domingo, 22 de novembro de 2009

LULA NA TELA

Não há modo de Lula, o Filho do Brasil passar ao largo do debate eleitorial. Na noite de quinta-feira, o filme do diretor Fábio Barreto (O Quatrilho), teve o segundo teste de audiência pública no Teatro Guararapes em Recife para uma plateia formada por convidados e imprensa.Também estavam presentes três dos irmãos do presidente, todos personagens da história.A obra tem sofrido fortes críticas, acusada de ser peça de campanha para eleição do próximo ano.A sessão pernambucana serviu para averiguar a obra junto ao grande público. E parece que o filme passou no teste. A maioria dos presentes aplaudiu durantes várias sequências - que tem cenas fortes - a viagem da família do Lula, o acidente na fábrica que resulta na perda do dedo, a enchente que alagou a casa de família em São Paulo, as mortes da mulher e do filho. E talvez, um dos momentos mais interessantes, o antológico discurso no estádio de futebol para cem mil metalúrgicos no qual Lula fala sem equipamento de som.

UM ANO DE ADMINISTRAÇÃO ORLANDO FIALHO

O prefeito Orlando Fialho (PP) determinou aos secretários um levantamento de todas as secretarias com a finalidade de fazer um balanço dos projetos viabilizados e executados. Quem teve acesso aos números ficou impressionado com as ações do governo. Vamos aguardar, já que o prefeito deve divulgar todas essas informações para comunidade, até mesmo para prestar conta da sua administração.

PATRUS X PIMENTEL

O ministro Patrus Ananias tem mais um desafio, hoje, no PT mineiro, ao enfrentar o concorrente Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH como ele. Desde 96, quando deixou de brigar internamente, Patrus abriu espaços que Pimentel ocupou com pragmatismo e muita vontade. Será a disputa do favoritismo de Pimentel, pelo número de filiados aliados, contra a liderança de Patrus, construída na militância, gestão municipal e no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Patrus ganhou dimensão nacional, mas perdeu contato com as bases, que poderá lhe fazer falta hoje.

AÉCIO E CIRO

Os afagos do governador de Minas Aécio Neves em Ciro Gomes (PSB) são parte da irritação do tucano com conversas do núcleo duro do PSDB, ligado ao governador José Serra, com o ex-presidente Itamar Franco. Seria um bom vice do paulista, na velha dobradinha café com leite na disputa presidencial. Aécio cobre o outro mineiro de elogios, disfarçando o que Itamar mal esconde: desistir do Senado por uma chapa com Serra.

“viabilizar o exercício do direito de voto aos presos provisórios e adolescentes sob regime de internação”.

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) criaram uma comissão para “viabilizar o exercício do direito de voto aos presos provisórios e adolescentes sob regime de internação”. O grupo de 11 pessoas, presidido pelo ministro Arnaldo Versiani, que no TSE ocupa a vaga da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), tem 60 dias para concluir os trabalhos e propor alterações nas instruções para as eleições de 2010.


Assinada em 12 de novembro, a portaria saiu seis dias após os procuradores Regionais da República do Rio, Daniel Sarmento e Silvana Batini Góes, sugerirem ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o TSE para garantir o direito de voto. Este mesmo tema já vem sendo discutido em outros fóruns, como a Associação de Juízes para a Democracia. Tomara que agora, os politicos olhem um pouquinho mais para as cadeias e penitenciárias que estão super lotadas e muitas vezes abandonadas pelo o poder público.

PMDB FORTE

Desde que mundo é mundo o poder é uma marca forte da convivência humana. Por isso é natural ocorrer o que acontece hoje com o PMDB de Vazante. O partido cresceu, foi poder e hoje briga internamente, como qualquer grande agremiação. Só quem não sabe conviver com o contraditório, disputa e as diversidades, não entende o momento que vive o PMDB vazantino. As discussões, polêmicas, divergências, são sentimentos que ajudam o seu humano a evoluir. Com certeza, o partido  aproveitará essa experiência para viver em breve, quem sabe uma nova fase de um partido forte, que lembra suas verdadeiras raizes e tradições.

