terça-feira, 17 de maio de 2016

EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DA CULTURA REPERCUTIU DE MANEIRA NEGATIVA

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (17) a convocação do ministro Mendonça Filho (Educação e Cultura) para que ele explique ao colegiado como a pasta manterá os programas e projetos da área cultural após a extinção do Ministério da Cultura.
Ao anunciar a formação de seu governo, o presidente interino Michel Temer cortou o ministério e criou a Secretária Nacional de Cultura, subordinada ao Ministério da Educação.

INSATISFAÇÃO MEXEM COM A BASE DO GOVERNO TEMER

As forças que se uniram para afastar Dilma já começaram a se desentender sobre medidas anticrise, mal empossado o novo ministério. Paulo Skaf ameaça recolocar o pato da Fiesp nas ruas para barrar a recriação da CPMF e Paulinho da Força está criticando abertamente o ministro Meirelles.

PEEMEDEBISTAS MINEIROS IRRITADOS COM TEMER

Os peemedebistas mineiros estão insatisfeitos com Temer e Cunha, após duas derrotas pesadas na Câmara Federal. Primeiro Rodrigo Pacheco perdeu a presidência da CCJ para paulista aliado de Cunha; em seguida, o ministério ficou sem representante de Minas pela primeira vez na República. E agora surge novo ponto de atrito: a liderança peemedebista na Câmara, que deveria ser do vice-líder Leonardo Quintão por acordo interno, está sendo redirecionada pelo Planalto para Baleia Rossi, outro paulista é claro.

PAÍSES EM CIMA DO MURO DIANTE DO GOVERNO TEMER

As resistências ao impeachment não se limitam a jornais como o “New York Times” e a organismos como OEA. Fontes diplomáticas dizem que o modo como Dilma foi deposta não está sendo bem-visto em países parceiros do Brasil. Há dificuldades de aceitação do novo governo no Bric, sobretudo por China e Rússia. No continente latino também há forte oposição.

MONTES CLAROS: OPOSIÇÃO PRESSIONA PREFEITO JOSÉ VICENTE

Na Câmara Municipal os vereadores da oposição estão pressionando o prefeito eleito José Vicente com a finalidade de criar um ambiente de intranquilidade entre os situacionistas.

MAIS UM NA COTA DE CUNHA


:
Investigado na Operação Lava Jato e aliado de Eduardo Cunha, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito por aclamação nesta tarde para presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional; ele substitui a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES); os cargos de relator do Orçamento e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) serão ocupados por senadores

SENADO LIBERA CONSULTA PÚBLICA PARA ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

O portal e-Cidadania, do Senado Federal, abriu, nesta terça-feira (17), consulta pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propoem a antecipação das eleições presidenciais para outubro deste ano, juntamente com as eleições municipais.
A PEC de Novas Eleições foi proposta pelo senador Walter Pinheiro (sem partido – BA) , João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-AP) e Cristovam Buarque (PPS-DF) entre outros. Os parlamentares defendem que o impeachment não é a solução e, para ter credibilidade, um novo governo deveria ser eleito.



Quem tiver interesse em participar da discussão vão poder acessar o resumo da PEC e o texto completo clique aqui.

POLÍCIA FEDERAL: PSDB EM APUROS NO PARANÁ

:
O Ministério Público (MP) pediu 11 anos de prisão para Ezequias Moreira, atual secretário especial do Cerimonial do Governo do Paraná, por desviar R$ 539 mil da Assembleia Legislativa durante mandato do então deputado Beto Richa (PSDB), atual governador do Paraná; o crime teria sido praticado entre os anos de 1996 e 2007, embora o mandato do tucano tenha terminado em 2000; segundo deputado Requião Filho (PMDB), líder da oposição, os deputados são os responsáveis pelos comissionados em seus respectivos gabinetes

ESCONDERAM A DILMA

Dilma foi escondida pela a grande mídia. Esconderam a presidenta de fato, já que ela  até o momento foi apenas afastada.A ideia é dá fôlego ao Temer, colocar o homem na boca do povo, como o salvador da pátria. Missão até agora sem sucesso.

NEM O STF ESCAPA DE GRAMPO


:
Segundo a assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal, o equipamento foi descoberto durante uma varredura de rotina feita nos gabinetes dos ministros; o material estava desativado e foi encontrado dentro de uma caixa, instalada debaixo da mesa de Luís Roberto Barroso; o tribunal informou que não será aberta nenhuma diligência para investigar o caso porque a escuta não estava funcionando.

