domingo, 28 de julho de 2013

VAZANTE-MG: ANÔNIMO CRÍTICA O BLOG E DIZ QUE PESQUISA APONTARÁ DR. JOSÉ COM 58% DE APROVAÇÃO

Anônimo envia e-mail defendendo o governo municipal de vazante-mg
Cara você é muito burro mesmo. Achava que era desinformado. Mas não é. É burro. Porque vc não vai a prefeitura, no portal e vê entrada e saída de recursos e comprara com o seu prefeito cassado orlando. Veja os recursos que entrou e com o que gastou com a policlínica, médicos, educação. Fale coisas concretas com fatos. Vc é um bajulador sem idéias..é uma vergonha para o jornalismo. Como diz a frase vc é mesquinho. Irei  te aplaudir se vc mostrar algo de concreto com falta de gestão. Vc sabia que no pleito anterior não tinha a pliclinica, não funcionava o centro de esportes com 200 crianças por dia, não tinha bolsa de alunos e não se pagava transporte para eles??? Pegue esses valores e publique. Fale a verdade e se for tuim ajudarei a vc na crítica. MAS O QUE ESTÁ FAZENDO BEIRA A IRRESPONSABILIDADE. Irá sair uma pesquisa que o Dr. José está com 58% de aprovação, já já e vc mais uma vez no descrédito.
WILL NUNES:

Respeito a sua opinião, apesar de não entender como uma pessoa que admira tanto o prefeito Dr. José e a sua administração não se identifica. Com todo respeito acho que você é que está muito desinformado ou equivocado diante de alguns dados, e não me cabe aqui, defender o ex-prefeito Orlando ou quem quer que seja, acho que quem deve julgar é a prória população enquanto político.

Agora sinceramente caro Anônimo acho que vc ao criticar o ex-prefeito Orlando Fialho não precisa mesmo de saúde, educação e programas sociais, nem da força maravilhosa do campo. Sem querer falar das prioridades citadas que tiveram fortes investimentos no governo passado você esqueceu de citar o PROAF que foi o maior programa rural da história do município.

Não me cabe aqui fazer mal juizo das suas opiniões, que faço questão de respeitar,deixando para a comunidade avaliar suas palavras  que serão  bem vindas, principalmente o autor se identificando e valorizando o debate sempre aberto e democrático das idéias.

VAZANTE-MG: ROGÉRIO CORRÊA LANÇA LIVRO DURANTE FESTA DE CARROS DE BOI


O escritor Rogério Corrêa envia e-mail sobre lançamento do seu livro:
No dia 2 de agosto de 2013 acontecerá o lançamento do livro “ Festas de Carros de Boi” de minha autoria. Local: Festa dos Carros de Boi de Vazante-MG – na serra da Boa Vista, onde acontecerá a tradicional festividade com varia programação. Será repassada parte do valor arrecadado com as vendas de exemlares à Associação dos Moradores do Bairro Novo Horizonte (casa de apoio). Prestigie esse grande evento e divulgue nossa cultura!! Rogério Corrêa para maiores informações acesse: http://rogerioscorrea.blogspot.com/2013/07/lancamento-do-livro-festas-de-carros-de.html

