: E A TAXA DE ESGOTO?

Passou-se mais um mês e a taxa de esgoto continua atrelada a conta de água em Vazante. O fato está deixando gente da situação preocupada. Já que a comunidade começa a mostrar insatisfação com a promessa de campanha que até agora ainda não foi cumprida. Segundo os companheiros do prefeito ele teria se precipitado quando foi aos meios de comunicação local para dizer que a taxa seria retirada num curto espaço de tempo.

LAGOA GRANDE-MG: PREFEITO COM A POPULARIDADE EM ALTA

Diante da alta popularidade, fato raro no ínicio de governo, o prefeito de Lagoa Grande Dr. Márcio Valeriano tem recebido do seu partido PRB, todos os elogios pela a forma como tem administrado o município. A cidade está se preparando para comemorar no mês de abril os 21 anos de emancipação política.

LAGAMAR-MG: CÍÚME DO PODER

Aliados do prefeito Dr. Cássio Marra estão achando que o as ações do governo estão concentradas nas mãos dos secretários Vete e Antônio Celso, isso tem causado um ciúme danado entre os companheiros. Cabe aos dois provar para o grupo e a população que estão no caminho certo.

GUARDA-MÓR: CANDIDATURA DO VICE, PASSA PELA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO EDGAR

O sonho de sair candidato a deputado estadual pelo o vice-prefeito de Guarda-Mór,  Dr. Rômulo Ferreira passa  fundamentalmente pela a capacidade do atual prefeito Edgar José de Lima de fazer uma grande administração. Caso contrário o sonho pode virar pesadelo. Lembrando para o prefeito que os 100 dias de administração já bateu na porta, sem a população saber até agora quais foram as principais ações do governo.

MARVAL PEREIRA: TAREFA DIFÍCIL DA OPOSIÇÃO

A pesquisa do Ibope/CNI foi uma ducha de água fria nos candidatos a opositores da reeleição da presidente Dilma Rousseff, em menor intensidade para o senador Aécio Neves, que é mesmo da oposição. Não parece provável que desista da candidatura mesmo diante da aparência de imbatível que a presidente Dilma ostenta nesses dias.
Há quem acredite nos meios políticos – um deles é o governador Eduardo Campos, que torce por isso - que o senador Aécio Neves pode partir para tentar se eleger novamente governador de Minas se a presidente estiver muito bem nas pesquisas no início do ano, mas é difícil que isso aconteça. Ao assumir a presidência do PSDB em maio, Aécio estará comprometido com um projeto partidário que não se abandona sem mais nem menos.

Nem uma eventual dissidência tucana em São Paulo pode servir de desculpa, pois tudo indica que ele terá o apoio do governador Geraldo Alckmin, mesmo que José Serra não se engaje na campanha. Como Aécio ainda tem quatro anos de mandato poderia disputar a eleição presidencial sem perder o mandato, e ficaria com a imagem nacional para tentar novamente em 2018. É claro que naquela eleição poderá ter outra vez um candidato de peso em São Paulo, se o governador Geraldo Alckmin se reeleger.

O governador Eduardo Campos, que costeia o alambrado governista quase fora do controle, deve ter tomado um baque com o crescimento de popularidade presidencial no Nordeste, sua região. Mas reagiu como quem está disposto à luta. Já havia dito que popularidade não é voto, e disse sobre a pesquisa que ninguém deve cantar vitória antes do tempo.

O governador de Pernambuco tem dito a interlocutores que está disposto a se candidatar mesmo para perder, embora não goste de perder, desde que o PSB considere essa uma tarefa importante com vistas ao futuro do partido. Os poucos setores que ainda têm dúvidas sobre a viabilidade de sua candidatura temem que esse périplo que vem fazendo pelo país, reunindo-se com políticos e empresários, dê ao eleitorado pernambucano a sensação de que está abandonando o Estado, quando o principal trunfo que ele tem é sua gestão de governador.

