terça-feira, 17 de novembro de 2015

MARIANA-MG: O PERIGO CONTINUA

Barragem Germano
Barragem Germano apresenta trincas e passará por intervenções
As barragens de Germano e Santarém, da Samarco Mineradora, apresentam níveis de segurança abaixo do recomendado, que é de 1,5. A empresa reconheceu a gravidade da situação durante coletiva na tarde desta terça-feira (17).

No caso de Germano, um dos diques, chamado de "Selinha", apresenta grau de segurança de 1,22, devido a uma erosão na parte inferior, provocada pelo esvaziamento de Fundão.

Segundo o engenheiro civil geotécnico da empresa, José Bernardo, o material contido nesse dique ainda não está totalmente seco, embora a barragem seja antiga.

"Encontramos uma rota e estamos levando equipamentos pra lá para construírmos um aterro de blocos de rocha, de baixo para cima, até encostar no pé do dique Selinha, de modo a 'escorar'", explicou José Bernardo.

A previsão é de que os trabalhos na barragem de Germano - tida como prioridade, no momento - durem 45 dias.

Santarém

No caso da barragem de Santarém, que foi parcialmente danificada pelo rompimento da Fundão, o grau de segurança é de 1,37, o equivalente a 37% de segurança frente às adversidades.
Risco

O gerente geral de Projetos Estruturantes da Samarco, Germano Lopes, admite o risco.
"Existe o risco e nós, pra aumentar o fator de segurança, estamos fazendo as ações necessárias", disse Lopes, referindo ao reforço na estrutura.

De acordo com o diretor de Operações e Infraestrutura da mineradora, Kleber Terra, 500 mil metros cúbicos de material serão transportados até as duas barragens para reforçar os sistemas de Germano e Santarém.

"Para fazer uma equivalência, são 50 mil viagens de caminhões de menor porte".

fonte:hojeemdia

LICENÇA MATERNIDADE PODE AUMENTAR

GESTANTEA licença à gestante de 120 dias poderá ser ampliada caso o bebê nasça prematuro. A prorrogação do benefício foi sugerida em proposta de emenda à Constituição (PEC 99/2015) pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e poderá ser aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A PEC 99/2015 recebeu parecer favorável da relatora, senadora Simone Tebet (PMDB-MS). A licença à gestante se prolongaria, nessa hipótese, pela quantidade de dias que o recém-nascido passar internado no hospital.
“Consideramos justa e adequada a medida. Não existem estatísticas oficiais referentes à duração média da internação neonatal. Os dados disponíveis, contudo, sugerem que poucos casos demandam internação superior a um mês”, observou Simone no parecer.
De acordo com a justificação da PEC 99/2015, o número de prematuros corresponde a 10% do total de nascimentos. Ao dar mais tempo para a mãe se dedicar aos cuidados de seu bebê prematuro, a iniciativa pretende ampliar a proteção ao recém-nascido em condições de maior fragilidade.

MICHEL TEMER: PMDB TERÁ CANDIDATO A PRESIDENTE

michel_temer
Ao confirmar que o PMDB terá candidato próprio nas eleições de 2018, como este site adiantou em junho, o vice-presidente da República, Michel Temer, descartou nesta terça-feira (17) que disputará a sucessão da presidenta Dilma Rousseff em 2018. Figura central do congresso que o partido realiza em Brasília, Temer explicou a impossibilidade da disputa sinalizando o encerramento de um ciclo.
“Vamos esperar. Em 2018, vamos lançar um candidato [à sucessão de Dilma]. Temos grandes nomes no PMDB, mas não eu. Estou encerrando minha vida pública”, justificou o presidente nacional do PMDB, cujo discurso no evento, em um hotel de Brasília, foi interrompido mais cedo por manifestantes pró-impeachment de Dilma aos gritos de “Temer presidente”.
Na ocasião, Temer se limitou a dizer que, por enquanto, não cogita a Presidência da República, sinalizando que poderia fazê-lo mais adiante. Em seu discurso, Temer afirmou que o documento intitulado Programa Uma Ponte para o Futuro, conjunto de propostas que o PMDB formulou com alternativa para o enfrentamento da crise econômica. O material, divulgado no final de outubro e mote do encontro partidário, não tem viés eleitoral, destacou o vice-presidente, mas serve como “contribuição” para o debate sobre os rumos do país. “Esse programa pode ser uma contribuição para o governo a que eu pertenço para retomar o crescimento, a estabilidade”, acrescentou.

