quarta-feira, 23 de setembro de 2015

DILMA SE ARTICULA CONTRA O IMPEACHMENT



Articulando pessoalmente, a presidente Dilma Rousseff desarmou a bomba atômica de R$ 127 bilhões em novas despesas do governo, ao conseguir no Congresso a manutenção de 24 dos seus 32 vetos; com a recusa dos caciques do PMDB em apoiar o governo nas articulações, restava a negociação direta com a bancada; segundo Tereza Cruvinel, do 247, foi aí que se consolidou uma aliança entre a presidente e o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani; "Um político vira cacique quando derrota outros caciques. Foi o que Picciani fez ao garantir a decisão da bancada, de manter-se no governo Dilma e de apoiar a manutenção dos vetos, por 42 votos a 9", conta; para ela, com os votos do PMDB, e se não cometer erros com outros aliados, como PR, PP e PSD, o governo estará armado para evitar que a oposição consiga 2/3 dos votos (342) para aprovar a abertura de processo de impeachment contra Dilma

DEPUTADO SARAIVA FELIPE PODE ASSUMIR O MINISTÉRIO DA SAÚDE

O líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), vai entregar para a presidente Dilma Rousseff amanhã, a pedido dela, uma lista com nomes para o Ministério da Saúde.
Mais cedo, ele confirmou que a presidente está disposta a tirar do PT e ceder ao PMDB da Câmara o comando do ministério.
Os nomes fechados em reunião da bancada são os dos deputados Manoel Junior (PB), Marcelo Castro (PI) e Saraiva Felipe (MG) – este o ex-ministro. Os três são médicos.
O líder reforçou que não procede a informação de que Saraiva Felipe foi recusado anteriormente na conversa que teve com a presidente Dilma.

DEPUTADOS MINEIROS SÃO INDICADOS PARA ASSUMIR MINISTÉRIO

:
Líder do PMDB na Câmara, deputado federal Leonardo Picciani (RJ), entregou à presidente Dilma Rousseff a lista com os nomes escolhidos pelo partido para ocupar os ministérios da Saúde e da Infraestrutura (resultado da fusão das pastas da Aviação Civil e Portos) na reforma administrativa que o governo está implementando;  nomes escolhidos para ocupar a pasta de Infraestrutura são os de José Priante (PA), Mauro Lopes (MG), Celso Pansera (RJ) e Newton Cardoso Júnior (MG). Para o comando do Ministério da Saúde, os peemedebistas indicaram Manoel Júnior (PB) e Marcelo Castro (PI). Uma outra indicação, a de Saraiva Felipe (MG), teria sido vetada pela presidente Dilma; Senado deve manter Kátia Abreu à frente do Ministério da Agricultura, além de Eduardo Braga (Minas e Energia)

CUNHA REVOLTADO LAVA AS MÃOS: DILMA NAS MÃOS DO CONGRESSO


No mesmo dia em que foi citado por mais um delator da Lava Jato, que o acusou de ser responsável pela nomeação da diretoria internacional da Petrobras, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deu seu parecer sobre o rito de eventual pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff; Cunha afirmou que, mesmo que o pedido seja rechaçado por ele, caberá recurso em plenário; roteiro do golpe prevê exatamente isso: Cunha rejeita o pedido e, em seguida, um parlamentar da oposição apresenta o recurso; para que tenha início o golpe parlamentar contra a presidente Dilma, serão necessários 342 votos dos 513 deputados; a sorte está lançada.