Parece ser uma preocupação excessiva, pois a situação de Campos em Pernambuco é diferente da de Gilberto Kassab em São Paulo, que foi punido pelo eleitorado depois que, na percepção popular, abandonou a cidade para sair pelo país na construção do seu PSD.
Campos tem uma tradição na política de Pernambuco, na linhagem do avô Miguel Arraes, que Kassab não tinha em São Paulo. Mesmo com a presidente apresentando esse desempenho de favorita nas pesquisas, é muito difícil imaginar que ela possa vencer no primeiro turno como os analistas petistas – alguns com contratos assinados de prestação de serviços que desqualificam suas análises – anunciam já estar decidido nas estrelas.

Em 2010, bastou que Marina tivesse cerca de 20% dos votos para levar a eleição para o segundo turno. A então candidata petista recebeu 46,91% dos votos válidos (que exclui brancos e nulos). Serra obteve 32,61% dos votos, Marina Silva (PV) 19,33%. Na sequência, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) teve 0,87% dos votos válidos, José Maria Eymael (PSDC), 0,09%, Zé Maria (PSTU), 0,08%, Levy Fidelix (PRTB), 0,06%, Ivan Pinheiro (PCB), 0,04% e Rui Costa Pimenta (PCO), 0,01%.
Como desta vez deve estar na lista também Eduardo Campos, será preciso que dois dos três principais candidatos fracassem redondamente para não haver segundo turno. Os tucanos fazem a seguinte conta sobre os 45% de votos que tiveram no segundo turno em 2010: a fragilidade de Dilma na época ajudou, mas no contraponto Lula estava na Presidência, empenhado 100% em campanha. Com mais de 7,5% de crescimento do PIB no ano, com a Petrobrás e o Pré-Sal "brilhando", sem traço visível de inflação, hoje aguda e presente no dia a dia das famílias.

Sem tais ingredientes, a tarefa será facilitada, pois, além de tudo, Aécio parece um candidato mais "leve" que Serra. O governo vê com outros olhos: hoje a candidatura de Dilma teria em seu apoio a alta popularidade da presidente, que não existia em 2010, além da de Lula. E a economia melhorará este ano, o suficiente para manter a sensação de bem-estar da população.

NOVO PAPA MELHORA A IMAGEM DA IGREJA CATÓLICA

Um sapato velho, um telefonema para o jornaleiro e uma viagem de ônibus. Os pequenos gestos dos primeiros dias do papado de Francisco dominaram o noticiário sobre o Vaticano e deixaram em segundo plano as denúncias de corrupção e pedofilia.

Na avaliação de especialistas em marketing político, o Pontífice argentino, com atitudes cuidadosamente estudadas, conseguiu mudar, pelo menos neste primeiro momento, a imagem da Igreja Católica.

A Igreja estava sendo julgada só pelos defeitos e não pelas qualidades. Agora, começa uma discussão em torno das qualidades, com a possibilidade de se voltar para os pobres — avalia o publicitário Paulo de Tarso Santos, responsável pelo marketing das campanhas a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989 e 1994 e de Marina Silva em 2010.
Santos acredita que Jorge Mario Bergoglio, o novo Papa, “tem uma vocação muito grande para o marketing pessoal”.

— A partir da eleição dele, a Igreja passou a ser vista de uma forma bastante diferente. O marketing da simplicidade é muito poderoso. As pessoas se identificam muito. Ninguém é contra a simplicidade.

Na avaliação do antropólogo e publicitário Renato Pereira, marqueteiro das campanhas do governador Sérgio Cabral em 2006 e 2010 e do prefeito Eduardo Paes em 2008 e 2012, o Pontífice argentino tem “consciência de que é importante agir dessa maneira” num período em que a Igreja atravessa uma crise com escândalos sexuais e financeiros, que atingem dois de seus principais pilares: a ética e a moral.

— Para ser relevante, qualquer instituição depende hoje de credibilidade. Mas numa instituição religiosa, que fala da fé, tudo se baseia na crença e na credibilidade.

FALTA DE EMPREGADAS DOMÉSTICAS

A relação dos patrões brasileiros com os empregados domésticos vai mudar. Se o crescimento previsto para o Brasil se confirmar nos próximos anos, será cada vez menor o número de pessoas dispostas a atuar em tarefas domésticas.