WILL NUNES: se estão grampeando o Supremo Tribunal Federal, imagine o cidadão do povo?

UNIVERSIDADE PÚBLICA PAGA

:

Novo ministro da Educação, o deputado licenciado Mendonça Filho (DEM-PE) anunciou nesta terça-feira, 17, que o MEC irá apoiar as universidades públicas que quiserem cobrar por vagas em cursos de extensão, pós-graduação lato sensu e mestrado profissional; "Embora não seja prioritária no momento, esta é uma discussão que deve ser feita com os reitores e representantes das universidades'', disse; uma PEC que regulamenta a cobrança tramita no Congresso e já foi aprovada em 1º turno na Câmara, com voto do parlamentar; segundo Mendonça Filho, a prioridade do MEC será voltada para a educação básica; "Nos últimos anos, o Brasil conseguiu universalizar o acesso às universidades. O desafio agora é investir em qualidade no ensino básico'

MONTES CLAROS: A FORÇA DO PMDB

O velho PMDB de guerra. Em Montes Claros o partido ainda tem uma força considerável. Mesmo com a ausência e todas as dificuldades que teve nas suas gestões a frente do município, ninguém contesta a liderança ainda de Tadeu Leite numa fração da população.

Sem fazer nenhuma espécie de juízo das suas administrações, a verdade é que Tadeu Leite ainda é amado por alguns e criticado por outros. É notório o quanto ele ainda mexe com o imaginário dos montes-clarense abrindo debates calorosos no meio da população.

Esse PMDB, hoje liderado pelo o seu filho, o deputado estadual, Tadeuzinho que continua sendo peça importante no jogo político da sucessão municipal. 

Agora, mais ainda, depois que o vice-prefeito, José Vicente (PMDB) assumiu a prefeitura municipal. É a política de Montes Claros com suas características que só quem vive na cidade para entender.

MONTES CLAROS: HUMBERTO SOUTO E O QUASE, ASSUSTA!


Correligionários de Humberto Souto (PPS) andam preocupados. Eles acham que o ex-deputado precisa mostrar articulação política. Seu isolamento no PPS, inviabiliza avançar em outros setores da sociedade prejudicando o seu crescimento. O medo do quase chegar lá , assusta...

MONTES CLAROS: AS VOLTAS DA POLÍTICA



Como a política dá voltas.Se antes existia especulações que José Vicente poderia correr o risco de não ser candidato a vice-prefeito. Agora como prefeito, ninguém mas toca no assunto. Ou seja, se Ruy Muniz puder ser candidato a reeleição compondo com o PMDB novamente, o vice de forma unânime será José Vicente. Isto é, a política.

José Vicente saiu de coadjuvante para se tornar protagonista na política de Montes Claros.

MONTES CLAROS: RUY MUNIZ E O PROJETO DE MANTER O GRUPO UNIDO

Analisando a situação do prefeito licenciado (afastado) Ruy Muniz (PSB). É preciso usar da racionalidade para entender o atual momento e o seu futuro político.

Primeiramente para sair candidato a prefeito necessita resolver o primeiro ponto: questão jurídica. Tendo sucesso, ratificar sua situação no PSB. Em seguida unir novamente todo o grupo político, inclusive manter o PMDB cada vez mais unido. E por último mudar o  discurso, vai ter que popularizar e conversar mais com as pessoas.

Agora, caso contrário não consiga obter sucesso nos pontos acima levantados, e não possa sair candidato, o contexto requer uma nova guinada para se manter com o projeto de poder.

E quem seria, o candidato do grupo? Surge aí, uma nova novela para aparar as arestas e consolidar um nome que una todos numa só direção.






PT FAZ AUTO CRÍTICA

A definição sobre a política de alianças que o PT vai adotar nas eleições municipais deste ano é o tema que gerou mais discussão na reunião do diretório nacional da sigla, que acontece nesta terça-feira (17) em Brasília.
Como a Folha de S.Paulo antecipou, uma resolução política vai ser divulgada no fim do encontro em que a cúpula petista faz uma forte e rara autocrítica e diz que só é possível entender o impeachment se forem avaliados "os erros cometidos por nosso partido e nossos governos", principalmente em relação à política de alianças e ao modelo econômico.

CUNHA CONTINUA MANDANDO...

