sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SUCESSÃO MINEIRA: TUCANOS TESTAM PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO DE MINAS

Teste Os tucanos exibiram durante spots de TV no Estado. três pré-candidatos ao governo de Minas: Pimenta da Veiga, Marcus Pestana e Dinis Pinheiro.



SERRA E A SUA INDECISÃO


Submerso há algumas semanas, José Serra voltou a conversar com Roberto Freire (PPS) por telefone e marcou encontro para os próximos dias. Integrantes do PPS receberam recados de que Serra ainda quer discutir uma possível filiação à sigla.


PARANÁ PESQUISAS: ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Os eleitores que votam no tucano José Serra, nas eleições presidenciais, preferem a candidata Marina Silva (Rede) ao senador Aécio Neves (PSDB). O ex-governador de São Paulo José Serra tem 18,54% de intenções de votos para presidente da República, em pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas.
Os eleitores pesquisados, que manifestaram interesse em votar em Serra, em sua maioria, consideram como sua segunda opção a candidata da Rede, Marina Silva, 28,86%. O candidato do PSDB, senador Aécio Neves (MG), receberia 19,42% dos dispostos a votar em Serra e a presidente Dilma 18,08%.
O governador Eduardo Campos (PE), candidato do PSB herdaria 11,64% dos entrevistados que estariam dispostos a votar em Serra.O Paraná Pesquisas fez 2.502 entrevistas no Brasil, entre 10 e 15 de setembro, e a margem de erro é de 2%.
O cenário da disputa presidencial está estável, em relação a pesquisa do mesmo Instituto, realizada em junho. A presidente Dilma lidera a corrida ao Planalto com 35,43%, seguida por Marina Silva com 25,12%. O tucano Aécio Neves tem 14,80% e, por fim, Eduardo Campos chega aos 6,48%



SE ESTÃO RUIM AGORA, IMAGINE NO PRÓXIMO ANO?

Com atitudes erradas logo depois que tomaram posse, muitos prefeitos continuam repetindo as mesmas falhas. Não sabem planejar as ações políticas e administrativas correndo o sério risco de comprometer o projeto político.

Sem nenhum  tipo de planejamento e organização estão deixando o barco descer água abaixo, sem fazer absolutamente nada para mudar o rumo.

Não é difícil perceber que se as coisas estão ruim agora, imagine o próximo ano eleitoral?


MINAS GERAIS: PPS COM AÉCIO

O PPS nacional ainda está avaliando quem apoiar na sucessão presidencial. Mas o de Minas Gerais já tomou seu rumo. A presidente local, Luzia Ferreira, após decisão da Executiva regional, entregou ao PSDB carta de apoio a Aécio Neves.


VAZANTE: NOVOS PARTIDOS PODEM CRIAR UM FATO NOVO

Sem as grandes legendas da oposição PMDB e PSD sem movimentar. Os pequenos partidos, mesmo sem estruturas tentam abrir novos caminhos. Várias agremiações partidárias surgiram em Vazante nos últimos dois anos promovendo uma grande movimentação partidária.

Com a ausência do debate entre os grandes partidos como PMDB, PSD, PSDB, talvés tenhamos o surgimento de um fato novo, que possa abrir novos caminhos para a política local.


SENADORA KÁTIA ABREU NO PMDB?

A presidente da CNA e senadora Katia Abreu (TO) está de malas prontas para sair do PSD. Com um convívio difícil com o presidente de seu partido, Gilberto Kassab, ela esteve ontem no Palácio do Jaburu, para conversar com o vice Michel Temer. A expectativa no PMDB é que ainda hoje a senadora pode anunciar seu ingresso no partido.


LAGAMAR: FALTA LUZ NO FIM DO TÚNEL

A prefeitura de Lagamar vive um drama comovente. Com salários atrasados, dificuldades de pagamento aos fornecedores, CPI na Câmara e uma séria crise econômica, o município vive momentos de uma crise que o prefeito Dr. Cássio Marra parece não visualizar luz no fim do túnel.