No ano passado, por exemplo, a participação desse grupo no total da população ocupada foi de apenas 6,6%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE. É o resultado mais baixo desde 2003.
A redução no número de trabalhadores domésticos elevou o poder de barganha da categoria: o rendimento cresce ininterruptamente desde 2003 e o nível de formalização é o mais alto da história.

É nesse cenário inédito que a categoria também se vê próxima de garantir novos direitos por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas

MIGRAÇÃO DO PRODUTOR RURAL PARA A CIDADE

A acelerada diminuição da população rural global coloca a FAO – braço das Nações Unidas para agricultura e alimentação -, em estado de alerta sobre as consequências desse movimento na produção agrícola. “A população urbana está agora superando a população rural e essa diferença vai subir quase como uma flecha nos próximos anos.

WILL NUNES: sem apoio essa migração não pára de ocorrer no país. É comum andar no meio rural e perceber a situação cada vez mais crítica principalmente atingindo o pequeno produtor rural, que sem apoio e incentivo é praticmanete empurrado deixar o campo para ir para a área urbana.

Em Vazante o ex-prefeito Orlando Fialho fez talvez o maior programa rural de Minas, quando criou o PROAF -  programa com a finalidade de manter o homem no campo. Na sua gestão além de recuperação de estradas, instalação de  pontes e mata -burros, hora trator, aração e distribuição de sementes fazia parte do projeto de auxílio ao pequeno produtor.

Acostumado a vida no campo, muitas vezes sem escolaridade e qualificação profissional o homem do campo quando deixa o meio rural geralmente chega ao grande centro sem espaço e oportunidade de emprego sofrendo as consequências de uma sociedade que não valoriza o trabalho de quem coloca a refeição na nossa mesa todos os dias.

A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR NO SANEAMENTO BÁSICO

Cada R$ 1 investido por governos em saneamento básico economiza R$ 4 em custos no sistema de saúde, estimaram especialistas presentes no 4º Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, realizado nesta semana pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“A partir do momento em que o cidadão tem um sistema de distribuição de água em quantidade e qualidade certas, as doenças de veiculação hídrica, como diarreia e esquistossomose, por exemplo, vão diminuir. Se diminuem as doenças, a quantidade de vezes que uma mãe vai levar o filho com desinteria ao médico vai diminuir”, disse o diretor do Departamento de Engenharia da fundação, Ruy Gomide.

Em todo o mundo, 1,9 milhão de mortes infantis são causadas por diarreias todos os anos, segundo dados apresentados por Léo Heller, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Do total de doenças registradas na população, 4,2% se devem à falta do saneamento básico.

PREFEITOS E OS PEDIDOS DOS VEREADORES

Apesar das reclamações de alguns prefeitos diante dos inúmeros pedidos de vereador, a verdade é que sem atender fica dificil governar.

"FRASE DO DIA"

“O pessimismo cessa logo que começamos a agir”.
Louis Lavelle

VAZANTE-MG: VM COMEMOROU COM EVENTOS O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia da Água  comemorado mundialmente em 22 de março, e para celebrar este dia, a Votorantim Metais unidade de Vazante realizou atividades com a comunidade e com os colaboradores despertando a reflexão sobre o valor desse bem natural.

A Semana da Água propõe uma reflexão sobre a “Cooperação pela Água”. Sugerido pela UNESCO, o tema tem como objetivo trabalhar a democratização desse bem natural no mundo, para que todos tenham acesso à sua utilização de maneira igualitária.

Todas as escolas de Vazante participaram de palestras educativas e poderam aprender mais sobre o uso da água, não desperdício e combate à poluição, por meio do Jogo da Água – uma espécie de tabuleiro gigante, no qual as peças são os próprios estudantes.

CABECEIRA GRANDE-MG: VICE-PREFEITA OTIMISTA COM O MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE

Com um papel fundamental para a eleição de Odilon em Cabeceira Grande, a vice-prefeita Lilia Siqueira agora tem no Minstro Antônio Andrade um nome importante no ministério do governo da presidenta Dilma para enviar suas reivindicações em defesa de Cabeceira Grande e Palmital.

