sábado, 27 de julho de 2013

CONSUMIDOR PODERÁ ACOMPANHAR PELA A INTERNET UTILIZAÇÃO DE CELULAR PRÉ -PAGO

Com o propósito de manter usuários de telefonia móvel informados sobre os serviços adquiridos, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou nesta terça-feira (9), o projeto que obriga operadoras de telefonia móvel a disponibilizar, em sua página na internet, informações sobre utilização de créditos de planos pré-pagos.

O projeto visa assegurar a privacidade do usuário, bem como de condições de preços praticados e serviços oferecidos. A  decisão terminativa poderá seguir para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para análise pelo Plenário do Senado.

A autora do projeto (PLS 52/2012), senadora Lídice da Mata (PSB-BA), observa que a telefonia móvel no Brasil é um serviço oferecido por poucas empresas para mais de 80% da população, incluindo pessoas com dificuldades de acesso e compreensão das informações.

Lídice da Mata argumenta que, por causa da diversidade de planos e promoções disponíveis no mercado, as informações divulgadas pelas empresas nem sempre são claras e os assinantes de planos pré-pagos encontram dificuldades para acompanhar seus gastos.

As operadoras já contam com sistemas informatizados para gerenciar a utilização dos créditos de planos pré-pagos, fazendo com que a publicação dessa informação na internet não implique grandes gastos, “ainda que se considere o aparato de segurança imprescindível à garantia de privacidade de cada usuário”, frisou a relatora do projeto, Vanessa Grazziotin.

VAZANTE-MG: AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Neste primeiro semestre, a Vigilância Sanitária de Vazante já fiscalizou 97 estabelecimentos, no qual foi atingido 100% na avaliação da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas.
 
No município de Vazante um dos maiores problemas enfrentado é em relação aos galinheiros, chiqueiros, não permitidos na zona urbana, abandono e maus tratos aos animais e a falta de conhecimento por parte dos comerciantes sobre o trabalho deste órgão.
 
De acordo com Nájlla Brasileiro coordenadora da Vigilância Sanitária de Vazante, diante as dificuldades enfrentadas, pretende-se desenvolver um trabalho de conscientização e explicação sobre as ações da vigilância sanitária na cidade, a fim de manter a qualidade de saúde.
 
"A função da vigilância sanitária vai além de regularizar estabelecimentos e prevenir a ocorrência de agravos à saúde, pois atuam na orientação e educação para melhorar o desempenho e saúde da população", acrescenta. A equipe fiscaliza diversas áreas, como comércio, produção e prestação de serviços.
 
fonte:vazantenet

ESPORTES: BERNARD RUMO A PORTUGUAL


Cobiçado pelo futebol europeu, o meia-atacante Bernard está cada vez mais perto de trocar o Atlético pelo Porto (POR). A diretoria alvinegra nega, mas a imprensa de Portugal já dá como certa a transferência do meia-atacante Bernard para o clube lusitano. A transferência deve ser oficializada nos próximos dias.

O Super FC apurou que os Dragões usariam a parceria que possui com o banco BMG, que patrocina o Galo, para fechar a negociação. O valor gira em torno dos 25 milhões de euros (cerca de R$ 75 milhões). Vale lembrar que Bernard não participou do treino deste sábado, na Cidade do Galo. O Atlético não justificou a ausência do jogador.

TELEVISÃO: FANTÁSTICO PERDE AUDIÊNCIA

Prestes a completar 40 anos, o "Fantástico" voltou a registrar queda de audiência. O dominical, de acordo com o Ibope, neste mês de julho – até o dia 21 – tem acumulado apenas 19 pontos de audiência, ante 20 dos meses anteriores.  Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.Já o Domingo Espetacular, da Record, deve fechar o mês em alta, com 12 pontos. No início do ano, a atração registrou 10 pontos.

PAPA LEVA MILHÕES DE PESSOAS A PRAIA DE COPACABANA

Cerca de 3 milhões de fiéis recebem o Papa Francisco na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para a vigília que começa na noite deste sábado, penúltimo dia da Jornada Mundial da Juventude.
 
O pontífice chegou de helicóptero no Forte de Copacabana por volta e iniciou o percurso em direção à praia no papa móvel. No caminho, ele foi ovacionado pelos fiéis, que lançavam presentes em direção ao carro. Como aconteceu nos últimos dias, ele também abençoou as crianças que foram levadas até ele. Francisco subiu andando até o palco montado em Copacabana. Lá, ele saudou bispos, padres e voluntários.

PREFEITOS: E A DURA REALIDADE DA FALTA DE GESTÃO

O prefeito de Guarda-Mór Edgar José de Lima deve abrir o olho. E observar a sua volta a situação dos municípios. Paracatu, Coromandel, Vazante e Lagamar, passam por uma situação que exige decisões importantes para não se aprofundar numa crise sem volta.

Todos os prefeitos sabiam das oscilações do FPM e das dificuldades que iriam assumir depois da posse. O momento exigia gestão e uma dose equilibrada de política. Quem errou na medicação está sofrendo as consequências até hoje (tende a se agravar).

Prefeitos estão sentido na pele, que só dá o emprego não resolve. Virou um sério problema, já que perceberam que muitos contratados, que deveriam agradecer a oportunidade  metem o pau na própria administração. A coisa tá tão feia, que quando o prefeito contrata uma pessoa  os outros membros da família ficam revoltados.

Sem falar que o prefeito fica muito mais tempo preso aos pequenos problemas do dia-a-dia quando deveria ficar preocupados com os grandes projetos para o município.

TUCANOS ESPERANÇOSOS

Os tucanos ainda não sabem se serão o instrumento que a população vai escolher para confrontar o governo petista. Além de Aécio Neves, tem Marina Silva e Eduardo Campos no páreo. O que importa para o PSDB é que há uma virada de expectativa importante na opinião pública e a indicação de que não chegaremos a 2014 com uma eleição monótona e resolvida previamente.

