segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CUNHA EM BUSCA DE APOIO

cunha_camara
O tempo corre contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nos processos a que responde no Supremo Tribunal Federal (STF). Esta é a semana final para que seus advogados respondam à notificação expedida no último dia 26. Cunha é réu na investigação que apura crimes de corrupção e formação de quadrilha, entre outros. O parlamentar recebeu a denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em agosto, e seus advogados teriam 15 dias para apresentar a defesa junto ao STF, mas apelaram e conseguiram outra quinzena para apresentar a defesa. O prazo de esgota em início de novembro.
Se o quadro de fragilidade jurídica do peemedebista aumenta na medida em que o se esgotam os prazos para a defesa das denúncias contra ele, no nível político não é diferente. Em entrevista a um diário conservador paulistano, publicada nesta segunda-feira, o também deputado federal e ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) afirma que o presidente da Câmara não tem legitimidade para conduzir um processo de impeachment, por ter sido denunciado sob acusação de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

CORRUPÇÃO NA PETROBRAS É COISA ANTIGA

petrobrasUm dos colaboradores da Operação Lava Jato, o ex-gerente-geral do setor Internacional da Petrobras Eduardo Musa relatou que desde 1978, quando entrou na estatal por concurso público, ouve falar de pagamentos de propina na estatal fundada em 1953.
A afirmação foi feita sob regime de delação premiada, que exige provas em troca de redução de eventuais penas, e indica que os esquemas de corrupção já estavam em curso quase 40 anos antes de a Polícia Federal ter deflagrado a Lava Jato, que abrange o período compreendido entre 2004 e 2014. As informações estão na edição deste sábado (24) do jornal O Estado de S. Paulo.

MINISTRO DEFENDE LEGALIZAÇÃO DE JOGOS

henrique_guias
O ministro do Turismo, Henrique Alves, defendeu hoje (26) a legalização dos jogos de azar no país. Ele disse que pesquisou a legislação de diversos países. como Inglaterra, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai, e que, com base nessas normas, elaborou uma proposta de lei para o Brasil.
“Com base nessa legislação, fiz uma proposta, que entreguei ao ministro [da Secretaria de Governo, Ricardo] Berzoini, para que o governo mandasse examinar preliminarmente essa proposta, que eu sei que é polêmica”, disse Alves. O tema ainda está sendo discutindo internamente pelo governo, acrescentou o ministro, que participou de um almoço com empresários na capital paulista.
De acordo com Alves, as atividades como cassinos e bingos são legalizadas na maior parte dos países que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU). “Dos 194 países que compõem a ONU, 156 têm a legalidade dos jogos de azar. Entre os que não têm, 70% são países islâmicos. Ou seja, está incumbido aí um sentimento muito radicalizado em relação à legalização do jogo”, disse o ministro