MONTES CLAROS: PECUARISTA PODE SAIR CANDIDATO A PREFEITO

Foto:
As eleições municipais do próximo ano começam a mobilizar os partidos políticos e despertam interesse de novas lideranças, que mostram-se dispostas a participar do processo eleitoral. Depois do vereador Cláudio Prates, do PTB, que admitiu o interesse de concorrer à Prefeitura, quem também pretende participar da disputa é o pecuarista Osmani Barbosa Neto, presidente da Sociedade Rural de Montes Claros. Recebendo convites de alguns partidos para filiar-se, ele vai definir o futuro partidário, nos próximos dias, para tentar viabilizar o projeto de ser candidato a prefeito, no processo eleitoral do ano que vem. O dirigente vem sendo preparado para entrar na vida pública através da política classista.
Ao participar do Programa Na Corda Bamba, na TV Geraes, Canal 2, nesse sábado ao vivo, Osmani Barbosa deixou claro que tem pretensão política e prepara-se para entrar na vida pública. Embora reconheça que há dificuldades, a intenção dele é de candidatar-se a prefeito de Montes Claros, nas eleições do próximo ano. “Quem não quer ser prefeito de sua cidade?”, indagou, ao confirmar que é justamente esta sua pretensão, ao frisar que, para viabilizar o projeto depende de uma série de fatores. “O que posso te dizer é que vou participar do processo eleitoral”, assegurou, ao responder questionamento do jornalista Hélio Machado, apresentador do programa.
O presidente da Sociedade Rural reconhece que o primeiro passo para postular a indicação para concorrer à Prefeitura é a filiação partidária. Ele recebeu convite para filiação de alguns partidos, entre os quais, PMDB e PDT. Entretanto, avalia melhor a situação de cada legenda para definir em qual vai se inscrever. Segundo o dirigente, é preciso analisar o programa de cada sigla para saber qual se enquadra com seu pensamento. Garante, no entanto, que a filiação será anunciada em curto espaço de tempo, até o início de outubro. Osmani Barbosa Neto é apontado também como possível companheiro de chapa de pretensos candidatos a prefeito. Mas, ele não se manifestou especificamente sobre esta possibilidade.
fonte:jornaldenoticias

VEM AI! HORÁRIO DE VERÃO

Preparem os relógios. Falta de menos de um mês para o início do horário de verão no País. À 0 hora do dia 18 de outubro de 2015 (domingo) os relógios devem ser adiantados em uma hora. Moradores dos Estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal precisam estar atentos à alteração, que segue até à 0 hora do dia 21 de fevereiro de 2016, quando os relógios retomam o horário tradicional.

O PMDB NA PASTA ADA SAÚDE

O PMDB vai assumir o maior Orçamento da Esplanada dos Ministérios. A Saúde administrou R$ 106 bilhões no ano passado. Essa mesma operação foi feita pelo ex-presidente Lula no escândalo do mensalão, quando o deputado peemedebista Saraiva Felipe assumiu a pasta. Há dois nomes cotados, mas o favorito é Manoel Junior (PB). O outro candidato, Marcelo Castro (PI), por conta da reforma política, sofre restrições do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Muito embora, esse não indique nem apadrinhe ninguém, esta circunstância pesa no processo de decisão.

DILMA GANHA MUSCULATURA

A presidente Dilma tornou mais sólida sua base de apoio no Congresso. Com a pasta da Saúde nas mãos do PMDB, não há a menor possibilidade do impeachment prosperar. Essa é a avaliação feita por dirigentes tucanos. 
A perda da Saúde gerou enorme frustração no PT. Mas seus líderes no Congresso reconhecem que esse é o preço a pagar para fortalecer o apoio ao governo. Fragilizado pela Operação Lava-Jato,

