sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A AMNESIA DO PSDB


:
Embora o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), tenha decretado o "fim do governo Dilma", o grau de investimento foi uma conquista do ex-presidente Lula, e não de FHC, como mostra tabela da própria Standard & Poor's; nos governos tucanos, o Brasil teve de recorrer três vezes ao FMI e sempre esteve próximo ao risco especulativo; só com Lula e sua política de acumulação de reservas internacionais o País conquistou o selo de bom pagador, perdido nesta quarta no caso de uma das agências, e que, segundo os ministros Joaquim Levy e Nelson Barbosa, pode ser reconquistado
Em 2008, no segundo governo do ex-presidente Lula, o Brasil ganhou, pela primeira vez, o grau de investimento da agência de classificação de risco Standard & Poor´s, algo que não havia acontecido durante os oito anos do governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso.
Nesta quarta-feira, o País perdeu o selo de bom pagador da S&P, o que gerou críticas ferrenhas por parte da oposição, que até reforçaram o discurso do golpe. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, falou em "fim do governo Dilma" logo após a notícia. Hoje, declarou que estamos "vivendo o caos anunciado".
Em matéria de risco, no entanto, o PSDB não pode cantar de galo, como mostra a tabela da própria agência. Durante o governo Itamar Franco, a nota do Brasil era apenas B. Depois que FHC assumiu como presidente, em 1995, o rating chegou a ser elevado para B+ e BB-, mas voltou para B+ em 2002, ano em que o tucano deixou o posto.
Após o início do governo Lula, a melhora da nota foi cada vez mais acentuada. Em 2004, voltou a subir para BB-. Em 2006, mais um degrau: BB. Em 2007, o rating subiu para BB+ e, em 2008, o País entrou para o clube dos devedores com melhor qualidade de crédito, com BBB-, subindo ainda em novembro de 2011 para BBB.
Um novo rebaixamento da nota só foi registrado em maio de 2014, quando voltou para BBB-, mas ainda mantendo o grau de investimento no País. O rating permaneceu o mesmo em julho deste ano. Na noite desta quarta-feira, o Brasil voltou ao primeiro nível sem grau de investimento.
Durante os governos do PSDB, o Brasil precisou recorrer três vezes ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em busca de empréstimos e sempre esteve próximo ao risco especulativo. O selo de bom pagador só foi conquistado com Lula e sua política de acumulação de reservas internacionais.
"O governo brasileiro continua trabalhando para melhorar a execução fiscal e torná-la sustentável. É fundamental a retomada do crescimento. Você vai notar que de 1994 a 2015 só em sete anos, a partir de 2008, a nota foi acima de BB+", lembrou a presidente Dilma Rousseff em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico nesta quinta-feira.
"Portanto", acrescentou Dilma, "essa classificação não significa que o Brasil esteja em uma situação em que não possa cumprir as suas obrigações. Pelo contrário, está pagando todos os seus contratos como também temos uma clara estratégia econômica. Vamos continuar nesse caminho e vamos retomar o crescimento deste país".
No artigo abaixo, o sociólogo, especialista em relações internacionais e assessor da liderança do PT no Senado Marcelo Zero afirma que o grau de investimento perdido ontem pela S&P, fato que vem sendo tratado pela imprensa como "uma espécie de apocalipse econômico", diz ele, foi obtido em abril de 2008 "graças à gestão econômica competente dos governos do PT".

MONTES CLAROS: PROGRAMA WILL NUNES - CANAL 20, AGORA É VIMTV!



Apesar de pouco tempo no ar o programa Will Nunes está obtendo altos índices de popularidade em Montes Claros. Principalmente agora que o  CANAL 20 passa por uma nova fase de transformação passando a se chamar VIMTV. 

Com uma nova programação, tecnologia,inovação e criatividade a TV vai se consolidando como uma televisão de referência no interior de Minas.



O programa retrata jornalisticamente a realidade do cotidiano das pessoas com informação,entrevistas,entretenimento, comentários e interatividade propondo um debate permanente dos assuntos de interesse de todos. 

NORTE DE MINAS: CUIDADO COM A CASCA DE BANANA


banana casca
Escorregar na casca de banana é um perigo, para quem deseja articular candidatura a prefeito no Norte de Minas. Todo cuidado é pouco!

CUNHA E A MINIRREFORMA

cunha com dilma
A reforma política ainda é um assunto em aberto: o diagnóstico é do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e foi feito no dia seguinte à última votação da reforma eleitoral pelos deputados. A declaração foi dada em seminário sobre Reforma Política organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em comemoração aos 70 anos da Justiça Eleitoral.
Ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros, Eduardo Cunha disse que o Congresso continua empenhado em melhorar a qualidade da representação política no Brasil, mesmo que as últimas tentativas de reforma não tenham resultado em mudanças significativas do modelo atual. “Ninguém é dono da verdade e os debates têm que ser sempre aprofundados; talvez com novos debates. Como a gente tinha, obviamente, a pressa de ter a legislação válida para as eleições de 2016, isso não quer dizer que o debate não esteja em aberto e que nós possamos, fora do período que tem a ver com as eleições, continuarmos o debate e deliberar qualquer outra modificação; se o consenso for adquirido não só na sociedade como dentro do Parlamento”.

TSE APROVA A MINIRREFORMA


Dias-Toffoli-300x225O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, disse hoje (10) que houve avanços na votação da reforma política, concluída nessa quarta-feira (9) pela Câmara dos Deputados. De acordo com o ministro, a redução do tempo de campanha eleitoral e a disponibilização obrigatória das contas de campanha na internet são pontos positivos.
Segundo o presidente, a diminuição do tempo de campanha reduzirá os custos e o limite de doação de empresas. ” Isso traz uma seriedade na contribuição para as campanhas, ou seja, nenhuma empresa pode ter uma contribuição tão maior que outras”. Sobre a publicidade das contas de campanha, Toffoli informou que a disponibilização no site da Justiça Eleitoral permitirá mais transparência na análise dos dados financeiros dos candidatos e dos partido

CHARNGE: O ABRAÇO DE ONÇA

amigo da onça

PRB: ENCONTRO REUNIRÁ MULHERES NA CÂMARA MUNICIPAL DE BH

O PRB Mulher se reúne amanhã (sábado) para um encontro estadual que promete movimentar a Câmara Municipal de Belo Horizonte. O grupo coordenado pela a advogada Greyce Elias, vereadora de Patrocínio,pretende ampliar a participação das mulheres no partido republicano.

AÉCIO: PSDB TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA EM BH

Aécio Neves disse a um grupo de tucanos, durante recente passagem por BH, que o PSDB terá candidato próprio a prefeito da cidade. E segundo um dos presentes, o grupo irá cobrar do senador a palavra empenhada.