sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE SÓ DEVE DEIXAR O GOVERNO DILMA EM MARÇO

Com o nome em alta o Ministro da Agricultura Antônio Andrade só deve deixar o governo Dilma  em março, quando reassumirá a presidência do PMDB em Minas.

NEM BEM DEIXOU O GOVERNO, ANASTASIA JÁ É CITADO PELO TUCANATO PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE BH EM 2016

Frederico Haikal/Hoje em Dia
Anastasia pode ser lançado à Prefeitura de BH em 2016 - Antonio Anastasia
Se ideia a vingar, Anastasia seria candidato ao Senado, se eleito, cederia posto ao suplente
Para voltar à prefeitura, o PSDB pretende manter Antonio Anastasia por dois anos no Senado e lançá-lo à administração da capital em 2016. Além de já ter exposto para aliados sua “preferência” pelo Executivo, Anastasia teria chances reais de levar o PSDB de volta à prefeitura de Belo Horizonte. A última vez que o partido ocupou a cadeira foi com Eduardo Azeredo em 1990.

Vislumbrando essa possibilidade, a suplência do Senado tornou-se ainda mais cobiçada. No momento, o nome mais cotado é do deputado federal Alexandre Silveira (PSD). Com isso, o PSDB garantiria o apoio do PSD, legenda que conta com a quarta maior fatia de distribuição do tempo de televisão do país.

“Tentar voltar à prefeitura é um desejo do PSDB. Mesmo que sejam previsões e vontades para 2016, a ideia ganha muita força tendo em vista que o próprio Anastasia já mostrou maior interesse pelo Executivo do que pelo Legislativo”, destaca uma fonte.

O presidente do PSDB em Minas, deputado federal Marcus Pestana, não negou a ideia. “Anastasia é qualificado para ocupar a prefeitura de Belo Horizonte. Na verdade ele é qualificado para ocupar qualquer cargo público, seja Senado, governo até presidente da República”, disse Pestana.

Sobre Alexandre Silveira ocupar a suplência, o dirigente informou que seu nome é um dos mais fortes no momento. “Essa é uma hipótese forte. Tudo vai depender de todo o entendimento com o PSD”, admite.

Apesar disso, Pestana citou uma lista de outros nomes que podem compor a chapa com o candidato ao Senado. De acordo com ele, têm “vocação majoritária”: Lael Varella e Carlos Melles do DEM; Marcos Montes, Alexandre Silveira e Jaime Martins do PSD; Alexandre Kalil e Júlio Delgado do PSB; Clésio Andrade e Leonardo Quintão do PMDB; Dinis Pinheiro e Adelmo Leão do PP.

“Essa definição vai sair da negociação de um conjunto de forças que reúne mais de 15 partidos e pode repetir 2006 e 2010 quando foi decidido faltando 24 horas. A prioridade é decidir o candidato ao governo”.

APÓS UM ANO 125 PREFEITOS NÃO ESTÃO MAIS NO COMANDO

BRASÍLIA – Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (10) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que um ano após a posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando das cidades que os elegeram. A maior parte deles, 107 eleitos, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% das trocas.
 
Segundo os dados, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), e um prefeito deixou o cargo por motivo não identificado no estudo. Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (10).
 
Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação ao mesmo levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos.

NAMORO DE DEPUTADO COM A FILHA DE SILVIO SANTOS VIRA ALVO DE BRINCADEIRA DO DONO DO BAÚ

rhrthww-300x300Namorando o deputado federal Fábio Faria, Patrícia Abravanel não escapou das brincadeiras do pai, Silvio Santos. O namoro virou tema de um papo descontraído no Jogo dos Pontinhos, que vai ao ar no próximo domingo, 12.
“Se você já foi casada, qual o marido que vai querer uma mulher de segunda mão?”,perguntou Silvio para a filha.
A apresentadora quis saber a opinião do pai sobre seu novo amor.”O que você achou dele?”, perguntou.
”Parece um poste da Light”, respondeu Silvio, referindo-se à companhia de energia. Patrícia e Fábio assumiram namoro em novembro de 2013, após quatro meses juntos.