UMA EMPREGADA DOMÉSTICA PODE CUSTAR R$ 1.174,48

O controle da jornada de trabalho é a novidade mais relevante da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas. Segundo eles, é recomendável que os empregadores criem um contrato para os funcionários domésticos fixando jornada e horas extras, por exemplo. "É preciso a elaboração de um contrato que estabeleça uma relação um pouco mais formal", afirma Ricardo de Freitas Guimarães, professor da pós-graduação da PUC-SP.
 Um cálculo do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista mostra que uma empregada que recebe o salário mínimo de São Paulo (R$ 755) custa mensalmente R$ 973,95. Se a PEC for aprovada, o valor vai subir para R$ 1.046,09. No caso de quatro horas extras por semana, o custo chega a R$ 1.174,48.
 Pelo texto da PEC, os empregados domésticos poderão trabalhar no máximo 44 horas semanais, oito horas diárias. "Com a necessidade do controle da jornada de trabalho, o empregador pode usar cadernos de controle de ponto que vendem em livrarias e papelarias ou podem ser impressos pelo computador", recomenda a especialista em Direito Trabalhista Mirella Costa Macêdo Ferraz.
 Além do horário de entrada e saída, o controle de ponto deve indicar o horário de intervalo para almoço e descanso. Patrão e doméstico assinam o livro, para atestar a veracidade das informações.

WILL NUNES: que a empregada doméstica merece ganhar até mais de um salário mínimo isso ninguém discute. Agora cá, pra nós num país aonde a grande maioria da população não ganha se quer um  salário que atenda suas próprias necessidades como pagar ao profissional  do lar  valor merecido porém fora do contexto da realidade econômica das famílias brasileiras.

Será que os deputados e senadores acham que o salário do brasileiro é o mesmo que eles ganham no Congresso Nacional?O piso salarial que deveria ajudar melhorar a qualidade de vida das empregadas domésticas pode gerar é um grande desemprego na classe. Antes de melhorar atravez de uma lei o salário das empregadas domésticas precisamos oferecer a elas e ao povo brasileiro de maneira geral a oportunidade de estudar, qualificar e ganhar melhores salários, para aí, sim remunerar com dignidade todos os trabalhadores que querem que esse país seja um lugar de  oportunidade iguais  para todos. 


WILL NUNES: MÚSICAS RELIGIOSAS: DINHEIRO NÃO É TUDO!

Uma das coisas que me chamam mais atenção quando escuto as letras de algumas músicas religiosas é que tentam expressar que o dinheiro não tem muito valor e influência na vida das pessoas.. Mas eles mesmos, os cantores cobram cachês milionários ao se apresentarem (católicos e evangélicos) e moram em casas milionárias. Por que será ? Me engana que eu gosto...

Todo mundo sabe que dinheiro não trás felicidade. Mas proporciona conforto e tranquilidade para a família. Será que DEUS não quer que todos tenham uma casa boa para morar, carro, comam bem, viagem, coloque os filhos em escola particular, tenha um bom plano de saúde....

Ou DEUS deseja que as pessoas vivam debaixo da ponte, passem fome, não tenham carro, vivam na miséria; sem saúde e educação, etc...

Vamos deixar de hipocrisia: dinheiro não trás felicidade é verdade, mas traz bem-estar, satisfação,  pior é ser infeliz sem ele.

VAZANTE-MG: GRUPO LIGADO AO EX-PREFEITO DE ORELHA EM PÉ

Uma ala ligada ao ex-prefeito de Vazante Alcides Diniz já começa acreditar que existe mesmo a possibilidade do prefeito Dr. José Benedito se aliar novamente ao grupo do Ministro Antônio Andrade. O fato está deixando o grupo próximo a Alcides de orelha em pé,

VAZANTE-MG: AS FRASES DESCONECTADAS DE DR. JOSÉ

As frases aparentemente desconectadas de Dr. José Benedito ainda surtem efeito para algumas pessoas que insistem não compreender o prefeito de Vazante. Com o jeitão simples costuma lançar nomes para disputar a sua sucessão municipal e alimentar o sntimento político nas pessoas. Assim cria no imaginário dos correligionários uma sensação que o mesmo pode virar cabo eleitoral de uma possivel candidatura nas próximas eleições.

