sábado, 13 de dezembro de 2014

MINAS GERAIS: NOMES PARA OCUPAR SECRETARIAS NO GOVERNO PIMENTEL

Cotados:
 

Nomes mais citados para assumir secretarias em Minas a partir de janeiro:

Educação. Macaé Evaristo

Casa Civil. Marco Antônio Rezende

Planejamento e Gestão. Helvécio Magalhães

Transporte e Obras. Murilo Valadares

Fazenda. José Afonso Bicalho

Trabalho e Desenvolvimento Social. André Quintão

Governo.Odair Cunha

Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana. Miguel Corrêa

Saúde. Saraiva Felipe

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Nome do PMDB

Integração do Norte e Nordeste. Nome do PMDB

Esporte. Nome do PCdoB

Direitos Humanos. Nilmário Miranda

MINAS GERAIS: PIMENTEL VAI PROPOR REFORMA ADMINISTRATIVA

O governador eleito em Minas, Fernando Pimentel (PT), vai enviar ainda em janeiro projeto de lei à Assembleia propondo uma reforma administrativa no Estado. A informação foi confirmada nesta sexta pelo vice-governador eleito, Antônio Andrade (PMDB). A ideia é alterar a estrutura das secretarias, criando ao menos duas pastas e desmembrando outra. 
  
Segundo aliados de Pimentel, atual pasta de Turismo e Esportes será dividida, tendo, assim, cada setor um secretário próprio. No governo de Antonio Anastasia (PSDB), Turismo e Esportes já eram independentes, mas acabaram sendo unificadas na última reforma administrativa. As mudanças implementadas pelo tucano no início deste ano reduziram para 17 os cargos no primeiro escalão.
 
Outra novidade ficará por conta da criação das secretarias de Direitos Humanos e de Administração, que não existem hoje. Mas os comandantes das novas pastas só deverão ser anunciados após a aprovação do projeto de lei, em 2015.
 
Segundo Antônio Andrade, o governador eleito vai anunciar seu secretariado entre o Natal e o Ano-Novo, como já havia adiantado O TEMPO. Nesse primeiro momento, os contemplados serão integrantes de partidos que estiveram com Pimentel durante a campanha eleitoral deste ano, como PT, PMDB, PCdoB, PRB, PROS e PR. Outras legendas que eventualmente decidam compor a base governista deverão ganhar espaços futuramente, mas no segundo escalão do governo.
 
“Ainda temos algumas dificuldades a superar dentro do base. Ele (Pimentel) gostaria de anunciar (a equipe de governo) na semana que vem, mas vai deixar para depois, até para saber se algum partido vai compor a base e se terá espaço no governo”, justifica o vice-governador. O peemedebista garante que até o fim do mês as negociações continuarão em curso, mas diz que “não serão anunciados partidos que não compuseram a coligação”.
 
Troca. Depois de se reunir com Pimentel e se ausentar do encontro de partidos aliados ao senador Aécio Neves (PSDB), o PV já está confirmado no bloco de apoio ao PT na Assembleia. No entanto, segundo Antônio Andrade, em troca do apoio não foi dada nenhuma garantia de espaços no primeiro escalão.
 
“O PV vai participar, mas não há compromisso de primeiro escalão. Isso não há com nenhum partido que ainda vai compor a base”, garante. A promessa de apoio também já foi dada pelo PSD, apesar de alguns parlamentares da sigla ainda defenderem uma aliança com os tucanos e a participação da legenda no bloco de oposição ao futuro governo.
 
“Não sei como vai ser feita a distribuição dos cargos (aos possíveis futuros aliados do governo), mas será muito em função de nomes”, finaliza o peemedebista.
 
À espera
 
PDT. Pimentel também pode ganhar o apoio de outras siglas neste mês, como o PDT. Em encontro com o senador Aécio Neves na quinta-feira, a sigla não garantiu permanência no bloco em 2015.

MINAS GERAIS: PIMENTEL AUMENTA SEU BLOCO DE APOIO NA ASSEMBLEIA

O governador eleito Fernando Pimentel conseguiu dois feitos importantes ao acertar a migração da bancada do PV (quatro deputados) e do PSD (quatro) para sua base aliada a partir do ano que vem, com adiantamento de cooperação até o fim do governo atual. Na quinta-feira (11), ele se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab (ex-prefeito paulistano) mais sete deputados federais e sete estaduais, atuais, do partido. Kassab adiantou que vai mudar o comando regional do PSD, hoje nas mãos do “aecista” Alexandre Silveira, e que apoiarão Pimentel. Por causa disso, PV e PSD, aliados de 12 anos, boicotaram o encontro do presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, com aliados, na quinta-feira, em Belo Horizonte.