JORNALISTA ALEX SOLNIK: AÉCIO USAVA AVIÃO OFICIAL PARA CURTIR O RIO

:
A revelação de que o então governador de Minas Gerais, Aécio Neves fez 124 viagens em avião oficial ao Rio de Janeiro em fins-de-semana, sem agenda de trabalho e o seu comentário de que não fez nada de errado não chega a ser um escândalo bombástico, mas dá motivo para ninguém se arrepender por não ter votado nele nas últimas eleições.
Eleito fosse, seria um forte candidato a tirar de outro mineiro, Juscelino Kubitchek o título de “presidente voador”, com a diferença de que seu conterrâneo, ao que consta, não viajava para surfar no Leblon ou visitar a namorada e sim para construir Brasília, que mandou fazer ou foi feita para homenageá-lo em forma de avião.
A revelação das viagens que fez gastando dinheiro dos mineiros, e não o seu, apesar de pertencer a uma família de vastos recursos financeiros mostra que, na prática, comete os mesmos pecados que atribui aos que critica, e que o país agiu bem ao derrotá-lo e assim contribuir para confirmar o karma da família Neves: o de “quase” chegar à presidência da República.
Quando seu avô Tancredo Neves, eleito no Colégio Eleitoral para ser o primeiro presidente civil depois de 20 anos de ditadura militar foi hospitalizado na véspera da posse e morreu no mês seguinte sem conseguir assumir, Aécio era o seu secretário particular.
Desde então – lá se vão 30 anos – ele tenta chegar aonde o avô não conseguiu. Elegeu-se governador de Minas, tal como Tancredo; no entanto, tal como Tancredo, perdeu a presidência por pouco. “Quase” chegou lá.
Desde então repete – e lá se vão nove meses – a mesma ladainha: a presidente Dilma deve desculpas à nação. Apesar dos altos cargos que detém – senador da República e presidente do PSDB – não conseguiu produzir até agora nenhuma alternativa para ajudar o país a sair da crise, tem atuado apenas como um comentarista político de luxo, que analisa, de camarote, a caminhada da vaca rumo ao brejo, sem se preocupar em desviá-la, em secar o brejo, fazer alguma coisa, enfim, que evite o pior.
Em 30 anos de vida pública, além de não conseguir se livrar da sina do “quase”, Aécio ganhou outra: a de “trapalhão aéreo”. Depois de jamais conseguir explicar, pois explicação ética não há, porque, quando governador, mandou construir um aeroporto dentro de uma propriedade da família, em Claudio, agora deixou claro o motivo: era para chegar mais rapidamente às ondas do Leblon no avião do governo.
Se Aécio quer se viabilizar, de fato, como opção a 'tudo que está aí' nas próximas eleições presidenciais, se quer, de fato, apresentar-se aos brasileiros como a versão mineira da Madre Teresa de Calcutá ele deveria fazer duas coisas: 1) pedir desculpas aos brasileiros por ter viajado 124 vezes ao Rio de Janeiro gastando dinheiro público e 2) devolver esse dinheiro público aos cofres do governo de Minas Gerais.

PMDB DE BEM COM O GOVERNO FEDERAL

No PMDB mineiro, o segundo maior diretório do partido no país, não rola nenhuma discussão sobre rompimento da sigla com o governo Dilma: a pauta inexiste no Estado. Aliás, na perspectiva dos peemedebistas mineiros, a tese do rompimento não passa de um factoide de caciques do partido para pressionar por cargos na reforma ministerial.

IMPEACHMENT DA DILMA

cunhael
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse hoje (22) que até quinta-feira (24) vai ler a resposta à questão de ordem apresentada pela oposição, no último dia 15, sobre o rito de tramitação de um pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Cunha recebeu o estudo prévio da assessoria jurídica da Casa, ontem (22), mas pediu ajustes e correções no parecer, que vai servir de base para que ele defina, oficialmente, sobre a tramitação de um eventual pedido de impeachment da presidenta da República, apontando as regras sobre requisitos para aceitação, recursos, prazos, emendas e rito de tramitação.

“Trouxeram um esboço, mas ficaram de corrigir até amanhã”, disse. Segundo Cunha, o tempo será suficiente para que, antes de ler em plenário, distribua cópias para todos os parlamentares que quiserem acesso ao documento. “É melhor, para que ninguém seja pego de surpresa”, afirmou. O peemedebista já havia dito que só decidiria quando estivesse “seguro” sobre a questão. Desta decisão, depende ainda o posicionamento que Cunha adotará diante do pedido assinado e protocolado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale, e alguns movimentos sociais críticos do atual governo.