IBOPE: VEJA PORQUE LULA AINDA DEIXA A OPOSIÇÃO TREMENDO DE MEDO

Por José Roberto de Toledo, no Estadão
Ninguém tem mais rejeição do que Lula da Silva. Ninguém tem mais eleitores cativos do que Lula da Silva. Com o impeachment de Dilma Rousseff cada dia menos iminente, o foco da disputa política volta a ser 2018. Pesquisa inédita do Ibope mostra por que o fantasma de um terceiro mandato do ex-presidente continua assombrando a oposição. As crises política e econômica estão enfraquecendo o petista, mas ninguém está faturando com isso.
Entre 17 e 21 de outubro, o Ibope pesquisou o potencial de voto de alguns dos principais personagens políticos que podem vir a disputar a sucessão de Dilma daqui a três anos. Quando falta tanto tempo assim para a eleição, esse tipo de sondagem é mais significativo do que medir a simples intenção de voto - porque mostra não apenas a presença de cada nome na memória do eleitor, mas também sua força e limites, além do seu desconhecimento.
Pergunta-se, sobre cada um dos potenciais candidatos, qual frase mais bem descreve o que o eleitor pensa a respeito daquele nome: se votaria nele com certeza para a Presidência da República, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece o suficiente para opinar. Há quem não responda.
Além de Lula, foram testados os nomes de Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra (todos do PSDB), de Marina Silva (Rede) e de Ciro Gomes (PDT). Um mesmo eleitor pode dizer que votaria com certeza em mais de um candidato ou que não votaria em nenhum deles. Por isso, as taxas não somam 100%. As questões entraram na pesquisa mensal do Ibope e foram bancadas pelo instituto.
Eis as principais conclusões:
1) Os que dizem que não votariam de jeito nenhum em Lula pularam de 33% em maio de 2014 para 55% agora. É a maior rejeição entre todos os nomes testados. Se a eleição fosse hoje, tornaria muito difícil a vitória do petista num segundo turno. Porém, isso depende não apenas de como a política e a Lava Jato vão evoluir até 2018, como contra quem se daria essa eventual disputa. A decisão de voto no segundo turno é sempre por comparação.
2) Cresceu menos, mas também cresceu a taxa dos que não votariam de jeito nenhum em Aécio (de 42% para 47% em um ano), em Marina (de 31% para surpreendentes 50% em um ano), e em Serra (de 47% para 54% em dois anos). Não há comparativo, mas a rejeição a Alckmin e a Ciro é igualmente alta: 52% para ambos.
3) O crescimento generalizado da rejeição mostra que o desgaste de Lula, embora maior do que o dos demais, não está sendo capitalizado por ninguém. Ao contrário, uma fatia crescente do eleitorado demonstra desprezo por todos os políticos, inclusive por aqueles que, como Marina, pretendem simbolizar renovação. Isso aumenta a incerteza e abre espaço para surpresas em 2018.
4) Apesar de decadente, a taxa de eleitores que dizem que votariam com certeza em Lula ainda é maior do que a de todos os seus rivais: 23% (era 33% em maio de 2014). Em segundo lugar aparece Aécio com 15%, seguido de perto por Marina, com 11%. Serra tem 8%, Alckmin tem 7% e Ciro, 4%. A despeito do desgaste, o petista ainda tem o maior poder de mobilização entre todas as lideranças avaliadas. Seria insuficiente para elegê-lo, mas é o bastante para influir no resultado de qualquer eleição.
5) Aécio (42%), Lula (41%) e Marina (39%) empatam tecnicamente em potencial de voto - a soma de eleitores que votariam neles com certeza ou poderiam votar. O trio se destaca por seus nomes estarem mais frescos na memória do eleitor: Aécio e Marina participaram da eleição presidencial de 2014, e Lula foi presidente duas vezes. Serra e Alckmin têm potencial equivalente: 32% e 30%, respectivamente. Ciro tem 20%.
6) Ciro é o mais desconhecido, por 24% dos eleitores. Alckmin também tem taxa alta de desconhecimento: 19%. Aécio (9%), Marina (10%) e Serra (11%) se equivalem. Só 2% não conhecem Lula.

MAIS UM ESCÂNDALO: LAVA-JATO SERÁ FICHINHA

Garpari sobre a Operação Zelotes


ALTO PARANAÍBA - PATOS DE MINAS: PREFEITO ATRASA SALÁRIOS


Prefeitura Municipal de Patos de Minas.
Como ocorreu no mês passado, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas anunciou na tarde desta segunda-feira (26), que o pagamento dos servidores do município não será creditado no dia primeiro como ocorria regularmente. Através de nota, a prefeitura informou que o salário dos servidores deverá ser depositado até o dia 13 de novembro.
Este será o segundo mês seguido que os servidores receberão com atraso. No mês passado, o pagamento foi realizado no dia 09 de outubro, quase dez dias depois do previsto. A situação é um problema para os servidores. Acostumados a pagarem as contas que geralmente vencem no início do mês, os servidores terão que encontrar uma forma de cumprir com os compromissos.

fonte;patoshoje

WILL NUNES:
Cidade referência na região Patos de Minas vive uma série de dificuldades diante de uma gestão confusa do atual prefeito Pedro Lucas. Agora com o atraso no pagamento do servidor público municipal algo raro no município ele cria mais uma dificuldade para o seu governo. 

GOVERNADOR E PREFEITO NÃO SE FALAM

É fato. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e o governador Fernando Pimentel (PT) não se falam mais e não comparecem mais aos mesmos eventos.

