segunda-feira, 13 de maio de 2013

PESQUISA APONTA ENSINO DE QUALIDADE EM MINAS

Minas Gerais concentra a maioria das escolas brasileiras que conseguem ofertar ensino de qualidade, dentre aquelas que atendem a alunos de baixo nível socioeconômico. Esta é uma das conclusões do estudo "Excelência com Equidade", da Fundação Lemann. A avaliação foi feita com base em dados da última edição da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação.

O estudo selecionou 215 escolas que garantem o aprendizado dos estudantes mesmo em condições adversas - baixa escolaridade dos pais e baixa renda, por exemplo. Todas as instituições selecionadas são públicas e 109 delas – 50,7% do total – estão localizadas em Minas Gerais. De acordo com a pesquisa, estas instituições contribuem para que os alunos de suas regiões atinjam patamares satisfatórios de desempenho educacional.

As instituições de ensino foram escolhidas por atender a uma série de critérios. O aprendizado satisfatório de pelo menos 70% dos alunos em português e matemática, ao fim do primeiro ano do ensino fundamental (5ª série), é um dos mais representativos.
As escolas selecionadas pelo estudo também deveriam apresentar evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do MEC - de 2007 para 2009 e de 2009 para 2011, além de ter alcançado nota mínima de 6,0 na última edição do estudo, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.