MINERAÇÃO EM ALTA

A arrecadação com royalties do setor de mineração atinge R$ 2,3 bilhões em 2013. O recolhimento de royalties na atividade de mineração vem crescendo nos últimos anos.
Segundo levantamento do DNPM, o valor arrecadado no ano passado é 29,5% maior do que o arrecadado pela autarquia em 2012 (R$ 1,834 bilhão).

VAZANTE: EX-PREFEITO MANTÉM ESTILO RESERVADO


Prefeito por dois mandatos em Vazante, aliado e de extrema confiança do Ministro da Agricultura Antônio Andrade, considerado por muitos como um dos maiores prefeitos da história de Vazante, apesar de reservado após a eleição municipal do ano passado, Dr. Jacques Soares Guimarães deve ter uma participação importante no processo eleitoral desse ano.

Fiel ao pensamento político do Ministro Andrade, tem se dedicado exclusivamente  a sua carreira bem sucedida como médico cardiologista.

Diferente de um grupo oposicionista que foi extremamente duro com críticas ferrenhas as suas duas administrações, prefere usar o silencio como resposta.

Estilo reservado prefere como discurso  aguardar o desenrolar dos fatos para depois traçar suas metas no processo político.

Correligionários acreditam que ele será uma peça importante na campanha desse ano seguindo os caminhos do Ministro Antônio Andrade.

Por enquanto parece Dr. Jacques querer aguardar primeiro o caminho que o Ministro seguirá. Reeleição a deputado federal ou candidato a vice-governador na chapa com Pimentel?


Até Lá seguidores do ex-prefeito parecem aguardar o sinal verde para iniciar um novo momento na política de Vazante.

PATOS DE MINAS: PREFEITO ANUNCIA MUDANÇAS NO GOVERNO


A equipe de governo do prefeito Pedro Lucas iniciou o ano de 2014 com novidades. Pelo menos dois cargos estratégicos da administração municipal sofreram mudanças. A controladoria geral do município e a diretoria de trânsito tiveram seus titulares substituídos pelo chefe do executivo.
A principal mudança é na Controladoria Geral do Município. A pasta que verifica a legalidade das ações da Administração Municipal não é mais comandada por Edwar Trajano Júnior. Servidor de carreira, ele deverá retornar ao cargo no setor de contabilidade para o qual é concursado. Edwar permaneceu a frente da pasta por um ano.
Desde a última segunda-feira (06), a Controlaria Geral do Municipal é comandada por José Batista Gomes. O contabilista foi convidado pelo prefeito Pedro Lucas para assumir o cargo e tomou posse nesta semana. Ele destacou que apesar de ocupar uma função política é técnico e vai trabalhar para garantir a legalidade dos atos da Prefeitura.
José Batista Gomes tem 55 anos é casado e pai de três filhos. Ele é formado em contabilidade pelo Centro Universitário de Patos de Minas e pós-graduado em gestão empresarial, controladoria e contabilidade fiscal. José Batista é consultor e trabalhou como professor na Faculdade Patos de Minas e no SENAC-Minas.
Outra mudança verificada esta semana na equipe de Governo é na diretoria de trânsito. Osmar Divino, que iniciou o mandato com a missão de melhor o trânsito da cidade deixou o cargo após um ano de serviço sem muitas realizações. O lugar é ocupado desde a última segunda-feira (06) pelo aposentado Antônio de Freitas.
A assessoria de comunicação da Prefeitura não soube informar o motivo das mudanças e nem se haverá outras alterações na equipe de governo.
fonte:patoshoje

CHAPA DO AÉCIO PARA O GOVERNO DE MINAS: PIMENTA DA VEIGA AO GOVERNO E DINIZ PINHEIRO VICE

Fundador do PSDB em Minas Gerais, ex-prefeito de Belo Horizonte e com envergadura nacional, Pimenta da Veiga está, nestes dias, descansando em sua fazenda no norte de Goiás. A opção de Aécio ocorreu após o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), que assume o governo mineiro em abril, e o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, que trocou o PSDB pelo PP para ser o vice da chapa, retirarem suas pré-candidaturas em favor de Pimenta. Um dos ativos participantes dos entendimentos explicou que tudo ficou mais fácil “porque quem tem os votos é o Aécio”. A chapa tucana terá ainda o atual governador, Antonio Anastasia, candidato ao Senado.