REFLETIR

Frase com imagem Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro

RICARDO KOTSCHO: DESENCANTO COM OS POLÍTICOS

No mesmo dia em que, há exatamente um ano, a presidente Dilma Rousseff conquistava o segundo mandato nas urnas, com uma vitória apertada contra Aécio Neves, no segundo turno, pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira pelo Estadão mostra o aumento da rejeição dos principais nomes que poderão disputar a sua sucessão em 2018.
O mais rejeitado de todos é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou o governo em 2010, com 83% de aprovação popular, o maior índice já registrado pelo Ibope. Às vésperas de completar 70 anos, o percentual dos que não votariam de jeito nenhum em Lula chegou a 55% (em maio do ano passado, eram 33%) nesta pesquisa que foi a campo entre os dias 17 e 21 de outubro.
O dado mais significativo apontado pelo Ibope mostra que o aumento da rejeição das principais lideranças políticas do País é generalizado, com a queda da popularidade de Lula não beneficiando nenhum dos possíveis candidatos da oposição.
Em um ano, aumentou de 42 para 47% o número de eleitores que não votariam de jeito nenhum no tucano Aécio Neves. A rejeição de Marina Silva, que acabou de legalizar seu partido, a Rede, subiu de 31 para 50%. Os concorrentes de Aécio no PSDB também viram sua rejeição subir: a de Geraldo Alckmin chegou a 52% e a de José Serra foi de 47 para 54%, ambos em situação de empate técnico com Lula neste item negativo para suas eventuais candidaturas presidenciais.
Entre os que votariam com certeza num candidato, Lula está na frente, com 23%. Aécio vem em segundo lugar, com 15%, Marina, em terceiro, com 11%. Serra teria 8% e Alckmin vem na lanterna com 7%.
Quando os eleitores são perguntados em quem poderiam votar, a situação se inverte: Aécio fica com 42%, em empate técnico com Lula (41%) e Marina (39%). Serra chegaria a 32% e, Alckmin, a 30%. A soma fica acima de 100% porque os eleitores poderiam apontar mais de um nome no qual eventualmente votariam.
O levantamento reflete o crescente descontentamento da população com a classe política, sem que surjam novas lideranças nos grandes partidos. É um cenário favorável ao aparecimento de candidatos radicais nos extremos do espectro partidário, que se apresentam nestas horas como "salvadores da pátria", sempre um perigo para a democracia.
E vamos que vamos.

VICE-GOVERNADOR É OVACIONADO REELEITO PRESIDENTE DO PMDB


Evento também contou com a participação do governador Fernando Pimentel e de importantes nomes da política nacional
Evento também contou com a participação do governador Fernando Pimentel e de importantes nomes da política nacional
Foi realizada neste sábado (24/10), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Convenção Estadual do PMDB-MG. Com uma chapa de consenso, o vice-governador Antônio Andrade foi reconduzido à presidência do partido em Minas Gerais com 97% dos votos. O vice-presidente da República Michel Temer participou do evento. Compareceram ao pleito 635 delegados.

Também prestigiaram o encontro o governador mineiro Fernando Pimentel, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Moreira Franco e o presidente da ALMG, Adalclever Lopes, além de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, secretários de Estado e peemedebistas de toda Minas Gerais. O público total ultrapassou o número de 1500 pessoas

CUNHA NO FIM DA LINHA

Aguarda-se para os próximos dias a revelação de denúncias que poderiam precipitar a queda de Eduardo Cunha, de tão graves. Já se sabe há dias que Rodrigo Janot analisa a possibilidade de pedir o afastamento do presidente da Câmara Federal ao STF. Agora, há indicações de que a PGR está tendo êxito em reunir subsídios para dar materialidade e amparo ao pedido.

AUMENTA A REJEIÇÃO A AÉCIO NEVES


Apesar de todo o apoio da mídia pesquisa IBOPE mostra que aumenta a rejeição ao senador Aécio Neves.Hoje 47% da população não votaria de jeito nenhum em Neves.Comparado com Lula a pesquisa mostra que 23% votariam no petista. E 15% votariam em Aécio Neves.




