sexta-feira, 1 de julho de 2011

DE OLHO NOS PLUGUES

A partir desta sexta-feira (1º), os plugues, vendidos isoladamente ou em aparelhos eletroeletrônicos expostos no mercado brasileiro, só podem ser de dois tipos: com dois ou três pinos. O comércio tem até amanhã (30) para adaptar definitivamente os estoques. Este prazo marca a última etapa do processo de implementação do Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, que começou a ser instalado com lei sancionada em 2000.

PREFEITURA DE VAZANTE DISTRIBUI KITS DE UNIFORMES

Com as presenças de pais e responsáveis, alunos do AABB Comunidade receberão os kits de uniformes do programa, que conta com 120 participantes. O prefeito Orlando Fialho confirmou presença na solenidade, que será realizada no anfiteatro municipal, com início às 19h. Os kits são compostos de tênis, meias, maiôs ou sungas, toucas de natação, toalhas, agasalhos, bermudas e camisetas de mangas curtas e longas, além de boné, pente e produtos de higiene bucal. Fruto de parceria da Prefeitura de Vazante de com a Fundação Banco do Brasil, o programa assiste crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, com projetos sócio-esportivos e educacionais que integram a família, a escola e a comunidade.

LULA SERÁ DESTAQUE NO CARNAVAL DE SÃO PAULO

A escola de samba Gaviões da Fiel confirmou nesta sexta-feira, em nota oficial, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado no samba-enredo da agremiação para o Carnaval de 2012. Com o título “Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula o retrato de uma nação”, o enredo vai anunciar a história de um ex-operário que chegou a ser Chefe de Estado

CÓDIGO FLORESTAL: ANISTIA GERAL

Senadores sinalizaram disposição para rever brechas no texto do projeto do Código Florestal que permitem novos desmatamentos e a anistia geral para áreas desmatadas. Esse recuo, no entanto, teria de vir acompanhado de uma compensação: linhas de financiamento para recuperar áreas degradadas e também para incentivar proprietários a manter a preservação

LÍDER DE DILMA NO CONGRESSO SERÁ DO PMDB

Em operação para reduzir o passivo com a base aliada, a presidente Dilma Rousseff está decidida a escolher o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) para líder do governo no Congresso. Próximo a Dilma, o parlamentar contempla a porção da base que se sentia preterida no xadrez do loteamento desencadeado pelo Planalto desde a crise que derrubou o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci - o grupo dos deputados. Na remontagem da articulação política, Dilma optou pela senadora Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e pela ex-senadora Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

PARACATU-MG: AEROPORTO NÃO ATENDE EMPRESAS AÉREAS

Evaristo Mascarenhas de Paula, diretor de marketing e vendas da Trip afirmou em entrevista à Revista Isto é Dinheiro, que vários aeroportos do interior do Brasil não tem condições de atender a expansão planejada e esperada do setor aéreo.

LIMINAR DEIXA TRIBUNAIS SEM HORÁRIO DEFINIDO

Uma liminar do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ontem a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinava horário de funcionamento unificado para todo o Judiciário. No fim de março, o conselho decidiu que os tribunais teriam de ficar abertos de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no mínimo. Hoje, o horário de atendimento varia em cada unidade da Federação: parte funciona apenas de manhã, e parte, só à tarde.

A nova regra entraria em vigor nesta segunda-feira, dia 4, mas Fux suspendeu a validade dela até que o STF examine melhor o assunto, em plenário. A data para esse julgamento ainda não foi marcada.

A decisão foi tomada a pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que entrou com ação direta de inconstitucionalidade contra a determinação do CNJ.

VAZANTE-MG: DR. MARCIANO BORGES DIZ QUE EX-PREFEITO DEVE DEIXAR O PMDB

O advogado Dr. Marciano Borges em entrevista ao programa rádio repórter da Rádio Montanheza-AM, disse que acredita que Dr. José Benedito deixará o PMDB, filiando-se em breve num novo partido ligado ao grupo da oposição.

PSD A CAMINHO DA LEGALIDADE

O PSD vai se registrar nos TREs de 16 ou 17 estados entre os dias 15 e 20 de julho. O pedido de registro será acompanhado de 500 mil a 600 mil assinaturas de apoiamento certificadas. O prefeito Gilberto Kassab (São Paulo) planeja fazer a primeira convenção nacional e registrar seu primeiro diretório nacional no TSE na primeira quinzena de agosto.

O partido teria hoje 43 deputados e dois senadores. Mas há outros esperando para embarcar no PSD. Sobre as ações para impedir sua criação, Saulo Queiroz minimiza: "Vai tudo muito bem. Se o PMDB, o PT e a presidente Dilma estivessem contra nós, seria mais difícil; mas se o nosso adversário é o DEM não dá para ficar com medo".


PARTIDO VERDE SEM MARINA

Marina Silva anuncia em Brasília dia 7 de julho, quinta-feira que vem, sua saída do Partido Verde, confirmou há pouco aliado da presidenciável. O local e a hora ainda serão divulgados. Com ela também sairão o empresário Guilherme Leal - que foi seu candidato a vice na chapa ano passado - o federal Alfredo Sirkis, o ex-deputado Fernando Gabeira e outros insatisfeitos com a legenda (veja nota ao lado). Marina está na Alemanha, onde participa de encontro com o PV daquele país, e desembarca no Brasil na terça-feira.

PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PENA

O jornal americano The Washington Post divulgou matéria sobre o programa de redução penal que passará a ser adotado no Brasil. Segundo o texto, para cada 12 horas que um preso passa em sala de aula um dia é extinto de sua sentença. A Lei de Execução Penal, publicada nesta quinta (30) no Diário Oficial da União, beneficia tanto aos presos que fazem o ensino fundamental quanto aqueles que cursam o ensino médio e técnico, independente dos crimes que tenham cometido. Segundo a publicação, o Ministério da Justiça brasileiro diz não haver nenhum outro tipo de programa como este no mundo

GRANDE EXEMPLO

Parceria inédita em São Carlos (SP) converte em doação de livros as penas em dinheiro oriundas de acordos na Justiça Federal. A parceria foi negociada pelo prefeito Oswaldo Barba (PT). O réu pode escolher os títulos. São Carlos é ama das cidades que mais têm bibliotecas

JUIZ VOLTA ANULAR PROCESSO DE UNIÃO ESTÁVEL DE CASAL HOMOSSEXUAL

O juiz Jeronymo Pedro Villas Boas, de Goiânia, voltou a anular o processo de união estável entre um casal homossexual. Foi a segunda vez em duas semanas que o magistrado tomou essa medida. A mais recente decisão, divulgada nessa quinta-feira, foi tomada nessa quarta-feira, quando o magistrado da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal e de Registros Públicos de Goiânia revogou o contrato firmado entre dois homens que vivem juntos há 22 anos

PRODUÇÃO INDUSTRIAL BATE RECORDE

A alta de 1,3% na produção industrial brasileira em maio, na comparação com abril, fez o setor alcançar o maior patamar desde o início da série histórica, que teve início em 1991, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O patamar superou o resultado de março, que detinha o recorde de produção", disse o gerente da Coordenação da Indústria do IBGE, Andre Macedo.

A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) no País cresceu em maio nas duas bases de comparação: 1,7% ante abril e 7,1% na comparação com maio de 2010, de acordo com dados do IBGE divulgados hoje. Na comparação com maio do ano passado, a produção de bens de capital teve ritmo bem superior ao da indústria em geral (2,7%) e foi impulsionada sobretudo pelo crescimento nos subsetores de transporte (16,7%) e construção (24,8%) e, em menor escala, por bens de capital para fins industriais (0,8%). Em comparação a maio de 2010, a produção de bens intermediários cresceu 2,4% e de bens de consumo, 2,1%, sendo duráveis com 2,3% e semiduráveis e não duráveis com 2%.

VAZANTE-MG: PREFEITO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROAF

O novo secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, ex-vereador Osvaldo Andrade, do PMDB, que já ocupou o mesmo cargo na administração passada, admitiu que o prefeito, Orlando Fialho, está valorizando mais o homem do campo. Ele destacou a importância econômica e social do Programa de Apoio a Agricultura Familiar (PROAF) que atendeu 675 produtores rurais viabilizando o plantio de aproximadamente 2.000 hectares de pastos e lavouras em 2010. O novo secretário anunciou que, além de ganharem o adubo e o frete gratuito de calcário, os produtores contemplados pelo PROAF 2011 também receberão sementes de milho e serão isentos do pagamento do combustível para o serviço de aração.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM VAZANTE

O prefeito Orlando Fialho já sancionou a lei, aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza a cessão de uso de um terreno, localizado na Rua Três de Maio, em frente à Prefeitura, para construção da agência da Caixa Econômica Federal em Vazante. A área, de 718 m/2, é composta de dois lotes avaliados em R$ 141.022,80, desapropriados pela Administração Municipal, com deferimento favorável da juíza da Comarca local, Mônika Machado Gomes. "Tivemos que desapropriar o terreno porque não houve quem dispusesse um imóvel para construir a agência conforme a proposta inicial da Caixa" - justifica o prefeito. A diretoria da Caixa informou que a obra será iniciada nos próximos dias, devendo ser concluída até o final deste ano.

LAGAMAR-MG: CURIOSIDADE

A conversa entre o deputado Antônio Andrade e os peemedebistas lagamarenses despertou curiosidade na roda política da cidade. O tema da conversa não foi revelada e deixou muita gente curiosa, inclusive o grupo da situação.

FIM DAS COLIGAÇÕES PREOCUPAM PARTIDOS EM LAGAMAR

Com o fim das coligações proporcionais para as próximas eleições municipais de 2012. A medida, no entanto, não vale para as coligações para candidaturas majoritárias. Os partidos em Lagamar estão quebrando a cabeça na preparação da formação das chapas para a disputa por cadeiras no Legislativo. Tem gente querendo mudar de partido e outros querendo entrar.

WILL NUNES COMENTA: o projeto foi aprovado no senado com 14 votos a favor da queda e 6 votos contra. O projeto segue para a Câmara que também vai votar o projeto.

´PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG: EX-PREFEITO FORTALECE O PMDB

A filiação de Antônio Claudio Godinho (Palito) no PMDB de Presidente Olegário-MG, tem movimentado o partido e fortalecido o seu nome como pré-candidato a prefeito em 2012.