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA: VÍTIMA DE RACISMO

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tentou sair da defensiva. Em entrevista à jornalista Miriam Leitão, disse que não será candidato à presidência da República em 2014, em razão do suposto racismo de que seria vítima. Embora não tenha sido questionado sobre o apartamento de R$ 1 milhão em Miami, comprado por meio de uma offshore, ele falou sobre o tema e disse que teve sua privacidade invadida.
Na mesma entrevista, ele ainda desferiu vários outros ataques e também ameaçou iniciar processos judiciais contra seus detratores. Confira, abaixo, os pontos principais:
Candidatura presidencial
Não. Sou muito realista. Nunca pensei em me envolver em política. Não tenho laços com qualquer partido político. São manifestações espontâneas da população onde quer que eu vá. Pessoas que pedem para que eu me candidate e isso tem se traduzido em percentual de alguma relevância em pesquisas. 
Descortesia com Dilma
Eu não só cumprimentei como conversei longamente com a presidente. Eu estava o tempo todo com ela.
Brasil estaria pronto para um presidente negro?
Não. Porque acho que ainda há bolsões de intolerância muito fortes e não declarados no Brasil. No momento em que um candidato negro se apresente, esses bolsões se insurgirão de maneira violenta contra esse candidato. Já há sinais disso na mídia. As investidas da “Folha de S.Paulo” contra mim já são um sinal. A “Folha de S.Paulo” expôs meu filho, numa entrevista de emprego. No domingo passado, houve uma violação brutal da minha privacidade. O jornal se achou no direito de expor a compra de um imóvel modesto nos Estados Unidos. Tirei dinheiro da minha conta bancária, enviei o dinheiro por meios legais, previstos na legislação, declarei a compra no Imposto de Renda. Não vejo a mesma exposição da vida privada de pessoas altamente suspeitas da prática de crime.
Invasão de privacidade
Há milhares de pessoas públicas no Brasil. No entanto os jornais não saem por aí expondo a vida privada dessas pessoas públicas. Pegue os últimos dez presidentes do Supremo Tribunal Federal e compare. É um erro achar que um jornal pode tudo. Os jornais e jornalistas têm limites. São esses limites que vêm sendo ultrapassados por força desse temor de que eu eventualmente me torne candidato.
Gastos públicos
O primeiro passo é gastar bem. Saber gastar bem. O Brasil gasta muito mal. Quem conhece a máquina pública brasileira, sabe que há inúmeros setores que podem ser racionalizados, podem ser diminuídos.
Recursos da Ação Penal 470
Dia primeiro de agosto eu vou anunciar a data precisa.
Eventuais prisões dos réus e críticas que recebe na internet
Estou impedido de falar. Nos últimos meses, venho sendo objeto de ataques também por parte de uma mídia subterrânea, inclusive blogs anônimos. Só faço um alerta: a Constituição brasileira proíbe o anonimato, eu teria meios de, no momento devido, através do Judiciário, identificar quem são essas pessoas e quem as financia. Eu me permito o direito de aguardar o momento oportuno para desmascarar esses bandidos.
O caso do jornalista Felipe Recondo, do Estado de S. Paulo, a quem acusou de chafurdar no lixo
É um personagem menor, não vale a pena, mas quando disse isso eu tinha em mente várias coisas que acho inaceitáveis. Por que eu vou levar a sério o trabalho de um jornalista que se encontra num conflito de interesses lá no Tribunal. Todos nós somos titulares de direitos, nenhum é de direitos absolutos, inclusive os jornalistas. Afora isso tenho relações fraternas, inúmeras com jornalistas.
Discriminação sofrida no Itamaraty
Passei nas provas escritas, fui eliminado numa entrevista, algo que existia para eliminar indesejados. Sim, fui discriminado, mas me prestaram um favor. Todos os diplomatas gostariam de estar na posição que eu estou. Todos.

VAZANTE-MG: EX-PREFEITO É LEMBRADO PELA A COMUNIDADE

Depois de ter sido muito criticado pela a oposição, o ex-prefeito Jacques Soares Guimarães segue tranquilo sua rotina como médico. Mesmo reservado como sempre foi, o assédio em relação a lembrança das suas duas administrações, consideradas uma das melhores de Vazante-MG estão cada vez mais viva na memória das pessoas. É, comum a comunidade abordar o médico lembrando com saudades momentos marcantes das suas duas administrações. Tranquilo como sempre, agradece o carinho da família vazantina, dizendo que a sua maior atenção hoje, é se dedicar a medicina, principalmente agora que dois dos seus filhos estão seguindo a sua mesma profissão.

PESQUISA ESTIMULA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS

A despeito da polêmica e da reação corporativa, o governo Dilma parece estar ganhando a guerra em torno do programa "Mais Médicos". Na pesquisa Ibope, "melhorar os serviços de saúde", para 58%, é prioridade do governo.

MINAS: ANASTASIA QUE ABRA O OLHO

Os governadores, inclusive bem avaliados, receberam um recado na pesquisa Ibope. Os entrevistados deixaram claro que querem pagar menos impostos e que o tributo considerado mais alto é o ICMS, receita dos estados. O governador Anastasia que abra o ollho, já que Minas é conhecida pela alta tribuatção estadual.

LAGAMAR-MG: OPOSIÇÃO, COMEÇA PEOCUPAR A STUAÇÃO

Preocupado com o atual cenário político adiministrativo de Lagamar-MG o prefeito Dr. Cássio Marra já pensa em fazer uma profunda reflexão do governo, pensando em mudanças. A situação estaria preocupando o chefe do executivo que aguarda chumbo grosso da oposição.

