segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MINAS GERAIS: CERCA DE 98 MIL SERVIDORES DO ESTADO PODEM PERDER O EMPREGO

Cerca de 98 mil servidores do estado de Minas Gerais podem perder os cargos efetivos conquistados em 2007 por meio de uma lei complementar estadual. Depois de cinco anos, a regra que efetivou, sem concurso público, os chamados designados da educação está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria Geral da República, que entrou com ação direta de inconstitucionalidade pedindo a suspensão imediata dos efeitos da lei. Na semana passada, o relator da matéria, ministro Dias Toffoli, determinou o rito abreviado para o processo. Ou seja, ele será julgado diretamente no mérito pela Corte.

UBERABA-MG: A BRIGA POLÍTICA CONTINUA

O segundo turno das eleições em Uberaba ainda não “terminou”. Na cidade do Triângulo Mineiro, sétimo colégio eleitoral do estado, com 212.786 eleitores, o candidato derrotado no segundo turno, Antônio Lerin (PSB), quer a impugnação do registro da candidatura do prefeito eleito Paulo Piau (PMDB), baseado na acusação de compra de votos e abuso de poder econômico. Lerin obteve 75.541 votos (48,64%) e Piau venceu com 79.752 (51;36%)
O advogado de Lerin, Rodrigo Ribeiro Pereira, sustenta que houve “o maior esquema de compra de votos da história de Uberaba", com a emissão, segundo ele, de cerca de 1.400 cheques, assinados pelo comitê de campanha do candidato “Eleições 2012 Paulo Piau Nogueira”. O valor de cada um seria de R$ 50. A defesa de Piau, por meio do advogado Carlos Magno Bracarense, alega que tudo não passa de “inconformismo” de derrotado. “Vejo um esperneio de quem não se conforma em perder”, justifica Bracarense.