quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

MONTES CLAROS: GOVERNADOR APOIA MEDIDA DA PREFEITURA CONTRA A COPASA



Pimentel afirmou que o prefeito Ruy Muniz está demandando com justiça contra a Copasa
 
Em sua primeira visita oficial ao norte de Minas, o governador Fernando Pimentel apoiou a anulação do contrato entre o município e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). As declarações foram proferidas pelo chefe do executivo estadual na manhã desta quarta-feira, 04, em cerimônia no parque de exposições João Alencar Athayde que reuniu secretários de estado, prefeitos de municípios da região, o prefeito Ruy Muniz, e o empresário Josué Alencar, que concorreu ao Senado por Minas nas últimas eleições.

O governador apoiou a atitude do município e ressaltou que a Copasa não vem cumprindo em Montes Claros, nos últimos anos, os termos contratuais. Ele chamou a atenção para a crise hídrica que o país enfrenta e ressaltou que o bom serviço de saneamento é primordial para se enfrentar a crise.

- A situação operacional e administrativa da Copasa é terrivelmente ruim. Os rios de Montes Claros foram todos poluídos nestes anos e o município está demandando com justiça essa luta com a Companhia - afirmou Pimentel.

Ainda em seu discurso, o governador se dispôs a empenhar para que o problema seja solucionado na cidade. “Vou me empenhar ao máximo para que o problema seja resolvido. Montes Claros é uma cidade grande e deve ser exemplo para os outros municípios da região”, finalizou.

fonte: o norte

BATE BOCA ENTRE AÉCIO E O PRESIDENTE DO SENADO RENAN CALHEIROS


MONTES CLAROS: GOVERNADOR PIMENTEL PRESTIGIA POSSE DE PAULO GUEDES

Manoel Marques: Governador fernando Pimentel empossa secretário de Estado de desenvolvimento e integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais.
04-02-15 Montes Claros-MG
Foto: Manoel Marques/imprensa Mg
O governador Fernando Pimentel (PT) foi a Montes Claros empossar seu Secretário de Desenvolvimento da região norte do estado; a ação mostra o objetivo do governo de descentralizar o secretariado; Paulo Guedes foi o escolhido para comandar as ações de desenvolvimento de 258 municípios na região.

 O governador Fernando Pimentel empossou, nesta quarta-feira (4/2), em Montes Claros, o deputado estadual Paulo Guedes no cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Durante a solenidade no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, que contou com cerca de 1.500 pessoas, ocorreu também a posse do prefeito de Capitão Enéas, Cesar Emílio Lopes Oliveira, no cargo de presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A decisão de realizar o evento em Montes Claros foi simbólica e teve como objetivo mostrar a importância que a região terá neste governo.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, os secretários de Estado Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), Odair Cunha (Governo) e Tadeu Martins (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), o deputado federal Gabriel Guimarães (representando a bancada federal), o ex-presidente da Amams e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, prefeitos e prefeitas e lideranças políticas da região, entre outras autoridades.

Pimentel destacou, em seu pronunciamento, que a transferência da solenidade de posse para Montes Claros tinha um simbolismo especial. "Fizemos questão de fazer essa exceção e trazer a posse do companheiro Paulo Guedes para essa cidade para deixar claro nosso compromisso e nosso empenho em resgatar tudo aquilo que o Norte de Minas precisa e merece e que não foi feito nesses últimos anos", afirmou.

O governador disse ainda que o ato também era para reafirmar os compromissos assumidos para que o Estado possa avançar. "Precisamos da força das Minas e da força das Gerais para fazer esse Estado avançar, para fazer com que tenha água onde não tem, para fazer a educação andar de pé e melhorar, ter dignidade para os servidores da educação, para fazer a saúde sair do papel, para colocar o Samu atendendo em todas as regiões, para colocar os centros de especialidades, que vamos fazer em todas as regiões do Estado. Estou reafirmando isso em alto e bom som, apesar de o Estado estar em dificuldades seríssimas", completou.
Responsabilidade

Aos 44 anos, Paulo Guedes assume a Sedinor com a missão de trabalhar para diminuir as diferenças, principalmente sociais e econômicas, nos 258 municípios da área de abrangência da secretaria, localizados no Norte e Noroeste mineiros e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

Em seu discurso, o novo secretário falou da missão delegada pelo governador para comandar a pasta. "É com o coração cheio de alegria e esperança, e com um compromisso de grande responsabilidade, que recebo do nosso governador Fernando Pimentel a importante missão de conduzir os trabalhos da Sedinor", disse.