VAZANTE-MG: OAB PROMOVE ECONTRO DE ESTUDO JURÍDICO

Nos dias 06 e 07 de Agosto de 2013, ás 19:00, a cidade de Vazante sediará o II Encontro  de Estudo Jurídicos, promovido pela Subseção de Vazante em parceria com a ESA (Escola Superior de Advocacia).O evento será realizado na Câmara Municipal de Vazante e terá apenas 157 vagas para Advogados, estudantes e demais interessados.A OAB Vazante informa, ainda, que será emitido certificado de horas aos participantes do Encontro Jurídico. Maiores informações pelo telefone 3813-0267. Inscrições na Sala da OAB localizada no Edifício do Fórum da cidade.

PARACATU-MG: VIOLÊNCIA

A violência crescente em Paracatu e a necessidade de reforçar as ações de segurança pública na região foram o tema de uma reunião, em Belo Horizonte, entre o secretário de Estado de Defesa Social (SEDS), Rômulo Ferraz, e o secretário de Planejamento e Gestão do município, Erasmo Neiva. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Paulo Abi-Ackel, que atendeu a apelos do prefeito Olavo Condé. O gestor municipal não pode comparecer devido a compromissos surgidos de última hora. Também participou das discussões o tenente-coronel Ricardo Machado.

Abi-Ackel solicitou a Ferraz o agendamento de uma visita de toda a cúpula do sistema de Segurança Pública do Estado à cidade de Paracatu. A data provável é o dia 12 de setembro, quando as autoridades – o chefe da Polícia Civil, o comandante geral da Polícia Militar e subsecretários da pasta – poderão identificar in loco as demandas locais.“Nós queremos aproximar essa relação, para que os responsáveis pela manutenção da segurança ouçam da própria população os problemas por que ela está passando. Só assim conseguiremos encontrar uma solução efetiva”, declarou Paulo Abi-Ackel.

DENGUE MATA 97 PESSOAS EM MINAS

Sobe para 97 o número de óbitos pela dengue em Minas Gerais, conforme balanço epidemiológico divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A marca registrada no último balanço de julho já se aproxima da marca histórica registrada em 2010, quando foram contabilizadas 106 mortes pela doença. Os três novos óbitos aconteceram em Belo Horizonte, Ipatinga e Caetanópolis. O número de infecções pela doença subiu para 283.095, o que representa o surgimento de 71.111 confirmações em duas semanas. O balanço anterior, divulgado no dia 12 de julho, contabilizava 211.984 casos confirmados, valor que superou o recorde de 2010, quando foram registrados 194.636 casos.
A cidade com maior incidência a doença continua sendo Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com 26,548 mil casos. No interior, a cidade com mais casos é Uberaba, no Triângulo Mineiro, com 20.036 notificações confirmadas.

Veja os óbitos confirmados em 2013, por município:

Uberaba (20), Uberlândia (3), Juiz de Fora (3), Mamonas (1), Carangola (2), Frei Gaspar (1), Buritizeiro (1), Ituiutaba (2), Ipanema (3), Teófilo Otoni (5), Cataguases (1), Pirapetinga (1), Pirapora (1), São Geraldo do Baixio (1), Montes Claros (3), São João da Ponte (1), Cláudio (1), Carneirinho (1), Campos Altos (1), Contagem (3), Muriaé (3), Sete Lagoas (4), Sacramento (1), Aimorés (1), Itauna (1), Belo Horizonte (8), Pedro Leopoldo (1), Santa Luzia (3), Águas Formosas (1), Santa Margarida(1), Carlos Chagas (1), Bocaiúva (1), Ubaporanga (1), Nova Serrana (1),Conquista (1), Itambacuri (1), Ponto Chique (1), Patos de Minas (1), Manhuaçu (1), Monte Carmelo (1), Santo Antônio do Monte (1), Iturama (1), Além Paraíba (1), Santana do Paraíso (1), Divinópolis (1), Ribeirão das Neves (1), Caetanópolis (1) e Ipatinga (1).