Partidos que reúnem mais de 350 das 513 cadeiras da Câmara decidiram, em reunião nesta terça-feira (17), sugerir ao presidente interino Michel Temer a indicação do deputado André Moura (PSC-SE) como o novo líder do governo na Casa.
Um dos principais aliados do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Moura é um dos expoentes da tropa de choque que tenta barrar a cassação do peemedebista no Conselho de Ética da Câmara e chegou a ser chamado de "lambe botas" de Cunha, em plenário, pelo petista Paulo Teixeira (SP).



O documento de apoio a Moura será entregue a Temer pelos líderes partidários em reunião na tarde desta terça.

MONTES CLAROS: O MISTÉRIO

A sucessão municipal de Montes Claros depende do prefeito licenciado Ruy Muniz (PSB). Caso seja cassado ou o partido resolva afasta-lo. O cenário político é um. Caso contrário, consiga viabilizar ainda sua reeleição a história é outra.

A oposição parece não saber interpretar nenhuma dessas duas possibilidades.Mas tem uma certeza, a força política de Muniz.

Essa força assusta tanto que os oposicionista ficam esperando decisões judiciais e repercussão na mídia para tentar explorar os fatos em benefício próprio. 

Lembrando que alas oposicionistas tem sérias dificuldades de se unirem diante de contextos históricos de rivalidades. Tornando uma composição cada vez mais difícil.

O medo da oposição também é do fator supresa, algo novo que mexa completamente no cenário, mudando o eixo do debate político.

O pleito municipal pode virar uma grande incógnita. Um mistério!!!







MONTES CLAROS ESFRIA CANDIDATURA DE CLÁUDIO PRATES

Depois de algumas especulações esfriou a pré-candidatura a prefeito de Montes Claros, do Vereador Cláudio Prates do PTB. Alguns acham que ele está esperando a poeira política baixar.

MONTES CLAROS: JOSÉ VICENTE JÁ SENTE O PODER DA MAGIA DO PODER

Pessoas próximas de José Vicente já sentirão a mudança após ele ter se tornando prefeito da maior cidade do Norte de Minas. O tratamento é outro. O poder tem mesmo uma magia especial.

A FORÇA POLÍTICA DO CENTRÃO DOS PEQUENOS PARTIDOS


Líderes de partidos nanicos e do chamado "centrão" decidiram, nesta terça-feira, 17, criar um novo bloco parlamentar na Câmara dos Deputados. O bloco, que deverá ser o maior da Casa, será formado por 225 deputados do PP, PR, PSD, PRB, PSC, PTB, Solidariedade, PHS, PROS, PSL, PTN e PEN.

Com uma bancada de 66 deputados, o PMDB deve ficar de fora do novo bloco, assim como os partidos que faziam oposição ao governo Dilma Rousseff e que hoje integram o governo Michel Temer, como PSDB, DEM e PPS. O PMDB teme desagradar os partidos da antiga oposição ao entrar no bloco.

MONTES CLAROS: CADÊ A CANDIDATURA DE GIL PEREIRA?

Cadê a candidatura do deputado Gil Pereira a prefeito de Montes Claros? Correligionários que apostavam nesta possibilidade estão recuando, desanimados, diante da timidez de Gil de assumir a postura de pré-candidato.

A BRIGA NA CÂMARA FEDERAL

Se não bastasse a celeuma no governo federal a menos de 20 dias de uma decisão do Conselho de Ética, que pode definir o futuro do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), partidos que encamparam o processo de impeachment de Dilma Rousseff continuam na busca por uma saída para o comando da Casa, atualmente nas mãos do interino Waldir Maranhão (PP-MA). Líderes do chamado centrão – PTB, PSD e PR – e de oposição à presidenta afastada estão reunidos desde o final da manhã de hoje (17) para tentar um consenso sobre a melhor alternativa para a Casa.
Maranhão é alvo das inúmeras reuniões e discussões mobilizadas por lideranças nas últimas semanas, desde que assinou decisão para anular sessões da Casa, quando foi aprovada a continuidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os deputados apontam como saídas para o caso um pedido de cassação do mandato de Maranhão, o que levaria meses; uma resolução que pudesse indicar a vacância da cadeira ou, ainda, uma solução diplomática em que Maranhão ocupasse a cadeira sem qualquer poder de comando. Nesta última opção, a Câmara seria conduzida pelo 1º secretário da Mesa Diretora, Beto Mansur (PRB-SP).

