quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VAZANTE-MG: PRECISA DE AJUSTES COM URGÊNCIA

Se Vazante-MG não se recuperar desse momento de dificuldade os serviços básicos não serão oferecidos com presteza. Isso afetará diretamente a vida dos cidadãos, criando sérias dificuldades para ajustar novamente o município.



PREFEITURAS: DESASTRE ADMINISTRATIVO

Desorganização e má gestão financeira, e, depois, à queda de receita. Aí não tem quem se segure”, para a tragédia  administrativa de algumas prefeituras. O trem da feio...

VAZANTE-MG: EX-PREFEITO DEFENDE FORÇA POLÍTICA NO NOROESTE

Matéria publicada no jornal " DE FATO" o ex-prefeito Alcides Diniz (pré-candidato a deputado estadual) levanta a bandeira que a região Noroeste precisa de mais força política. 

UNAÍ-MG: EX-PREFEITO PODE SER CANDIDATO A DEPUTADO

O ex-prefeito de Unaí-MG Antero Mânica deve sair candidato a deputado estadual. Pricipal nome da oposição na cidade, deve promover mais uma batalha política contra o atual prefeito Delvito Alves. Será o primeiro sinal de avaliação da nova gestão, já que muitos acham que a eleição do próximo ano é a preliminar para 2016.

LAGAMAR-MG: REPERCUTE EXONERAÇÃO DE SECRETÁRIOS

Coreligionários de Dr. Cássio Marra (PDT) ainda não entenderam as demissões dos secretários Delvecs (Administração) e Antônio Celso (Fazenda), os dois eram tidos como duas pessoas com capacidade de nortear as ações de governo. Agora sem eles, ninguém sabe qual o destino que Marra tomará?

LAGAMAR-MG: PRESIDENTE DA CÂMARA FAZ CRÍTICAS AO GOVERNO MUNICIPAL

Na segunda edição do jornal " DE FATO" o presidente da Câmara de Lagamar Luiz Batata (PSB) faz críticas ao governo municipal. Ele faz uma ánalise do atual momento político e administrativo que vive a cidade.

DILMA: SUS E A PÍLULA DO DIA SEGUINTE

A presidente Dilma Rousseff vai sancionar  projeto de lei que, neste momento de fortes debates, deve gerar ainda mais polêmica. Depois de dez anos de tramitação no Congresso, o PLC 3/2013 foi aprovado sem alarde pelos parlamentares em 12 de julho. Ele estabelece a obrigatoriedade de atendimento "emergencial, integral e multidisciplinar" às vítimas de violência sexual. Esse atendimento inclui a administração, se indicada, da chamada pílula do dia seguinte, que induz ao aborto. A presidente irá anunciar hoje sua sanção a esse projeto de lei, avançando ao encontro da chamada agenda progressista dos movimentos de mulheres. A autoria do projeto original é da deputada Iara Bernardi (PT-SP).


Antes mesmo da assinatura presidencial, representantes de grupos católicos, pentecostais e espíritas se reuniram com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para pressionar o governo pelo veto parcial ao projeto de lei, justamente no ponto em que permite a possibilidade de acesso à pílula do dia seguinte na rede do SUS.



LAGAMAR-MG: CLIMA DE APREENSÃO

Depois do anúncio feito pelo o prefeito de Lagamar-MG, Dr. Cássio Marra demitindo todo o secretariado a cidade vive momentos de expectativa e muita apreensão diante do que pode acontecer. O medo da comunidade é que essa decisão afete os serviços essenciais à população.

VAZANTE-MG: SECRETARIA AUXILIA NA RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

A Secretaria de Meio Ambiente de Vazante auxilia aqueles que solicitam, para a recuperação de nascentes. Uma visita técnica é realizada no local para a elaboração do plano de recuperação.


Após esse projeto, a Secretaria de Meio Ambiente orienta também sobre a solicitação junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para o fornecimento de madeira, arame para mudas para cercar a nascente e vegetar a região com mudas nativas.