APESAR DO PESSIMISMO DA GRANDE IMPRENSA, AVIDA REAL É OUTRA BEM DIFERENTE CONFIRA:

Um a um, todos os principais programas lançados pela presidente Dilma Rousseff foram dinamitados, desde logo e sem piedade, pela imprensa tradicional. A vida real, no entanto, mostrou, com o tempo, que todas, repita-se, to-das as sinistras previsões multiplicadas pela mídia não pagaram as apostas. Em outras palavras, o escrito não valeu. Acompanhe:
INFLAÇÃO DISPARADA - O terrorismo midiático com forte viés ideológico previu, no início do ano, uma disparada sem freios da inflação, com uma capa da revista Veja, em janeiro, mostrando Dilma, em montagem grosseira, pisando no tomate. Na Rede Globo, Ana Maria Braga, quem não se lembra?, exibiu um colar em que os legumes vermelhos faziam as vezes de pérolas. Em junho, no entanto, a variação do Índice de Preços aos Consumidor (IPC) foi de ínfimos 0,07% e, para julho, todas as previsões convergem para uma deflação. Até o presidenciável José Serra, em teleconferência esta semana, admitiu que o índice inflacionário fechará o ano dentro da meta prevista pelo BC. O assunto, assim, saiu da pauta.
APAGÃO ENERGÉTICO - Antes da aposta na alta dos preços, não houve noticiário de jornal ou colunista que não tivesse cravado, na virada do ano, um iminente apagão de energia elétrica no País. Nesse campo, a ênfase mais especial partiu no jornal Folha de S. Paulo e sua articulista Eliane Cantanhêde. As defesas feitas pela presidente em pessoa e o ministro Edson Lobão, das Minas e Energia, foram ironizadas e desprezadas.
LUZ MAIS CARA - O propalado colapso no sistema de energia, porém, não se deu, e o Brasil continuou com suas luzes acesas, apesar do obscurantismo da mídia tradicional. Mais ainda, o igualmente combatido plano federal de barateamento das contas de luz para todos os consumidores do País, indiscriminadamente, por meio de subsídios oficiais, deu certo – e, hoje, o que se paga pela energia é mais de 10% menos do que o custo no início do ano.
FRACASSO DO ENEM - A aposta pelo caos energético foi sucedida, este ano, pela cravada geral na imprensa de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria um retumbante fracasso. Desta feita, foi o jornal O Estado de S. Paulo quem mais aplicadamente bateu o bumbo da derrota governamental. O que se viu quando foram contadas oficialmente as inscrições do Enem de 2013, entretanto, foi um recorde espetacular, com mais de 7,8 milhões de adesões espontâneas da classe estudantil. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, outro que não encontrava repercussão para suas previsões de sucesso, acertara em cheio.
BOLSA-FAMÍLIA INÚTIL - Hoje um sucesso mundial, exportado para diferentes países, o Bolsa-Família, dinamizado no atual governo, que o levou para mais de 10 milhões de lares no País, foi ironizado, escrachado e combatido de todas as formas. O fato, gostem os barões da mídia ou não, é que ele sobreviveu, proliferou e modernizou-se com o passar dos anos, tornando-se o ponto de alavancagem para que 40 milhões de brasileiros, nos últimos anos, superassem sua situação de pobreza extrema.
MAIS MÉDICOS DERROTADO - Nesta sexta-feira 26, quando o programa Mais Médicos, que visa situar profissionais de Medicina nos rincões do Brasil, com salários de até R$ 10 mil para os que aceitarem o desafio, encerrou suas inscrições, mais do mesmo. Atacado por todos os flancos, o Mais Médicos obteve 18,4 mil inscrições de interessados em participar, além da adesão de mais de 3,5 mil municípios, ou 63% do total das cidades brasileiras. Um sucesso que a mídia tradicional, outra vez, não apenas não soube adiantar ao público, como o colocou no rumo errado de que, assim como os já citados anteriormente aqui, não haveria chance de dar certo. O problema, sobre esse noticiário, é que a primeira etapa do programa superou, sim, até as previsões mais otimistas – e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pode respirar aliviado.
DESEMPREGO GALOPANTE - Para usar a expressão repetida pelo papa Francisco, a mídia tradicional, agora, "bota fé" na escalada de desemprego, depois que os dados de junho mostraram, pela primeira vez desde 2009, uma interrupção no crescimento do mercado de trabalho. O ministro Guido Mantega, da Fazenda, que, de resto, já foi retirado de seu cargo diversas vezes no noticiário recente, não apenas está lá, como garantindo que o derrotismo espalhado pelos jornais não irá triunfar. Ele assegurou que todos os indicadores do governo apontam para a manutenção da taxa de desemprego em torno do nível atual de 6% até o final do ano – e, como das vezes anteriores, suas palavras são questionadas fortemente, como se, ao mesmo desta vez, e num ponto estratégico para o governo, a mídia queria receber o prêmio de sua aposta.
ESTÁDIOS PARA 2038 - Num cúmulo de erro matemático, só explicado pela distorção ideológica produtora de parcialidade, a revista Veja, carro-chefe da Editora Abril, chegou a assegurar em uma de suas capas de 2012 que os novos estádios de futebol planejados para a Copa do Mundo só ficariam prontos, isso mesmo, em 2038! Hoje, à parte a discussão sobre custos e fiscalização no emprego de recursos, o que se sabe, a olhos vistos, é que todos os estádios prometidos, sem exceção, ou já estão prontos, e em pleno funcionamento, ou em vias de serem entregues. Um dos antecessores do papa Francisco já admitiu que nem mais os papas são infalíveis, mas Veja, apesar de todos os seus erros mal intencionados, continua vendendo a sua infalibilidade. Mas quem acredita ainda nisso?
HINO NACIONAL DE COSTAS - O jogo de 'quanto pior, melhor' praticado pela imprensa, que no passado tinha a imparcialidade como um de seus dogmas, levou a mídia a vender ao público a certeza de que o público que lotou a Arena Fonte Nova, na Bahia, para ver a estréia do Brasil contra o Japão, na Copa das Confederações, em junho, iria cantar o Hino Nacional de costas para o campo. O que houve na real, no entanto, foram mais de 40 mil pessoas emocionando os jogadores em campo com suas vozes a plenos pulmões, mão no peito, respeitando o símbolo nacional em todos os seus versos. De frente e com a cabeça erguida. De quebra, a desacreditada, pela mesma mídia, Seleção Brasileira de Futebol, venceu de forma invicta e espetacular o torneio – levando dezenas de jornalistas-torcedores a rasgarem suas inúteis apostas na derrota.
ACREDITE SE QUISER - Jogando em previsões sinistras e, ao não vê-las se realizarem, perdendo verticalmente em credibilidade, a mídia tradicional, nos dois últimos anos, está muito mais confundindo os leitores do que informando-os sobre o que, de fato, está acontecendo. Fosse de outra forma, os casos registrados acima não poderia ser narrados. Mas podem, porque verdadeiros.
Uma previsão séria, diante desse quadro passado, é a de que, sem a menor dúvida, a mídia que insistir na leitura da realidade pelo caleidoscópio da ideologia irá continuar, cada vez mais, confundindo e desinformando. Acredita quem quiser no que lá está escrito.