GUARDA-MÓR-MG: CHANCES DO VICE-PREFEITO

Enquanto o ex-prefeito Alcides Diniz continua sua peregrinação em busca da consolidação do seu nome para deputado estadual. O atual vice-prefeito de Guarda-Mór Dr. Rômulo Ferreira vive uma ingnónita diante da possibilidade de sair ou não candidato a uma vaga na Assembleia. Ele sabe que para aumentar suas chances necessita mudar de legenda, PSDB (coeficiente alto); apostar numa boa administração do prefeito Edgar José de Lima (PSDB) e aumentar o seu colégio eleitoral. Para isso é preciso com urgência  começar a fazer algo logo, como por exemplo aumentar o processo de articulação política.  

EM ALTO E BOM SOM: NÃOOOOOOOOO!!

Não se iludam os prefeitos eleitos na última eleição. A poeira está baixando e a população começa lembrar de alguns ex-prefeitos. Já tem gente dizendo que vai esperar a presença dos atuais na porta de casa na próxima eleição para dizer em alto e bom som, NÃO!!!!

LAGAMAR-MG: VICE-PREFEITO OBSERVA ATENTO OS ACONTECIMENTOS POLÍTICOS

Um fato chama a atenção do cenário político de Lagamar-MG. O silêncio público do vice-prefeito Zico que apesar das dificuldades do dia-a-dia do governo prefere se manter ausente do debate. Dizem que a extratégia é aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

LAGAMAR-MG: EX-PREFEITO DE OLHO NA POLÍTICA

Apesar de aparentemente distante o ex-prefeito de Lagamar Ari Batista acompanha atentamente o processo político de Lagamar-MG.

LAGAMAR-MG: O CALDO VAI ENGROSSAR

Pessoas próximas do prefeito de Lagamar Dr. Cássio Marra (PDT) acham que ele precisa urgentemente melhorar sua assessoria técnica e política. Eles acreditam que o caldo deproblemas deve engrossar.

VAZANTE-MG: EXPECTATIVA PARA O RESULTADO DA SELETIVA

Uma situação preocupa o governo municipal de vazante-mg. A reação dos que não passarem no processo seletivo da prefeitura. Depois de uma demissão em massa, muitos ainda mantém a esperança de serem efetivados (aprovados), caso não ocorra, ninguém sabe extamente qual será a reação de quem estava trabalhando e foi exonerado.

IBOPE: RETRATO DA ÚLTIMA PESQUISA

Principais resultados de pesquisa divulgada nesta quinta-feira:
• Popularidade da Presidente Dilma cai de maneira significativa entre junho e  julho em razão das manifestações populares.
– Percentual da população que avalia o governo como ótimo ou bom recua de 55% para 31%;
– Aprovação da maneira de governar e confiança na presidente caem, ambas, a 45%.
• Áreas que o governo tem melhor desempenho: Habitação; Combate à fome e a miséria; e Capacitação Profissional;
• Áreas que o governo tem o pior desempenho: Saúde; Segurança pública; e Educação.
• Prioridades para o governo federal: Melhorar os serviços de saúde; Combater a violência e a criminalidade; Combater a corrupção; e Melhorar a qualidade da educação.
Avaliação de governos estaduais
• Governadores mais populares são os dos estados de Pernambuco, Paraná,Ceará.
• Governadores menos populares são os dos estados do Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo.
• Governadores mais populares são reconhecidos pelas políticas e ações em Educação, Desenvolvimento e crescimento do estado, Geração de empregos, estradas e rodovias.
• Popularidades da Presidente Dilma e dos governadores aparentam ser positivamente correlacionadas.
Manifestações populares
• Apenas 9% dos entrevistados participaram das manifestações e 6% tinham um residente do domicilio que participou.
• 89% dos entrevistados são a favor das manifestações.
• As respostas dos governantes e do Congresso Nacional não foram vistas de maneira positiva pela população. Mais de 30% dos entrevistados reprovaram totalmente essas respostas.
• 34% dos entrevistados pretendem participar de novas manifestações.
• As principais reivindicações são: Maiores investimentos em saúde, Contra a corrupção e Mais segurança pública.
Qualidade dos serviços públicos
• De 13 tipos de serviços, nove foram considerados de baixa ou muito baixa qualidade pela maioria da população.
– O piores avaliados são: Segurança pública; Postos de saúde e hospitais;
Transporte público; e Educação fundamental e ensino médio.
• De um modo geral, a população identifica a responsabilidade da cada nível de governo no suprimento dos serviços públicos, mas parcela significativa defende que todos são igualmente responsáveis ou devem ser igualmente cobrados.
Tributação, disponibilidade e uso de recursos públicos
• 53% da população respondem que a maior parte dos impostos vão para o governo federal;
• 51% acreditam que o governo estadual precisa da ajuda do governo federal para prover serviços públicos adequados.
– No Rio Grande do Sul, Ceará e Santa Catarina esse percentual é de: 73%, 67% e 58%, respectivamente.
– No Rio de Janeiro, 60% da população acreditam que o estado tem dinheiro suficiente.
• 62% da população acreditam que a prefeitura precisa da ajuda dos governos federal e estadual para prover serviços públicos adequados;
• 85% da população reconhecem que o governo federal ajuda os governos estaduais e municipais, mas cerca de 70% acham que ajuda menos que deveria;
• 74% da população acreditam que a presidente e seus ministros, bem como os Governadores e seus secretários utilizam mal ou muito mal os recursos públicos.
– No caso dos prefeitos e seus secretários esse percentual é de 70%.
• 87% da população concordam total ou parcialmente com a afirmação de que “o governo já arrecada muito e não precisa aumentar mais os impostos para melhorar os serviços públicos”;
• 82% concordam total ou parcialmente que “a baixa qualidade dos serviços públicos deve-se mais à má-utilização dos recursos públicos do que à falta deles”;
• 89% discordam total ou parcialmente que “para melhorar os serviços públicos é preciso aumentar os impostos”;
• 91% acham que os impostos no Brasil são elevados ou muito elevados;
• O imposto que mais afeta o orçamento familiar é o ICMS, opção escolhida por 32% dos entrevistados;
• São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, são os estados com o maior percentual de residentes que consideram o ICMS do estado mais elevados que o dos demais estados do Brasil.

