sexta-feira, 30 de maio de 2014

ELEIÇÃO EM MINAS: VENTO DA MUDANÇA PREOCUPA OS TUCANOS

Os eleitores nacionais querem mudanças. Inclusive nos estados. Em Minas aliados de Aécio manifestam nos bastidores preocupação com a pré-candidatura de Pimenta da Veiga (PSDB), baseados em pesquisa que  relatam esse forte sentimento de mudança, que preocupa tanto os tucanos.

EDUARDO CAMPOS APOSTA EM SÃO PAULO



A presença de Marina Silva na chapa, não é a única razão pela qual o comando da campanha de Eduardo Campos (PSB) aposta no seu crescimento em São Paulo. Seus estrategistas acreditam que José Serra e o governador Geraldo Alckmin não vestirão a camisa. Eles dizem que o “Lulécio” e a “Dilmasia” vão agora se voltar contra Aécio Neves.

AGÊNCIAS DA CAIXA VÃO ABRIR MAIS CEDO DURANTE A COPA

agencia_caixa_05032009As agências da Caixa Econômica Federal vão atender ao público das 08h30 às 12h30 (horário de Brasília) nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol  durante a Copa.  Nestes dias, será obrigatório o atendimento mínimo de quatro horas. Até o momento estão confirmados três jogos da seleção brasileira nos dias 12, 17 e 23 de junho. As agências bancárias vão afixar em suas dependências os horários especiais com a antecedência mínima de dois dias úteis.

RONALDO: BAIXAR O CACETE NOS VÂNDALOS

ronaldo copa
O ex-atacante da Seleção Ronaldo Fenômeno afirmou nesta quinta-feira que é preciso “descer o cacete” em manifestantes mascarados que promovam vandalismo durante protestos. A afirmação foi feita durante uma sabatina com o ex-jogador realizada pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Integrante do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ronaldo disse também que faltou planejamento para as obras de infraestrutura e que sua participação na organização do evento é “mais de imagem” . Esta semana, em entrevista à agência Reuters, ele havia dito que estava envergonhado com o país.
“Acho que os protestos são sempre válidos, os protestantes que vão às ruas pacificamente exigir o direito de cidadão que cada um tem. A partir do momento que têm vândalos no meio, mascarados, a segurança pública tem de conter essas pessoas, esses infratores. Vamos separar os vândalos, os mascarados de um lado, que esses, a minha opinião é que tem que baixar o cacete neles, tem que tirar eles da rua, prender todos eles. Agora, a população manifestar eu acho muito válido, com educação, sem violência”, disse Ronaldo.

INGRESSOS PARA A COPA

Em encontro com jornalistas brasileiros na última sexta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o diretor de marketing da entidade, Thierry Weil, confirmaram que um novo lote de ingressos será colocado à venda a partir do dia 1º de junho. “Haverá ingressos até para um jogo do Brasil (a abertura da Copa)”, disse Weil. O lote será composto por ingressos que a Fifa guardou como segurança porque não tinha certeza da capacidade exata de estádios que só foram inaugurados recentemente.
“Temos de ter ingressos de contingência para os estádios. Estamos analisando o mapa de assentos de Curitiba, Cuiabá, Porto Alegre e São Paulo. Quando tivermos os números exatos, vamos novamente ter ingressos à venda”, afirmou Well. A partir de 1º de junho haverá também a possibilidade de compra dos bilhetes nos Centros de Ingresso da Fifa.
Ainda não há uma quantidade de ingressos definida. Weil acredita que será “um número considerável”. O diretor de marketing afirmou ainda que a Copa do Mundo no Brasil terá 400 mil ingressos a mais que a África do Sul à disposição dos torcedores. “Fizemos um esforço grande para que a quantidade de ingressos que os fãs têm à disposição seja o maior possível. Acho que chegamos a uma situação satisfatória.”

STF: NOVO MINISTRO TERÁ ATUAÇÃO MAIS SERENA E COM DIÁLOGO

Lewandowski
O Globo analisa que o ministro Ricardo Lewandowski deve assumir o leme da mais alta corte do país marcando seu mandato com mais diálogo e uma postura mais serena do que o atual presidente, Joaquim Barbosa, que anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria para o final de junho.
Pela tradição da Corte, quem deverá assumir, por ser o ministro há mais tempo no Tribunal sem ter ocupado a presidência, é Lewandowski, tido pelos colegas de corte e juristas ouvidos pela Reuters como alguém mais aberto a posições contrárias. Mesmo antes de ocupar a presidência, Barbosa já protagonizaram discussões e trocas de farpas com colegas publicamente durante votações no plenário.

