sábado, 30 de março de 2013

SANTA CRUZ-RN: TERÁ MODELO DE TRATAMENTO DE LIXO

A cidade de Santa Cruz, localizada na região do Trairi do Estado, deverá ser beneficiada com um modelo de tratamento de lixo, nos moldes do que é praticado na cidade de “Boras”, na Suécia. O anuncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo deputado estadual Tomba Farias, durante discurso na Assembléia Legislativa.
Tomba Farias, que chegou essa semana da Suécia, onde se encontrava em Missão Parlamentar, destacou que, com vistas a implantação do projeto, a Universidade de Boras já fechou a sua participação, e nos dias 11 e 12 de maio deste ano estará enviando engenheiros para Santa Cruz para conhecer a realidade local.
Ao lado de outros parlamentares brasileiros, Tomba visitou as estações de coleta e tratamento de lixo da cidade de Boras, que possui mais de 100 mil habitantes (o dobro da de Santa Cruz) e conta com aproximadamente 1.500 fábricas.
Boras leva o título de “campeã mundial de limpeza”, por reciclar 99% de seus resíduos. Seu lixo tem três destinos: 42% são incinerados e convertidos em energia elétrica, 30% são tratados biologicamente e transformados em biocombustível e 27% são reciclados. A reciclagem é feita inteiramente pela população, que se encarrega de separar e levar o material até os postos de coleta espalhados por toda a cidade

MINAS GERAIS: VELÓRIO DE UM GATO

Um velório inusitado chamou a atenção dos moradores de São João do Manteninha, no Leste de Minas Gerais. Uma moradora da cidade resolveu velar o gato da filha. No velório do gato Cristiano, realizado na noite dessa terça-feira (26), uma fila foi formada. A mãe da dona do gato ofereceu até um lanche para as 200 pessoas que foram dar adeus ao bichano.
Patrícia Aparecida Coutinho Lages é colega da dona do gato e enviou fotos do velório para o G1. Ela conta que o gato tinha 13 anos e sua morte causou muita tristeza à dona. “Ela encontrou uma forma de prestar seus sentimentos ao gatinho tão amado por ela, comprou então um caixão, e fez o velório do seu estimado animal. Foi o comentário da cidade”, conta a internauta.
Uma funerária preparou o corpo do felino que foi coberto por flores brancas em seu pequeno caixão.  O corpo do gato só não foi enterrado no cemitério na cidade, porque não teve autorização da Polícia Militar.

VAZANTE-MG: FALTAM 19 MESES PARA UM NOVO EMBATE POLÍTICO

Faltam 19 meses para os grupos políticos de Vazante voltarem a ter um novo duelo. Quem obterá sucesso agora? O grupo da situação comandado por Dr. José Benedito, vice-prefeito Jeovanine e o ex-prefeito Alcides Diniz. Ou a ala do ministro Antônio Andrade, e dos ex-prefeitos Jacques Soares Guimarães, Orlando Fialho e Gabriel Rosa?

SÁBADO SANTO

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.
Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado,também as pessoas que contém o conhecimento mas antigo impedem de assistir tv,ouvir musica pois estão em jejum nesse momento voçê está fazendo sacrificios mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à “Celebração das Dores de Maria”, onde se recorda a “hora da Mãe”, sem missa.
É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

SEMANA SANTA VIOLENTA NAS ESTRADAS

O feriado prolongado de Semana Santa está na metade e pelo menos 12 pessoas já morreram em acidentes em rodovias federais que cortam Minas. Segundo dados da Policia Rodoviária Federal, os acidentes ocorreram por conta da alta velocidade, das pistas molhadas e da imprudência dos motoristas. Dois carros de passeio e uma carreta colidiram na BR 040, na altura de Ewbank da Câmara, na Zona da Mata.

Outro acidente ocorreu na BR 262, perto de Nova Serrana, no centro-oeste do estado. Um carro e uma carreta bateram de frente, matando duas pessoas na hora e outra vítima ao chegar ao hospital.Em Três Marias, um veículo invadiu a pista contrária depois de rodar na via. O carro acabou atingindo uma carreta e os cinco ocupantes do veículo morreram na hora. Outro acidente ocorreu no KM 251 na BR 381, em João Monlevade. Duas pessoas ficaram gravemente feridas e foram levadas para o hospital. 