Além dos programas que visam à redução de desigualdades sociais e ao enfrentamento da pobreza, a Sedinor tem o papel de coordenar, em articulação com todas as secretarias de Estado, as demais ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico das regiões abrangidas.

Paulo Guedes ressaltou que, para a Sedinor cumprir seu papel, é preciso "fazer uma interlocução mais permanente com as demais secretarias de Estado" para a efetivação das parcerias. "Vamos procurar diminuir as diferenças que existem, que são gritantes, entre as Minas e os Gerais. São inúmeros dados que entristecem a região e que vamos procurar corrigir, tanto na questão do combate à seca quanto na melhoria da educação e saúde, melhorar nossos índices gerais e, principalmente, vamos brigar por coisas que o Norte de Minas está perdendo há anos", completou.
Biografia

Nascido na cidade de São João das Missões (Norte de Minas), Paulo Guedes começou na vida política em 1993, no município de Manga, também no Norte do Estado, onde foi vereador por três mandatos consecutivos e presidente da Câmara. Foi presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) e coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Na Assembleia Legislativa, onde exerceu dois mandatos, Paulo Guedes presidiu a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco), foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e membro efetivo das comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Política Agropecuária e Agroindustrial. Eleito para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa, nas eleições de outubro do ano passado, Paulo Guedes foi o candidato a deputado estadual mais votado do Estado, com 164.831 votos.

OH! MINAS GERAIS: QUATRO NOVOS SUPLENTES ASSUMEM CADEIRAS NA ASSEMBLEIA MINEIRA

:
Quatro novos suplentes ocuparam cadeiras na Assembleia de Minas; foram convocados Geisa Teixeira, Tony Carlos, João Alberto e Cristina Corrêa, depois que seus deputados assumiram cargos no secretariado do governo mineir
Os perfis de cada parlamentar recém-empossado foi listado pelo Portal ALMG:
Geisa Teixeira - Atuou na criação de cursos profissionalizantes, oficinas culturais e esportivas e ações de reinserção social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Varginha (Sul de Minas), onde foi presidente da Fundação CDCA (Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente), entre 2001 e 2008. Também trabalhou pela contratação de equipes multidisciplinares nas creches da cidade para que as instituições pudessem receber crianças com deficiência. É graduada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão de Responsabilidade Social. É viúva do ex-prefeito de Varginha Mauro Teixeira, eleito em 2000 e reeleito em 2004.

Tony Carlos - Assumiu o cargo de deputado estadual na ALMG como suplente do deputado José Henrique (PMDB) na 17ª Legislatura (2013-2015). Em Uberaba (Triângulo Mineiro), foi vereador por seis mandatos e coordenador regional do PMDB. Em 1988, quando conquistou o primeiro mandato, foi o vereador mais jovem do País, eleito com apenas 23 anos. É jornalista e radialista.

João Alberto - É advogado e tem forte atuação em temas ligados à juventude, tendo sido conselheiro estadual da Juventude entre 1999 e 2002. Também foi presidente estadual e nacional da juventude do PMDB e atualmente é membro da direção do partido em Minas Gerais. Entre 2004 e 2006, foi secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, e, em 2007, diretor-presidente da Ceasa Minas. Em 2013, atuou como secretário de Produção e Agroenergia do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. João Alberto segue os passos do pai, João Bosco Murta Lages, ex-deputado estadual e conselheiro de Tribunal de Contas do Estado.

Cristina Corrêa - É professora, irmã do deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG), que é atualmente secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Atuou como coordenadora de campanha do parlamentar desde o primeiro mandato, a partir de 2007. Com formação em História, tem MBA em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal. É filiada ao PT desde 2005, tendo sido secretária de Formação do partido em Santa Luzia (RMBH).