A EQUIPE ECONÔMICA DE MEIRELLES


Em sentido horário: Ilan Goldfajn, Marcelo Caetano, Mansueto de Almeida e Carlos Hamilton
Em sentido horário: Ilan Goldfajn, Marcelo Caetano, Mansueto de Almeida e Carlos Hamilton
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou, nesta terça-feira (17), parte da nova equipe econômica que irá compor o governo. Para o comando do Banco Central, foi indicado o economista Ilan Goldfajn. Ele assumirá o cargo quando o Senado Federal aprovar o nome.
A partir de agora, o presidente do Banco Central deixa de ter status de ministro de Estado. Porém, segundo Meirelles, a prerrogativa de foro especial será mantida por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Na PEC, o governo ainda irá propor que o Banco Central tenha autonomia técnica decisória.
A Secretaria da Previdência ficará sob o comando de Marcelo Caetano, que será responsável por formular uma nova política para área. “Não temos uma proposta pronta e não vamos fazer nada precipitado. Marcelo Caetano vai se dedicar à área da Previdência Social e às contas da Previdência. Com isso, nós vamos ter uma política coordenada. A ideia é termos uma proposta que tenha sido discutida com a sociedade, com as centrais sindicais e com o Congresso Nacional”, explicou o ministro.
Na Secretaria de Política Econômica, Carlos Hamilton irá coordenar a formulação das políticas macroeconômicas que vão fundamentar as ações do governo federal.
Já na Secretaria de Acompanhamento Econômico, o indicado foi Mansueto de Almeida Júnior, que terá a responsabilidade de acompanhar e analisar as despesas públicas. “O foco principal do Mansueto é uma análise detalhada das despesas públicas, diagnóstico que vai dar fundamento para tomar medidas que sejam não só eficazes, mas definitivas, que não sejam revertidas”, disse Meirelles. O ministro da Fazenda adiantou que a próxima rodada de anúncios irá tratar dos bancos públicos.

GARANTIA PARA O WHASTSAPP NÃO SEJA BLOQUEADO


appp-whatsO PR (Partido da República) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) para blindar o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens de suspensões e bloqueios. O texto questiona inclusive trechos do Marco Civil da internet, regularizado na última quinta-feira (12) pela presidente Dilma Rousseff, antes de seu afastamento.

MICHEL TEMER NA MIRA DO STF

Depois da decisão do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar para julgamento no plenário da Corte a ação que pede a abertura de processo de impeachment contra o presidente da República em Exercício, Michel Temer. O futuro dele agora está nas mãos dos ministros.

Se era isso que pessoas como Aécio Neves queria para o Brasil, parabéns! Conseguiu! O quanto pior melhor!!


AGORA VAI: FILHO DE TEMER DE 7 ANOS ESCOLHEU A NOVA MARCA VISUAL DO GOVERNO FEDERAL


Escolha infantil. Michelzinho, filho de sete anos do presidente interino Michel Temer (PMDB), foi o responsável por escolher a nova identidade visual do governo federal. A revelação foi feita pelo publicitário Elsinho Mouco, responsável pela criação da marca da administração de Temer, ao jornal “Folha de S.Paulo”. “Quando entrou na sala, ele olhou e falou ‘que lindo’, com uma expressão de criança mesmo, verdadeira e emocional. Se uma criança gosta é porque a gente tem algo puro”, disse Mouco, que trabalha junto do PMDB há mais de 15 anos. A nova marca, no entanto, também tem causado polêmica pelas redes sociais, principalmente pelo fato de que a imagem se baseia em uma versão desatualizada da bandeira do Brasil, que vigorou entre 1960 a 1968, e possui apenas 22 estrelas representando os Estados – cinco a menos do que constam na bandeira atual do país. O logo traz ainda a lema da bandeira “Ordem e Progresso”.

FOTO: REPRODUÇÃO
logo Brasil

MINISTRO DO SUPREMO DIZ QUE PESSOAS INVESTIGADAS PODEM SER NOMEADAS MINISTRO

: O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli, concede entrevista à Reuters em Brasília nesta sexta-feira. 03/10/2014 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli disse que não há impedimentos para que pessoas investigadas ou citadas sejam nomeados ministros de Estado; presidente interino Michel Temer nomeou pessoas citadas em delações premiadas da Lava Jato e pelo menos duas delas são oficialmente investigadas por suposto envolvimento em casos de corrupção e desvios na Petrobras; "A Constituição diz que a pessoa é inocente até condenação formal pelo poder judiciário. Nada impede que os ministros exerçam seu papel, atuem nas suas competências. Isso é uma opção do presidente que assumiu de levarem pessoas que ele entende que são as pessoas preparadas, na visão dele, Michel Temer", disse; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já havia se posicionado de forma contrária ao entendimento do ministro do STF.