VAZANTE-MG: FUNDAÇÃO CONSCIÊNCIARTE ABRE INSCRIÇÕES

A Fundação  Consciênciarte em parceria com a Prefeitura Municipal de Vazante e Votorantim Metais comunica que estão abertas inscrições para os seguintes cursos:
Artesanato
Cabeleireiro
Canto
Corte e Costura
Dança e Atividades Artísticas
Esporte Cidadão
Violão
Os interessados deverão comparecer à sede da Fundação Consciênciarte na Rua Quintino Vargas, até o dia 02 de agosto. Necessário apresentar xerox dos documentos pessoais e comprovante de endereço.
Os menores de 18 anos deverão comparecer com pais ou responsáveis  no ato da inscrição.

fonte:prefeituradevazante

PATOS DE MINAS-MG: CARGOS COMISSIONADOS RECEBERÃO GRATIFICAÇÃO

Os servidores municipais ocupantes de cargos comissionados da Prefeitura Municipal de Patos de Minas vão receber uma gratificação de 20% nos salários. O novo rendimento dos servidores aconteceu através de um decreto assinado pelo Prefeito Municipal e autoridades responsáveis pela administração.
O decreto 3.079 do Poder Executivo foi aprovado no dia 12 de julho deste ano. Ele fixa o dia 1º de julho como data para que os diretores e secretários nomeados em comissão comecem a receber a gratificação. Os diretores e vice-diretores escolares não foram beneficiados com o decreto.
Os cargos comissionados são aqueles destinados ao livre provimento e exoneração do Prefeito Municipal, de caráter provisório, destinando-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento, podendo recair ou não em servidor público efetivo.

fonte:patoshoje

DILMA AINDA É FAVORITA

Nada indica que Dilma tenha condições mais desfavoráveis do que Lula – pelo menos não neste momento. Os programas sociais que elegeram Lula para um segundo mandato foram aprofundados em seu governo. O processo de desgaste que atingiu todo o quadro partidário neste mês de julho manteve a reserva de mercado de votos do PT, em torno de 25%, índice do qual parte qualquer candidato seu. A candidata que aparece em segundo lugar nas pesquisas de hoje, com chances de ameaçar sua vitória, é Marina Silva, que sequer um partido constituído tem.

Marina herdou, aparentemente, os votos de maior renda e mais escolaridade que Dilma perdeu nos últimos meses, mas bandeiras mais progressistas de direitos civis, que atraem essas camadas que são conservadoras em outras áreas da política, terão pouco trânsito na campanha da candidata. Existe uma dificuldade intransponível para uma pessoa convictamente evangélica transitar temas como casamento de homossexuais, aborto ou pesquisas com células-tronco, por exemplo.

Dilma, enfim, não foi derrotada pelas ruas. Se aliados de conveniência querem pular fora já, podem estar cometendo um grande erro. A melhor forma de avaliar isso é: se não for Dilma a vitoriosa, quem vai ser? A resposta a essa pergunta mostra que a vida dos outros candidatos é muito mais difícil que a da presidente da República.

ATLÉTICO CAMPEÃO E RONALDINHO MAIS MILIONÁRIO

Segundo o jornalista Kajuru o salário de Ronalinho no Galo é de R$ 300 mil reais mensal. Porém segundo ele um outro acordo com o presidente Kalil estabelecia uma premiação caso alcanssace  ser campeão da Libertadores ou Brasileiro a quantia de R$ 10 milhões de reais. Ou seja, 10 milhões já colocou no bolso. Agora tem mais. Um acordo verbal com o presidente deixaria o jogador a vontade para dizer quanto queria ganhar depois de campeão na renovação de contrato. É, muito dinheiro para o craque é. Mas quanto o galo não faturou em cima do atleta e da conquista?

NOVAS CÉDULAS DO REAL

O Banco Central (BC) comunicou na tarde desta sexta-feira (26) que entram em circulação na segunda-feira (29) as novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5, da Segunda Família de Cédulas do Real.

De acordo com comunicado do Departamento do Meio Circulante, as notas de R$ 2 mantém o padrão de cor predominante azul, mas terá novas dimensões. A nota de R$ 5 segue com o tom predominante lilás e passa a apresentar um tamanho diferente do atual.

Os principais itens de segurança nas duas cédulas são a marca d’água, o “quebra cabeças”, no qual o valor da cédula aparece quando examinada contra a luz, marcas em alto relevo e elementos fluorescentes, visíveis sob a luz ultravioleta.

MINISTRO DO STF: VALIDADE DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, deu decisão provisória, confirmando a validade da medida provisória que instituiu o programa Mais Médicos. O projeto do Executivo Federal foi questionado por meio de mandado de segurança da Associação Médica Brasileira.

Depois de citar números para destacar o mérito da iniciativa para suprir as deficiências na área de saúde, Lewandowski informou que o Judiciário não pode discutir o mérito de políticas públicas, “especialmente no tocante ao reexame dos critérios de sua oportunidade e conveniência”.

O ministro ressaltou que não compete ao STF analisar os requisitos de urgência para edição de medida provisória, exceto em casos específicos de desvio de finalidade ou de abuso de poder. De acordo com ele, essa avaliação compete ao Executivo e ao Legislativo. “Não me parece juridicamente possível discutir, com certeza e liquidez, critérios políticos de relevância e urgência, na via estreita do mandado de segurança”.

CERVEJA COM NOVOS INGREDIENTES

Popular entre os brasileiros, a cerveja terá novos ingredientes autorizados para o preparo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento elabora uma instrução normativa que permitirá receitas com adição de matérias-primas como mel, chocolate e especiarias. Além disso, o texto autorizará a produção com cereais diferentes do lúpulo e da cevada.
A primeira versão da instrução normativa será apresentada a representantes do setor nos dias 20 e 21 de agosto. Depois o texto passará por mais discussões, tanto no mercado interno quanto no Mercosul. A expectativa do governo é que as alterações passem a vigorar em 2015.