Aqueles que tiverem uma nascente em sua propriedade podem solicitar essa orientação a fim de preservar o meio ambiente e contribuir para recuperação da vegetação em seu entorno.

fonte:prefeituradevazante

VAZANTE-MG: MATÉRIA NO JORNAL "DE FATO" : VEREADOR NÃO DESCARTA CASSAÇÃO DE DR. JOSÉ

Matéria divulgada na segunda edição do jornal "DE FATO" o vereador Reginaldo Ferreira (PSB) não descarta a possibilidade de cassação do prefeito de Vazante-MG, Dr. José Benedito (PHS) diante do processo licitatório do Carnaval 2013. O jornal nem bem começou a circular e o assunto já toma conta da cidade.

GUARDA-MÓR: OPOSIÇÃO ACHA QUE A CRISE DE VAZANTE E LAGAMAR CHEGARÁ NO MUNICÍPIO

A oposição em Guarda-Mór acredita que o governo municipal está cada vez mais próximo da crise que afeta Vazante e Lagamar. Já o prefeito Edgar José de Lima (PSDB) mostra confiança nas ações administrativas.

VAZANTE-MG: PONTO FACULTATIVO

O Prefeito Municipal de Vazante Dr. José Benedito, no uso das atribuições legais, em especial as previstas no artigo 46, inciso VI, da Lei Orgânica do Município; e considerando a realização da tradicional Festa de Carro de Bois durante esta semana, decreta:


Art. 1º. Fica decretado ponto facultativo no dia 02 de agosto de 2013 n as repartições públicas municipais.

Art. 2º. Ficam excepcionados os serviços públicos considerados essenciais, que deverão funcionar em expediente normal.

fonte:prefeituradevazante

A MAIORIA DOS DEPUTADOS QUEREM DILMA

A maioria do PMDB não quer romper com o governo. A cúpula constatou, em pesquisa interna, que só 15% dos deputados não querem apoiar Dilma em 2014. Os outros 85%, querem manter a aliança e mais espaço no governo.

A TEMPESTADE DE AREIA QUE ATINGIU VAZANTE E LAGAMAR PODE CHEGAR A OUTROS MUNICÍPIOS

O vento da mudança que levou grandes vitórias eleitorais na última eleição pode está virando uma grande tempestade de areia. As crises que afetam principalmente Vazante e Lagamar podem chegar a outros municípios, caso os governantes não abram os olhos. Exemplos não faltam.

LANDO LACERDA, ASSINA MATÉRIAS QUENTES NO JORNAL " DE FATO"

Já está circulando a segunda edição do jornal impresso "DE FATO" com matérias quentissimas assinadas pelo o conceituado profissional Lando Lacerda. Com textos precisos e um pensamento extremamente inteligente, Lacerda consegue prender o leitor com a sua capacidade ímpar de escrever.

PPS PODE CAIR NOS BRAÇOS DA MARINA

Alguns detalhes ainda confusos e mesmo nebulosos sobre a frustrada fusão PPS-PMN são esclarecidos, ou quase, por Ilimar Franco, na sua coluna desta quarta-feira no jornal O GLOBO:
”Com o fracasso na criação do MD, o PPS está repensando seu futuro. O PSD, com sua ação no STF, não foi o único algoz da nova legenda. O presidente do PSDB, Aécio Neves, fez um acerto desconhecido com a presidente do PMN, Telma Ribeiro, para detonar o novo partido. Ele temia que o MD viabilizasse uma candidatura José Serra. O governador Eduardo Campos (PSB), após uma misteriosa conversa com o presidente Lula (PT), também retirou seu apoio ao projeto. O PPS continua à disposição de José Serra, mas caso o tucano paulista não vá à luta, a maioria dos integrantes do partido já tem seu candidato ao Planalto: a ex-ministra Marina Silva (Rede).”

