segunda-feira, 12 de maio de 2014

PATOS DE MINAS: PROJETO OLHO VIVO



A primeira etapa vai contemplar a região central de Patos de Minas.
 
Com um ano de atraso, o Projeto Olho Vivo finalmente vai sair do papel. A empresa responsável pela instalação dos equipamentos já está finalizando a passagem dos cabos pela região central da cidade. As obras no antigo Projeto Saci, onde ficará a central de monitoramento, estão em fase de conclusão.
  
O Projeto Olho Vivo foi anunciado pelo secretário de defesa social, Rômulo Ferraz, no final de 2012. A previsão era de que o sistema de monitoramento começasse a funcionar no primeiro semestre de 2013, mas o projeto enfrentou problemas e atrasos, a começar pela definição do local de instalação da central de monitoramento.
Como o Governo do Estado doou apenas os equipamentos, a própria Polícia Militar e a sociedade tiveram que buscar um imóvel para a instalação da sede. Só no final do ano passado é que a Prefeitura decidiu destinar as instalações do Projeto Saci para abrigar o “Olho Vivo”. Mas o espaço precisava de reforma e adequação dos espaços. O Conselho Municipal de Segurança Pública teve que fazer campanha para conseguir os recursos.
De acordo com Fernando Diniz, presidente do CONSEP, diversas pessoas e entidades doaram recursos. Mais de R$ 50 mil foram arrecadados, o que possibilitou a realização da reforma, quase toda feita por policiais militares que se disponibilizaram a trabalhar de servente de pedreiro, de pedreiro e de  pintor  para ver o Projeto Olho Vivo funcionando.
Com a conclusão das obras do prédio que vai abrigar a central de monitoramento e o início da instalação dos equipamentos, a expectativa é de que o Projeto Olho Vivo comece a funcionar em Patos de Minas no próximo mês. Serão instaladas 16 câmeras de alta definição na região central da cidade, que vão monitorar toda a movimentação 24 horas por dia.
As cidades que já instalaram o Projeto Olho Vivo registraram quedas de até 40% nos índices de violência, segundo o Governo do Estado.

Autor: Maurício Rocha

ALIADOS PREOCUPADOS COM AÉCIO

Os aliados de Aécio Neves estão preocupados com a consistência de seu discurso. Após criticar incentivos fiscais do BNDES, ele prometeu mantê-los diante da reação dos industriais na Abimaq. “Ele não pode adotar o discurso da Casa Das Garças”, resume um aliado. Ontem, foi a vez da presidente Dilma: “Tenho ouvido certas pessoas falarem contra (os subsídios), mas a agricultura sem crédito a custo adequado não se viabiliza". 

ELEIÇÃO EM MINAS: A HIPOCRÍSIA DO PSDB

O PSDB adota dois pesos e duas medidas quando o assunto é CPI. No Congresso, o partido fez da implantação da CPI da Petrobras sua principal trincheira de lutas. Na ALMG, o empenho do mesmo PSDB junto com partidos irmãos, como o PP, não deixa andar uma CPI para investigar a reforma do Mineirão e o polêmico contrato firmado com a administradora do estádio, a Minas Arena.