ENTREVISTA: DILMA REAFIRMA SUA FORTE LIGAÇÃO COM LULA

Numa de suas raras entrevistas, concedida à jornalista Monica Bergamo, a presidente Dilma Rousseff, falou sobre vários temas. Da sucessão presidencial, em 2014, ao lobby do tomate, passando pelos boatos sobre a redução do número de ministérios e a substituição de Guido Mantega, na Fazenda.
Os principais trechos da entrevista, que será publicada amanhã na Folha de S. Paulo, você confere agora, no 247. Leia abaixo os principais pontos abordados pela presidente:
Redução de ministérios
"Não acho que reduza custos. As medidas de redução de custeio, nós tomamos. Todas. E sabe o que acontece? Vão querer cortar os de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Política para as Mulheres. São pastas sem a máquina de outros. Mas são fundamentais."
Guido Mantega
"O Guido está onde sempre esteve: no Ministério da Fazenda. E vocês podem me matar, mas eu não vou falar de reforma ministerial."
Inflação
"O IPCA deu 0,07% neste mês... E nós temos acompanhamento diário da inflação, tá? Hoje, deu menos de 0,02%, tá? Ela é cadente"
Emprego
"Houve uma variação. Foi de 5,9% para 6%. É a margem da margem da margem (...) Em todo o primeiro mandato do Fernando Henrique Cardoso foram gerados 824.394 empregos. Eu, em 30 meses, gerei 4,4 milhões. Você vai me desculpar."
Lobby do tomate
"Eu não sou dona de casa, não posso mais ir ao supermercado e não sei o preço do tomate. Mas sei a estatística do tomate. Teve uma queda, se não me engano, de 16%."
Críticas da mídia
"Eu propus cinco pactos. E eu tenho um sexto, sabe? Que é o pacto com a verdade. Não é admissível o que se faz hoje no Brasil (...) O país, nessa conjuntura (referindo-se à crise internacional) mantém a estabilidade. Cumpriremos a meta de inflação pelo décimo ano consecutivo. Sabe em quantos o Fernando Henrique não cumpriu a meta? Em três dos quatro anos dele [o regime foi implantado no segundo mandato de FHC]"
Política fiscal
"A relação dívida líquida sobre o PIB nunca foi tão baixa (...) Como é que eu afrouxei o fiscal?"
Crescimento baixo
"O mundo cresce pouco. Nós não somos uma ilha. Você não está com aquele vento a favor que estava, não."
Reclamações dos empresários sobre retorno das concessões
"É da vida o empresário pedir mais, o governo pedir menos. Aí ganha no meio"
Estilo "duro demais" da presidente
"Ah, querida, eu exijo bastante. O que exijo de mim, exijo de todo mundo".
Regulamentação da mídia
"O que eu e Lula jamais aceitaremos é que se mexa na liberdade de expressão. Vou te dizer o seguinte: não sou a favor da regulação do conteúdo. Sou a favor da regulação do negócio."
Sobre Franklin Martins e Paulo Bernardo
Franklin deixou um legado importante. E vai ter mais discussão. A regulação em algum momento terá de ser feita. Mas ela não é igual ao que se pensou há três anos (...) Hoje, o que está em questão não é mais empresa jornalística versus telecomunicações, TV versus jornais. Hoje tem a internet. Tem um problema sério, nos EUA, no Brasil, para jornais escritos, revistas. Vai haver problema de concorrência da internet."
Sobre o Volta, Lula
"Eu e Lula somos indissocioáveis. Lula não vai voltar porque não saiu."
Sobre os adversários em 2014
"Não fica triste, mas sobre isso eu não ia responder não."