O PAPA DEVE ATRAIR MAIS UM 1,5 MILHÃO DE PESSOAS

Sob chuva fina, milhares de fiéis aglomeram-se desde o início da manhã de hoje (27) em frente ao Monumento dos Pracinhas, no centro do Rio, para retirar o kit da vigília. Outros já iniciaram o percurso de 9,5 quilômetros até a Praia de Copacabana, zona sul, onde o papa Francisco tem o último compromisso do dia, a Vigília de Oração, a partir das 19h30. Segundo a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mais de 1,5 milhão de peregrinos devem participar do encerramento do evento.
O kit pesa cerca de 3 quilos e contém as cinco refeições para o final de semana: almoço, jantar e ceia para hoje e café da manhã e almoço para amanhã (28). Ao longo do caminho estão montadas tendas de reciclagem para recolhimento do lixo.

FORMULA-1: GRANDE PRÊMIO DA HUNGRIA GRID DE LARGADA

Veja como ficou o grid de largada para o GP da Hungria
1º - Lewis Hamilton (Mercedes) - 1'19"388
2º - Sebastian Vettel (Red Bull) - 1'19"426
3º - Romain Grosjean (Lotus) - 1'19"595
4º - Nico Rosberg (Mercedes) - 1'19"720
5º - Fernando Alonso (Ferrari) - 1'19"791
6º - Kimi Räikkönen (Lotus) - 1'19"851
7º - Felipe Massa (Ferrari) - 1'19"929
8º - Daniel Ricciardo (Toro Rosso) - 1'20"641
9º - Sergio Pérez (McLaren) - 1'22"398
10º - Mark Webber (Red Bull) - sem tempo
11º - Adrian Sutil (Force India) - 1'20"569
12º - Nico Hülkenberg (Sauber) - 1'20"580
13º - Jenson Button (McLaren) - 1'20"777
14º - Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) - 1'21"029
15º - Pastor Maldonado (Williams) - 1'21"133
16º - Valtteri Bottas (Williams) - 1'21"219
17º - Esteban Gutiérrez (Sauber) - 1'21"724
18º - Paul di Resta (Force India) - 1'22"043
19º - Charles Pic (Caterham) - 1'23"007
20º - Giedo van der Garde (Caterham) - 1'23"333
21º - Jules Bianchi (Marussia) - 1'23"787
22º - Max Chilton (Marussia) - 1'23"997

O Grande Prêmio da Hungria será realizado às 9 horas (de Brasília) deste domingo. A prova não terá transmissão da Rede Globo, que priorizará a visita do Papa Francisco ao Brasil.

PATOS DE MINAS-MG: POLÍTICOS FAZEM REIVINDICAÇÕES AO GOVERNADOR ANASTASIA

Pedro Lucas Rodrigues formalizou o pedido ao Governo do Estado para que ele faça a doação de 50 ha (cinquenta hectares) de terras do imóvel de propriedade do Estado de Minas Gerais pertencentes à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O objetivo é que nessa área seja instalado o campus da UFU, lembrando que esse imóvel encontra-se em anexo ao imóvel onde está instalada a Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiros – Escola Agrícola.

É importante ressaltar que a Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz está localizada em um imóvel de propriedade do município de Patos de Minas, numa área de 25 ha (vinte e cinco hectares) e não será afetada, caso o Estado atenda à reivindicação de doação.

O Estado de Minas Gerais, através da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), possui uma área de 77 ha (setenta e sete hectares); uma pequena parte dessa área é utilizada pelo Escritório Regional do IEF e outra parte é utilizada pelo viveiro de mudas do Instituto Estadual de Florestas; porém, a maior parte dessa área encontra-se bastante ociosa e poderá ser utilizada para a consolidação do campus da UFU, em Patos de Minas, caso a reivindicação feita ao Governador Antônio Augusto Anastasia seja atendida.

O Magnífico Reitor da Universidade Federal de Uberlândia – UFU-, Professor Elmiro Santos Resende, ficou entusiasmado com a resposta do Governador que, mesmo não sendo definitivamente positiva, foi bastante esperançosa, não só para ele, como também para os demais integrantes da comitiva.
O governo estadual se encarregou de falar pessoalmente ao presidente da Epamig, empresa pública ligada ao Governo de Minas Gerais, sobre a reivindicação a ele formulada pelo prefeito de Patos de Minas e pelas lideranças políticas e a própria Universidade.
Se o governador Antônio Anastasia for favorável à solicitação do Município, colocará um fim aoimpasse jurídico que vem impedindo a construção do campus da Universidade Federal, em Patos de Minas.

Outra grande reivindicação apresentada ao Governador do Estado refere-se à continuidade das obras de canalização do Córrego do Monjolo e melhorias na avenida Fátima Porto, em duas novas etapas, com custo estimado na ordem de R$4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais); a resposta do governador é de que essa obra específica é compromisso de seu governo.

Também foi reivindicada a instalação da SUPRAM (Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), em Patos de Minas, bem como a elevação da 2ª Cia. de Bombeiro Militar em Batalhão do Bombeiro Militar de Minas Gerais.

Uma importante reivindicação apresentada pelo deputado Estadual Hely Tarquínio, com o consentimento das demais lideranças políticas, foi a construção de um novo hospital público em Patos de Minas para atendimento aos pacientes do SUS.

Para o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, que também é membro do Conselho de Governo de Antônio Anastasia, as respostas do governador foram bastante positivas e sinceras.

O deputado federal José Humberto Soares também saiu da audiência muito otimista, acreditando que o Governador do Estado de Minas Gerais será sensível às reivindicações que lhe foram formuladas, em especial a doação do imóvel para a construção do campus da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
“Tenhamos fé que boas noticias virão em prol do povo de Patos de Minas e de toda a região”, disse Pedro Lucas Rodrigues, após a audiência com o governador, Antônio Anastasia.
Fonte: ASCOM.