CONCURSO DO INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que o edital de abertura do novo concurso que oferecerá 300 oportunidades para analistas do seguro social sairá já na primeira quinzena de agosto. E o órgão também determinou quais serão as áreas de ocupação.
Poderão participar graduados em administração, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo), comunicação social (publicidade e propaganda), fisioterapia e letras (língua portuguesa). O salário inicial é de R$ 7.147,12.
Os aprovados serão lotados nas cinco superintendências regionais do INSS no país (Sudeste I, Sudeste II, Sul, Nordeste e Norte/Centro-Oeste).


OAB NA COLA DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

Representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Conselho Nacional do Ministério Público, Almino Afonso cobrou ontem investigação sobre a compra de apartamento em Miami pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

MINISTRO DISSE QUE O GOVENO DESISTIU DE AUMENTAR EM DOIS ANOS O CURSO DE MEDICINA

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou na manhã desta quarta-feira (31) que o governo desistiu de aumentar em dois anos o curso de medicina. No lugar disso, o ciclo de dois anos deve se tornar um período obrigatório de residência médica no SUS (Sistema Único de Saúde).
A decisão foi tomada após reunião com uma comissão de especialistas que reúne o ex-ministro da Saúde Adib Jatene, a Associação Brasileira de Ensino Médico e um grupo de reitores de universidades federais.
A proposta inicial era de que o curso de medicina fosse ampliado para oito anos de graduação, dois deles cumpridos em atendimento na rede do SUS.
A nova proposta prevê que os médicos, já formados, passem dois anos em residência médica obrigatória na rede pública a partir de 2018, segundo informou a assessoria de imprensa do MEC.


NEM BEM FOI SEPULTADO, FILHOS JÁ BRIGAM PELA A HERANÇA DO CANTOR DOMINGUINHOS

Nem acabou de morrer e os filhos do cantor Dominguinhos brigam por conta dos bens do sanfoneiro. De acordo com o jornal “Agora São Paulo”, Mauro Moraes acusa a meia-irmã, Liv Moraes, e a mãe dela, Guadalupe Mendonça, de terem ficado com a quantia de R$ 190 mil, que teria sido arrecadada em um tributo a Dominguinhos em Olinda, Pernambuco.
A advogada de Mauro, Rita Wiechmann, informou que o valor seria destinado a pagar dívidas pessoais de Guadalupe. Já o advogado dela, Gilvany Brasileiro, desmentiu que existem dívidas e que “não morreram com Dominguinhos”.
O sanfoneiro morreu vítima de um câncer no pulmão e estava internado com pneumonia e arritmia cardíaca.


PROJETO QUE DIMINUI A IDADE PARA DIRIGIR

A antecipação da idade mínima para dirigir, de 18 para 16 anos, é uma idéia recorrente em matérias submetidas ao Congresso Nacional. O mais recente projeto apresentado ao Senado com essa finalidade, o PLS 142/2013, do senador Magno Malta (PMDB-ES), está pronto para votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH)

DILMA: MAIS RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS

Com as finanças em baixa, as prefeituras de Minas Gerais terão uma ajuda providencial no mês de agosto. O Governo Federal vai efetuar no próximo dia 15 o repasse da primeira parcela do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), anunciado no dia 10 em meio à 16ª. Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Mensagem da presidente Dilma está publicada na edição desta quarta-feira (31) no Diário Oficial da União. Nela, a presidente comunica o encaminhado ao Congresso Nacional de projeto de lei que estabelece a ajuda emergencial aos municípios.


DILMA VAI LIBERAR MAIS RECURSOS PARA OS DEPUTADOS

Segundo matéria d’O Globo, a presidente Dilma Rousseff iniciou um movimento para tentar aumentar este ano a média de emendas liberadas por parlamentar, principalmente para os aliados. Se todas as promessas forem cumpridas, ou seja, se o governo liberar, de fato, os R$ 6 bilhões autorizados terça-feira pela presidente Dilma, os parlamentares terão R$ 10,1 milhões em emendas empenhadas (autorizadas para pagamento futuro) este ano, contra a média de R$ 7,5 milhões registrada ano passado.
Todos os anos, os 594 parlamentares apresentam emendas no valor de R$ 15 milhões para cada um, mas esse valor nunca é totalmente liberado pelo governo. A promessa feita nos bastidores aos parlamentares da base é que a cota para empenho — que está em apenas R$ 3 milhões por parlamentar até o momento, contabilizando os R$ 2 bilhões autorizados em junho —, dobre para R$ 6 milhões até a próxima semana. O empenho é a garantia de que um dia a emenda será paga. Se não neste ano, nos próximos.



