segunda-feira, 2 de julho de 2012

MONTES CLAROS-MG:PREFEITO DESISTE DA REELEIÇÃO

Enquanto em Belo Horizonte o cenário eleitoral segue indefinido depois do rompimento de PT e PSB, nas principais cidades do Estado, as candidaturas já estão colocadas. Exemplo disso é Montes Claros, no Norte de Minas.

Depois de o atual prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) desistir de tentar reeleição o partido decidiu pelo apoio ao ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB).

O PSB apostará novamente na candidatura do ex-prefeito Athos Avelino. Já o DEM, lançou o deputado federal Jairo Ataíde, que tem o apoio do PSDB do governador Antonio Anastasia.

PARTIDOS TÊM ATÉ O DIA 05 DE JULHO PARA APRESENTAR COLIGAÇÕES

Termina na próxima quinta-feira (5) o prazo para que os partidos políticos e coligações apresentem, nos cartórios eleitorais, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Para todos os cargos, deverão ser obedecidos os critérios estabelecidos pela chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), que prevê os casos em que os candidatos ficam submetidos a inelegibilidade.

A decisão tomada pelo TSE que permite, nas Eleições 2012, a participação de candidatos que tiveram contas de campanhas eleitorais anteriores reprovadas não impede a aplicação da Lei da Ficha Limpa. As contas de campanha são diferentes das contas relativas ao exercício de funções públicas, ou seja, as contas dos gestores públicos.

As contas de campanha são regidas pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que, em seu texto, condiciona a obtenção do registro de candidatura à mera apresentação da prestação de contas dos recursos arrecadados por meio de doações e utilizados na eleição. Essas contas são analisadas e julgadas pela Justiça Eleitoral e a decisão do TSE apenas manteve a aplicação literal da norma elaborada pelo Congresso Nacional.

INSS: PAGAMENTO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

O INSS inicou nesta segunda-feira (2) o pagamento dos benefícios com valor acima do piso previdenciário, quando serão liberados aqueles com numeração terminada em 1 e 6. Também serão pagos nesta data os benefícios até o piso terminados em 6.

O calendário de pagamentos do instituto segue até o dia 6 de julho. Qualquer dúvida em relação às datas pode ser esclarecida por meio da Central 135.

O calendário de pagamento mensal do INSS tem início nos últimos cinco dias úteis do mês e continua nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Os depósitos começam a ser liberados para os segurados que recebem até o piso (um salário mínimo). Para quem recebe acima do mínimo os depósitos começam no início do mês.

COROMANDEL-MG: QUATRO CANDIDATOS DISPUTARÃO A PREFEITURA

Quatro candidatos disputarão a prefeitura de Coromandel. No grupo da situação o candidato é Daniel da Contagel (PMDB); os outros nomes são Osmar Gambá (PSDB), Rogério Rodrigues (PDT) e Dr. Reinaldo Higino (PSC).

VAZANTE-MG: ADVOGADO PODE ASSUMIR COORDENAÇÃO DA CAMPANHA DE DR. JOSÉ

Com a popularidade em alta no grupo oposicionista, depois de fazer uma forte oposição ao governo municipal. O advogado Dr. Marciano Borges (pres, do DEM) pode assumir a coordenação da campanha do candidato a prefeito Dr. José Benedito. Estaria pesando a seu favor a experiência política de Tv e rádio; veiculos de comunicação importantes dentro de uma campanha eleitoral, e seu trabalho dentro do grupo.

LAGAMAR-MG: SUCESSÃO MUNICIPAL

O médico Cássio Marra tentará pela quarta vez ser prefeito de Lagamar. Agora o médico compõe chapa com o ex-prefeito Zico. Cássio (PDT) e Zico (PMDB), disputarão a eleição contra Jorge Olívio (DEM) e Jota (PHS).

BELO HORIZONTE-MG: PT PODE SE UNIR COM O PMDB

Um dia depois de romper com o PSB do prefeito Marcio Lacerda e anunciar candidatura própria em Belo Horizonte, o PT iniciou neste domingo articulações para uma aliança com o PMDB. Candidato petista escolhido na noite de sábado, o vice-prefeito da capital mineira, Roberto Carvalho, passou a madrugada em reunião com o peemedebista Leonardo Quintão, que, segundo correligionários, aceita abrir mão da cabeça de chapa para compor com o PT. O acerto final, no entanto, depende de aval das cúpulas nacionais das duas legendas, que não se pronunciaram ontem

BELO HORIZONTE-MG: PATRUS PODERÁ SER O CANDIDATO DO PT

Depois de o PT municipal aprovar a candidatura própria para a Prefeitura de Belo Horizonte, a direção estadual do partido se articula para lançar o nome do ex-ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias, para a disputa – em substituição a Roberto Carvalho, aprovado em convenção – e ainda conquistar uma dobradinha com o PMDB. A estratégia só estará anulada se o PSB recuar em sua decisão de não se coligar com os petistas na chapa de vereadores, motivo que levou ao rompimento entre os dois partidos, que até então estavam juntos na chapa de Marcio Lacerda (PSB), que disputa a reeleição. A Executiva Estadual do PT deu um prazo até as 18h de hoje para uma resposta dos socialistas. O limite foi comunicado oficialmente ao presidente do PSB mineiro, o ex-ministro do Turismo Walfrido Mares Guia, pelo presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes

ELEIÇÃO: SEXTA-FEIRA A CAMPANHA JÁ PODE IR PRA RUA

Vencida a etapa das convenções, finalizadas no sábado, as campanhas municipais decolam de vez, embora ainda estejam presas ao calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelas normas da Corte, na quinta-feira, expira o prazo para os partidos registrarem as chapas de prefeito e vice-prefeito. Na sexta, começam oficialmente as campanhas de rua, inclusive com a utilização de carros de som. Em 10 de julho, termina o prazo para que os partidos possam substituir os nomes de seus candidatos

VAZANTE-MG: PT FICA COM O CANDIDATO DA SITUAÇÃO

PT de Vazante resolve apoiar a candidatura de Dr. Jacques Soares Guimarães e faz chapão na proporcional com PTB,PDT,E PC DO B.