Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia e Eugênio Morais/Arquivo Hoje em Dia
PT e PSDB investem em pré-campanha no interior de Minas Gerais
Depois do descanso prolongado do Carnaval, os pré-candidatos ao governo de Minas lançam ofensivas no interior à caça de apoios para a campanha eleitoral. A partir da próxima segunda-feira, a intenção é percorrer cidades das 27 macrorregiões do estado para conversar com dirigentes de partidos aliados, vereadores, prefeitos, empresários e lideranças populares.

Pimenta da Veiga (PSDB) planeja visitar quatro cidades por semana até a convenção partidária. O mesmo pretende o petista Fernando Pimentel, com as “caravanas da participação”, inspiradas no périplo empreendido Brasil afora pelo então candidato Lula com as “caravanas da cidadania” em 1994.

O pré-candidato tucano aproveitou o feriadão para uma viagem de relativo descanso, uma vez que pretende cuidar de questões internas da campanha eleitoral até o sábado (8). Segundo a sua assessoria, Pimenta da Veiga cuida pessoalmente do processo de organização interna da campanha e do mapeamento das viagens pelo estado. Na terça-feira 11 será definida a programação das viagens em março e abril. Estão previstas até quatro viagens a cada semana.

Triângulo

Já estão agendadas caminhadas do tucano em duas regiões, a Zona da Mata e o Triângulo Mineiro. Na primeira, Pimenta da Veiga, que já visitou Juiz de Fora, deve escolher outra cidade. O tucano esteve em Uberlândia e agora vai visitar Uberaba, Araguari e Ituiutaba.

O pré-candidato do PT vai no dia 13 a Manhuaçu, na Zona da Mata, e no dia 14, visita o Sul do Estado. Também já está na agenda a passagem de Fernando Pimentel por Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, além de Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Convenções

A previsão é de que as caravanas da participação se estendam até o mês de maio, antecedendo as convenções partidárias. Nesses encontros com lideranças regionais, o petista pretende recolher sugestões para o seu programa de governo.

“Estamos abrindo o diálogo com as entidades de classe e os movimentos sociais no Estado. Este é o espírito das caravanas da participação, buscar estabelecer o diálogo com os sindicatos patronais e de trabalhadores”, disse o presidente estadual do PT, deputado federal Odair Cunha. Segundo ele, as viagens são mais um evento desse esforço de construção do programa de governo do PT para Minas Gerais. O foco desses encontros é saber deles qual o papel que o Estado pode ter para assegurar o desenvolvimento e inclusão social.

“Queremos conversar com os trabalhadores e com os empresários de Minas Gerais inteira, para compreender as diversidades culturais e econômicas de cada região do estado, que serão consideradas em nosso programa de governo”, destacou.