PESQUISA IBOPE: 71% ACREDITAM QUE O GOVERNADOR DE MINAS UTLILIZAM MAL OU MUITO MAL OS RECURSOS PÚBLICOS

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), recebeu 36% de aprovação do eleitorado, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira 25, realizada pelo Ibope e encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Este é o percentual que considera a gestão do tucano como ótima ou boa. Ainda de acordo com a mostra, 50% dos eleitores mineiros aprovam a maneira de governar de Anastasia e 49% disseram confiar no governador de Minas.
O instituto ouviu, no estado, 812 eleitores com mais de 16 anos entre 9 e 12 de julho. Entre os entrevistados, 71% acreditam que o governador e seus secretários utilizam "mal ou muito mal" os recursos públicos.
Os 11 estados que tiveram os governos avaliados pela pesquisa são Pernambuco, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Rio de Janeiro. Eles foram elencados porque atingiram margem de erro inferior a 4% na pesquisa.

A GRANDE MÍDIA PROTEGE O GOVERNADOR DE SÃO PAULO GERALDO ALCKMIN, POR QUE SERÁ?

Duas semanas atrás, no dia 14 de julho, a Folha de S. Paulo revelou ao País o chamado "caso Siemens". De acordo com a reportagem, a empresa denunciou um cartel na venda de equipamentos ao metrô, do qual ela própria fazia parte, e aceitou um acordo de delação premiada, para reduzir suas penalidades (leia mais aqui).
Nos dias que se seguiram, a Folha, curiosamente, tirou seu time de campo e praticamente não voltou ao assunto.
No fim de semana passado, a revista Istoé, da Editora Três, dedicou sua primeira capa ao tema. A publicação obteve o depoimento de um ex-funcionário da Siemens, que revelou até o nome da empresa que recolhia a propina, chamada MGE, que dizia agir em nome dos governos tucanos (leia aqui).
A contrapartida da propina, naturalmente, era a possibilidade de vender os equipamentos a um preço mais alto. Neste fim de semana, a nova capa de Istoé sobre o tema aponta superfaturamentos de até R$ 425 milhões no metrô de São Paulo (o suficiente para vários mensalões) (leia aqui).
Dito isso, algumas questões intrigantes:
1) por que a Folha não voltou ao assunto?
2) por que jornais concorrentes, como Estado ou Globo, não decidiram apurar o caso Siemens?
3) por que o Jornal Nacional não dedicou nenhum mísero segundo ao tema?
Cada veículo de comunicação adota seus próprios critérios. Mas o fato é que Geraldo Alckmin, ao menos junto à chamada "grande imprensa", conseguiu se blindar. Por que será?