IBOPE: GOVERNADORES MAL AVALIADOS

Chefe do executivo de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que tentará a reeleição, foi o quarto governador mais mal avaliado. Com 26% de citações no item ótimo ou bom, ele só ficou atrás de Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul (25%), Marconi Perillo (PSDB), de Goiás (21%) e Cabral. Alckmin tinha 52% de aprovação antes do início das manifestações, segundo o Datafolha. O índice caiu para 38% no fim daquele mês de junho. Agora o Ibope aponta 26%.

Um dos alvos preferenciais dos manifestantes mineiros, o governador Antonio Anastasia (PSDB), que não pode se reeleger, apareceu com 36% de ótimo e bom. A situação é bem pior do que já foi. No Datafolha de novembro de 2010, seu governo tinha boa avaliação de 59% da população mineira.
Anastasia é afilhado político e sucessor do no Estado do senador Aécio Neves, nome do PSDB que deverá disputar a eleição presidencial de 2014.

Na média nacional, 28% dos entrevistados consideram que o governador de seu Estado tem uma gestão ótima ou boa. O índice nacional em relação à gestão Dilma é de 31%.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre 9 e 12 de julho, com 7.686 pessoas, em 434 municípios. A margem de erro dos números nacionais é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. No caso dos Estados, a margem cresce para três pontos.

FALTAM 14 MESES PARA AS ELEIÇÕES

Faltam pouco mais de 14 meses para as eleições, e ainda temos dois meses e alguns dias pela frente para que se comece a falar propriamente em candidatos e candidaturas.

Até o próximo dia cinco de outubro, toda a movimentação não passará de meros exercícios de oxigenação e alongamento.Nessa data, os partidos que pretendam disputar as eleições de 2014 deverão estar com seus estatutos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral. E os que pretenderem se candidatar a cargo eletivo, deverão também já ter acertado as questões da  filiação partidária e do domicílio eleitoral.

Nessa etapa de pré-aquecimento, os atores do teatro político, futuros candidatos ou não, tratam de examinar-se uns aos outros, com o rabo dos olhos. Os ouvidos ficam também afiados para o zum-zum que fica no ar, vindo de não se sabe onde.Nessa etapa identificam-se os saudáveis e os trôpegos. Percebem-se os conluios – ou as traições – sendo montadas.

Para as eleições presidenciais, o frisson é sempre maior nos grandes colégios eleitorais. O principal é o Estado de São Paulo, que sozinho conta com 22% do eleitorado nacional.

Dado impressionante: somente a cidade de São Paulo tem mais eleitores do que 23 dos estados brasileiros. Na frente da capital, além do próprio Estado de São Paulo, apenas outros três: Minas Gerais, Rio e Bahia. Em São Paulo os movimentos ainda são lentos, e continuarão assim até que o PT determine se seu candidato para o governo do Estado será ou não o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Pelo PSD, o ex-prefeito Kassab pretende entrar na disputa.

Em Minas, o trem avança. PSDB e PSB já tendo se articulado para acertar palanque duplo para fortalecer suas prováveis candidaturas presidenciais (Aécio Neves e Eduardo Campos) na disputa com ainda não se sabe quem (Dilma? Lula?) em 2014.

WILL NUNES: POPULARIDADE DE ANASTASIA PREOCUPA O PSDB

Apesar da grande mídia no estado esconder, o percentual de 36% na última pesquisa Ibope ao governador Antônio Anastasia está preocupando os tucanos. O PSDB sabe que a campanha para presidente de Aécio passa principalmente por Minas e o percentual de Anastasia precisa melhorar o mais rápido possivel. Por isso anúncios recentes de liberação de recursos para os municípios e um esforço danado para levantar a popularidade do governador.

RENOVAÇÃO

Os líderes dos principais partidos em Minas já começam a estudar a futura dança das cadeiras na Assembleia Legislava, que, nas próximas eleições, deve ganhar um ritmo mais intenso. Em meio à insatisfação com os políticos de forma geral, a expectativa é que o índice de 36% de renovação do último pleito seja superado. Os parlamentares divergem de quanto será esse aumento, mas concordam em um ponto: será uma disputa mais acirrada e com eleitores mais exigentes.

WILL NUNES:

Este é um dos fatores que está levando nomes novos interessados em disputar uma cadeira na Assembleia de Minas, como por exemplo do ex-prefeito de Vazante-MG Alcides Diniz e do atual vice de Guarda-Mór Dr. Rômulo Ferreira.

PTdoB CONFIANTE NA REELEIÇÃO DO DEPUTADO BOSCO E NO AUMENTO DE MAIS DUAS CADEIRAS

No PTdoB, a lista de opções para a Assembleia terá 258 novos nomes, segundo o presidente do partido, Luís Tibé. Ele aposta que Bosco, o único representante da legenda na Assembleia, deverá ganhar dois colegas, elevando para três o plantel de deputados. “Acho difícil prever, hoje, o comportamento em 2014, mas veremos uma grande renovação. Quem quiser se eleger terá que apresentar propostas concretas”. 

GRIPE SUÍNA MATOU 67 PESSOAS EM MINAS

Sessenta e sete pessoas morreram em Minas, somente neste ano, vítimas dos vírus Influenza A (H1N1), mais conhecido como gripe suína. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (19), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em todo o Estado, já são 81 mortes provocadas pelos tipos A e B da doença.
Nestes sete primeiros meses do ano, a Secretaria registrou 364 casos de gripe, contra 253 na semana passada e 189 em todo o ano passado, quando 47 pessoas morreram vítimas da Influenza, sendo que o tipo A H3 sazonal matou cinco pessoas e o Influenza B duas. Sete mortes foram provocadas por um vírus da Influenza não classificado.
Ainda de acordo com o balanço, a maioria das vítimas tinha entre 40 e 59 anos. As cidades que registraram maior número de óbitos foram Belo Horizonte (9), Uberaba (6), Pouso Alegre (5) e Ribeirão das Neves, Ubá e Contagem (4).
Incidência
O outono e o inverno são os períodos com maior frequência de contaminações por gripe, que possui mais de dez gêneros e 200 tipos diferentes. Este ano estão circulando em Minas a influenza A H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Elas estão incluídas em um grupo de doenças denominada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

SEGUNDA EDIÇÃO DO JORNAL DE FATO

Vem aí! A próxima edição do jornal " DE FATO" segundo seus editores como sempre chegará abordando assuntos de Vazante-MG e Região.