SUCESSÃO MINEIRA: AÉCIO BATEU O MARTELO - O SEU CANDIDATO É PIMENTA DA VEIGA

Ilimar Franco, O Globo
O ex-presidente do PSDB Pimenta da Veiga (foto abaixo) foi escolhido para ser o candidato tucano ao governo de Minas. A decisão foi tomada anteontem, em reunião entre o senador Aécio Neves, o governador Antonio Anastasia e o deputado Marcus Pestana.

SALVADOR: VEREADOR PROPÕE CEMITÉRIO PARA CACHORRO


:
O vereador Marcell Moraes (PV) apresentou na Câmara Municipal oProjeto de Lei nº 919/13, que propõe sepultamento de animais domésticos em campas e jazigos localizados nos cemitérios públicos de Salvador.
De acordo com o projeto, o sepultamento é destinado prioritariamente aanimais de estimação da família do concessionário da campa ou jazigo. Os cemitérios de entidades particulares poderão estabelecer regras próprias para o sepultamento dos animais domésticos.
Em sua justificativa o vereador ressalta que existem cemitérios para animais, porém são cobradas taxas que na maioria das vezes são abusivas. Marcell também destaca que cada vez mais os animais domésticos são considerados membros das famílias.
"O falecimento desses animais traz muito desconforto e tristeza, os donos geralmente não sabem o destino do seu animal falecido. O objetivo é confortar essas famílias que possuem tanto amor pelos seus bichinhos, numa hora muito difícil, a hora da despedida".

BRASÍLIA-DF: RORIZ CANDIDATO?


:
Com resultado de pesquisa que lhe dá 30% da preferência do eleitorado e com a expectativa de escapar da Lei da Ficha Limpa em processo que responde no STJ, ex-governador quer entrar na disputa pelo PRTB, de Luiz Estevão; em 2007, quando era senador pelo PMDB, Roriz teve o seu mandato cassado por improbidade administrativa.

WILL NUNES: E O PMDB DE VAZANTE?

O PMDB de Vazante vive uma situação inusitada. Apesar de ser oposição responsável como deixou  claro em matéria publicada na última edição do jornal DE FATO, o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade. Também é poder. Já que o nome mais forte do governo hoje, é o secretário de administração e esportes, Adilson Bastos, filiado ao PMDB, além do advogado peemedebista Amir Rojas e o médico Dr. Leonardo que atende no Hospital Municipal.

Ou seja, parece existir duas linhas dentro do próprio partido em Vazante. Sem falar em outras legendas que ninguém sabe se é situação ou oposição. É um verdadeiro balaio de gato. Um salve-se quem puder. Se o governo patina na administração, a oposição patina sem ter direção.

Fazer política exige hoje mais do que nunca, organização, planejamento, união e propostas possíveis de serem cumpridas. Não dá pra fazer política atacando feito índio( com todo respeito aos índios), sem nenhum tipo de estratégia.

Assim é chover no molhado. Aonde estão as nossas lideranças para construir um pensamento único capaz de unir todos em volta de um projeto alternativo que atenda os anseios do povo. Fazer política é muito mais do que um partido. É preciso agir, conversar, reunir, discutir ideias, projetos com a comunidade. Cruzar os braços e deixar tudo acontecer é muito pouco.

Neste momento Vazante vive um momento completamente apagado quando o assunto é política ninguém arrisca mexer um pauzinho se quer. Tá todo mundo de braços cruzados vendo a banda passar. A situação é pra lá de estranha.

Vamos ver como o PMDB de Vazante ficará na eleição desse ano. Já que é oposição ao governo de Minas, que deverá contar com o apoio do prefeito Dr. José Benedito e do vice-prefeito Jeovanine diante da forte ligação do grupo situacionista com a ala do governador Anastasia e do senador Aécio Neves.

Já que uma coisa é certa. O Ministro da Agricultura Antônio Andrade tenta reeleição para deputado federal ou será candidato a vice-governador na chapa com Pimentel.

Ficando no ar o seguinte, com quem os peemedebistas que estão no poder ficarão. Com o grupo do Aécio ou na oposição com Andrade.