GOVERNO DESEJA ESTIMULAR A VENDA DE VEÍCULOS

carrosNa tentativa de estimular a venda de veículos novos no País, o governo negocia com um grupo de grandes bancos de varejo e de instituições financeiras ligadas a montadoras de automóveis a estruturação de um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) no valor de R$ 5 bilhões.
Segundo o Estadão, o objetivo é alavancar a concessão de crédito para dinamizar um mercado que tem encolhido nos últimos meses. A costura entre governo e setor financeiro prevê, segundo apurou o Estado, o uso do novo fundo na compra de parte da carteira de crédito dos bancos de montadoras pelos bancos de varejo.

TSE: MUDANÇA NA ORDEM DE VOTAÇÃO NÃO SERÁ APLICADA NESSE ANO

20120906101144_cv_urna_gdeO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (29) que a Lei 12.976/2014, que mudou a ordem de votação na urna eletrônica, não pode ser aplicada nas eleições de outubro deste ano. Os ministros entenderam que as alterações nos sistemas de votação não seriam feitas a tempo das eleições. De acordo com pareceres técnicos, seria preciso alterar os programas de informática que geram a lista de candidatos e as campanhas institucionais de esclarecimento do eleitor.
A lei mudou a ordem de votação para que os deputados federais constem como o primeiro voto. Conforme a regra, a ordem de votação começa com o voto para deputado federal, seguido por deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. Nas eleições gerais de 2010, o primeiro voto era para deputado estadual.

SMARTFHONE: BAFÔMETRO PESSOAL

bafometro telefone
Você pagaria US$ 99 para sempre saber o quão bêbado está? Uma startup chamada Alcohoot está apostando que os consumidores gastarão essa grana para comprar um equipamento que transforma um smartphone em um bafômetro pessoal. Há produtos similares no mercado, mas a Alcohoot acredita que criará um buzz por meio de uma parceria com a gigante de bebidas Pernod Ricard USA, dona de marcas como Absolut, Jamenson e Malibu.
 
O acordo inclui ações promocionais e ativações. O Wise Drinking, app para smartphone da Pernod Ricard que promove o consumo responsável de álcool através de funcionalidades como um contador de bebidas, agora tem um link para o app da Alcohoot. O aplicativo funciona em conjunto com um plug-in que mede, dentre outras coisas, o teor de álcool no sangue do usuário.

PARACATU: MINISTRO JOAQUIM BARBOSA PODE SER CANDIDATO A PREFEITO EM 2016

A aposentadoria do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, anunciada ontem, reforçou as expectativas de moradores de Paracatu (Noroeste Minas), terra natal do ministro, de que ele venha entrar para a política. Pela legislação, Barbosa não pode disputar as eleições deste ano – só poderia concorrer em 2014 se tivesse se afastado do STF até 5 de abril –, mas moradores esperam que ele venha ser candidato em futuras pleitos. Ontem à tarde, um parente do ministro, ouvido pelo Estado de Minas, que não quis se identificar, acabou deixando escapar: “Na última vez que esteve aqui, ele (Barbosa) disse que neste ano não iria se candidatar. Mas que, no futuro, quem sabe”.

O presidente do Supremo visitou Paracatu (situada a 200km de Brasília) pela última vez há dois meses. Por causa da sua atuação no julgamento dos réus do mensalão, Barbosa virou “celebridade” e passou a ser muito assediado por onde anda. Em Paracatu, ele caminhou pela cidade, cumprimentou os moradores e atendeu a convites para tirar fotos. “O Joaquim Barbosa não tem nenhum problema aqui, pois o povo daqui já é acostumado com ele”, disse um dos moradores, que espera que o filho ilustre de Paracatu retorne mais ao município, após se aposentar, já que estará na “condição de cidadão comum”.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paracatu (ACE), Marcos Plauto Ruas Cordeiro, disse que existe um desejo coletivo na população de que o filho ilustre da cidade venha disputar algum cargo na política, incluindo a Presidência da República. “Hoje, a vontade que existe na cidade é que ele seja candidato, pois sabemos da honestidade dele. O Brasil tomou outro rumo no combate à corrupção depois que ele comandou as condenações do mensalão e assumiu a Presidência do Supremo”, afirmou Cordeiro. “O que queremos é que o Joaquim Barbosa entre para a política e faça alguma coisa para o Brasil e também para a nossa cidade, que está muito violenta”, completou o dirigente lojista.