TUCANOS FECHAM ESCOLAS EM SÃO PAULO


:
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que haverá uma reorganização no ensino público estadual, de forma que as escolas tenham apenas um ciclo de ensino; das 94 unidades que fecharão as portas, 66 ficarão à disposição das cidades para uso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Centro Educacional Unificado (CEU) ou creche; cerca de 340 mil alunos terão que trocar de escola; decisão tem provocado diversas manifestações de estudantes paulistas.

PREFEITURAS TERÃO DIFICULDADES DE PAGAR O 13º

Servidores das prefeituras mineiras terão que rezar para conseguir receber o décimo terceiro salário este ano. Com a baixa arrecadação e a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que acertou em cheio as administrações municipais, calcula-se que 95% das cidades não conseguiram fazer reserva durante o ano e, portanto, não terão dinheiro em caixa para pagar o benefício aos funcionários.
Quase 69% dos 853 municípios já estão em situação considerada emergencial com relação às despesas com folhas de pagamento. Levantamento feito pelo Hoje em Dia com base nos indicadores divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) – veja infográfico – mostra que apenas 110 cidades estão em situação confortável perante a Lei de Responsabilidade Fiscal. Outras 110 estão próximas ao limite da lei. O cálculo considera a despesa total com funcionários e a receita corrente líquida de cada prefeitura.

MONTES CLAROS: PSB DESMENTE FILIAÇÃO DO PREFEITO

A polêmica em volta do prefeito de Montes Claros Ruy Muniz movimenta o cenário político da cidade. Depois de muita especulação que iria se filiar ao PSB, o partido distribuiu uma nota negando sua filiação. Imediatamente surge agora outro boato que ele estaria negociando com Aécio Neves sua ida para o PSDB. Ou seja, a política da 6º maior cidade de Minas promete ainda render muitas especulações até o processo de convenção quando realmente teremos o quadro definido. Até lá muita água ainda vai passar de baixo da ponte.

NOROESTE DE MINAS -VAZANTE: A FALTA DE DOIS GRANDES PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO



Lamento profundamente que grandes nomes da comunicação de Vazante não estejam atuando como deveriam na imprensa local com repercussão regional pelo o profissionalismo e competência profissional. Como é o caso dos amigos Valmir Borges, reconhecido pela a experiência como administrador de empresa de comumicação e grande radialista.

E o grande repórter Lando Lacerda com suas matérias independentes e de uma rara capacidade de escrever como ninguém. Dois nomes importantes que fazem muita falta ao exercício democrático do amplo debate das ideias. Sem eles Vazante perde a oportunidade de debater os grandes temas de interesse da comunidade.





Como fá desses dois grandes profissionais torço que voltem o mais rápido possível aos meios de comunicação. Vazante precisa desses dois grandes nomes da imprensa para voltar a debater os grandes temas tão importantes para o futuro e o presente da cidade.

" REFLETIR"

O PRECONCEITO ESTIMULADO POR UM GRUPO DE DIREITA RADICAL

:
Citando os 40 anos da morte de Vladimir Herzog, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT) reagiu pelo Facebook à agressão sofrida por ele e o prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo: “Aos que gritaram com ódio contra mim e o prefeito Fernando Haddad na Livraria Cultura estejam certos de que continuaremos a lutar pela liberdade de expressão, pela ética, pela transparência, pela busca da verdade, pela retidão no trato com a coisa pública, pela justiça e o aperfeiçoamento da democracia. Honraremos a todos os brasileiros que nos confiaram o direito de representar o povo”; o escritor Fernando Morais também criticou o episódio: "Essa é uma doença - algo como a 'super gonorréia' que a Folha noticiou - que está contaminando todo o país. Vamos acabar com essa conversa de que baiano é assim, goiano é assado, paulista é assim. A doença é nacional".
WILL NUNES:
É, essa gente que quer chegar ao poder. Os donos da verdade! Parece que é só o PT que erra. Gente o problema da corrupção no Brasil não é uma questão partidária, de um partido. É um problema enraizado no caráter de determinadas pessoas em todos os setores da sociedade. Basta de estimular tanto ódio, vamos defender a união de todos e lutar por uma país melhor sem discriminar quem quer que seja.  