Quem conhece Dr. José Benedito sabe que de bobo, não tem nada. Conhece a política popular como ninguém, fazer as pessoas próximas ter aspirações políticas fazem parte da sua estratégia de tentar o grupo sempre ao seu lado. Sem abrir mão dos seus sonhos na política. Não é a toa que é prefeito de Vazante pela a terceira vez. 

LAGAMAR-MG: PRESIDENTE DA CÂMARA CONDUZ OS TRABALHOS COM SERENIDADE

Em Lagamar o presidente da Câmara  "Batata" tem feito um trabalho sereno na presidência da Casa Legislativa. Ligado ao ex-prefeito Ari Batista conduz os trabalhos de forma tranquila e democrática.

CANDIDATOS DE OLHO NUMA POSSÍVEL VAGA DO MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE

Com a posse de Antônio Andrade como Ministro da Agricultura da presidenta Dilma, alguns pré-candidatos já estão de olho com a possibilidade dele continuar no governo deixando uma porta aberta no Noroeste e Alto Paranaíba.

DEPUTADO DEIRÓ ESPERA APOIO EXPLÍCITO DE DR. JOSÉ BENEDITO

O deputado estadual Deiró Marra espera que o prefeito Dr. José Benedito anuncie o mais rápido possivel apoio a sua reeleição. O receio do parlamentar é que ele venha apoiar o ex-prefeito Alcides Diniz que faz movimento para viabilizar sua candidatura para Assembleia.

AÉCIO X CAMPOS

O DEM encomendou pesquisa no Rio sobre o conhecimento entre os eleitores dos candidatos ao Planalto Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Aécio levou a melhor. O tucano é conhecido por 51,6% dos ouvidos. O socialista por por 22,6%. A imagem positiva de Aécio é de 45,4% e a de Eduardo 30,8%. O Instituto GPP fez 2 mil entrevistas residenciais em todo estado dias 16 e 17. Na corrida pelo governo do Rio, o ex-governador Anthony Garotinho (PR), com 17,5%, e o senador Lindbergh Farias (PT), com 17,4%, lideram. O vereador César Maia (DEM) tem 15,3%, o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB) 11,6% e o deputado Alfredo Sirkis (Rede) 2,3%.

CÂMARAS MUNICIPAIS REJEITAM A IDÉIA DE MOSTRAR COMO FUNCIONA O LEGISLATIVO PARA A POPULAÇÃO

Já que uma das funções do vereador é legislar e fiscalizar é impressionante como as Câmaras Municipais não divulgam suas ações institucionais. Parece que gostam mesmo que o eleitor continue tendo a visão que o parlamentar municipal tem como função pagar contas de água, energia, cestas básicas, passagens,etc...

Poucas são as Casas Legislativas preocupadas em informar a população como funciona o importante papel do poder legislativo. A falta dessa informação é o principal fator que faz com que o vereador seja muitas vezes mal avaliado pelo a comunidade. 

HOMEM DEIXA MULHER COMO GARANTIA EM MOTEL

Um homem protagonizou um episódio no mínimo curioso, deixou a namorada em um motel como garantia de pagamento. De acordo com a Polícia Militar, ele e uma mulher, de 33 anos, moradora do Porto Velho deram entrada no motel, certo tempo depois na hora de pagar a conta ele informou que tinha esquecido a carteira em casa e que queria sair para buscar o dinheiro para acertar a conta e que deixaria os documentos da moto, o capacete e a sua companheira, mas voltaria logo.
Contudo, não voltou e a direção do motel chamou a PM para lavrar o auto de ocorrência. A conta, que ficou no valor de R$97,00 não foi paga e o caso segue agora para a Polícia Civil por negação de saldar dívida.