DILMA: CARTÃO SOCIAL NO VALOR DE 5 MIL

O governo Dilma vai anunciar nos próximos dias que o programa Minha Casa Melhor incluirá entre os itens que poderão ser adquiridos, por financiamento, aparelhos micro-ondas, móveis de cozinha e tablets. O limite do valor financiado continuará sendo de RS 5 mil.
Atualmente o programa permite a aquisição, pelos usuários do programa, de: guarda-roupas, cama de casal (com ou sem colchão), cama de solteiro (com ou sem colchão), mesa com cadeiras, sofá, refrigerador, fogão, lavadora de roupas automática, TV digital, notebook com acesso à internet ou computador, com teclado, mouse, monitor e acesso à internet.
A decisão de ampliar os itens foi adotada em reunião na terça-feira, dia 17, no Palácio do Planalto, que reuniu os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Miriam Belchior (Planejamento) e representantes da área econômica. A reunião prosseguiu depois, no Planejamento, com a presença dos ministros Miriam e Aguinaldo. As mudanças ainda estão em debate e novos itens poderão ser incluídos.



REFLETIR

“Deixe que a vida faça contigo o que a primavera faz com as flores”.
Pablo Neruda



VAZANTE: DE ONDE QUE NÃO SE ESPERA, É QUE NÃO SAI NADA MESMO

Como avaliar a política administrativa de Vazante durante esses quase 10 meses de administração do prefeito Dr. José Benedito e Jeovanine? Como avaliar a oposição?

Quando o ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães assumiu o governo em 2000. Imprimiu um ritmo forte de administração transformando a cidade num canteiro de obras.

Ficou tão conhecido com o traço de administrador competente que foi eleito presidente da AMNOR e o seu nome citado como um possível candidato a deputado estadual.

Com a popularidade em alta no fim do seu segundo mandato, fez o sucessor Orlando Fialho. Que deu continuidade e conclusão de várias obras do seu antecessor, imprimindo um governo mais social.

12 anos se passarão e o desgaste natural do poder, com uma oposição forte nas críticas uma eleição que parecia fácil, se tornou complicada com a volta de Dr. José ao poder.

Habilidoso político, sempre mostrou deficiência na hora de administrar. Prefeito pela a terceira vez , os problemas insistem em voltar.

Isolado no meio de vários partidos e pré-candidatos a prefeitos de olho na sua sucessão, vive um momento crítico, diria dramático para concluir o mandato. Em quase 10 meses de administração os problemas se acumulam e a popularidade continua em queda livre.

Sem nenhum grande projeto e medidas para mudar o rumo das coisas o governo municipal parece ter perdido a direção do desenvolvimento.

Já a oposição cruzou os braços, observando até aonde a corda vai. Os maiores líderes locais parecem não fazer a leitura correta dos fatos. Abrindo espaço para uma terceira força que insiste em acreditar em papai Noel, como se tudo acontecesse extremamente como obra do destino.  

Já a população parece não acreditar no que está vendo. Uma cidade que caminhava como uma locomotiva rumo as grandes transformações, vive a mediocridade de discutir temas irrelevantes para o município.

Parece que o momento é mesmo de rezar, e acreditar que algo sobrenatural ilumine a cabeça das pessoas que definem a política da nossa cidade. Já que por enquanto, como costuma dizer Jeová Guimarães “ de onde que não se espera , é que não sai nada mesmo”


MATO GROSSO: MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE DIZ QUE O PILAR DA ECONOMIA NACIONAL É A AGRICULTURA

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, disse nesta manhã (19) que a agricultura é sem dúvida o principal pilar de sustentação da economia nacional. “Sem a agricultura o Brasil para”, afirmou durante a abertura do primeiro Fórum Brasil Central do Agronegócio, que está sendo realizado em Sinop (503 quilômetros ao norte de Cuiabá).