NOROESTE DE MINAS "LAGOA GRANDE-MG EXEMPLO DE GESTÃO ORGANIZADA E PLANEJADA



A pequena e aconchegante cidade de Lagoa Grande na região do Noroeste de Minas, vive uma situação inusitada. Com uma administração planejada e organizada o prefeito Dr. Márcio Valeriano (PRB) imprimiu um ritmo de trabalho que pode ser visto atravez das inúmeras obras que transformaram a cidade num canteiro de obras e a área rural numa região melhor para se viver.

SENADO: PAUTA POLÊMICA

Algumas polêmicas marcarão a pauta do Senado na semana que se inicia. No plenário, na terça-feira (23), os senadores devem apreciar a Medida Provisória (MP) 680, cujo texto original trata das regras do Programa de Proteção ao Emprego, criado pelo governo para ajudar a reduzir as demissões provocadas pela crise econômica.
A MP deve ser a primeira a ser analisada no plenário sob o novo pré-requisito de pertinência temática, criado pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) para atender a exigência imposta pelo Supremo Tribunal Federal de que todas as emendas às medidas provisórias tenham relação com o tema principal da matéria, caso contrário serão consideradas inconstitucionais. Assim, o Senado precisará se manifestar sobre as emendas já aprovadas pelos deputados que não têm relação com o Programa de Proteção ao Emprego.

JARBAS VASCONCELOS: DILMA NO MUNDO DA LUA


JarbasAlanMarquesFolhaRepresentante da ala rebelde do maior partido da base aliada, o deputado federal e ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB) afirma que o governo federal está envolto em um “mar de corrupção” e a presidente Dilma Rousseff (PT), “no mundo da lua”.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o deputado defendeu a renúncia de Dilma, mas disse que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), não tem legitimidade para conduzir um processo de impeachment, por ter sido denunciado sob acusação de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. Cotado como possível candidato à presidência da Câmara, Jarbas foi o único parlamentar do PMDB a assinar a representação que pede a cassação de Cunha, a quem chama de “psicopata” e acusa de “jogar dos dois lados”.

VEM AI! O FORA CUNHA

MTST, CUT e UNE farão manifestações pelo país pedindo a saída de Eduardo Cunha da presidência da Câmara, no dia 8 de novembro. Em São Paulo, onde a organização espera reunir 30 mil pessoas, o ato começará na avenida Paulista e irá até o parque do Ibirapuera.

MONTES CLAROS; NOVOS NOMES

Novos nomes estão surgindo para disputar a eleição da prefeitura de Montes Claros em 2016. O cenário promete uma disputa acirrada.

SIMPLES DOMÉSTICO

Os patrões de empregados domésticos têm até o fim desta semana para se inscreverem no regime simplificado de recolhimento dos encargos da cateoria. O prazo de cadastramento no sistema acaba no próximo sábado (31). As inscrições podem ser feitas no site do eSocial.
Segundo a Receita Federal, até as 17h da última sexta-feira (23), 581.832 empregadores e 533.641 empregados tinham se inscrito no eSocial. A diferença entre os números deve-se aos casos em que os empregadores aguardam o empregado repassar as informações e, por isso, não preencheram os dados completos dos trabalhadores. O Fisco espera a adesão de 1,5 milhão de trabalhadores ao sistema.

