quarta-feira, 4 de maio de 2016

NOVO INQUÉRITO ATINGE AÉCIO NEVES

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta quarta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de um novo inquérito para investigar o senador Aécio Neves (PSDB-MG). No mesmo pedido, o procurador cita o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o ex-deputado e atual prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB). O pedido será analisado pelo ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava Jato.
A investigação está baseada em um dos depoimentos de delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Segundo o parlamentar, em 2005, durante os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquéritos (CPMI) dos Correios, criada para investigar denúncias do mensalão, Aécio Neves, então governador de Minas Gerais, “enviou emissários" para barrar quebras de sigilo de pessoas e empresas investigadas, entre elas o Banco Rural.

SEM NOVIDADES ANASTASIA PEDE AFASTAMENTO DE DILMA

Em seu relatório, apresentado hoje (4) à Comissão Especial do Impeachment no Senado, o senador Antonio Anastasia procurou destacar que o eventual afastamento da presidenta Dilma Rousseff do  cargo não representa um “golpe”, nem uma “ruptura institucional” no Brasil. Ao justificar seu parecer a favor da admissibilidade do processo, o relator classificou essa alegação por parte da denunciada de “irresponsável” e uma “tentativa de deslegitimar a própria figura do impeachment”. A decisão de Anastasia que é do PSDB já era esperada, nenhuma supresa.

MÍDIA E O GOVERNO TEMER

A mídia que ajudou a derrubar Dilma e levar o país a crise, está rezando para o governo Temer acertar. Caso contrário....

O PSDB QUER UMA BOQUINHA

Cortejado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB) como um dos aliados preferenciais em um eventual governo interino, o PSDB quer ocupar o Ministério das Cidades. Segundo dois aliados próximos a Temer ouvidos pela reportagem, o partido teria "mencionado" um nome para a vaga: o deputado Bruno Araújo (PE), ex-líder da minoria e responsável pelo voto de número 342 na votação da admissibilidade do impedimento de Dilma Rousseff na Câmara.

PSB NO GOVERNO TEMER

:
Apesar de o PSB não ter chegado a um consenso sobre participar de um eventual governo do vice Michel Temer (PMDB), a bancada do partido já se mobiliza para indicar o ministro da Integração Nacional; após uma reunião com Temer, os deputados do PSB indicaram o líder Fernando Bezerra Filho (PE) para o cargo; ele é filho do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que comandou a pasta durante o governo Dilma; maior resistência a uma participação do PSB de um possível novo governo está junto aos governadores.

WILL NUNES: será que Temer dará conta de cumprir todas as promessas...

PREFEITOS ASSUSTADOS COM A RELEIÇÃO

As dificuldades em atender a Lei de Responsabilidade Fiscal em meio à crise foi o tema principal da abertura do 33º Congresso da Associação Mineira dos Municípios (AMM). A situação é especialmente preocupante para os prefeitos por ser um ano eleitoral.
O presidente da entidade e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), afirmou que muitos de seus pares vão enfrentar problemas nas eleições. “A maioria dos prefeitos vai ter dificuldades porque não tem condições de fazer aquilo que a população cobra e isso reflete diretamente no processo eleitoral”, afirmou. Ele lembrou que uma pesquisa feita pela AMM mostrou que 74,2% dos prefeitos não vão conseguir fechar as contas neste ano.
O chefe do Executivo de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda (PSB), questionou a falta de clareza na lei de responsabilidade fiscal em relação aos restos a pagar. Ele acredita que a falta de uma definição clara sobre o tema gera instabilidade. “Isso cria uma insegurança jurídica que não termina esse ano porque, enquanto estas contas não forem aprovadas, o prefeito estará sempre em uma posição muito insegura”, declarou.

A REFORMA DE PIMENTEL

O governador Fernando Pimentel (PT) enviou ontem para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) os 19 projetos que compõem a reforma administrativa do Estado. Eles devem ser protocolados hoje. Estão previstas a extinção de diversos órgãos, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Rural Minas, o Departamento de Telecomunicação (Detel), o Departamento de Obras Públicas (Deop), o Instituto Hidroex, além da Imprensa Oficial.
Por outro lado, serão criadas a Secretaria de Administração Prisional e a Empresa Mineira de Comunicação. Um dos textos pretende extinguir 67 mil cargos. Contudo, segundo o líder de governo na Casa, Durval Ângelo (PT), não haverá demissões, pois todos os postos estão vagos hoje.
A economia que será gerada está dentro dos R$ 2 bilhões que foram contingenciados pelo governo no início deste ano dentro do Orçamento de Minas. Segundo o deputado Durval Ângelo, é possível que a médio e longo prazo outros valores sejam economizados. 

AÉCIO NEVES PASSA SER ALVO DA LAVA JATO

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, o procurador da República, Rodrigo Janot, pedirá a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Delcídio do Amaral, em delação premiada, afirmou que Paes ajudou o senador Aécio Neves a maquiar dados do Banco Rural na CPI dos Correios, em 2005. Ainda segundo Delcídio, o tucano enviou emissários durante a CPMI — um deles teria sido Paes —, para que o prazo de entrega dos dados das quebras de sigilo fossem adiados, com a justificativa de que não haveria tempo hábil para preparar essas respostas.
Na época, Delcídio era o presidente da CPI e, ao receber os dados, percebeu que o tempo pedido teria sido utilizado para maquiar informações.

COLUNISTA DE O GLOBO CRÍTICA TEMER


:
Colunista do Globo Ricardo Noblat diz que "Dilma não teve escrúpulos para lotear seu governo com todos os partidos que lhe ofereceram apoio" e que o vice "Temer irá pelo mesmo caminho"; para o jornalista, "começa a ganhar corpo dentro e fora do Congresso a impressão de que nada deverá ser mais parecido com o governo Dilma do que o tão esperado governo Michel Temer"

GLOBO: JÁ NÃO É,MAS A MESMA

Na tarde desta segunda-feira, dia 02/05, o Balanço Geral, mais uma vez liderou, isoladamente, a audiência na faixa do quadro A Hora da Venenosa. Das 14h02 às 14h45, marcou 11 pontos de média, pico de 12 pontos e share de 26%. Neste horário, a concorrente marcou apenas 8 pontos de média, com um programa de bastidores de TV.
O Balanço Geral derrotou  também outros dois programas da Globo: um esportivo (Globo Esporte) e um jornalístico (Jornal Hoje). O esportivo marcou 10 pontos de média e o  Balanço Geral 10,3 pontos na faixa das 12h49 às 13h19. Já no confronto com o jornalístico, entre 13h19 e 14h03, o Balanço Geral  ficou com 11 pontos e a segunda colocada com 10 pontos.
E na faixa de exibição de todo o programa, do meio-dia às 14h45, a atração consolidou o segundo lugar isolado na audiência com média de 9 pontos, pico de 12 pontos e share de 22%.  
WILL NUNES:Ainda é a emissora mais forte e influente do país, mas longe do que era há 10 anos atrás. Fato é, que a Globo vem caindo sua audiência já faz um bom tempo. Seu jornalismo que antes era o carro chefe, no decorrer dos tempos vem perdendo audiência e credibilidade, já as novelas apesar de serem de longe as melhores também vê sua audiência cair de cabeça abaixo; Faustão, fantástico, futebol, idem...Tudo indica que a emissora já não tem o mesmo carisma de outrora.