DILMA EM RITMO DE PRÉ-CAMPANHA

O jornalista da folha Josias de Souza destaca que, dois meses depois de recepcionar prefeitos num grande encontro em Brasília, Dilma Rousseff prepara um ciclo de viagens para encontrá-los nos seus Estados.
Na Capital, anunciou a liberação de R$ 66,8 bilhões. No giro pelo país, vai trombetear os convênios, estimulando os gestores municipais a apresentar projetos. Sob o pretexto administrativo, escondem-se objetivos eleitorais. As viagens começam neste mês de abril. O avião presidencial deixará o hangar com frequência inusual.
Noves fora o Distrito Federal, a intenção de Dilma é a de passar pelas 26 unidades da federação. Aos pouquinhos, vai ficando claro que, em tempos de campanha antecipada, os maiores excessos são sempre os de moderação.

SEMANA SANTA

Hoje é  Domingo de Ramos, a data abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas.

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

OPINIÃO: ALEX CAPELLA

Os três pré-candidatos a presidente do campo de oposição – Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede) – têm se esforçado para buscar apoios de legendas insatisfeitas com o espaço dado a elas pela presidente Dilma Rousseff no governo federal. Tentam atrair aliados de Dilma para enfraquecer o campo da situação. Ao mesmo tempo, aproveitam todas as oportunidades que têm para atacar a gestão da presidente e atenuar disputas nos próprios partidos.

Mas a tarefa não é fácil. No campo administrativo, os marqueteiros da oposição quebram a cabeça para convencer o eleitorado de que a gestão da presidente não é boa, mesmo diante do patamar histórico referente ao nível de desemprego, um dos mais baixos da história. Outro alvo é o ex-presidente Lula que, segundo os opositores, teria deixado uma “herança perversa” para o atual governo. Estratégia equivocada, já que a presidente Dilma, a cada dia, supera o padrinho aos olhos do eleitorado.

Internamente, a concorrência convive com a desconfiança dos próprios correligionários. Marina Silva mantém viagens pelo país em busca de “apoiadores” para a formação de seu projeto partidário. O ritmo lento de adesões preocupa a ex-senadora. Eduardo Campos ainda tenta entender a mudança repentina no discurso do ex-ministro Ciro Gomes, que, após criticar a possível candidatura do correligionário, mudou de ideia e agora defende que seu partido tenha candidato. É um apoio considerável, se realmente se consolidar.

A busca pela unidade partidária também tem sido a principal agenda de Aécio Neves nos últimos dias. Sem isso, o impulso para sua candidatura à Presidência perderá embalo. O ex-governador José Serra é apontado por interlocutores do mineiro como o maior obstáculo à unidade do partido. Com ele, a conversa está inconclusa. Aécio acredita que, em “momento oportuno” terá o apoio do tucano paulista. Enquanto isso, a popularidade da presidente Dilma bomba com quem interessa: o eleitor!

MINISTRO PIMENTEL VAI CONSOLIDANDO SEU NOME NO PT PARA DISPUTAR O GOVERNO DE MINAS

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), parece não ter mais obstáculos internos para se candidatar ao governo de Minas em 2014. O desafio do partido, agora, é chegar a um consenso para a disputa pela presidência estadual da sigla, em novembro.

Em reunião ontem, a ala Resistência Socialista, que ventilou a possibilidade de lançar Chico Simões, ex-prefeito de Coronel Fabriciano, ao governo, recuou.

MARCUS PESTANA SERIA O CANDIDATO DE ÁECIO AO GOVERNO DE MINAS

O deputado Paulo Abi Ackel (MG) diz que a escolha do candidato do PSDB ao governo mineiro “é quase um conclave”. Mas deve ser o deputado tucano Marcus Pestana, o preferido do senador Aécio Neves

EIKE BATISTA JÁ PERDEU 53 BILHÕES DE REAIS

É dramática a situação de Eike Batista, que chegou a ser apontado como o homem mais rico do Brasil e o sétimo do mundo: nos últimos 12 meses, suas empresas perderam R$ 53 bilhões de valor de mercado e, na sexta (22), os papéis da LLX (logística) caíram 11%, os da OGX (petróleo), 9% e as ações da MMX (mineração) perderam 8%. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo neste sábado, o banqueiro André Esteves (BTG Pactual), que se associou ao empresário, afirmou ser "natural" que Batista, controlador das suas empresas com até 70% de participação, fique com apenas 20% ou 30%. Neste sábado, em seu twitter, Eike Batista falou mal da revista Veja, disse que se sentiu honrado com a visita de Lula ao Porto do Açu, mas não comentou a operação de lobby que tentou passar a perna no Estado do Espírito Santo.

