quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

INSCRIÇÕES DO SISU

Começam no dia 11 de janeiro as inscrições para a primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo site www.sisu.mec.gov.br.
Serão disponibilizadas mais de 200 mil vagas em 128 instituições públicas de educação superior. O prazo de inscrições vai até às 23h59 do dia 14 de janeiro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a inscrição só pode ser feita pelo estudante que tenha participado da edição de 2015 do Enem. Está impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O resultado sai em 18 de janeiro.

ADOLESCENTE BRILHA EM UM DOS MAIS CONCORRIDOS CONCURSO DO PAÍS

victor
A Tribuna do Norte destaca que o estudante potiguar Victor Raniery Silva de Holanda foi aprovado no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com apenas 15 anos. O processo seletivo, para a instituição de São José dos Campos, em São Paulo, é considerado um dos mais difíceis do país. A lista com o resultado em primeira chamada no certame foi divulgada na manhã desta quarta-feira (30) e Victor Raniery foi aprovado para o curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica.
Com um desempenho escolar acima da média, o estudante natalense chegou a entrar na Justiça para pular o nono ano do Ensino Fundamental e teve a rotina de estudos focada na aprovação no ITA. “Ele nunca tinha assistido aula de física e química, na vida dele. Colocamos ele, fora a escola normal, em um cursinho de medicina para ele ter uma noção antes de entrar na turma militar”, lembrou o professor Carlos André, diretor da escola onde Victor estudava. No total, foram aprovados 140 estudantes para o instituto militar. Eram 12,5 mil candidatos inscritos no vestibular, que teve índice de abstenção de 39%. Os aprovados na primeira chamada deverão se apresentar no dia 17 de janeiro.

GOVERNO FEDERAL: REAJUSTE DO SERVIDOR

O governo enviou hoje (30) ao Congresso Nacional os projetos de lei relativos às negociações salariais de 2015. A maior parte dos servidores assinou acordos prevendo reajuste escalonado em dois anos, sendo 5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017. O aumento totaliza 10,8%, porque a segunda parcela incidirá sobre o valor do salário já reajustado.
Segundo o Ministério do Planejamento, assinaram acordo 1,1 milhão de servidores, o que representa cerca de 90% dos servidores civis do Executivo Federal, tanto aposentados quanto na ativa. As carreiras que não chegaram a um entendimento com o governo em 2015 foram Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), diplomatas, peritos federais agrários e analistas de infraestrutura e de políticas sociais.

PARTIDOS NO RÁDIO E NA TELEVISÃO

Segundo levantamento do site Consultor Jurídico, PR, o PTB, o Solidariedade (SD) e o PCdoB serão os partido políticos com mais tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV em 2016, com 40 minutos cada um, segundo tabela divulgada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) sobre as inserções estaduais da publicidade político-partidária no primeiro semestre de 2016.
Depois das três legendas estão PSDB, PSC, PSL, PRB, PMN, Pros, PSD, PV e PT, com 30 minutos cada. O PP terá 27,5 minutos, seguido por PTdoB (25 min) e PRP, PSDC, PHS, PEN e PTN, com 20 minutos cada. Não haverá esse tipo de programação na outra metade do ano devido às eleições municipais, que dão direito à propaganda eleitoral gratuita, que será liberada a partir de 16 de agosto.
No ano que vem 21 partidos terão direito à divulgação. As divulgações no rádio começarão primeiro, em 29 de janeiro, com a propaganda do SD. Já as propagandas na TV serão iniciadas em 10 de fevereiro pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Os programas eleitorais serão divulgados as segundas, quartas e sextas-feiras, por meio de dez inserções diárias de 30 segundos (máximo permitido) ou de cinco inserções de um minuto (mínimo permitido).

PSDB: SÓ PENSA NAQUILO.....

O PSDB decidiu rever a estratégia diante da decisão do Supremo Tribunal Federal que disciplinou o rito do processo de impeachment de Dilma Rousseff.
Em vez de recorrer contra vários pontos do voto de Luis Roberto Barroso, que prevaleceu, o partido vai questionar apenas a proibição de candidaturas avulsas no parlamento.

TECNOLOGIA: 100 VEZES MAIS RÁPIDA DO QUE WI-FI

smt-lifi-p1
Uma das tecnologias mais cruciais para o futuro é, sem dúvidas, o desenvolvimento de redes de transmissão de dados sem fio mais eficientes e econômicas. Atualmente, essa demanda é suprida quase que exclusivamente pelas redes Wi-Fi, mas os dias de voo solo dessa tecnologia podem estar perto do fim. Desenvolvido pelo físico alemão Harald Haas, o Li-Fi é um sistema de comunicação que utiliza luzes LEDs para transmitir dados em alta velocidade.
Apesar do termo ter sido divulgado pela primeira vez em 2011 durante uma palestra de Hass para TED (confira o vídeo abaixo), o projeto D-Light’ começou a receber o financiamento para o desenvolvimento no Instituto de Edimburgo desde 2010.  Na prática, o Li-Fi transforma cada poste de luz (com lâmpada LED) em um ponto de acesso à uma rede de dados. O sistema recebe sinais de comunicação ao ligar e desligar as lâmpadas de LED em um período de nanossegundos.

