sábado, 4 de agosto de 2012

VAZANTE-MG: ATRASAR A CAMPANHA DE RUA, BENEFICIA QUEM? SITUAÇÃO? OU A OPOSIÇÃO?

As estratégias dos candidatos a prefeito em Vazante estão claras, só começam a campanha propriamente dita (na rua) a partir da metade do mês de agosto ( 21 de agosto começa o programa eleitoral no Rádio e Tv). A oposição trabalha com a taxa de esgoto para degastar o candidato do governo; já a ala da situação apostará nas duas administrações do atual candidato Jacques Soares Guimarães.A pergunta que fica no ar, é a seguinte tentar fazer uma eleição rápida num período curto fevoreceria quem? Oposição ou Situação?
No grupo de Dr. José Benedito o discurso da taxa tem sido algo frequente e repetitivo, fato de amplo conhecimento do cidadão vazantino que convive há anos, com esse discurso.Será que o atraso do grupo da situação em colocar o bloco na rua não estaria beneficiando a oposição? Já que até agora nem jingle tem.
A campanha reprimida não pode deixar o tempo curto para combater a estratégia da oposição?Numa eleição o eleitor costuma agir muito pela a emoção, e é fato que depois de formar pensamento sobre um determinado tema, tem dificuldade de reavaliar uma opinião.Pelo o jeito os dois lados opostos acreditam que quanto mais demorar colocar a campanha na rua serão beneficiados (cada um com a sua avaliação).
Eleição não é coisa de amador, e marqueteiro não faz milagre, apenas nortea e orienta campanha. Quem faz campanha andar é a estrutura de base, formada por uma equipe competente sintonizada com o discurso convicente do candidato, sem essa sintonia é chover no molhado. Candidatura sem calor humano e envolvimento popular é utopia,Abram os olhos, outubro está chegando........Vai ver que estão achando que a campanha deve começar depois de 7 de outubro. Depois não adianta chorar o leite derramado, já que o candidato derrotado terá que esperar mais 4 anos lamentando muitas vezes de não ter feito direito o simples dever de casa.

VAZANTE-MG: CIDADE ALHEIA AO PROCESSO ELEITORAL

Quem vive em Vazante ou passa pela a cidade acha que no município não acontecerá eleição. Os candidatos a prefeito simplesmente não colocaram o bloco na rua. A estratégia é não explorar fatos novos, e empurar o processo eleitoral para o fim de agosto.Resta saber se essa política de bastidores beneficiará situação ou oposição? Enquanto isso os candidatos a vereadores sofrem com a falta até de santinhos, já que a maioria dependem do planejamento de campanha dos candidatos a prefeito.

LULA E DILMA: POPULARIDADE EM ALTA

ERICH DECAT

Se as eleições presidenciais de 2014 fossem hoje, o ex-presidente Lula teria 69,8% das intenções de votos segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta sexta-feira (3).Em segundo lugar na pesquisa aparece o senador Aécio Neves (PSDB-MG) com 11,9% das intenções de votos seguido do governado de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 3,2%.Num primeiro cenário apresentado pela pesquisa aos entrevistados apenas os nomes dos três foram postos como possíveis candidatos. Entre aqueles que não responderam ou que não votaria em nenhum dos três estão 15,2% dos entrevistados.Num segundo cenário em que o nome de Lula é trocado pela atual presidente Dilma, ela também vence os outros dois possíveis concorrentes.
De acordo com a pesquisa, Dilma teria 59% dos votos contra 14,8% de Aécio e 6,5% de Eduardo Campos. Não souberam responder ou não votaria em nenhum dos três 19,7% dos entrevistados.Se a disputa fosse apenas entre Dilma e Aécio, os números também são favoráveis à petista. Ela teria 63,8% contra 21,5% do tucano. Não souberam responder ou votariam branco/nulo 14,6% dos entrevistados