WILL NUNES: Uai! então porque Lula foi impedido de ser ministro durante o governo Dilma?

CRESCE O MOVIMENTO CONTRA O GOVERNO TEMER


:
Sessão de gala de Aquarius, filme brasileiro que concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes este ano, foi marcada nesta terça-feira por protestos contra o golpe no Brasil e contra o governo "ilegítimo" do presidente interino Michel Temer; na passagem pelo tapete vermelho, o elenco do filme - que inclui atrizes renomeadas como Maeve Jinkings, Sonia Braga e a produtora Emilie Lesclaux -, além de convidados e produtores exibiram cartazes em inglês com as frases "We will resist" (nós resistiremos) e "The people can't accept an illegitimate government" (o povo não pode aceitar um governo ilegítimo).

ALTO PARANAÍBA - PATOS DE MINAS: VEM AI! A 58º FENAMILHO

Faltando apenas três dias para o início da 58ª Fenamilho, o Parque de Exposições de Patos de Minas tem movimentação intensa. Equipes de montagem trabalham na preparação das estruturas que vão abrigar estandes, camarotes e barracas de alimentação. O Parque de Diversões também já está sendo montado.
Cerca de 3.400 metros quadrados de estruturas estão sendo montadas. Um pouco menor do que no ano passado, já que a Agrofena não será realizada durante a Fenamilho, mas suficiente para atender o público. As barracas universitárias do Unipam ocupam a maior área. São 1.400 metros quadrados, além de palco camarim e área de circulação.
Os camarotes da Praça Park também já estão prontos. A estrutura foi ampliada com relação ao ano passado e a capacidade agora é para 3 mil pessoas. Esta área do Parque de Exposições vai receber as principais atrações da Fenamilho 2016, como a dupla Jorge e Matheus e o cantor Wesley Safadão.

AGORA QUEREM QUE O POVO TENHA PACIÊNCIA

Setores importantes da grande mídia que ajudaram  derrubar a Dilma, agora pedem que o povo tenha paciência com o governo Temer. Estão falando agora em defender o Brasil. Ora, porque  não fizeram isso antes. 

A máscara está caindo, o povo está percebendo...Agora é uma questão de tempo.

Não precisávamos passar por isso, esse movimento antidemocrático, que só está atrasando o país e afetando a nossa jovem democracia. 2018 já estava logo alí, não necessitava manipular o povo, enganar principalmente os mais humildes. Bastava esperar novas eleições.

Infelizmente ainda temos uma elite que não aceita o pobre melhorar de vida; frequentar os mesmos lugares, ter acesso a carro, viajar de avião e passear no exterior.

E o pior, tem pobre que melhora de vida, depois esquece o seu passado, achando que a burguesia vai lhe aceitar.Há,  tem gente da classe média que quer viver como milionário e a culpa é do governo.

Ontem à noite estava assistindo um documentário sobre o golpe militar de 1964, e o  filme se repete, só mudou a estratégia. No lugar dos tanques de guerra nas ruas, a manipulação política.

E a lava jato, alguém tem notícia? Algum aúdio? Prisão espetacular? Cadê os noticiários da Tv com informações bombásticas? 


UM DOS MAIS IMPORTANTES ATORES DO PAÍS FAZ CRÍTICAS AO GOVERNO TEMER


:
"A extinção do Minc é só a primeira demonstração de obscurantismo e ignorância dada por esse Governo ilegítimo", disse o ator Wagner Moura em texto enviado aos jornais Zero Hora e Estado de S. Paulo, que só o primeiro decidiu publicar; "Começaram transformando a Secretaria de Direitos Humanos num puxadinho do Ministério da Justiça. Igualdade Racial e Secretaria da Mulher também: tudo será comandado pelo cara que no Governo Alckmin mandou descer a porrada nos estudantes que ocuparam as escolas e nos manifestantes de 2013", pontuou; "Trevas amigo… E o pior ainda está por vir"

SILAS BRASILEIRO VOLTA SER SUPLENTE DE DEPUTADO FEDERAL

Depois que Dilma deixou o governo, teve início a dança das cadeiras na Câmara Federal. O deputado Silas Brasileiro (PMDB), por exemplo, volta a ser suplente, depois que o ex-Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT) retornou ao Poder Legislativo Federal.