FAMÍLIAS SEM PAI

Mixed Race Family in the kitchen
Um estudo divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta mudanças nos arranjos familiares do País, no período de 2004 a 2014. A partir de análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014, pesquisadores do Ipea concluíram que as mudanças demográficas e sociais têm impactado na composição das famílias.
Em 2004, 58,8% dos domicílios do País enquadravam-se no perfil de famílias com filhos. Em 2014, esse índice caiu para 44,8%. Já o arranjo familiar de casal sem filhos saltou de 13,5% para 18,8% no mesmo período.
Já as proporções de arranjos formados por pais com filhos (2%) e mães com filhos (15%) ficaram aproximadamente constantes. Houve aumento de mulheres vivendo sozinhas – 7,8% em 2004 para 10,4% em 2014 – e de homens vivendo sozinhos – de 6,8% para 9,1% no mesmo intervalo.

ADVOGADO DA UNIÃO: IMPEACHMENT PERDEU FÔLEGO

adams AGUResponsável pela defesa da presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, avalia que a tese usada para afastar a presidente perdeu “fôlego” e afirma que o governo continua com “pressa” para tirar o assunto da pauta.
Para Adams, a decisão da equipe econômica de pagar as pedaladas fiscais ainda este ano ajuda a demonstrar que o governo está disposto a cumprir as orientações dos órgãos de controle e que o debate sobre a assinatura de decretos orçamentários é uma tentativa de criar uma “infração” que, na verdade, não existe.

PREFEITURAS: IMPACTO DO NOVO SALÁRIO MÍNIMO


semdinheiroO novo salário mínimo de R$ 880 entra em vigor dia 1º de janeiro de 2016, mas o novo valor não deixa gestores municipais de todo o país em uma situação confortável. De acordo com o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, pelo menos 90% das prefeituras de todo país não terão condições de arcar com a nova despesa, de quase R$ 2,7 bilhões, sem que o governo promova a reforma do pacto federativo e aumente a participação dos municípios na distribuição dos tributos arrecadados.
Segundo ele, o novo mínimo já se constitui em mais um desafio para as administrações públicas municipais, sobretudo em um momento tão delicado que o Brasil atravessa, registrando uma forte retração da economia, causando severa diminuição nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios.

PPS DE OLHO NO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE

O presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire, anunciou que seu partido está de portas abertas para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que vem se mostrando contrariado com os rumos adotados pela sua atual sigla. Buarque alega estar sendo rifado pelos correligionários, que teriam voltado suas atenções para a nova estrela da legenda, Ciro Gomes.

VEM AI! O PARTIDO DA ERUNDINA

O Brasil poderá “ganhar” mais um partido político, a Raiz Movimento Cidadanista, comandada pela deputada federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSB). A fundação da legenda ocorrerá no dia 22 de janeiro, em Porto Alegre. O partido, que é inspirado no Podemos, da Espanha, e Syriza, da Grécia – novos partidos de matriz socialista que despontaram na Europa nos últimos dois anos –, já possui diretórios em 21 Estados. Uma coisa pode ter certeza não faltará legenda para quem desejar se candidatar.

GOVERNO DE MINAS: DEMISSÃO DE SERVIDORES

O governo de Minas irá revelar na segunda-feira, o número de servidores efetivados pela Lei 100 que serão demitidos. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas (Seplag), o número só poderá ser contabilizado após todos os servidores, que estão em condições de se aposentarem, realizarem o pedido. O requerimento da aposentadoria deve ser feito até nesta quarta.

As demissões são em cumprimento a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Com o julgamento da ADI 4876, em março de 2014, o Supremo definiu pela inconstitucionalidade da medida que efetivou cerca de 98 mil profissionais para atuar no Estado sem concurso, na gestão tucana em 2007.

IMPRENSA MINEIRA DESTACA DEFESA DE AÉCIO DIANTE DENÚNCIA DO LAVA JATO

Ao invés de destacar  acusação que o senador Aécio Neves foi citado na lava jato - assim como tem sido feito com os acusados do PT -  a grande imprensa mineira destaca a defesa de Neves. No jornal O tempo a matéria teve o seguinte destaque;: "Aécio acusa delator de armação". 

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) classificou de “absurdo” e “irresponsável” o depoimento de Carlos Alexandre de Souza Rocha, entregador de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, que citou o nome do tucano como um dos receptores de propina de empreiteiras. Ouvido por O TEMPO, Aécio disse se tratar de uma “armação” para difamá-lo.
Em delação premiada, Rocha afirmou ter levado R$ 300 mil, no segundo semestre de 2013, a um diretor da UTC Engenharia no Rio de Janeiro, que lhe disse que o valor iria para o senador. “Não conheço essas pessoas. O delator não sabe o que está falando”, afirmou Aécio Neves.
Segundo Rocha, em 2013, ele fez “umas quatro entregas de dinheiro” a um diretor da UTC chamado Miranda, no Rio. Também em depoimento, o diretor financeiro da UTC, Walmir Santana, confirmou que o diretor comercial da empreiteira chamava-se Antônio Carlos D’Agosto Miranda e que “guardava e entregava valores em dinheiro a pedido” dele ou de Ricardo Pessôa, dono da UTC Engenharia.

