terça-feira, 8 de maio de 2012

CÓDIGO FLORESTAL

A presidente Dilma Rousseff tem até dia 25 de maio para sancionar ou vetar – parcial ou totalmente – o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 25. O texto do Congresso Nacional chegou nesta segunda-feira (7) à Casa Civil e tem prazo de 15 dias úteis para ser avaliado pela presidenta.
O texto aprovado pelos deputados desagradou ambientalistas e não era a versão que o Palácio do Planalto esperava aprovar. Durante a tramitação no Senado, o governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.
Entre os pontos polêmicos da nova redação da lei florestal está, por exemplo, a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção de áreas de preservação permanente (APPs).
Organizações ambientalistas lideram nas redes sociais um movimento chamado “Veta, Dilma”, pedindo que a presidente derrube os pontos considerados mais críticos do projeto. Hoje, pela manhã, Dilma recebeu a presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, uma das principais lideranças ruralistas do Congresso.

DESCULPAS!!!

Peço desculpas aos nossos internautas diante de algumas mudanças ocorridas no processo de digitação do nosso blog. Esse fato novo tem limitado a atualização e um padrão melhor de qualidade na linha de digitação. Espero resolver o mais rápido possivel esse inconviniente desagradável.

LAGAMAR-MG: FATO NOVO NA SUCESSÃO MUNICIPAL?

Repercutiu notícia veiculada no programa "Lagamar Agora" levado ao ar ontem (07) na programação da Rádio Montanheza-AM. No programa o governo municipal de Lagamar faz referência a recursos liberados pelo deputado federal Antônio Andrade para o município, deixando no ar, que o prefeito Ari Batista estaria tentando  aproximação política com  ala oposicionista. Isso pode causar novos fatos na política lagamarense. Vamos aguardar!!

FICHA LIMPA PREOCUPA CANDIDATOS

Com a Lei da Ficha Limpa e a resolução editada em março pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que barra candidatos que tiveram contas rejeitadas nas últimas disputas, a eleição municipal deste ano deverá ser a mais rigorosa já realizada.

O cerco às irregularidades, que inclui a exigência de recibos até de cabos eleitorais, está provocando corrida sem precedentes aos escritórios de advocacia. Interessados nos cargos de prefeito e vereador querem saber se estão livres para concorrer, ao mesmo tempo em que procuram eliminar do páreo adversários que têm pendências com a Justiça.

A pressão da Justiça eleitoral aumenta o conflito político, antes mesmo de iniciada a campanha. Ao chamado “terceiro turno” — ou seja, a ida aos tribunais depois de realizadas as eleições — acrescenta-se uma competição prévia. A judicialização eleitoral é criticada por advogados e até por um ministro do TSE, Arnaldo Versiani. Eles avaliam que o rigor normativo está transformando a disputa em atividade quase clandestina.

GREVE NO GOVERNO FEDERAL

Os servidores públicos federais planejam uma paralisação de advertência ao governo Dilma Rousseff nesta quarta-feira em todo o Brasil. Eles reclamam da política de congelamento que Brasília vem adotando e apontam para um “retrocesso igual ao ocorrido no governo de Fernando Henrique Cardoso” (de 1995 até 2002).

As manifestações devem ocorrer simultaneamente em todo o país com o mote “Dia Nacional de Advertência”. Esta é a primeira vez que as entidades sindicais do funcionalismo federal se mobilizam unificadamente. Caso não haja negociação com o governo, a categoria pode votar por uma greve

VAZANTE-MG: A LUTA POR UMA VAGA NO LEGISLATIVO

A disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Vazante promete. A cada dia cresce o número de pré-candidatos interessados por uma vaga no Legislativo. Os atuais que fiquem atentos!!

AUMENTO DOS GASTOS

Está em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar (PLP) 164/12, da deputada Elcione Barbalho (PMD B-PA), que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para excluir os encargos sociais e contribuições previdenciárias dos limites dos gastos com pessoal dos estados e municípios.

O objetivo da proposta é aumentar o limite das despesas com pessoal, evitando assim que estados e municípios descumpram a LRF e sejam punidos com a suspensão do repasse de recursos federais.A autora do projeto argumenta que o governo vem desonerando a folha de pagamento de diversos setores privados da economia e que essa é uma forma de contemplar também o setor público.