Agora seu nome passou a ser cogitado como provável candidato a prefeito da sua terra natal, Patrocínio, na região do Alto Paranaíba.

MONTES CLAROS: O TREM BALA TÁ PASSANDO...

Com a saída momentanea de Ruy Muniz do jogo político as pedras simplesmente deixaram de ser mexidas no tabuleiro da cena política de Montes Claros. A oposição continua engessada sem saber o que fazer diante dos últimos acontecimentos.

A pré-candidatura de Paulo Guedes (PT), por mais que o PT negue, subiu em cima do muro. Nos bastidores dizem que ele resiste sair candidato a prefeito mais uma vez. O sonho seria sair deputado federal em 2018.Sem ele os petistas dizem que não tem plano "B".

Já Humberto Souto (PPS) apostou todas as fichas em uma disputa entre ele e Ruy Muniz. Se no primeiro momento os fatos lamentáveis envolvendo Muniz parecia lhe favorecer, tudo indica agora que não! O seu afastamento acabou com o discurso do ex-deputado que tinha apenas como alvo Muniz.

Sendo assim, o discuso ficou ultrapassado, perdeu a sua força de algo novo,de mudança. Ficou isolado. Dentro desa análise a pré-campanha eleitoral na cidade praticamente parou. Voltou a estaca zero.

E os outros nomes? Entre eles o ex-prefeitos: Jairo Ataide, Athos Avelino a ex-deputada Ana Maria, além de Osmani Barbosa, entre outros.....Parecem querer esperar? Mas esperar o quê? O futuro de Ruy Muniz? Tudo indica que sim!

Mas e o  tempo, o tempo, é bom ficar de olho nele, passa rápido, numa velocidade de um trem bala, quem não acompanhar pode perder o assento na viagem rumo a prefeitura de Montes Claros.


MINAS: MULHER DE PIMENTEL É EXONERADA

O Diário Oficial de Minas Gerais (DOM) traz na edição desta terça-feira (17) a exoneração da primeira-dama do Estado, Carolina de Oliveira Pereira Pimentel, do cargo de secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social.
A exoneração acontece depois da desembargadora Hilda Teixeira da Costa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), manter a liminar que determinava a suspensão de Carolina. Nessa segunda-feira (16), por meio de nota, o governo informou que não iria mais recorrer da decisão.
Ainda conforme a publicação, para o cargo foi designada a secretária-adjunta de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Cristina Rocha.

A primeira-dama dama de Minas, investigada na operação Acrônimo, havia sido nomeada no dia 28 de abril após decisão do marido, o governador Fernando Pimentel (PT).
WILL NUNES: e alguns ministros do Temer que também estão sendo investigados? Como ficará a situação deles, também serão afastados?

ARTISTAS PROTESTAM CONTRA O FIM DO MINISTÉRIO DA CULTURA

Ocupações, shows, carta de repúdio. Essas são algumas das estratégias que a classe artística pretende usar para lutar contra a extinção do Ministério da Cultura.
Cerca de 60 deles se reuniram na noite da última segunda-feira (16) em um casa em Botafogo, zona sul do Rio. O encontro foi convocado pela APTR (Associação de Produtores de Teatro do Rio).
Estavam presentes artistas como Marieta Severo, Renata Sorrah, Leoni, Marcelo Serrado, Marco Nanini, Tonico Pereira, Bruna Linzmeyer e representantes de entidades, como Paula Lavigne, do Procure Saber.

Aplausos e homenagens deixaram evidente o apoio dos artistas à ocupação do Palácio Gustavo Capanema, prédio histórico no centro do Rio. O edifício, onde hoje funciona a Funarte, foi ocupado no início da tarde desta segunda por manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura e por movimentos contrários ao governo do presidente interino Michel Temer (PMDB).
WILL NUNES: Temer parece não suportar pressão. Cedeu as Força Armadas que foram contra a nomeação do deputado federal Newton Junior para o Ministério da Defesa, teve que nomear uma mulher na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a economista Maria de Sílvia Bastos (depois que recebeu inúmeras críticas da ausência de uma pessoa do sexo feminino no primeiro escalão do governo).Agora é a vez dos artistas! E quando chegar a pressão das ruas....