DR. JOSÉ E DEIRÓ MARRA

O dep. estadual Deiró Marra deseja mesmo criar um grupo forte em Vazante. Isso pode está se desenhando já nas eleições do próximo ano, caso Dr. José Benedito realmente manifeste seu apoio a reeleição do deputado.

DR. JOSÉ BENEDITO E O PMDB

Não dá, mais para esconder. Dr. José Benedito é mesmo o nome da oposição para 2012. Carismático e com boa aceitação popular, ele não engoliu a derrota para Orlando Fialho. Por isso ele deve mesmo comandar seus correligionários para a batalha de 2012. Resta saber agora qual será o partido que o mesmo disputará as eleições. Como ele já anunciou que não vota em Antônio Andrade para federal, a legenda ficará pequena para essas duas lideranças. Uma forte no contexto local, e o outro além de local, regional estadual e crescendo nacionalmente. Não precisa ser vidente para observar o que vai acontecer. É claro que um deve migrar para outro partido.Como Dr. José já avisou que é oposição a atual administração municipal, as  portas quem sabe estarão abertas para ele caminhar na direção do PSDB.

UM PÉ EM 2010 E OUTRO EM 2012

Essa nova eleição "2010" vai servir para saber quem tá com quem. As posições tomadas no próximo ano, definirá exatamente o quadro para a sucessão municipal de 2012. Quem pensar em agradar a dois patrões vai levar ferro. Já que as próximas eleições municipais vai pegar fogo.

QUEM COORDENARÁ A CAMPANHA DE ANTÔNIO ANDRADE EM VAZANTE?

Quem coordenará a campanha do Dep. Antônio Andrade em Vazante? Prefeito Orlando Fialho, Dr. Jacques ou o PMDB. Ou quem sabe todos juntos?

PREFEITO DE PARACATU E GABRIEL

Tem gente achando que o prefeito de Paracatu, Vasquinho, tá tentando atrair o apoio do vice-prefeito de Vazante, Gabriel Rosa. Ele apoia para dep. federal Antônio Andrade e estadual Emiliano. O primeiro nome tudo bém, já que Gabriel mantém ótimo relacionamento pessoal e politico com Andrade. Agora o segundo nome?

DR. LEONARDO E O PMDB DESPERTAM COMENTÁRIO

comentários:


Anônimo disse...

Will, inexiste nos dias atuais no PMDB vazantino, a chamada "disputa interna". Observo é que com a nova conjuntura política do partido, formada pelo diretório eleito, remanesceram as divergências ideológicas, algo plenamente aceitável, dada a grandeza do partido e a identificação do povo de vazante (na sua maioria peemdebistas) com o seus comandantes majoritários na respectiva municipalidade (Dep. Fed. Antônio Andrade e Dr. José Benedito).

Por esta razão meu amigo Will, não cabe a nós, defensores do pluralismo político, da livre manifestação do pensamento, ficarmos fomentando essa ilusória "divisão no PMDB vazantino", cujo o propósito de muitos anti-peemdebistas vazantinos é o de desestruturar o partido. Pena eles não saberem que o PMDB não acaba com o tempo, nós sim, vamos todos transcedermos desta vida um dia, sabe-se lá pra onde...mais a instituição PMDB ficará, com as atuais e futuros gerações para sempre. Estou certo que as DIVERGÊNCIAS IDEOLÓGICAS, estas sim, faz alavancar ainda mais a grandeza, a liderança e a hegemonia que o partido ostenta no municipio. Jamais a chamada: "disputa interna".

Quero que saiba amigo Wil, que acompanho diuturnamente todas as suas atualizações do seu respeitado e afamado espaço de comunicação (blog), e por este motivo, espero que continue a prestar esse relevante trabalho, que é o de informar aos vazantinos ausentes o que é notícia em nossa cidade-mãe. Mesmo impedido de morar em Vazante, por circunstâncias alheias a nossa vontade, encontramo-nos sempre focados nos assunstos de nossa querida região. Um forte abr.