quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A FORÇA DO RÁDIO

Apesar  do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert),o rádio  – está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%.
O país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.
O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones. Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores.

GOVERNO FEDERAL: TRANSPORTE ESCOLAR É EXCLUSIVO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

No total, 126 municípios do Estado serão beneficiados nesta segunda entrega. Somando à primeira entrega, em março de 2012, quando outros 120 ônibus foram adquiridos com recursos próprios, o Governo do Estado já distribuiu 266 novos ônibus escolares entre os municípios, em menos de um ano. A cidade de Natal, por exemplo, é autossuficiente no transporte escolar, devido à entrega de 23 ônibus em 2012.

De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social.

FÉRIAS PROLONGADAS DE JUÍZES PODEM ESTAR PERTO DO FIM

O Globo noticia que as férias de 60 dias para juízes e procuradores, privilégio concedido às duas categorias durante a ditadura militar, podem estar perto do fim. Cresce dentro das cúpulas do Judiciário e Executivo um movimento para pôr fim ao mais longo período de ócio remunerado a profissionais bancados com dinheiro público. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, decidiu criar uma comissão especial para revisar e mandar para o Congresso projeto de lei sobre o assunto, um dos principais tópicos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman).
Pelo menos três dos mais influentes ministros do STF entendem que não há sentido em manter o mimo para juízes e procuradores, em detrimento de todas as demais categorias profissionais do país.

MINAS COMEMORA RESULTADOS NA EDUCAÇÃO

As aulas já estão de volta na rede estadual de ensino e Minas Gerais tem muitos resultados para comemorar. Em 2012, o Estado conquistou os melhores resultados na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, do Governo Federal. Além disso, os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), divulgados na última semana, comprovam que a comunidade escolar de Minas Gerais tem avançado muito quando o assunto é educação de qualidade. Em sete anos – de 2006 a 2012 – o conhecimento em língua portuguesa dos alunos do terceiro ano do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) da rede estadual de ensino praticamente dobrou. De acordo com os resultados de 2012, 87,3% dos alunos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização da rede estadual encontram-se no nível recomendável de proficiência em língua portuguesa.

PREFEITOS PODEM SE QUEIMAR ANTES DO ÍNICIO DO FIM

Já estamos no fim do segundo mês dos novos prefeitos, e o carnaval já acabou. O tempo não espera por ninguém. Prefeitos devem ficar atentos e começar a administrar. Sobre pressão alguns resolveram não esperar para o próximo ano e investiram valores significativos no ínicio da temporada com o período carnavalesco. Ou seja cederam a pressão de companheiros, e quizeram começar a administração fazendo comparação com o antecessor.

Acontece que o eleitor é momentâneo, ele quer muito mais do que carnaval. Ele quer mais saúde, educação, social e infraestrura. Por tanto isso exige dos novos gestores a necessidade de continuar agradando o senhor cidadão. Caso contrário...Já viu.

Tem prefeito que não quiz nem saber, resolveu começar o ano contratando, gastando , achando que sabe administrar sozinho " sem grupo e sem companheiros ". Enquanto isso a oposição olha atenta da arquibancada pensando lá na frente , para dar o bote.

4 anos pode até demorar para a oposição,  mas passa rápido para quem ocupa o poder. Por isso quem não soube medir a temperatura, pode se queimar antes do ínicio do fim.

LULA SERÁ HOMENAGEADO EM MINAS

A disputa de 2014 pela Presidência da República já começa neste mês em Minas Gerais. Prováveis candidatos e seus padrinhos desembarcam no Estado neste primeiro semestre em uma espécie de ensaio do enredo das eleições do ano que vem.

Em abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - principal cabo eleitoral da presidente Dilma Rousseff - chega a Belo Horizonte para receber o título de cidadão honorário do Estado. Além dele, a ex-senadora Marina Silva, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também visitam a capital nestes primeiros meses do ano.

A solenidade em homenagem a Lula será realizada na Assembleia Legislativa e deverá ocorrer no dia 12 de abril, véspera do encontro estadual de prefeitos do PT, no qual o ex-presidente também deverá comparecer.

EX-PRESIDENTE EM MINAS

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) será a primeira liderança nacional a desembarcar em Belo Horizonte em ano pré-eleitoral. No próximo dia 25, o tucano dará início ao ciclo de debates "Minas Pensa o Brasil", organizado pelo diretório estadual da sigla.

FHC é o principal entusiasta da candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) à Presidência. Ele foi responsável por lançar o ex-governador de Minas durante evento do partido, em dezembro do ano passado, em Brasília.

"Eu acho que o senador Aécio Neves é o nome (para a Presidência), e, a meu ver, desde já, tem que assumir suas responsabilidades, não de candidato, mas de líder do partido, para ele poder começar a percorrer o Brasil", disse FHC.

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar seus relógios em uma hora à 0h0 deste domingo (17), quando termina o horário de verão. O objetivo da medida, adotada todos os anos, é diminuir o consumo de energia nos horários de pico, aumentando a segurança do sistema.

GRANDES ATRAÇÕES MOVIMENTARAM O CARNAVAZANTE


Sem medo de gastar o governo municipal de Vazante investiu no Carnavazante 2013. Uma multidão participou dos cinco dias de festa que movimentou a cidade. Banda, trio elétrico, Dj's, blocos fizeram animação popular. A expectativa agora é que durante a Festa da Lapa  grandes atrações estejam se apresentandona cidade.