VAZANTE-MG: CRISE É DE GESTÃO E NÃO FINANCEIRA

A crise é e continua sendo de gestão e não financeira em Vazante-MG e alguns outros municípios que não fizeram o dever de casa. Prefeitos que foram eleitos com a força do povo, hoje estão sentindo o amargo sabor da rejeição.

MARCOS COIMBRA COMENTA PESQUISA PÓS-MANIFESTAÇÕES

Pesquisas pós-manifestações
por Marcos Coimbra, em CartaCapital

Na recente safra de pesquisas, uma única coisa interessa: o que dizem a respeito da sucessão presidencial. O demais é secundário. Ou melhor, só é relevante por seus efeitos sobre essa questão fundamental.Se não tivéssemos uma eleição daqui a pouco mais de um ano e se a presidenta não fosse candidata, perguntas sobre a avaliação do governo e de políticas seriam de relevância menor.

Todas concordam que Dilma Rousseff caiu do patamar onde estava até o início de junho. Naquelas, obtinha, no voto espontâneo, perto de 25%. Nas novas, minguou para 15%.

No chamado voto estimulado, ficava entre 50% e 58%, a depender dos adversários. Nas de agora, mal chega a 35% nas simulações de primeiro turno e vai, no máximo, a 42% naquelas de segundo.É preciso lembrar que a predisposição a votar na presidenta estava em queda de março para junho. No voto espontâneo, fora de 35% para 25%, e caíra de 60% para 50% na estimulada. Ou seja, suas chances de vitória tinham se reduzido, apesar de permanecerem elevadas.Nas atuais, a queda foi bem mais expressiva. O desgaste que se identificava foi intensificado e acelerado pelas manifestações de junho.

O que parece é que Dilma sofreu uma perda considerável de intenção de voto pelo fato de os cidadãos terem ido às ruas se manifestar e não pela preexistência de uma elevada insatisfação com ela ou com seu governo. Em outras palavras, as manifestações foram causa e não consequência do tamanho e do tipo de descontentamento retratado hoje pelas pesquisas (e que se reflete no despencar de suas chances, para usar a palavra que tanto alegra a "grande mídia").

De um lado, o fato de elas eclodirem e receberem imensa (e favorável) cobertura dos meios de comunicação fez com que tivessem o que a sociologia chama de "efeito demonstração". Mesmo quem tinha uma insatisfação "aceitável" passou a achar que devia "indignar-se", ainda que não soubesse exatamente contra o quê.

Mas a razão primordial para as manifestações cumprirem esse papel foi o seu impacto na elevação da sensação de insegurança dos brasileiros comuns. E o que a provocou foi a visualização da violência em estado bruto nas principais cidades do País.Nenhum governo resiste à repetição diária de cenas de mortes, sangue, tiros, quebra-quebras, depredações, incêndios. Durante três semanas, exatamente entre as pesquisas de junho e julho, foi ao que a sociedade brasileira assistiu na televisão, viu na internet, ouviu no rádio, leu em jornais e revistas.

Em outras palavras, o que de fato atingiu a avaliação do governo (com um consequente impacto na intenção de voto em Dilma) não foi o "lado bom" das manifestações, tão louvado pela mídia, das moças e rapazes a cantar o Hino Nacional enrolados na bandeira, mas seu "lado negro", dos "baderneiros" e "arruaceiros". Em relação xifópaga, um usou o outro.

Mas, se é verdade que Dilma desceu, é também verdade que nenhum de seus adversários efetivos subiu. Apenas Marina Silva teve desempenho positivo.
Ao comparar a performance de Aécio Neves e Eduardo Campos nas pesquisas de junho e julho, vemos que no voto espontâneo ambos permaneceram estacionados: o tucano em 4% e o pernambucano em 1%. No estimulado, Aécio tinha 14% e lá ficou. Eduardo obtinha 3% e passou a 4%.

Cresceu Marina (turbinada pela simpatia dos ricos) e o não voto, o agregado daqueles que disseram branco, nulo, nenhum ou não saber. Quando se considera apenas a indecisão, os resultados de julho foram iguais àqueles de junho, com 5%. O que poderia ser considerado voto de rejeição, a soma de brancos e nulos, dobrou, ainda que ficasse em menos de 20%.

Tudo considerado, Dilma mantém-se favorita, até pelo fato de essas pesquisas a flagrarem no que deve ter sido seu pior momento. Permanece à frente, tem a seu favor o tempo, a inércia da reeleição e, como mostram as pesquisas qualitativas recentes, continua a contar com a torcida de muitos que acham cedo para julgá-la.

E a única candidatura que cresceu foi de alguém que a maioria da população vê com simpatia, mas sem condições de se sentar na cadeira de presidente. Muita gente admira Marina, mas poucos ficam confortáveis ao imaginá-la no cargo.

Quanto a fabricar alguém de última hora, a chance é pequena, mas não pode ser descartada. Em 1989, por exemplo, a um mês da eleição, a direita inventou a candidatura de Silvio Santos.
Terá outra na algibeira para 2014?

DURANTE PROGRAMA DE RÁDIO GOVERNADOR ANASTASIA ANUNCIA RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS

Apesar da crise financeira que assola o país e até mesmo para minimizar os efeitos da mesma, o Governo de Minas Gerais tem buscado aportar cada vez mais recursos para os municípios mineiros. Apenas no âmbito do ProMunicípio, estão sendo R$ 2,1 milhões para para investimentos das prefeituras nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Outros R$ 700 milhões estão sendo liberados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). No Palavra do Governador desta semana, o governador Antonio Anastasia anuncia que mais R$ 350 milhões estão sendo liberados para os cofres municipais.