PT REAFIRMA UNIÃO COM O PMDB

O presidente nacional do PT, Rui Falcão divulgou nota na tarde desta quarta-feira afirmando que o partido defende a aliança com o PMDB para as eleições presidenciais de 2014.
Segundo Falcão, o motivo da nota foi “desfazer informações desencontradas” e defender a reedição das eleições de 2010, com a chapa formada pela presidente Dilma Rousseff e o vice, o peemedebista Michel Temer.

CADASTRO POSITIVO

O cadastro positivo, banco de dados de bons pagadores, vai contribuir para a queda da inadimplência e para previnir o superendividamento, no médio prazo. A avaliação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A partir de hoje (1º), as instituições financeiras, com a autorização dos clientes, começam a repassar as informações para os bancos de dados.
Para a Febraban, com o cadastro positivo, haverá melhores condições de concessão de crédito, com prazos mais longos, mais agilidade na liberação do financiamento, parcelas mais adequadas ao perfil dos clientes. “Uma vez que permitirá avaliar não só o histórico de crédito como também os valores tomados pelo cliente no mercado”, diz em nota.
Segundo a Febraban, o cadastro positivo “tende a diminuir a chamada assimetria de informações”, ou seja, o tomador sabe mais sobre sua capacidade de pagamento do que quem empresta. De acordo com a Febraban, essa assimetria dificulta a contratação de empréstimo, “fazendo com que os bons pagadores paguem pelo risco representado pelos maus pagadores”.

URUGUAI: CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

A Câmara de Deputados do Uruguai aprovou na noite desta quarta-feira, 31, o projeto de lei do governo do presidente José Mujica que legaliza o cultivo, distribuição e a venda de maconha. A Frente Ampla, a coalizão de governo que reúne socialistas, democrata-cristãos, comunistas e ex-guerrilheiros tupamaros obteve os 50 votos necessários para aprovar o projeto cujo debate levou 13 horas. Outros 46 deputados votaram contra a legalização da cannabis sativa.


PARTIDO DA MARINA RECLAMA DOS CARTÓRIOS

Preocupados com o risco de ficar fora da corrida eleitoral de 2014, coordenadores da Rede Sustentabilidade se encontrou  com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Alceu Penteado Navarro, para relatar dificuldades que têm enfrentado nos cartórios eleitorais para validar as assinaturas necessárias para a criação do novo partido.


O ENIGMA DE SERRA

Tentar decifrar o enigma da esfinge José Serra. É essa a missão que terá, amanhã ou na segunda-feira, o vice-presidente nacional do PSDB, Duarte Nogueira (SP), em encontro com o ex-governador de São Paulo. A reunião deveria ter ocorrido na semana passada, mas com a internação de Serra para fazer um cateterismo foi adiada. Oficialmente, será apenas uma sondagem, não se falará em candidaturas no ano que vem, até porque Serra continua tentando erguer o seu próprio palanque para a briga pelo Palácio do Planalto com partidos como o PPS, o PSD e o PTB.


MINAS GERAIS: PREOCUPAÇÃO COM A GRIPE SUÍNA

O aumento de 44,6% das mortes causadas pelo vírus influenza em Minas em apenas uma semana levou o estado a tomar mais uma medida de emergência para tentar conter a gripe. Médicos e outros profissionais da saúde de todos os 853 municípios foram convocados para uma videoaula especial .  A transmissão será hoje à tarde pela TV corporativa do estado, o Canal Minas Saúde, quando eles serão orientados sobre o manejo clínico da doença. ”A meta é propor um alinhamento de ações baseado no protocolo de tratamento da gripe, além de mobilizar a população em torno da prevenção da doença”, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Sexta-feira passada, a SES já havia registrado 81 mortes, enquanto na semana anterior foram 56. As vítimas deste ano já superam os números do ano passado, quando foram confirmados 189 casos e 47 mortes. Em 2013, já são 364 casos de síndrome respiratória grave causada pela Influenza. Das 81mortes, 67 foram causadas pelo vírus A H1N1, duas pelo Influenza B, cinco pelo Influenza A H3 sazonal e sete pelo vírus da Influenza não classificado.