Andrade contou que ao sobrevoar a cidade antes da aterrissagem, foi possível entender, ainda mais, porque Mato Grosso é considerado o celeiro do país. “Lá de cima a gente vê essa pujança toda”. E por causa dos resultados do campo é que o ministro afirma que o segmento vai muito bem, “entraves e gargalos existem, mas da porteira para dentro nos tornamos os maiores produtores de soja do mundo. Tanto pelo aspecto da produção, produtividade como na exportação, nós superamos os Estados Unidos”. Como reforçou, tudo que depende do Ministério, da articulação do Mapa está caminhando e caminha bem.

A previsão do Ministério para 2013 era de exportar 15 milhões de toneladas de milho, mas o ano, conforme Antônio Andrade, vai fechar com mais de 20 milhões de toneladas embarcadas, que, se confirmadas, adicionarão mais de 15 milhões ao saldo do exercício 2013.

“O Ministério tem plena ciência dos problemas com o preço da saca do cereal e nesta tarde, saindo daqui de Sinop, volto para Brasília para uma reunião interministerial para tratar de mais recursos para leilões”, anunciou. Ainda no seu discurso, o ministro disse aos produtores que a questão de ferrugem asiática e da lagarta Helicoverpa estão na pauta de trabalho da sua equipe. “Estamos tratando disso com muito carinho”. A ferrugem e a lagarta são hoje, sob o ponto de vista da fitossanidade, as maiores ameaças à renda e a produtividade do produtor.

O secretário de Política Agrícola do Mapa e produtor em Mato Grosso, Nery Geller, diz que o Mapa está sempre em defesa da viabilidade do setor. “E dentro do ministério estou fazendo de tudo para que o setor supere os entraves burocráticos, afinal, um país cuja agricultura cresce na casa de 10% a 15% ao ano mostra a cada safra seu potencial”.

Sobre o evento, Geller destacou que o Fórum e outros encontros como esses mostram que o setor está cada vez mais organizado e buscando o apoio governamental.

O FÓRUM - Essa foi a primeira visita que o ministro fez ao Estado desde que assumiu o cargo em março deste ano. O Fórum está reunido produtores, acadêmicos, advogados e lideranças políticas e ruralistas para debater quatro temas considerados os grandes gargalos do agronegócio mato-grossense, as questões logísticas, trabalhistas, indígena e a biotecnologia. O evento segue até amanhã às 18h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

Todos os assuntos que serão debatidos terão as suas sugestões e deliberações oficializadas em documento e serão enviadas às esferas governamentais competentes. “Sei que deste Fórum vai sair muita coisa boa e que será implementada em breve”, afirmou o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB).

Como destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Riva, o Estado vem superando seus entraves com a força do campo, “mas os problemas da infraestrutura viária e de armazenagem precisam ser sanados”. Amanhã, dia 20, o tema logística será debatido e vai contar com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Fraxe.



PAULINHO DA FORÇA SINDICAL: A REDE JÁ ERA

Enquanto vive a agonia do processo para oficializar o Solidariedade, Paulinho da Força anda mais atento do que nunca às agruras vividas por Marina Silva e sua Rede, diz Lauro Jardim, na sua coluna da VEJA.

Sem nenhum otimismo em relação ao projeto da colega — diz o colunista — Paulinho tem conversado com a turma que pretendia migrar para a sigla de Marina e agora não sabe para onde ir. A quem o pergunta se Marina terá sucesso, Paulinho não tergiversa:

- A Rede já era, não tem a menor chance de sair.
Beleza, mas a prudência sugere que Paulinho tire o Solidariedade do papel antes de pensar em abrigar quem quer que seja ou arriscar previsões a respeito do futuro político alheio.



MINISTÉRIO DA SAÚDE: VACINAÇÃO

O Ministério da Saúde anunciou que vai ampliar a faixa etária para a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero . Já em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos receberão as duas primeiras doses necessárias à imunização, a dose inicial e a segunda seis meses depois. A terceira dose deverá ser aplicada cinco anos após a primeira. Em 2015, outra faixa etária será beneficiada: pré-adolecentes entre 9 e 11 anos de idade, sem custo adicional. As aplicações serão gratuitas.
A previsão inicial, que foi divulgada em julho, era imunizar, em 2014, meninas de 10 e 11 anos; e, a partir de 2015, apenas as meninas de 10 anos. O esquema vacinal seria de três doses, com a segunda dose sendo dada um mês após a primeira, e a terceira dose aplicada seis meses após a primeira.