“São recursos oriundos de uma antiga dívida que a rede ferroviária federal tinha com o Estado e que, depois de muita luta, conseguimos liberar. São recursos que vão para os caixas dos municípios e para o Fundeb, que é o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. Esta foi uma notícia muito boa neste momento em que os municípios e estados enfrentam dificuldades”, afirma Anastasia. “Damos mais um apoio aos municípios mineiros nesta tarefa de levar mais ações e programas aos cidadãos de Minas”.

Os recursos se juntam a diversos outros programas que o Governo de Minas tem desenvolvido ao longo dos anos a fim de dotar o Estado de mais infraestrutura e melhor a qualidade dos serviços públicos, especialmente saúde e educação. “Eu sempre lembro que, dos 853 municípios do nosso Estado, mais de 500 têm menos de 10 mil habitantes. E esses municípios, ao longo dos últimos anos, receberam muitos programas de Governo, como o Proacesso, o de telefonia celular, o de unidades básicas de saúde, o Caminhos de Minas. São investimentos importantes”, lembra o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

CRESCIMENTO DE AÉCIO E MARINA, PREOCUPA DILMA

Cabeças iluminadas do Palácio do Planalto avaliam que os recentes protestos e a queda na aprovação da presidenta Dilma Rousseff e dos governadores estaduais indicam que o eleitor deseja dar uma guinada em 2014. Os analistas acreditam que o povo pode seguir dois caminhos: um o da oposição extrema, personificada no senador Aécio Neves (PSDB-MG); outro de uma alternativa completamente nova, cuja referência e a ex-senadora Marina Silva, por enquanto sem partido.

Os dois nomes são os que mais preocupam o núcleo do poder petista em Brasília a menos de um ano do início da campanha eleitoral. Segundo “fontes palacianas” consultadas pelo jornal O Globo, o pernambucano Eduardo Campos (PSB), apesar de ser o governador melhor avaliado da atualidade (58%), e o ex-governador paulista José Serra (PSDB), não representam risco ao projeto de reeleição de Dilma.

ESCÂNDALO ENVOLVENDO OS TUCANOS

Reportagem de capa da revista Istoé conta que, a partir de documentos da Siemens, empresa integrante do cartel que drenou recursos do Metrô e trens de São Paulo, o Cade e o Ministério Público concluíram que os cofres paulistas foram lesados em pelo menos R$ 425 milhões pelo esquema montado por empresas da área de transporte sobre trilhos para vencer e lucrar com licitações públicas durante os sucessivos governos do PSDB nos últimos 20 anos. Leia:
Ao analisar documentos da Siemens, empresa integrante do cartel que drenou recursos do Metrô e trens de São Paulo, o Cade e o MP concluíram que os cofres paulistas foram lesados em pelo menos R$ 425 milhões

Alan Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura e Sérgio Pardellas

Na última semana, ISTOÉ publicou documentos inéditos e trouxe à tona o depoimento voluntário de um ex-funcionário da multinacional alemã Siemens ao Ministério Público. Segundo as revelações, o esquema montado por empresas da área de transporte sobre trilhos em São Paulo para vencer e lucrar com licitações públicas durante os sucessivos governos do PSDB nos últimos 20 anos contou com a participação de autoridades e servidores públicos e abasteceu um propinoduto milionário que desviou dinheiro das obras para políticos tucanos. Toda a documentação, inclusive um relatório do que foi revelado pelo ex-funcionário da empresa alemã, está em poder do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para quem a Siemens – ré confessa por formação de cartel – vem denunciando desde maio de 2012 as falcatruas no Metrô e nos trens paulistas, em troca de imunidade civil e criminal para si e seus executivos. Até semana passada, porém, não se sabia quão rentável era este cartel.

Ao se aprofundarem, nos últimos dias, na análise da papelada e depoimentos colhidos até agora, integrantes do Cade e do Ministério Público se surpreenderam com a quantidade de irregularidades encontradas nos acordos firmados entre os governos tucanos de São Paulo e as companhias encarregadas da manutenção e aquisição de trens e da construção de linhas do Metrô e de trens. Uma das autoridades envolvidas na investigação chegou a se referir ao esquema como uma fabulosa história de achaque aos cofres públicos, num enredo formado por pessoas-chaves da administração – entre eles diretores do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) –, com participação especial de políticos do PSDB, os principais beneficiários da tramoia. Durante a apuração, ficou evidente que o desenlace dessa trama é amargo para os contribuintes paulistas. A investigação revela que o cartel superfaturou cada obra em 30%. É o mesmo que dizer que os governantes tucanos jogaram nos trilhos R$ 3 de cada R$ 10 desembolsado com o dinheiro arrecadado dos impostos. Foram analisados 16 contratos correspondentes a seis projetos. De acordo com o MP e o Cade, os prejuízos aos cofres públicos somente nesses negócios chegaram a RS 425,1 milhões. Os valores, dizem fontes ligadas à investigação ouvidas por ISTOÉ, ainda devem se ampliar com o detalhamento de outros certames vencidos em São Paulo pelas empresas integrantes do cartel nesses e em outros projetos.