MONTES CLAROS: RUY X MUNIZ




A precipitação política do prefeito Ruy Muniz (PSB) pode lhe trazer algumas consequências.Vejamos: depois da eleição passada ele começou um processo claro de recuperação do desgaste após a famigerada tal taxa do lixo. Implantou um plano de obras e o governo parecia não ter mais grandes obstáculos. Parecia? Ai! Começou as divergências. Câmara municipal , governo de Minas, copasa, troca de partido, carroceiros, e para concluir o ano; receita federal, polícia federal, ministério público... Haja fôlego para tanta polêmica!

As polêmicas podem até colocar o seu nome na mídia, mas também atrai um grande desgaste com vários setores da sociedade. Seria como fizéssemos uma analogia de alguém que está dando algo com a mão e tirando com a outra. 

Exemplo: quando leva asfalto em um bairro carente, ele dá com uma mão a grande obra pública. Mas quando briga com os carroceiros que moram em algumas dessas regiões, ele tira com a outra. Já que o cidadão é emotivo. Não basta apenas fazer, é fundamental tratar bem, respeitar e valorizar o outro.

A obra fria, é um presente sem amor. Pergunte a alguém que recebeu um belo presente sem alma e sentimento?

Em tese necessariamente não significa dizer que medidas impopulares não precisam ser tomadas, pelo o contrário, o bem comum, precisa prevalecer. Mas como toma-las, ai, mora um detalhe importante. 

Basta lembrar  quando alguém não sabe dizer um não, para o filho, ou quando não percebe que a mulher ficou linda  depois de voltar de um salão de beleza.

Talvez a grande disputa eleitoral do prefeito não seja com os seus opositores. Seja com ele mesmo. O eleitor pode reconhecer uma grande gestão pública, mas pode não ter sentido o carinho e atenção desejada.

Como na maioria das vezes vota  pela a emoção. Pode ser que prefira o prefeito do carinho, do afeto, do abraço amigo!

Algo que seja maior do que  as obras de asfalto, cimento, areia, pedras,ferragens,tijolos......Para vencer uma grande batalha não basta apenas  bons soldados e grandes armas. É fundamental organização,planejamento, garra, alma e coração!  

MONTES CLAROS: A CADEIRA DE VICE-PREFEITO

A política é  realmente muito dinâmica. Quando o prefeito Ruy Muniz (PSB) foi candidato na última eleição municipal , quase ninguém queria ser seu vice com receio da derrota; depois da vitória e um ritmo forte de ações o cenário mudou, surgindo vários candidatos para compor uma nova chapa. Agora diante de algumas polêmicas houve uma recuada, mas mesmo assim o cargo continua cobiçadíssimo.

MONTES CLAROS: VEREADOR DA OPOSIÇÃO QUER OCUPAR ESPAÇO

Com um discurso forte contra a atual administração municipal, o vereador petista Eduardo Madureira quer se posicionar como uma opção numa possível composição com alas da oposição na disputa eleitoral de 2016 em Montes Claros.

NOROESTE DE MINAS - LAGOA GRANDE: GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE

O prefeito de Lagoa Grande, Dr. Márcio Valeriano (PRB) na região do Noroeste de Minas tem se destacado por uma gestão pública eficiente. Lá a crise foi sucumbida com projetos e ações que estão mudando a realidade do município. O segredo segundo ele foi logo no início da administração fazer o planejamento sem inchar a máquina.

WILL NUNES: INFORME

WILL NUNES:

O governo de Minas começa o ano preocupado com o calendário de pagamento do servidor público estadual.
-
Reforma administrativa no governo estadual é outro assunto que faz parte da pauta do governador Pimentel.
-
O PMDB de Minas, vive um dilema. Ou libera e vota em Leonardo Quintão para líder do partido no Congresso ou pode quem sabe faturar um Ministério no governo Dilma.
-
O ministro Patrus Ananaias (PT) não descarta a possibilidade de ser candidato a prefeito de BH
-
Sem nomes para disputar com chances de vitória Anastasia pode virar o candidato dos tucanos para disputar a prefeitura de Belo Horizonte.
-
Pegou mal na imprensa mineira o fato de omitir o nome do senador Aécio Neves na operação lava jato, já que a matéria tomou conta das redes sociais.
-
A grande mídia precisa entender que o monopólio da informação deixou de existir com a internet.
-
Falando em internet. A presidenta Dilma está entusiasmada com a ideia de implantar no Brasil o sistema 5 G. Mais velocidade e informação circulando.
-

MINAS GERAIS: IMPRENSA NÃO DESTACA ENVOLVIMENTO DE AÉCIO NA LAVA JATO

Diferente do tratamento dado a outros políticos citados nas operações da polícia federal a grande imprensa mineira achou que o fato do senador Aécio Neves (PSDB) ter sido citado na operação Lava jato não era motivo de destaque. Pelo menos nos três grandes jornais nenhuma nota sobre o assunto.