LULA FAZ DEPUTADO COMETER GAFE

Se tivesse um pouco mais de cuidado, o deputado federal Roberto Freire (@freire_roberto) não teria se tornado o assunto mais comentado do Twitter no começo da tarde desta segunda-feira.Inconformado com a “notícia” do G17 Dilma pede e Banco Central coloca em circulação notas com a frase “Lula seja louvado”, o presidente nacional do PPS –partido de oposição ao governo– retuitou o link, dizendo que o ato era uma afronta, sem perceber que se tratava de uma brincadeira.Segundo o G17, a mudança teria sido um pedido da presidente Dilma Rousseff ao BC para homenagear o ex-presidente Lula.O assunto rapidamente se espalhou pela rede social, com usuários retuitando o político e fazendo piadas com a gafe.

Até o deputado federal do PSDB Eduardo Azeredo (@deputadoazeredo) percebeu o equívoco do colega e comentou o tuíte: “Só pode ser brincadeira!”Em menos de uma hora, a hashtag #LulasejaLouvado virou o assunto mais comentado pelos usuários brasileiros, e “Roberto Freire” e “G17″ entraram para o top 10 mundial.Depois de alertado, o político se desculpou pela gafe.

GERDAU AÇOMINAS: OFERECE ESTÁGIO

O IEL-MG vai selecionar estagiários de nível técnico e superior para a Usina Presidente Arthur Bernardes, em Ouro Branco, da Gerdau Açominas. Há vagas para alunos que estejam cursando entre o primeiro e o terceiro módulo de cursos técnicos em diversas áreas, entre elas metalurgia, mecânica, elétrica, eletrônica, mineração, química, enfermagem, segurança do trabalho, eletromecânica, administração e logística.Para os estudantes do ensino superior, as oportunidades passam por engenharia nas mais diversas áreas, geologia, psicologia, administração, ciências contábeis, jornalismo, comércio exterior, direito, geografia, biologia, pedagogia e outras.

Os candidatos devem cursar entre o 4º e o penúltimo período. As bolsas de estágio são de R$ 543 para nível técnico e R$ 815 para superior. Em ambos os casos, a carga horária é de seis horas. As inscrições estão abertas até o dia 9 de maio, no site www.estagioiel.com.br/gerdau.

LAGOA GRANDE-MG: SUCESSÃO MUNICIPAL

Em Lagoa Grande a disputa pela prefeitura deve envolver o médico Dr. Márcio e o professor Edson Sabino. 

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG: ESTÁTUA PARA GUSTAVO LIMA

Em votação na noite de segunda-feira ( 07), os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Olegário, na Região Noroeste de Minas Gerais, aprovaram o Pedido de Providência 037/2012, que solicita a construção de uma estátua em tamanho real do cantor sertanejo Gusttavo Lima, de apenas 22 anos, em local ainda a ser definido na cidade de pouco mais de 18 mil habitantes.

Apresentada inicialmente como Projeto de Lei, a proposta do vereador Antônio Camargos Neto, o Tôe Camargos (PV), foi barrada em seu formato original por ser considerada inconstitucional, já que previa gastos para a administração municipal, desconsiderando o princípio de respeito entre os poderes. No entanto, com seis votos favoráveis e apenas dois contra, foi aprovado o Pedido de Providência para que a prefeitura encaminhe "a construção de uma estátua de corpo inteiro" do cantor, em "razão do relevante serviço público que tem prestado à terra", com a divulgação da cidade em nível internacional.

De acordo com vereador autor do projeto, a homenagem é justa porque o cantor sempre cita sua origem durante as apresentações, divulgando o nome do município. "Presidente Olegário não vai somar mais nada na vida dele, mas ele faz questão de falar que é filho de Presidente Olegário. Eu não o conheço pessoalmente, mas me identifico muito com o Gusttavo, porque nós que gostamos desta cidade nos comportamos assim, não temos vergonha de falar que somos filhos dela", explicou Tôe Camargos durante a sessão. "É um bairrista", resumiu o parlamentar.

VAZANTE-MG: INDEFINIÇÕES


A indefinição no cenário político de Vazante prorroga definições para o mês das convenções municipais (junho). Tanto a situação como a oposição parecem querer deixar para a última hora a decisão das candidaturas, aumentando a curiosidade e a emoção do eleitor.