PATOS DE MINAS: FESTIVAL DE TIRA-GOSTO

Os patenses que não abrem mão de um bom tira-gosto terão 30 dias para eleger o melhor petisco oferecido pelos bares e restaurantes da cidade. É o Festival “Só no Tira-Gosto” que começa hoje e vai até o dia 19 de outubro. São 22 participantes e o cliente que experimentar os petiscos inscritos poderão ajudar na escolha da melhor receita.

O Festival Só no Tira-Gosto é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e tem o apoio do Unipam, do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares e da rede de Hotéis Fratele. A primeira edição do concurso de petiscos tem a participação da maioria dos bares e restaurantes da cidade. São 22 inscritos.

Os participantes serão destacados com cartazes, que serão afixados tanto na parte interna como externa do estabelecimento. Dessa forma, o cliente tomará conhecimento dos locais “credenciados” no Festival. Nos cartazes, o proprietário do bar e restaurante mencionará o nome do Tira-Gosto participante.

O cliente do bar ou restaurante que degustar um tira-gosto inscrito no Festival receberá uma cédula de votação, no momento em que pedir a conta. Naquele instante, ele preenche a cédula e a deposita na urna (cada estabelecimento terá uma urna para que as cédulas sejam depositadas). A cédula de votação deverá ser colocada na urna com uma segunda via da "comanda" de atendimento. Para que o voto seja validado, na "comanda" deverá constar que o cliente pediu um prato inscrito no ‘Só no Tira-Gosto’.

Além do voto popular, uma comissão julgadora, indicada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, também estará frequentando os bares inscritos, degustando tira-gostos e avaliando os três quesitos do Festival: petisco, atendimento e higiene local.

Bares da região central, dos bairros Caramuru, Alto Caiçaras, Nossa Senhora das Graças, Rosário, Lagoa Grande, Residencial Gramado, entre outros, indicaram pratos que vão de omelete a picadinho; de torresmo a rabada; de peixe frito a espetinho de carne.

Fonte:patoshoje




PROJETO AUMENTA VALOR DAS MULTAS PARA RACHAS

O projeto de lei da Câmara (PLC) que aumenta os valores das multas para motoristas que praticam corridas no trânsito com ultrapassagens perigosas foi aprovada nesta quinta-feira (19) no plenário do Senado. 

A matéria foi aprovada na forma de substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que retirou do texto os trechos que também aumentavam as sanções penais para os condutores flagrados fazendo rachas. O projeto original, do deputado Beto Albuquerque, tratava como agravante em casos de lesão corporal e homicídio culposo, elevando as penas para até dez anos de prisão.
Vital do Rêgo considerou que seria mais fácil conseguir a aprovação do projeto se ele não abordasse as sanções penais e mantivesse apenas modificações no que se refere às multas. “Propomos recortar do presente PLC os dispositivos mais controversos, os penais, com vistas à pronta aprovação da parte que tem maior consenso, qual seja, o aumento das multas previstas para as infrações de trânsito mais graves, dada a ansiedade com que a população aguarda a efetividade de tais medidas”, explicou o relator na justificativa de seu substitutivo.
Com a mudança, os valores das multas serão reajustados e poderão chegar a até R$ 1.900. Em caso de reincidência, em um prazo de 12 meses, a multa será dobrada. O motorista poderá ter ainda o carro apreendido e o direito de dirigir suspenso por um ano.


LAGOA GRANDE: DEPUTADO PARTICIPA DA FESTA DO LEITE

Quem esteve ao lado do prefeito Dr. Márcio Valeriano durante a abertura da Festa do Leite em Lagoa Grande, foi o deputado estadual João Bosco do PT do B.