DOS BRAÇOS DO POVO RUMO A REJEIÇÃO POPULAR

Prefeitos que chegaram ao governo nos braços do povo, após campanha mítica e de projeção pessoal. Em apenas 7 meses de administração sofrem com grandes estragos administrativos e políticos que podem causar complicações irreversíveis até o fim do mandato.
Uns acham que estão ainda em campanha com amplo favoritismo nas pesquisas, deitados em berços esplêndidos cercados de bajuladores e  incompetentes que nada acrescentam para a administração.



"REFLETIR"

“Se você está deprimido, você está vivendo no passado; se você está ansioso, você está vivendo no futuro.  Se você está em paz, você está vivendo no presente.”
Lao Tzu


QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TROMBICA

O pecado de não investir conforme a lei na  publicação institucional para informar a população  dos atos, fatos, serviços e obras públicas. Talvez esteja a explicação de alguns prefeitos que ainda não conseguirão  mostrar com clareza para a comunidade as ações e projetos que estão em andamento melhorando a vida das pessoas.

Claro que a divulgação não muda a realidade de uma administração desastrada, mas ela pode informar sobre as medidas que estão sendo tomadas para esclarecer as decisões para enfrentar as reais dificuldades enfrentadas pela a gestão pública. Já dizia o grande Chaquinha: quem não se comunica, se trumbica". 

RECORD: CORTA PRA MIM COM O PRESTÍGIO EM ALTA

Apesar de enfrentar piadinhas do tipo "Corta para mim!" quando vai jantar fora, Marcelo Rezende está cada vez mais valorizado na Record, por causa dos números do Ibope.
De janeiro até o dia 28 de julho, a audiência do "Cidade Alerta" cresceu 37% na Record, elevando a média do programa de 7,5 para 10 pontos. Outra atração que cresceu no mesmo período foi o "Jornal da Record", de 7,5 para 10 pontos de média. 

WILL NUNES: SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME

Guardadas as devidas comparações Vazante e Lagamar vivem situações muito semelhantes que servem de alerta para todos os municípios vizinhos. Eleitos com um discurso de profundas mudanças prefeitos de várias cidades, inclusive as acima citadas, passam por sérias dificuldades de uma ação planejada de medidas importantes para fazer a máquina administrativa rodar.

Prefeitos estão como se fossem  pião, girando em torno de si próprios, sem perceberem a gravidade do momento que exige pulso, liderança, planejamento e execução de um plano competente de gestão pública competente.

Os fatos recentes em Vazante e Lagamar é um alerta amarelo, chegando próximo do vermelho que podem se desdobrar numa grave crise sem precedentes. Situações que pareciam difíceis estão se tornando impossíveis de serem resolvidas dentro do atual mandado.

Os prefeitos precisam tomar cuidado neste momento, a panela de pressão começa querer explodir e, antes que isso aconteça é hora de deixar de lado os bajuladores, conselhos inúteis, opiniões pessoais e ouvir a razão, buscando um grupo de gente competente para tentar encontrar novos caminhos, caso contrário saberão como começou as dificuldades, mão não saberão como sair delas.

Cuidado, adiar decisões podem fazer lembrar do velho ditado: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". 