Até lá muita coisa vai acontecer, mas para quem sonha um dia voltar ao poder deveria desde de já construir a estrada de volta ao palácio do zinco. 



VAZANTE: PREFEITO ESTARIA TENTANDO ATRAIR O APOIO DE TARCÍSIO SOARES, IRMÃO DO EX-PREFEITO DR. JACQUES SOARES GUIMARÃES

Existem forte rumores que o irmão do ex-prefeito Jacques Soares Guimarães, Tarcísio Soares assumirá a coordenação dos dentistas em Vazante. Afastado da política já um bom tempo, a atitude do governo municipal estaria sendo vista como uma manobra política de Dr. José Benedito para buscar apoios para a sua administração.

O MINISTRO DA AGRICULTURA ANTÔNIO ANDRADE DIZ QUE O BRASIL PODE TER A MAIOR PRODUÇÃO DE SOJA DO MUNDO


755 × 456 - alfo

755 × 456 - alfo







O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, afirmou na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, que a produção de soja pode chegar a patamares ainda maiores do que as projeções atuais, que apontam para a produção de cerca de 90 milhões de toneladas durante a safra 2013/14. O anúncio foi feito durante acoletiva de imprensa dos levantamentos de grãos e café para a temporada atual.
“O desempenho da soja para esta safra deve ser ainda melhor que as previsões atuais, podendo alcançar 95 milhões. Esse resultado deve-se ao aumento da produtividade e consolidará o Brasil como o maior produtor desse grão no mundo, superando os norte-americanos”, disse Andrade.
A previsão é que o Brasil registre uma produção de grãos de 196,7 milhões de toneladas, ao todo, um aumento de 5,2% em relação à safra passada, de 186,9 milhões de toneladas.
No levantamento, realizado por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o destaque foi para a soja, que teve um crescimento de 10,8%, o que representa uma produção estimada em 90,3 milhões de toneladas para a safra atual. O arroz acompanhou o comportamento de alta com um aumento de 5,1%, chegando a 12,4 milhões de toneladas. O feijão primeira safra – que já está em fase de colheita no Paraná –também se destaca, com uma elevação de 35,6% na produção, passando de 964,6 mil para 1,3 milhão de toneladas.
Já o milho primeira safra, 2ª maior cultura produzida no Brasil, apresentou um decréscimo de 5,9%. A queda prevista, segundo a Gerência de Avaliação de Safras da Conab, se deve à redução de plantio do grão em virtude dos preços mais favoráveis para o plantio de soja.
Com relação a área plantada, a cultura de soja apresentou o maior crescimento em relação à área plantada, com aumento de 6,6%, passando de 27,7 para 29,6 milhões de hectares. Outras culturas também apresentaram elevação em relação à área, como o arroz, feijão e algodão. Por sua vez, o milho primeira safra apresentou decréscimo de área de 4,7%, passando de 6,8 para 6,5 milhões de hectares.
“A nossa produção aumenta a cada ano. Isto porque o Brasil desenvolveu grandes tecnologias no campo, e contamos diariamente com o trabalho dos produtores, que não medem esforços para colocar a nossa produção como uma das maiores do mundo”, finaliza Andrade. (Com informações da Conab)

TELEVISÃO: POLÊMICA NO BBB 14

O “Big Brother Brasil 14” só começa na próxima terça-feira, mas a polêmica já ronda uma das participantes: a paulistana Clara Aguilar.

A loira, que é conhecida por fazer vídeos eróticos na internet, provocou a reação negativa da Igreja Católica ao posar provocante, vestida como a santa de mesmo nome e com os seios de fora. Berthaldo Soares, presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, chegou a cogitar consultar o departamento jurídico da instituição para saber se é possível proibir a circulação da imagem na internet.
— Isso é deplorável. O que essa senhora fez não é apenas uma afronta aos católicos. Um judeu, um muçulmano, qualquer pessoa com um mínimo de caráter vê que isso é uma afronta à religião de alguém e não vai concordar. Qual é o atributo que ela tem, seja moral ou intelectual, que poderia dar a ela projeção sem essa polêmica que ela está provocando? De que jeito ela iria aparecer no “BBB”? Medíocre é a palavra certa para descrevê-la — afirma