O MENSALÃO NA OPINIÃO DE RICARDO KOTSCHO

Nunca tantos falaram em nome da "opinião pública" como nestas últimas semanas que antecederam o início do julgamento do processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal.Até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em nome da "sociedade que não suporta mais esta situação", saiu dos seus cuidados para gravar vídeos clamando pela necessidade de se "fazer justiça" para não colocar em risco o futuro da democracia brasileira.E só tem um jeito de se fazer justiça, segundo os porta-vozes midiáticos da opinião pública, repetindo com todas as letras o lema do procurador-geral Roberto Gurgel: "Fazer justiça é condenar todos os réus".
A "sociedade" a que FHC se refere deve ser certamente aquela formada por seu moribundo partido (ver pesquisa CNT Opinião e Ibope mais abaixo) com os principais veículos de comunicação do país reunidos no Instituto Millennium, que desde 2005 querem "acabar com esta raça", o desejo revelado publicamente por seu aliado Jorge Bornhausen (por onde andará?).Antes mesmo de Roberto Gurgel começar a ler o seu memorial de acusação na sexta-feira, após o massacre contra o PT dos últimos dias, que ocupou todos os espaços na velha mídia, dia e noite, o veredicto já estava dado, e nem seria necessário prosseguir o julgamento. Bastaria chamar o camburão da polícia para prender todos os réus.
O objetivo declarado era condenar e tirar de circulação o ex-ministro José Dirceu e outros dirigentes do PT. Por trás de todo o discurso moralista em nome da "opinião pública", porém, o que eles queriam mesmo era finalmente derrotar e acabar com a alta e inabalável aprovação popular do ex-presidente Lula, o que não conseguiram fazer nas urnas.Gastaram toda sua munição nisso e devem ter ficado profundamente frustrados quando foram divulgados ontem os resultados da pesquisa CNT Opinião, mostrando que Lula teria 69,8% dos votos se a eleição presidencial fosse hoje, contra apenas 11,9% do tucano Aécio Neves, o candidato de FHC. Dilma também ganharia de lavada de Aécio: 59% a 14,8%.Na falta de uma pesquisa sobre como o povo entende o julgamento do mensalão e o papel da imprensa nesta história _ por que não a fizeram ainda? _ outro indicador que deve deixar a "sociedade" dos tucanos e da mídia inconformados é a avaliação da presidente Dilma Rousseff, que não para de subir: passou de 70,2%, em agosto de 2011, para 75,7% por cento agora.
Ou seja: nem o governo Dilma, nem Lula, nem o PT foram abalados pela campanha de vida ou morte desencadeada por derrotados de 2002, 2006 e 2010.Pior ainda para o orgulho dos tucanos de bico grande em São Paulo deve ter sido a pesquisa Ibope também divulgada ontem sobre a sucessão municipal em São Paulo.Outra vez candidato tucano, José Serra também não para de subir, mas é nos índices de rejeição, que já atingiram 34% nesta pesquisa (no Datafolha, chegaram a 37%).Nos índices de intenção de votos, acontece exatamente o contrário: em relação à primeira pesquisa Ibope, divulgada em maio, Serra caiu 5 pontos, ficando agora com 26%, enquanto o candidato do PRB, Celso Russomanno, subia 9 pontos, de 16% para 25%, em rigoroso empate técnico com o tucano.
O que se nota nesta pesquisa é que Russomanno, e não o candidato do PT, Fernando Haddad, empacado com apenas 6%, atrás de Soninha, do PPS, incorporou o papel de candidato da oposição à administração Serra-Kassab.O eleitorado parece cansado da eterna disputa entre tucanos e petistas e, ao que as pesquisas até aqui indicam, escolheu este ano uma terceira via, encarnada pelo candidato do PRB e sua bandeira da defesa do consumidor.Na semana em que começou o julgamento destinado a "acabar com a raça" do PT, foi o PSDB de Serra que bateu seu recorde de rejeição no Ibope, enquanto Dilma e Lula batiam recordes de números positivos.Alguma coisa deu errado no projeto dos estrategistas globais do Instituto Millennium. A "opinião pública" tão cortejada já não obedece aos antigos "formadores de opinião".

SÃO GOTARDO-MG: PAULO UEJO TEM CANDIDATURA IMPUGNADA

A justiça eleitoral publicou a sentença que indeferiu a candidatura de Paulo Uejo à prefeitura de São Gotardo quinta-feira (02). O juiz Michel Cristian de Freitas, da 254 ª Zona Eleitoral de São Gotardo, concordou com o Ministério Público, representado pelo seu titular Cleber Couto, e decidiu pela inelegibilidade. Paulo Uejo disputa a candidatura pela da coligação PSB/PMDB /PTC /PC e PT do B. A decisão foi fundamentada na reprovação de contas dos mandatos anteriores do ex-prefeito pela Câmara Municipal de Vereadores e Tribunal de Contas da União, respectivamente, nos períodos de 1999 e 2003.Justificar
O pedido de impugnação ao registro da candidatura foi feito pela Coligação “São Gotardo no Rumo Certo”, sob o fundamento de que o registrando é INELEGÍVEL, nos termos do artigo 1º, inciso I, “g”, da LC nº 64/1990, alterado pela LC nº 135/2010 – rejeição de contas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.
Dessa forma, o candidato teve a candidatura indeferida, mas poderá recorrer da sentença. Caso prefira não apelar, o candidato poderá ser substituído. A justiça eleitoral recebeu quatro pedidos de inscrições para a disputa da prefeitura de São Gotardo, Edson da Pematra (PSL), Padre Marcos (PRTB), Paulo Uejo (PSB) e Seiji Sekita (PT).