LAGAMAR-MG: CRISE POLÍTICA E ADMINISTRATIVA

O anúncio feito pelo o prefeito Dr. Cássio Marra cortando todo o secretariado supreendeu toda a classe política e a comunidade de Lagamar. Sem dá muitas explicações o prefeito simplesmente passou o facão em todo o mundo numa decisão radical, atingindo pessoas que tiveram forte influência durante a sua campanha.
A expectativa agora é diante do próximo passo que será dado pelo o governo municipal que precisa urgentemente reagir para enfrentar os problemas da população. Decisões assim podem em vez de resolver questões complexas do ínicio da administração  aprofundar ainda mais o poço de dificuldades que passa o município.
Lagamar realmente vive um momento extremamente delicado que exige mudanças imediatas e urgentes para sair dessa situação dramática que se encontra. Até a tradicional Festa do Fazendeiro corre o sério risco de não acontecer diante da fumaça cinza que envolve o processo administrativo da cidade.
Lagamar precisa de um plano imediato de ação, para sair desse triste cenário político administrativo, ou corre o sério risco de comprometer os próximos três anos da atual administração.


A DISPUTA PELO O GOVERNO DE MINAS

Após ver seu favoritismo na disputa pelo governo de Minas em 2014 ameaçada com a onda de manifestações, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), busca um novo discurso para sua campanha.
A propaganda aliada ao governo federal perdeu o sentido desde que a presidente Dilma Rousseff teve sua popularidade fortemente abalada.
Mas sua aposta é que oposição tenha saido ainda mais desgastada após os protestos. O prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB), era o nome mais bem cotado depois do dele. Aparecia com cerca de 12% num cenário em que o petista ficava com 35%.
Ex-prefeito de Belo Horizonte, ele tem dito que não vê motivos para deixar o ministério antes do prazo legal, que é início de abril. Até lá, continuará suas andanças pelo Estado discretamente. Na terça-feira, ele foi o único ministro a participar de evento do Ministério do Desenvolvimento Agrário em BH, com cerca de 100 prefeitos.
Do lado tucano, ainda não há um nome para a disputa, mas eles dispõem da máquina do governador Antonio Anastasia e da esperada influência de Aécio, pré-candidato à Presidência, como puxador de voto.

DIA TENSO NA EDITORA ABRIL: FECHAMENTO DE REVISTAS

Um dia depois de a diretora-geral de publicidade da Abril, Thais Chede Soares, negar o fechamento da revista Playboy, um comunicado interno revelado pelo Portal Imprensa expôs que a revista Bravo será extinta. O anúncio oficial deve ocorrer nesta quinta-feira, o que deixa o Grupo Abril em tensão, já que rumores falam no fechamento de até 20 títulos.
A Abril vive o dilema de ter de cortar R$ 100 milhões em custos na área editorial, na qual 20 revistas de um portfolio de 52 podem ser fechadas. O movimento para cumprir a meta foi acelerado após a morte de Roberto Civita, em maio. Desde então, os irmãos Giancarlo, o Gianca, e Victor Civita Neto, o Titi, novos maiorais do Grupo Abril, demitiram cerca de 70 jornalistas que ocupavam cargos de direção nas muitas superintendências da editora.
Os cortes vêm junto com investimentos do grupo na área de educação. O anúncio da compra de dois colégios em julho, em Pernambuco e Brasília, por mais de R$ 200 milhões, mostrou uma mudança de foco. Mudança, aliás, que pode ser reforçada nesta quinta-feira, a depender do tamanho dos cortes que o grupo anunciar.

MANIFESTAÇÕES: DENÚNCIAS ESQUENTA A BATATA DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO

O Movimento Passe Livre anuncia que no dia 14 de agosto voltará às ruas. O grupo irá realizar uma manifestação em parceria com o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, por conta do propinoduto esquematizado nos contratos para as obras do Metrô, que pode ter desviado R$ 400 milhões dos cofres públicos. O caso, ocorrido em gestões do PSDB, foi denunciado pela multinacional Siemens.
“Nossa posição é que é um absurdo que o dinheiro público esteja sendo desviado do transporte. São mais de R$ 400 milhões desviados, isso daria para reduzir a tarifa a R$ 0,90”, afirma Matheus Preis, militante do MPL-SP.
A manifestação do dia 14 de agosto ainda não tem um local definido. No dia 6 de agosto, o MPL vai divulgar, em parceria com os metroviários, uma carta à população, informando o local do protesto.
Entenda o caso
A denúncia parte do recente acordo feito pela multinacional alemã Siemens com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no qual, em troca de imunidade civil e criminal, a companhia revelou como ela e outras empresas se articularam para formar cartéis que atuavam nas licitações públicas do setor de transporte sobre trilhos. Mesmo sendo alvo de investigações desde 2008, as empresas envolvidas continuaram a disputar e ganhar licitações.