PROJETO AUMENTA REPASSE DO FPM AOS MUNICÍPIOS

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 284/13, do deputado Wilson Filho (PMDB-PB), que altera as regras de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para aumentar o volume de recursos destinados aos pequenos municípios.
Atualmente, segundo o Código Tributário Nacional (CTN – Lei 5.172/66), 10% dos recursos do FPM são distribuídos entre os municípios que são capitais dos estados. Os demais 90% do fundo ficam com os municípios restantes, segundo uma tabela de coeficientes calculados a partir do critério populacional, que começa com 0,6, para os menores municípios do País, e vai até 4,0.
O projeto eleva o coeficiente individual de participação dos municípios menores, com até 16.980 habitantes, de 0,6 para 1,0 em todos os casos. Atualmente, para esses municípios, o código determina a aplicação do coeficiente de 0,6 pelos primeiros 10.188 habitantes, acrescido de mais 0,2 para cada 3.396 habitantes.

PSB NA OPOSIÇÃO

Dilma-e-Eduardo-Campos
O Globo revelou que o acirramento dos ânimos de setores do PT com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, terá mais uma consequência para o ano de reeleição da presidente Dilma Rousseff (foto abaixo). Porta-voz de Campos para responder aos ataques em artigo apócrifo publicado na pagina oficial do PT no Facebook terça-feira, o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS) avisa que o partido deve reavaliar a postura independente e votar como oposição a partir de fevereiro.
Beto diz que essa reavaliação de posição não é ameaça nem retaliação, mas reciprocidade a um tratamento desrespeitoso por parte do PT e do governo, que tem tratado o PSB como oposição desde o rompimento, em setembro do ano passado.
Ele informou que tão logo os trabalhos parlamentares sejam retomados, no inicio de fevereiro, as lideranças do PSB na Câmara e Senado vão se reunir para uma reavaliação de posicionamento nas votações. Ele lembra que mesmo tendo votado a favor do Mais Médicos e em mais de 60% do Orçamento, as emendas do partido foram cortadas pela metade.

SUCESSÃO MINEIRA: AÉCIO DESCARTA LACERDA E REAFIRMA QUE O CANDIDATO AO GOVERNO SERÁ DO PSDB

B-GHXHQ
Tempo. Na primeira agenda em Minas em 2014, Aécio visitou obra em Confins e almoçou com Anastasia


O senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) praticamente descartou ontem a possibilidade de referendar uma candidatura ao governo de Minas de um nome do PSB, especialmente, o do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. O tucano afirmou que existe um “consenso crescente” de que o cabeça de chapa no Estado será do PSDB. No momento, dois nomes são cotados: o do presidente do partido em Minas, deputado federal Marcus Pestana, e o do ex-ministro Pimenta da Veiga.

Apesar da ênfase, Aécio fez a defesa de que o PSB continue ao lado dos tucanos no contexto estadual e ressaltou a afinidade de “mais de 30 anos” com o dirigente nacional socialista e também presidenciável Eduardo Campos.

“Não acho que seja incompatível uma candidatura (nacional) do PSB com o apoio do PSB aqui à candidatura do PSDB a governador. Como não é também impossível que isso ocorra em Pernambuco”, afirmou o senador sem cogitar o contrário, ou seja, o PSDB apoiar uma postulação socialista em Minas.
A possibilidade de Lacerda sair para governador com apoio de Aécio havia ganhado fôlego após a entrada do PSDB no governo pernambucano. Porém, como dirigentes tucanos relataram à reportagem nesta semana, o prefeito reafirmou recentemente o desinteresse em se candidatar.
Sobre o futuro do governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), o senador admitiu que a “maior probabilidade” é que ele renuncie no fim de março. Assim, o governo passaria a ser comandado pelo atual vice, Alberto Pinto Coelho (PP). Ele não confirmou, entretanto, que Anastasia vá disputar uma cadeira no Senado.
Ainda na entrevista, concedida na Cidade Administrativa, Aécio disse que, hoje, sua candidatura à Presidência é uma “possibilidade concreta” e que a definição do PSDB deve ocorrer em março.