FORMULA-1: VETTEL GANHA O GRANDE PRÊMIO DA MALÁSIA

tricampeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel conquistou a vitória num controverso Grande Prêmio da Malásia, neste domingo, após ignorar uma ordem de equipe para recuar e deixar o companheiro de Red Bull, Mark Webber, chegar em primeiro lugar.
A 27ª vitória do alemão na carreira, tendo largado da pole position, foi recheada de emoção, em uma tarde marcada por incidentes e que começou sob chuva.
A dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, terminou em terceiro e quarto lugares, cruzando a linha de chegada colados e apenas 12 segundos atrás de Vettel. O chefe da Mercedes, Ross Brawn, deu ordem para que seus pilotos não travassem uma disputa por posições.
Ao contrário do compatriota Vettel, Rosberg aceitou a determinação para ficar atrás de Hamilton, apesar de dizer repetidas vezes à equipe pelo rádio que era mais rápido e que deveria ser autorizado a realizar a ultrapassagem sobre o britânico.
Felipe Massa, que largou em segundo mas perdeu posições logo na largada, terminou em quinto, enquanto seu companheiro de equipe na Ferrari, Fernando Alonso, bateu na segunda volta e abandonou a prova que vencera no ano passado.

JORNALISTA INSINUA QUE MINISTRO ESTARIA NAMORANDO A PRESIDENTA DILMA

O jornalista Claudio Humberto, que mantém uma coluna em diversos jornais e na internet, insinua, neste domingo, a existência de uma relação pessoal entre a presidente Dilma e o ministro Aloizio Mercadante, que pode até vir a ser candidato à presidência da República em 2018. Leia abaixo:
VIAGENS DE MERCADANTE COM DILMA SÃO MISTÉRIO
Tem provocado falatório a presença do ministro Aloizio Mercadante (Educação) nas viagens internacionais da presidente Dilma, mesmo naquelas onde isso não faz sentido, como a entronização do papa. Político amante dos holofotes, ele aproveita para se transformar em “papagaio de pirata” oficial porque disputará o Senado ou o governo de São Paulo, em 2014. E ainda sonha com a Presidência, em 2018. 
CUSTO SECRETO
“A presidenta tem a prerrogativa de escolher quem a acompanha”, diz a assessoria de Dilma, sem citar o custo-Mercadante nos passeios.
FATUROU BEM
Só nas viagens com Dilma mundo afora durante o ano de 2012, Aloizio Mercadante faturou quase R$ 40 mil em diárias. E teve tudo pago.
PROJETO DE PODER
Para o senador tucano Alvaro Dias, o ministro Mercadante “prioriza seu projeto de poder, e ignora as mazelas da educação no Brasil”.

AÉCIO E A SUA PREFERÊNCIA PELO O RIO DE JANEIRO

Representante de Minas, o senador Aécio Neves (PSDB) fez para o Rio de Janeiro 63% das viagens bancadas pela verba de transporte aéreo (VTA) do Senado. Desde o início do mandato, o presidenciável pagou com dinheiro público 83 voos, dos quais 52 começaram ou terminaram na capital fluminense. Na maioria dos casos, embarca rumo ao Aeroporto Santos Dumont, o mais próximo da zona sul da cidade, onde passou parte da juventude, cursou a faculdade, mantém parentes e costuma ser visto em eventos sociais.
 O Senado pagou R$ 33,2 mil pelos voos a partir do Rio ou para a capital fluminense. Dos 25 que aterrissaram ali, 22 foram feitos de quinta a sábado; dos 27 que decolaram, 22 saíram entre domingo e terça.

 gabinete de Aécio alega que o senador tem residência fixa em Brasília, Belo Horizonte e Rio, onde residem sua filha e sua família, e onde passa os fins de semana. Sua assessoria sustenta que ele tem atividades como "parlamentar e agente político" nas três cidades. Mas não informa quais foram os compromissos de Aécio no Rio. O Estado enviou a lista dos voos na quarta-feira solicitando o detalhamento, mas não obteve resposta.