Dono de uma farmácia em Paracatu, Milton Alves Silva Neto, acha que o ministro não deveria se aposentar agora, já que ele ainda pode permanecer no STF por mais 11 anos, até completar 70 anos de idade. “Acho que esse anúncio da aposentadoria pegou todo mundo de surpresa. Ele deveria continuar lá lutando. Ele lutou contra o mensalão, contra tudo e contra todos”, afirmou Milton. “Acho que Joaquim Barbosa deveria se candidatar sim. A política precisa de gente honesta.”

A mãe do ministro, Benedita Gomes da Silva, foi morar com filho em Brasília há algum tempo. O pai dele, que também chamava Joaquim Barbosa era caminhoneiro e continuou residindo na cidade do Noroeste mineiro, onde morreu há três anos.

ELEIÇÃO MINEIRA: COMUNICAÇÃO INOVADORA

A pré-campanha de Fernando Pimentel está testando uma inovadora ferramenta de monitoramento de notícias na internet, que dispensa o tradicional clipping. Trata-se de um programa de busca desenvolvido por pesquisadores da UFMG que apoiam a candidatura petista. Quem já viu garante que o instrumento é revolucionário, com perspectiva de disputar o mercado internacional futuramente.

ELEIÇÃO MINEIRA: FERNANDO PIMENTEL NA ESTRADA

Após as viagens pelo interior mineiro, antes e durante as caravanas do PT, Pimentel se diz impressionado com o distanciamento do poder estadual dos diversos municípios mineiros e das demandas locais, especialmente na segurança pública, saúde e educação. Ainda ontem, durante encontro com o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, desembargador Herbert Carneiro, contou que está ouvindo o cidadão comum, as entidades, associações, o Judiciário, enfim, a todos. Adiantou que pretende, se eleito, adotar o modelo de administrações regionais para aproximar o governo das diversas Minas, além de fazer uma gestão itinerante.

Hoje, o petista será confirmado por 500 petistas durante encontro estadual do partido, na presença do ex-presidente Lula e da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). Informalmente, os candidatos a vice dele, Antônio Andrade, presidente estadual do PMDB, e ao Senado, Josué Gomes (PMDB), também serão lançados. Além dessa política de aliança, amanhã, os petistas avaliarão pontos do projeto de governo que a equipe de Pimentel tem formulado após as viagens.

ELEIÇÃO MINEIRA: DANILO DE CASTRO ASSUME O COMANDO DA CAMPANHA DE PIMENTA DA VEICA

Ainda que sua situação não esteja ruim, do ponto de vista eleitoral, o pré-candidato a governador pelo PSDB, Pimenta da Veiga, e a cúpula tucana no Estado decidiram chamar um reforço de peso para a campanha: a partir de julho, o secretário de Governo, Danilo de Castro (PSDB), deixará o cargo para ser o comandante-geral. Hoje, Pimenta, segundo os dados do Vox Populi, está a 13 pontos do líder da disputa, o pré-candidato a governador pelo PT, Fernando Pimentel.

A exemplo das últimas três eleições estaduais (2002/2006 e 2010), Danilo esteve à frente da articulação política, como também o fez durante os últimos 12 anos da administração tucana e, por consequência, da política mineira. Por meio dele, o PSDB já mapeou todas as regiões do Estado e sabe, com números e realizações, onde dá ou não pra investir e com quais prefeitos e lideranças poderá contar, município por município.

Todos os atos administrativos, de caráter político, desde a composição da equipe e obras, passaram por suas mãos nesse período. Da mesma forma, nas votações na Assembleia Legislativa, a base aliada o tem como referencial na hora de aprovar ou rejeitar emendas ou projetos.

A convenção tucana está prevista para o dia 10 de junho, e o registro da chapa será feito no dia 5 de julho; dois dias depois, a campanha já estará nas ruas. “Nenhum projeto vai pra frente se não houver um comandante”, observou um aliado dos cerca de 20 partidos que estarão sob o comando de Danilo, para quem a hora, agora, é de definir e estruturar a campanha como uma empresa.