LAVA JATO CHEGA AO CANDIDATO DERROTADO NA CHAPA COM AÉCIO NEVES

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, abriu hoje (22) dois inquéritos para investigar suposto crime eleitoral envolvendo o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Os inquéritos foram abertos individualmente.

A abertura dos inquéritos foi solicitada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O pedido de Janot se baseou em depoimentos de delação premiada do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, investigado na Operação Lava Jato, e que cumpre prisão domiciliar. O ministro da Casa Civil e o senador, de acordo com o informado na delação, receberam doações em dinheiro para campanhas, e não declararam tal recebimento.

Inicialmente, o pedido foi encaminhado ao ministro Teori Zavascki, relator dos inquéritos da Lava Jato no STF. No entanto, Janot solicitou que o processo fosse distribuído a outro ministro por não se tratar de investigação com ligação com os desvios na estatal.

WILL NUNES:

A grande mídia insiste em proteger os tucanos. Aluísio Nunes foi candidato a vice-presidente na chapa derrotada com  Aécio Neves a presidência da república talvez seja por isso que o tratamento dado seja completamente diferente, quando comparado por exemplo aos petistas.

MARINA CONSEGUE REGISTRAR SEU PARTIDO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão realizada na noite de hoje (22), o registro do partido Rede Sustentabilidade, idealizado ex-senadora Marina Silva. Todos os ministros acompanharam o voto do relator, ministro João Otávio Noronha.

O partido teve o registro negado pelo TSE, em outubro de 2013, por não ter reunido o número mínimo de assinaturas exigido pela Justiça, de 484.169. Em maio deste ano, a direção do Rede entregou mais 56 mil assinaturas, chegando a 498 mil signatários.

O ministro Gilmar Mendes chegou a arrancar aplausos dos presentes durante a leitura de seu voto. Ele se referiu a Marina como “uma candidata que teve, por duas vezes, mais de 20 milhões de votos em eleições presidenciais”, mas o registro de seu partido foi negado, enquanto “legendas de aluguel logram receber esse registro, para constrangimento desse tribunal”.

HENRIQUE NA CORDA BAMBA

henrique_destaca
Após reunião de quase duas horas, a bancada do PMDB na Câmara decidiu nesta terça-feira (22), por 42 votos a 9, que irá indicar dois nomes para comandar ministérios na reforma administrativa promovida pelo governo da presidente Dilma Rousseff. A informação é do G1.
O pedido de indicação foi feito por Dilma durante reunião com o líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ). A expectativa é de que o Ministério da Saúde e uma pasta ligada à área de infraestrutura sejam comandados por pessoas indicados por deputados peemedebistas.
O PMDB também tentará manter Henrique Alves na pasta do Turismo, ainda que seja fundida com outros ministérios. O nome dele, porém, não foi endossado para ocupar os dois ministérios oferecidos para a bancada do partido na Câmara.

REFORMA MINISTERIAL

O ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, participa do programa Espaço Público, da TV Brasil. Ele fala sobre os esforços do governo para aprovação das medidas de ajuste fiscal (Valter Campanato/Agência Brasil)
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, disse que as reformas administrativa e ministerial que serão anunciadas em breve pelo governo estão sendo construídas “com muito diálogo com os partidos da base”.
“A reforma vai restabelecer as bases de governabilidade. O que importa nesse processo é que a presidenta [Dilma Rousseff] consiga nesse processo de diálogo refazer a nossa coalizão política.  Portanto, quando ela anunciar a reforma administrativa com a reforma ministerial, que esse anúncio seja a síntese de uma construção política que dê paz política ao país para que a gente possa retomar o crescimento econômico”, disse o ministro ao participar nessa terça-feira (22) do programa Espaço Público, da TV Brasil.