STF DISCUTE AGORA O IMPEACHMENT DE TEMER


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello liberou para julgamento uma ação que discute a obrigatoriedade de a Câmara dos Deputados ter que dar seguimento ao processo de impeachment do presidente interino Michel Temer (PMDB).
Agora, cabe ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, marcar a data da sessão que vai discutir o caso.
Em abril, Marco Aurélio concedeu uma liminar (decisão provisória) determinando que fosse instalada uma comissão especial da Câmara para discutir o afastamento de Temer, então vice-presidente.

Numa manobra acertada por líderes partidários, a comissão ainda não foi instalada porque nem todas as legendas indicaram representantes.
O processo de impeachment de Temer foi apresentado pelo advogado Mariel Márley Marra e chegou ao STF porque foi arquivado na época pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) -que foi afastado pelo STF do mandato e da presidência da Câmara- sob a justificativa de que não existiam elementos de que o vice cometeu crime de responsabilidade.

MONTES CLAROS: A LUA DE MEL DE JOSÉ VICENTE DEVE TERMINAR LOGO

Nem bem sentou na cadeira do executivo municipal de Montes Claros, o prefeito José Vicente (PMDB) já deve está sentindo o peso da cadeira. Não para de chegar pedidos e reivindicações dos Vereadores e setores da comunidade.

A pressão também envolve pessoas próximas atrás de espaço no novo momento que vive a atual administração.

Após a magia da posse, o peso do poder não é tão simples, exige do governante muita sabedoria e inteligência. A lua de mel com a oposição e setores da sociedade não deve demorar muito, já que a eleição municipal bate na porta. E o jogo de interesse não perdoa, nem a humildade, nem a  simplicidade do prefeito José Vicente.




O CASTIGO ACABOU: GERALDO LUIS VOLTA FAZER SEU PROGRAMA NA RECORD

O castigo de Geraldo Luís, enfim, já tem data para a acabar. A direção da Record optou por deixar de lado as 'mágoas' e o convocou às pressas para retomar o comando do Domingo Show. E o titular da atração reassume o posto já neste domingo, 22.
Geraldo volta ao comando de seu programa por um simples motivo: audiência. Luiz Bacci, que havia conquistado bons índices nas primeiras semanas à frente do Domingo Show, não conseguiu manter uma regularidade nos números e registrou ontem, 15, sua terceira derrota consecutiva para a Globo.
O reality Superstar, da Globo, que sofreu diversas derrotas para o Domingo Show quando era apresentado por Geraldo Luís, voltou a vencer o concorrente e registrou 10,9 pontos na Grande São Paulo (cada ponto corresponde a 69,4 mil domicílios). No horário do confronto, Luiz Bacci rendeu à Record 9,5 pontos.
Domingo Show também perdeu para o filme Gigantes de Aço, pelo placar de 10,7 (Record) contra 13,0 (Globo).

EQUIPE ECONÔMICA

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, começou a anunciar, às 8h42 desta terça-feira (17), os nomes da equipe econômica, incluindo o presidente do Banco Central.
Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco e ex-diretor do BC, foi confirmado para a presidência do Banco Central, como já estava sendo ventilado nos últimos dias. Ele terá que ser sabatinado e ter o nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Ilan deve chegar a Brasília ainda hoje para se reunir com Meirelles.
Marcelo Caetano, economista do Ipea, foi anunciado para a Secretaria da Previdência.

Mansueto de Almeida Jr., também do Ipea, será Secretário de Acompanhamento Econômico. O economista foi colaborador do programa de governo do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. Mansueto de Almeida vai ser responsável por analisar as despesas públicas para embasar as medidas que serão adotadas pelo Ministério da Fazenda.

MONTES CLAROS: OLHO NAS PRIMEIRAS MEDIDAS DO PREFEITO JOSÉ VICENTE

O clima é de expectativa diante da possibilidade de mudanças que podem ocorrer na administração do  recém empossado prefeito de Montes Claros, José Vicente (PMDB). 

Sentar na cadeira de prefeito da maior cidade do Norte de Minas não é fácil. Precisa ir além da humildade de Vicente, necessita ficar muito atento ao assédio político. Por isso os primeiros passos do novo chefe do executivo terá uma atenção especial tanto dos situacionistas como dos oposicionistas.