A MÍDIA CONSERVADORA TENTA DERRUBAR, MAS OS PROGRAMAS DE DILMA É UM SUCESSO

Um a um, todos os principais programas lançados pela presidente Dilma Rousseff foram dinamitados, desde logo e sem piedade, pela imprensa tradicional. A vida real, no entanto, mostrou, com o tempo, que todas, repita-se, to-das as sinistras previsões multiplicadas pela mídia não pagaram as apostas. Em outras palavras, o escrito não valeu. Acompanhe:
INFLAÇÃO DISPARADA - O terrorismo midiático com forte viés ideológico previu, no início do ano, uma disparada sem freios da inflação, com uma capa da revista Veja, em janeiro, mostrando Dilma, em montagem grosseira, pisando no tomate. Na Rede Globo, Ana Maria Braga, quem não se lembra?, exibiu um colar em que os legumes vermelhos faziam as vezes de pérolas. Em junho, no entanto, a variação do Índice de Preços aos Consumidor (IPC) foi de ínfimos 0,07% e, para julho, todas as previsões convergem para uma deflação. Até o presidenciável José Serra, em teleconferência esta semana, admitiu que o índice inflacionário fechará o ano dentro da meta prevista pelo BC. O assunto, assim, saiu da pauta.
APAGÃO ENERGÉTICO - Antes da aposta na alta dos preços, não houve noticiário de jornal ou colunista que não tivesse cravado, na virada do ano, um iminente apagão de energia elétrica no País. Nesse campo, a ênfase mais especial partiu no jornal Folha de S. Paulo e sua articulista Eliane Cantanhêde. As defesas feitas pela presidente em pessoa e o ministro Edson Lobão, das Minas e Energia, foram ironizadas e desprezadas.
LUZ MAIS CARA - O propalado colapso no sistema de energia, porém, não se deu, e o Brasil continuou com suas luzes acesas, apesar do obscurantismo da mídia tradicional. Mais ainda, o igualmente combatido plano federal de barateamento das contas de luz para todos os consumidores do País, indiscriminadamente, por meio de subsídios oficiais, deu certo – e, hoje, o que se paga pela energia é mais de 10% menos do que o custo no início do ano.
FRACASSO DO ENEM - A aposta pelo caos energético foi sucedida, este ano, pela cravada geral na imprensa de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria um retumbante fracasso. Desta feita, foi o jornal O Estado de S. Paulo quem mais aplicadamente bateu o bumbo da derrota governamental. O que se viu quando foram contadas oficialmente as inscrições do Enem de 2013, entretanto, foi um recorde espetacular, com mais de 7,8 milhões de adesões espontâneas da classe estudantil. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, outro que não encontrava repercussão para suas previsões de sucesso, acertara em cheio.
BOLSA-FAMÍLIA INÚTIL - Hoje um sucesso mundial, exportado para diferentes países, o Bolsa-Família, dinamizado no atual governo, que o levou para mais de 10 milhões de lares no País, foi ironizado, escrachado e combatido de todas as formas. O fato, gostem os barões da mídia ou não, é que ele sobreviveu, proliferou e modernizou-se com o passar dos anos, tornando-se o ponto de alavancagem para que 40 milhões de brasileiros, nos últimos anos, superassem sua situação de pobreza extrema.
MAIS MÉDICOS DERROTADO - Nesta sexta-feira 26, quando o programa Mais Médicos, que visa situar profissionais de Medicina nos rincões do Brasil, com salários de até R$ 10 mil para os que aceitarem o desafio, encerrou suas inscrições, mais do mesmo. Atacado por todos os flancos, o Mais Médicos obteve 18,4 mil inscrições de interessados em participar, além da adesão de mais de 3,5 mil municípios, ou 63% do total das cidades brasileiras. Um sucesso que a mídia tradicional, outra vez, não apenas não soube adiantar ao público, como o colocou no rumo errado de que, assim como os já citados anteriormente aqui, não haveria chance de dar certo. O problema, sobre esse noticiário, é que a primeira etapa do programa superou, sim, até as previsões mais otimistas – e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pode respirar aliviado.
DESEMPREGO GALOPANTE - Para usar a expressão repetida pelo papa Francisco, a mídia tradicional, agora, "bota fé" na escalada de desemprego, depois que os dados de junho mostraram, pela primeira vez desde 2009, uma interrupção no crescimento do mercado de trabalho. O ministro Guido Mantega, da Fazenda, que, de resto, já foi retirado de seu cargo diversas vezes no noticiário recente, não apenas está lá, como garantindo que o derrotismo espalhado pelos jornais não irá triunfar. Ele assegurou que todos os indicadores do governo apontam para a manutenção da taxa de desemprego em torno do nível atual de 6% até o final do ano – e, como das vezes anteriores, suas palavras são questionadas fortemente, como se, ao mesmo desta vez, e num ponto estratégico para o governo, a mídia queria receber o prêmio de sua aposta.
ESTÁDIOS PARA 2038 - Num cúmulo de erro matemático, só explicado pela distorção ideológica produtora de parcialidade, a revista Veja, carro-chefe da Editora Abril, chegou a assegurar em uma de suas capas de 2012 que os novos estádios de futebol planejados para a Copa do Mundo só ficariam prontos, isso mesmo, em 2038! Hoje, à parte a discussão sobre custos e fiscalização no emprego de recursos, o que se sabe, a olhos vistos, é que todos os estádios prometidos, sem exceção, ou já estão prontos, e em pleno funcionamento, ou em vias de serem entregues. Um dos antecessores do papa Francisco já admitiu que nem mais os papas são infalíveis, mas Veja, apesar de todos os seus erros mal intencionados, continua vendendo a sua infalibilidade. Mas quem acredita ainda nisso?
HINO NACIONAL DE COSTAS - O jogo de 'quanto pior, melhor' praticado pela imprensa, que no passado tinha a imparcialidade como um de seus dogmas, levou a mídia a vender ao público a certeza de que o público que lotou a Arena Fonte Nova, na Bahia, para ver a estréia do Brasil contra o Japão, na Copa das Confederações, em junho, iria cantar o Hino Nacional de costas para o campo. O que houve na real, no entanto, foram mais de 40 mil pessoas emocionando os jogadores em campo com suas vozes a plenos pulmões, mão no peito, respeitando o símbolo nacional em todos os seus versos. De frente e com a cabeça erguida. De quebra, a desacreditada, pela mesma mídia, Seleção Brasileira de Futebol, venceu de forma invicta e espetacular o torneio – levando dezenas de jornalistas-torcedores a rasgarem suas inúteis apostas na derrota.
ACREDITE SE QUISER - Jogando em previsões sinistras e, ao não vê-las se realizarem, perdendo verticalmente em credibilidade, a mídia tradicional, nos dois últimos anos, está muito mais confundindo os leitores do que informando-os sobre o que, de fato, está acontecendo. Fosse de outra forma, os casos registrados acima não poderia ser narrados. Mas podem, porque verdadeiros.
Uma previsão séria, diante desse quadro passado, é a de que, sem a menor dúvida, a mídia que insistir na leitura da realidade pelo caleidoscópio da ideologia irá continuar, cada vez mais, confundindo e desinformando. Acredita quem quiser no que lá está escrito.