A ESTRATÉGIA DA VITRINE DE MINAS

Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) anunciou um amplo conjunto de medidas administrativas para a redução de custos e a racionalização da máquina pública estadual, numa clara indicação de que Minas deve servir de vitrine para o discurso do senador Aécio Neves em 2014, durante a corrida pela Presidência da República. Segundo o governo mineiro, vão proporcionar uma economia de R$ 365 milhões para o Estado em 2013 e 2014.

PATOS DE MINAS-MG: AEROPORTO FICARÁ FECHADA PARA REFORMAS

O Aeroporto Municipal de Patos de Minas estará fechado para pousos e decolagens a partir do dia 05 de agosto. O voo comercial para Belo Horizonte, no entanto, para um pouco antes, a partir desta sexta-feira (02). A suspensão das operações deverá durar 60 dias, prazo necessário para que a estrutura seja reformada e ampliada.  
O último voo comercial entre Patos de Minas e Belo Horizonte acontece nesta sexta-feira (02). A empresa que opera esta linha aérea já comunicou que não vai vender passagens no período de 02 de agosto a 07 de outubro. A expectativa é de que a reforma no Aeroporto Municipal de Patos de Minas seja concluída em um prazo máximo de 60 dias.
O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 4,5 milhões para construir uma brigada de incêndio no aeroporto municipal, reforçar a pavimentação da pista de pousos e decolagens, melhorar a estrutura do terminal de passageiros e construir alambrados para evitar a invasão de pequenos animais. O trabalho já começou.
Com a reforma, a expectativa dos passageiros é de que o Aeroporto Municipal de Patos de Minas possa receber mais voos. Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro são destinos procurados pelos passageiros. Atualmente a cidade conta apenas com uma linha comercial que faz a ligação com a capital mineira.
Autor: Maurício Rocha



GOVERNO ANASTASIA: REDUÇÃO DE SECRETARIAS PODERÁ PREJUDICAR NEGOCIAÇÕES

O pacote anunciado pelo governador Antonio Anastasia poderá se materializar em um desafio político para os tucanos e para a base aliada em 2014. Isso porque, com a redução de secretarias, o governo terá menos espaço para negociar com os aliados e, assim, mantê-los ao seu lado nas próximas eleições.

Anastasia minimizou a nova situação. “Temos uma base política muito expressiva, muito harmônica. E tenho certeza que essa base já vem sendo contemplada. Ela vem trabalhando de maneira muito integrada e vai continuar sendo do mesmo modo”, ressaltou o governador.

O PSDB ainda não definiu seu candidato ao pleito estadual. Até o momento, nem a sinalização de que o partido será cabeça de chapa existe. Diversas hipóteses compõem o leque de possibilidades dos tucanos, e nomes vindos de outros partidos – como o do prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), – não foram descartados.

O vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), que estava ao lado de Anastasia durante o anúncio, também é um dos cotados, assim como a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.
Os secretários que atualmente chefiam as pastas a serem fundidas fazem parte de diversos partidos da base. Eles não necessariamente deixarão de vez o governo, mas muitos irão perder o posto de primeiro escalão.

Itens. A Secretaria de Trabalho e Emprego, hoje comanda por José Silva (PDT), por exemplo, será unida à Secretaria de Desenvolvimento Social, chefiada por Cássio Soares (PSD). A pasta passará a se chamar Secretaria de Estado de Trabalho e Promoção Social.

Já a Secretaria de Esportes, comandada por Eros Biondini (PTB), será fundida com a Secretaria de Turismo, gerenciada por Agostinho Patrus Filho (PV) e com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, de Tiago Lacerda.

A Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária, gerenciada por Wander Borges (PSB), se unirá à Secretaria de Agricultura, de Miro Alves (DEM). Outra que será fundida é a Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana, de Alexandre Silveira (PSD).

PSDB: PRÉVIAS PODEM ATRAPALHAR AÉCIO

A implosão do projeto de fusão entre o PPS e o PMN, que abriria uma janela de migração partidária e era a principal alternativa de José Serra para disputar a Presidência em 2014, reacendeu em setores do PSDB o debate sobre a realização de prévias para definir o nome da legenda que estará na urna eletrônica.
A candidatura do senador mineiro Aécio Neves, tratada como fato consumado até as manifestações de junho, deixou de ser unanimidade. O cenário de prévias tem sido cogitado reservadamente por tucanos de São Paulo, Estado que registra o principal foco de resistência ao projeto de Aécio. Atento a esse movimento, o mineiro vai concentrar sua agenda em São Paulo a partir de agosto.


“Se tivermos mais de um pré-candidato à Presidência, existirão dois caminhos: esperar a convenção de junho de 2014 ou fazer prévias e antecipar, o que seria mais conveniente”, afirma o ex-governador Alberto Goldman, vice-presidente nacional do PSDB.

“Sou a favor de qualquer consulta de base. Sou contra decisões tomadas pela cúpula. Prévia é saudável porque o partido está morrendo”, diz o deputado estadual Pedro Tobias, ex-presidente do PSDB paulista.

GOVERNO DE MINAS ANUNCIA REDUÇÃO DE GASTOS

O número de 23 secretarias que, atualmente, compõe o governo de Minas, cairá para 17, em 2014, segundo anúncio do governador Antonio Anastasia nesta quarta-feira (31). Além disso, 52 cargos do alto escalão do governo serão extintos e outras medidas de redução de gastos irão ser implementadas já a partir desta quinta (1º), totalizando uma economia de R$ 1,1 bilhão aos cofres públicos.

Um decreto será publicado  para anunciar as mudanças previstas ainda para este ano, como a redução de 20% dos cargos de confiança, implementação de restrição de consultorias, e proibição de viagens nacionais e internacionais dos servidores públicos pagas pelo Estado. Só este ano, espera-se que a economia com as novas medidas chegue a R$ 120 milhões.


LAGAMAR-MG: PREFEITO DEMITE SECRETARIADO

Nesta quarta-feira (31/07/13) as exonerações de todos os secretários do Prefeito de Lagamar, Dr. Cássio de Wilde Marra repercutiu em toda a cidade e região. Pessoas que estiveram empenhadas durante toda a campanha e torcendo pela eleição de Dr. Cássio hoje estão fora do Governo. As exonerações foram dos seguintes secretários:

-Poliane de Oliveira-Secretária de Saúde.
-Delvecs de Deus Pereira- Secretário de Administração.
-Ernestina Pereira Caixeta-Secretária de Educação.
-Ronildo Vieira de Paulo- Secretário de Obras.
-Antonio Celso de Matos-Secretário da Fazenda.
-Nivalda Martins- Secretária de Ação Social.

 De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Lagamar, servidores efetivados estarão ocupando as secretarias temporariamente. Dr.Cássio deverá pronunciar para explicar o motivo das exonerações.

Fonte: Liberdade FM .
Reportagem: Mauricio Araujo.

UBERLÂNDIA-MG: MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE PARTICIPA DE ENCONTRO COM PREFEITOS

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, participa nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas do Estado de Minas Gerais. Entre outros assuntos, o ministro vai esclarecer sobre os contratos feitos entre prefeituras e o governo federal, fazendo um alerta para que os gestores municipais se qualifiquem para que não haja perda de recursos.
Antônio Andrade participará da abertura do evento com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O objetivo do encontro é prestar orientações sobre os principais programas de governo federal.
Serviço
Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas do Estado de Minas Gerais
Data: 1º/08
Horário: 9h
Local: Acrópole Centro de Eventos, Rua José Resende, 4.090, Custódio Pereira, em Uberlândia (MG)