O BATOM DA CAMPANHA, ESCONDEU A REALIDADE BRASILEIRA

aecio dilma
Exatamente um ano após uma das mais duras eleições presidenciais da política brasileira, as campanhas que municiaram o confronto entre Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (então no PSB) ainda provocam debates intensos e permanecem no epicentro da atual crise política.
Na avaliação de alguns dos mais requisitados profissionais do mercado de marketing político ao Estadão, a difícil situação econômica de 2015 – o déficit das contas públicas pode chegar a R$ 70 bilhões – e a aplicação de um ajuste fiscal deixaram claro que os protagonistas da disputa “jogaram para baixo do tapete” os sinais do que viria pela frente.
Em maior ou em menor grau, a avaliação é de que os três concorrentes adotaram estratégias descoladas da realidade para não assustar o eleitor. “As campanhas varreram para debaixo do tapete os problemas. Quando acenderam as luzes do salão, o quadro era completamente diferente daquilo que foi discutido nos palanques em 2014”, afirma o publicitário Paulo Vasconcelos, que comandou a campanha de Aécio no ano passado.
Procurado pelo Estado, João Santana, responsável pelo marketing de Dilma Rousseff, não respondeu ao pedido de entrevista. Um ministro do governo que participou ativamente da campanha petista, no entanto, reconheceu que a então candidata errou na abordagem do cenário econômico. Segundo ele, a presidente poderia ter vencido a eleição com uma “campanha mais realista”, o que teria evitado a sensação de que Dilma “mentiu” ao país.

TSE: REGRAS DAS ELEIÇÕES DE 2016

duvidaOs ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão começar a definir regras das eleições municipais de 2016 na próxima quinta-feira, 29, em audiência pública. Nessa primeira etapa, três minutas estarão na pauta para discussão e aprovação: Registro de candidato; Pesquisas eleitorais; Reclamações e representações.

PF DE OLHO NA EMPRESA DO FILHO DO LULA

filholula
A Polícia Federal cumpre nesta segunda-feira (26) um mandado de busca e apreensão na empresa LFT Marketing Esportivo, em São Paulo, que pertence a Luis Claudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula. A medida faz parte da Operação Zelotes, que investiga fraudes e tráfico de influência no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Segundo a revista Época, a PF também faz busca e apreensão na sede da empresa Marcondes & Mautoni Empreendimentos – que, conforme revelou o jornal Estadão, repassou R$ 2,4 milhões à LFT Marketing Esportivo, de Luís Cláudio.
Ao todo, são cumpridos seis mandados de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e 9 de conduções coercitivas em que a pessoa é levada à Polícia Federal para prestar esclarecimentos. A operação ocorre estão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Piauí e Maranhão.
Foram presos preventivamente o lobista Alexandre Paes dos Santos e o consultor José Ricardo da Silva.
A decisão foi dada pela juíza federal Célia Regina Og Bernardes, em atendimento ao pedido da força-tarefa formada pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Receita Federal e Corregedoria do Ministério da Fazenda.

WILL NUNES: 

Podem falar da Dilma o que quizer agora uma verdade precisa ser dita: nunca na história desse país a a Polícia Federal teve tanta liberdade para trabalhar.

IBOPE: APESAR DA REJEIÇÃO LULA AINDA MOSTRA FORÇA ELEITORAL

lula_alvoPesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, revela que a rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou. Segundo o levantamento, o percentual daqueles que dizem que não votariam de jeito nenhum em Lula aumentou de 33% (maio de 2014) para 55%. O índice dos que votariam no ex-presidente em 2018 é de 23%. Em maio do ano passado, o percentual de possíveis eleitores era de 33%.
O levantamento, realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, pesquisou o potencial de voto de alguns dos principais políticos que podem vir a disputar a presidência da República em 2018.
O Ibope também testou os nomes dos tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, além de Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT). A rejeição a Lula foi a maior entre todos os nomes testados. Mas os outros nomes também apresentam aumento na rejeição. De acordo com o Ibope, cresceu o percentual dos que não votariam de jeito nenhum em Aécio (de 42% para 47% em um ano), em Marina (de 31% para 50% em um ano) e em Serra (de 47% para 54% em dois anos). Não há comparativo para a rejeição a Alckmin e a Ciro Gomes, ambos com rejeição de 52%.
WILL NUNES:
A pesquisa mostra que Lula ainda é muito forte. Apesar de toda artilharia contra o ex-presidente ele ainda mantém um percentual importante de aprovação. A oposição não tem líder, ela tenta sobreviver com apoio da grande mídia com um discurso vazio, cheio de raiva e rancor. Como mostra a pesquisa que apesar do apoio dos grandes grupos econômicos a rejeição do Aécio só aumenta. O que falta o governo na verdade é recuperar a economia, o resto vem de queda natural, inclusive a popularidade, é por isso que os oposicionista barram as reformas econômicas no congresso.