terça-feira, 26 de junho de 2012

FRANÇA: KIT BAFÔMETRO

A partir de 1º de julho próximo, a França obrigará todos os veículos com mais de 50cc a contarem com um kit bafômetro (químico ou eletrônico) no porta-luvas. A medida visa incentivar os condutores a fazerem o teste por conta própria antes de dirigir. No país, o limite aceito é de 0,5g de álcool por litro de sangue.


WILL NUNES COMENTA: o Brasil bem que poderia adotar essa idéia no lugar de só multar os condutores.

ELEIÇÃO: TWITTER PASSÍVEL DE MULTA

É ilícita e passível de multa a propaganda eleitoral feita por candidato e partido político pelo Twitter antes do dia 6 de julho do ano do pleito, data a partir da qual a Lei das Eleições permite a propaganda eleitoral. Esse é o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O posicionamento foi tomado quando foi mantida a multa de R$ 5 mil aplicada ao ex-candidato à Vice-Presidência da República em 2010 pelo PSDB, Índio da Costa, por veicular no Twitter mensagem eleitoral antes do período permitido pela legislação.

CÂMARA FEDERAL: REAJUSTE NA VERBA DE GABINETE

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), confirmou nesta terça-feira (26) que a Casa vai reajustar o valor da verba de gabinete que hoje alcança a R$ 60 mil a partir de 1º de julho. O recurso é usado pelos parlamentares para o pagamento de funcionários que trabalham nos gabinetes ou nos escritórios políticos nos estados.

Perguntado sobre o reajuste, Maia foi irônico. “Deem a manchete com letras garrafais: a Câmara vai conceder reajuste para os servidores do gabinete. Já disse isso lá atrás”. Ele não informou o percentual que será concedido.

STF: ADIADA DECISÃO DE CONTAS REJEITADAS

Um pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adiou mais uma vez o desfecho sobre a participação de políticos que tiveram contas desaprovadas nas eleições deste ano. O julgamento foi interrompido quando o placar estava em 3 votos a 3, e Toffoli é o último a votar. Ele prometeu devolver o processo na próxima quinta-feira (28).

Os ministros estavam analisando um pedido para que o TSE reavalie decisão de março que bloqueou a participação dos contas-sujas nas eleições. Por 4 votos a 3, os ministros deram nova interpretação para a legislação em vigor, que exigia apenas a prestação de contas para o candidato ser considerado quite com a Justiça Eleitoral. Com a decisão do TSE, passou-se a exigir também que as contas fossem aprovadas

VAZANTE-MG: CHAPA DA OPOSIÇÃO PARA PREFEITO PRATICAMENTE DEFINIDA

Só um fato extraordinário pode mudar a chapa da oposição com a pré-candidatura de Dr. José Benedito (PHS), vice Marquinhos da House Bike (PSB). Os dois nomes serão anunciados até sábado, último dia das convenções.

PARACATU-MG: CINCO PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

Paracatu continua com cinco pré-candidatos, que só serão confirmados no próximo sábado - até lá, uma coligação entre alguns desses nomes, ou mesmo a retirada dos mesmos, não é excluída. São eles: Almir Paraca (PT), Edmundo de Sá (PMDB), Olavo Condé (PSDB), Dr. Bebeto (PTB) e Elton Cruvinel (PSOL).

PARACATU-MG: PARACA SERÁ CANDIDATO A PREFEITO

O deputado estadual e ex-prefeito Almir Paraca foi lançado na manhã de ontem pré-candidato à Prefeitura Municipal de Paracatu pelo PT (Partidos dos Trabalhadores), tal qual cogitado nas últimas semanas. Até então, o partido apresentava apenas a pré-candidatura de Roberto Pires (Robertão da Famag), definida ainda no início de maio. Conforme explanado em plenária, a decisão vem a calhar com pedidos internos e externos por uma representação "mais forte" em Paracatu.

A notícia chega pouco antes das convenções partidárias, que acontecem no próximo sábado, 30, e dão definitivamente por encerradas as conversas entre partidos, selando as coligações. Até o momento, o PSL já mostrou-se disposto a apoiar o dep. Almir Paraca em uma chapa, sendo que o PRB e o PSB também poderão vir a compô-la. Existe eventualmente a possibilidade de uma chapa puro sangue, conforme demonstrou Ragos Oliveira: "afirmou que sou pré-candidato a vereador, pré-candidato a vice-prefeito". A junção destes dois fortes nomes do partido na cidade pode ser uma estratégia para a união do mesmo em busca da prefeitura. Nas eleições municipais de 2008, Ragos Oliveira foi candidato pelo PT, enquanto Almir Paraca apoiou o então prefeito Vasquinho (PMDB), o que causou certo desconforto no grupo.

fonte: paracatunet

SENADO: CONSELHO DE ÉTICA APROVA CASSAÇÃO DE DEMÓSTENES

Por unanimidade, o Conselho de Ética do Senado aprovou na noite desta segunda-feira, 25, o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) que pede a cassação de Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar. Num relatório de 79 páginas, Humberto Costa disse que há provas "robustas" e manifestas" do envolvimento de Demóstenes com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Todos os 15 senadores foram favoráveis à perda de mandato do senador de Goiás. Agora o processo seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça para verificar sua legalidade. A expectativa é que vá à votação em plenário, em sessão secreta, daqui a duas semanas.