terça-feira, 2 de outubro de 2012

BELO HORIZONTE-MG: CRESCE A CANDIDATURA DE PATRUS, E PODE TER SEGUNDO TURNO

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (2) pela TV Globo sobre a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte apontou crescimento do candidato do PT, o ex-ministro Patrus Ananias, que reduziu de 17 para nove pontos a diferença que o separa do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que tenta a reeleição.
O prefeito aparece com 44% das intenções de voto, contra 35% do petista. Os que declaram votar branco ou nulo são 8%, e os indecisos, 8%. A soma dos outros cinco candidatos não ultrapassa 4%.
Esse resultado traduzido para o cálculo de votos válidos (que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos) mostra que Lacerda se elegeria no primeiro turno, embora o resultado esteja no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Lacerda tem 53% dos votos válidos, enquanto Patrus aparece com 42%. Os demais candidatos têm 5%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.
Em relação à pesquisa anterior, realizada entre 22 e 24 de setembro, Lacerda oscilou negativamente três pontos, enquanto Patrus cresceu cinco pontos.
Na simulação de segundo turno feita pelo Ibope, Lacerda aparece com 46% das intenções de voto, contra 38% de Patrus.
A pesquisa foi contratada pela TV Globo. Foram ouvidos 1.106 eleitores. O registro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas tem o número 00936/2012.

ELEITOR NÃO PODE SER PRESO

A partir de hoje (2), até a próxima terça-feira (9), está proibida a prisão ou detenção de eleitores. No entanto, há exceções em casos de flagrante delito ou sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto. A norma está na legislação eleitoral e vigora a cinco dias das eleições municipais, quando cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador.  
A quinta-feira (4) é o limite para os candidatos fazerem campanhas de rua e comícios. Também a partir dessa data os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar.
Este também é o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de  rádio e televisão, assim como reuniões públicas, a realização de comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização.
Na sexta-feira (5), dois dias antes das eleições, será o último momento para a divulgação paga, na imprensa escrita e na internet, do jornal de propaganda eleitoral. O sábado (6), véspera da votação, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. Também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som.
As votações, no dia 7, ocorrem das 8h às 17h. Nesse dia, os eleitores podem manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por grupos de pessoas e carros de som. A partir do fechamento das urnas, haverá a emissão dos boletins, o início da apuração e da totalização dos resultados.