A PRF aumentou o efetivo nas ruas, e reforçou a fiscalização nas BRs 040, 135, 262, 381, locais considerados críticos, por concentrarem os trechos que mais ocorrerem acidentes diariamente.
A Operação Semana Santa tem o objetivo de reduzir os índices registrados no ano passado, quando 120 pessoas morreram em acidentes graves em todo o país. Os agentes da PRF permanecem nas ruas até a meia noite de domingo 31

AÉCIO NA CAMPANHA

Definitivamente, a campanha começou. O PSDB pretende intensificar os contatos com empresários que já tinha realizando a fim de montar uma estrutura para a campanha do senador mineiro Aécio Neves. Os contatos partem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tem dado forte apoio à candidatura. Os dois já se encontraram com nomes da construção civil e já fizeram contatos com os setores financeiro e na indústria.
A ideia é já contratar empresas de propaganda e de pesquisas de opinião e já bancar as próximas viagens do tucano pelo País, informa reportagem da Folha de S.Paulo. Notícia de dez dias atrás publicada na coluna Radar On-Line, de Veja, dava conta que o partido já tinha fechado negócio com Orjan Olsen, da Analítica, para realizar uma pesquisa qualitativa a fim de descobrir o que o povo quer e assim afinar o discurso de Aécio para a eleição presidencial.

PRESIDENTA DILMA OS NÚMEROS FASCINAM O MARQUETEIRO

Em dois anos de governo, a presidente Dilma Rousseff conseguiu bater na própria figura uma série de carimbos que a distinguem, para o bem, entre a maioria da população. Essa é a avaliação do marqueteiro João Santana, coincidente com a da própria presidente e seus principais conselheiros.

A queda dos juros bancários, a redução nas tarifas de energia elétrica e a manutenção dos preços dos alimentos são, neste momento, as "marcas próprias" de Dilma e seu governo que serão mais exploradas nas mensagens que ela vai transmitir nos horários políticos do PT e, sem dúvida, em seus pronunciamentos oficiais.

MOMENTO MIDIÁTICO _ O próximo grande momento midiático de Dilma vai ocorrer no feriado de 1º de Maio, o Dia do Trabalhador. Um pacote de desonerações de impostos para o setor de ônibus urbanos poderá ser anunciado. A intenção é obter, ao menos, a manutenção dos preços das tarifas. Isso aliviaria a inflação, tecnicamente, e politicamente deve trazer mais dividendos para a imagem da presidente. Na mais recente pesquisa Ibope, com 76% de intenções de voto Dilma exibiu taxa três vezes maior que a da soma de seus adversários. Representaria uma vitória folgada, e consagradora, em primeiro turno.

PEC DAS DOMÉSTICAS

O ministro Manoel Dias (Trabalho) disse nesta quinta-feira (28) que a regulamentação da PEC das Domésticas ficará pronta em, no máximo, 90 dias. Trata-se do projeto que dá aos empregados domésticos todos os direitos dos demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A expectativa é que a lei seja promulgada na próxima terça (2). “A comissão que constituímos [para analisar os pontos que precisam ser regulamentados] assumiu o compromisso de, em 90 dias, oferecer a proposta e regulamentação”, disse o ministro

COMBATE AS DROGAS

Presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) prometeu colocar em votação na quarta projeto que aumenta rigidez contra tráfico de drogas.

VAZANTE-MG: SHOWS DA FESTA DA LAPA

A Assessoria de Eventos do Governo Municipal de Vazante confirmou na manhã desta quarta-feira (27) três shows para a 132ª Festa em louvor a Nossa Senhora da Lapa, que será realizada nos 1, 2 e 3 de maio em Vazante/MG.
 
No dia 1º de maio a dupla Henrique e Juliano, dia 2 Rio Negro e Solimões e no dia 3 show com a Banda Anjos de Resgates.
"Os shows dos dois primeiros dias serão realizados no estacionamento do ginásio poliesportivo Reni Soares da Cunha, no bairro Novo Horizonte. Já o show do dia 3, solicitado pelo Pároco Valdeci de Lima, será no Santuário de Nossa Senhora da Lapa", disse a Assessora de Eventos Grasille Cristiane.
 
Como divulgado anteriormente no dia 4 de maio, sábado, deverá ter um show de um artista ou dupla de renome nacional, entretando a assessora ainda não quis confirmar e espera que nos próximos dias possa fazer a divulgação. "Temos que trabalhar com cautela. Não podemos nos prescipitar e divulgar nomes sem o contrato está oficializado. Os vazantinos e visitantes podem ficar tranquilos será uma das maiores festas da Lapa de todos os tempos", acredita Grasielle
 

SENADOR PODE DEIXAR O PSDB

O senador Álvaro Dias (PSDB/PR) pode estar deixando o ninho tucano. Ele tem convite de outros partidos, como o PV, e sonha com a disputa do governo do Paraná em 2014, contra Beto Richa, seu desafeto, que é do PSDB. Em sua coluna deste sábado, Claudio Humberto aborda os dilemas do senador