terça-feira, 19 de julho de 2011

GOVERNO DE MINAS: REAJUSTE SALARIAL

O governo de Minas Gerais vai adotar, a partir deste ano, uma nova forma de cálculo, prevista em portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que vai aumentar seu espaço para gastos com pagamento de pessoal. Pela regra, os recursos usados para cobrir o déficit previdenciário do estado serão excluídos da conta para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que fixa em 49% da Receita Corrente Líquida o percentual máximo a ser aplicado pelo Executivo com o funcionalismo. Na prática, o estado reduz o comprometimento atual de 46% para 36%, ampliando a margem para eventuais reajustes.

BRASIL: AUMENTAR O NÚMERO DE MÉDICOS

Ministérios da Saúde e da Educação finalizam um plano nacional de educação médica que terá, entre seus objetivos, a meta de aumentar o número de médicos por habitantes no País e tornar mais rígido o processo de abertura de novas vagas em cursos de Medicina. Estudos das duas pastas indicam a necessidade de criação de 2,5 mil vagas, prioritariamente em instituições públicas.

Hoje, o Brasil tem 1,8 médico para cada mil habitantes. A ideia do plano é chegar, gradualmente, a pelo menos 2,5 médicos para cada mil pessoas até 2030. Para que isso aconteça, os dois ministérios traçaram um raio X da formação médica no Brasil para identificar as áreas com maior carência. Assim, pretendem expandir a abertura de vagas em cursos de Medicina nas regiões mais deficitárias.

Atualmente, o Brasil forma 16,5 mil novos médicos por ano em 183 escolas. A proposta que está em discussão é elevar esse número para 19 mil/ano. As últimas autorizações para abertura de vagas de Medicina foram concedidas no início de 2010 pelo Ministério da Educação (MEC) a duas instituições públicas. Hoje existem 45 processos parados no Conselho Nacional de Educação (CNE). O conselho aguarda a publicação da portaria interministerial que vai definir as novas regras para dar andamento aos pedidos

INTERNAUTA E A MUDANÇA DA ÁGUA DE VAZANTE

Flávio Nunes disse...
ALELUIA!!!
É inegavelmente gigantesca a obra da captação da nova água de nossa cidade!Um marco não só na administração do prefeito Orlando,mas na história do povo vazantino. Parabéns a todos que empenharam na realização desse sonho até então remoto na alma de nossa gente ! Nunca mais ouviremos: Vazante é uma ótima cidade, mas aquela água...

18 de julho de 2011 13:30

PERIGO NAS ESTRADAS MINEIRAS

Estradas esburacadas, mal sinalizadas, curvas perigosas. Essa é a realidade de mais de um terço das rodovias de responsabilidade do governo de Minas. Longe de servir como exemplo, assim como as BRs, as estradas estaduais contribuem para os altos índices de acidentes. Indicadores apurados pelo próprio governo de Minas, divulgados na semana passada, mostram que 34,8% das rodovias mineiras estão em condições de trafegabilidade consideradas más (15,3%), péssimas (1,8%) ou regulares (17,7%). Isso significa que 5.616 quilômetros estão nesta situação. No estudo, está destacado que as estradas em condições adequadas de tráfego são só aquelas consideradas “boas” ou “excelentes” – 65,2% estão nessas condições

ADIADO O PROCESSO DE EXPULSÃO DE NEWTON CARDOSO DO PMDB

O processo de expulsão do deputado federal Newton Cardoso do PMDB de Minas, feito por membros da Executiva estadual, vai ficar para o próximo semestre. Segundo a assessoria jurídica do partido, o processo não pode ser iniciado até o fim do recesso legislativo.

Apesar disso, o Conselho de Ética do PMDB se reuniu, pela primeira vez, na última segunda-feira (18), para designar relator do processo, presidente, vice-presidente e secretário, além de aprovar o regimento interno que irá guiar todo o procedimento partidário. Após a primeira reunião, o conselho volta a se encontrar a partir de 2 de agosto.

Newton tem até 15 dias, depois de notificado, para apresentar sua defesa, prazo que pode ser prorrogado por mais dez dias, segundo informou a assessoria jurídica do partido. Dada a sentença, o deputado federal pode recorrer na Executiva nacional.

A denúncia, de autoria do deputado federal Leonardo Quintão, do deputado estadual Ivair Nogueira, do prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo e de órgãos de apoio partidário, acusa Newton de prejudicar o partido, com base em documentos reunidos nos últimos anos.

Nos autos da denúncia, também são citados trechos de entrevistas a veículos de circulação estadual onde os denunciantes o acusam de “hostilidade”. “Seus atos, além de hostis aos membros da Executiva, são repudiados pela população, o que comprova a elevada rejeição que possui perante o eleitorado, uma rejeição que se consolida e se cristaliza em face do comportamento de um político bem-sucedido no passado”, relata a representação.

Outro ponto da denúncia refere-se ao “enfraquecimento partidário” como conse-quência da criação do PDC, legenda fundada por Newton em 1986. “Esta foi a mais dramática diáspora no PMDB mineiro, porque ela foi conduzida por quem tinha o dever institucional de unir o partido”, conforme foi registrado na representação.

A falta de apoio aos quadros do PMDB também embasam o pedido de expulsão do ex-governador.