SENADOR CASSADO CRÍTICA GOVERNO TEMER

São Paulo- O senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS) afirmou, na noite desta segunda-feira, 16, torcer para que o governo Michel Temer (PMDB) dê certo, mas que os primeiros passos da gestão preocupam. Segundo Delcídio, Temer indicou "alguns ministros fraquinhos", citando como exemplo o titular de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho. Além disso, o ex-senador apontou como problema o fato de Temer não ter base social.

TEMER E CUNHA

:
Afastado do cargo e da presidência da Câmara pelo STF, Eduardo Cunha (PMDB) ainda mantém forte influência sobre a cúpula do Planalto; o presidente interino Michel Temer nomeou dois assessores ligados ao peemedebista em postos estratégicos do governo; advogado de Cunha em ações privadas, Gustavo do Vale Rocha assume o cargo de sub-chefe para Assuntos Jurídicos da Presidência; o posto já foi ocupado pelos ministros do STE Gilmar Mendes e Dia Toffoli; assessor especial de Cunha até a semana passada, Carlos Henrique Sobral assumiu também como chefe de gabinete do ministro Geddel Vieira Lima, na Secretaria de Governo; com as nomeações Temer indica que ainda conta com Cunha como seu principal operador na Câmara.

TEMER E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

índiceO plano do presidente interino, Michel Temer, é negociar no prazo de um mês uma proposta de reforma da Previdência que possa ser apresentada ao Congresso.Para vencer resistências, há possibilidade de um projeto que seja um misto de idade mínima com tempo de contribuição.
Seria fixada uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e exigido também tempo mínimo de contribuição. Por exemplo: algo entre 40 e 43 anos.
Diante do crescimento da expectativa de vida, tem feito sentido no mundo inteiro a fixação da idade mínima. Mas, para os mais pobres, que tradicionalmente começam a trabalhar mais cedo, só a fixação da idade mínima pode gerar uma situação de enorme desigualdade social. Do ponto vista atuarial, faz sentido elevar o tempo de contribuição para 40 anos ou mais

TEMER E OS DESCONTROLADOS

Os ministros Alexandre de Moraes (Justiça) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) criaram ruídos ruins e desnecessários para o governo Michel Temer. Nova equipe parece orquestra desafinada.
Temer não gostou de Alexandre de Moraes ter dito que ele mudaria a forma de indicar o procurador-geral da República. Em resumo, que poderia não levar em conta a lista tríplice feita pela categoria. Nos governos de Lula e Dilma, houve um avanço institucional que pôs fim à figura do engavetador-geral da República que existia na gestão FHC: passou a ser escolhido o mais votado na lista dos procuradores.
Temer decidiu desautorizar publicamente Moraes para dar um recado a todos os ministros. Na sexta, pediu que cada auxiliar comentasse somente os assuntos da sua pasta e evitasse trombada. Mas Alexandre de Moraes falou demais. Manifestou-se a respeito de uma atribuição do presidente

CUNHA AINDA FORTE NA POLÍTICA NACIONAL

Com a anuência de todos o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB) continua influente do mesmo jeito na política nacional. Mas nada que mereça uma crítica contundente dos meios de comunicação que estão dando sustentação a Temer.

MONTES CLAROS: GREVE DOS AGENTES SOCIOEDUCATIVOS

greve dos agentes socioeducativos, técnicos dos sistemas socioeducativo e prisional e servidores administrativos, deflagrada em Montes Claros  na última quarta-feira (11), permanece por tempo indeterminado. Na tarde desta segunda (16), cerca de 30 funcionários se reuniram em frente ao Presídio Alvorada, pedindo respostas do Governo de Minas sobre um projeto de reforma enviado para a Assembleia Legislativa, que propõe a divisão da Secretária de Estado de Defesa Social (Seds).

MINISTRO QUER PROPOR A LEGALIZAÇÃO DE CASSINOS E BINGO

:
Ministros do governo de Michel Temer querem propor a legalização dos jogos de azar para aumentar as receitas da União; segundo Henrique Eduardo Alves (Turismo), a proposta deve incluir bingos, cassinos e o jogo do bicho; sustenta ainda que a liberação do jogo seria um estímulo ao turismo e à retomada da atividade econômica.
WILL NUNES: tinha que aproveitar e legalizar também o jogo do bicho.