MARCOS JORGE É O NOVO SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO ESPORTE

entrevista-presidente-estadual-prb-roraima-marcos-jorge-foto-agenciaprb-13-08-15
Marcos Jorge assumiu a presidência do PRB Roraima em maio de 2007 e estruturou a legenda no Estado.

Marcos Jorge de Lima, 36 anos, é casado com a dentista Ana Rafaela Hermogens, pai de três filhos. Natural do Rio de Janeiro é formado em Administração e mestrando em Tecnologia da Informação (TI). Sua carreira política no PRB teve início em 2007, quando foi convidado pela presidência nacional para estruturar a legenda em Roraima. Nas últimas eleições, fez história ao conseguir eleger três deputados estaduais (Mecias de Jesus, Gabriel Picanço e Izaias Maia) e um federal (Jhonatan de Jesus). Em todo o estado, a legenda contabilizou mais de 56 mil votos.
Em um bate-papo com a Agência PRB Nacional, Marcos Jorge falou sobre os desafios da política em Roraima, dos projetos e estratégias do PRB para o pleito eleitoral de 2016, bem como da sua experiência à frente da Superintendência da Pesca e Aquicultura. O republicano também faz um balanço de sua gestão como secretário de Estado de Cultura de Roraima, cargo que ocupa desde janeiro deste ano.

ENTREVISTA
Agência PRB Nacional – O senhor foi um dos fundadores do PRB no Estado de Roraima. Qual o balanço que faz desses oito anos de gestão?
Marcos Jorge - Tive essa grata oportunidade de ser um dos abonadores do partido em Roraima. Assumi o comando doPRB em maio de 2007 e atualmente sou o presidente estadual mais longínquo. Não é uma missão fácil, porque a cada eleição, conseguir superar metas da anterior, é algo que depende de muito esforço e uma ação conjunta de todos os pares do partido. Se não fosse o sentimento de grupo e de união, não teríamos tido a oportunidade, por exemplo, de ter sido o partido mais votado no pleito eleitoral de 2014. Das 24 vagas na Assembleia Legislativa de Roraima, conquistamos três, com a eleição dos deputados Mecias de Jesus, Gabriel Picanço e Izaías Maia. Além disso, conseguimos manter a cadeira de deputado federal com a reeleição de Jhonatan de Jesus, segundo deputado federal mais bem votado no estado (na eleição anterior havia sido terceiro). Provamos que mesmo sem coligação, mas com bons quadros, temos a possibilidade consistente de conquistar cargos eletivos. Isso nos dá a responsabilidade de buscar, nos próximos pleitos, resultados muito melhores, bem como alavancar as metas, não apenas quantitativas, mas qualitativas.

Agência PRB Nacional – O senhor foi superintendente da Pesca e Aquicultura em Roraima. Como foi a experiência?
Marcos Jorge - Foi uma experiência muito boa. Conseguimos tornar a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Roraima modelo para as demais. Em parceria com o deputado federal Jhonatan de Jesus, conseguimos liberar um projeto para mais de 340 famílias, contemplando a criação de peixes, escavação de tanques, alevinos, ração, capacitação e acompanhamento técnico para os produtores. Hoje, o segundo maior setor produtivo de Roraima é a piscicultura. Dados do IBGE de 2014 revelam que saltamos de 12 mil toneladas para mais de 16,1 mil toneladas de peixes produzidos em tanques escavados em águas continentais, ou seja, um aumento de 30% em aproximadamente um ano. Esse resultado também está atrelado a outras políticas públicas que foram articuladas e implementadas para os profissionais da pesca. Além disso, fizemos uma intensa fiscalização, reduzindo de 11 mil para 6,2 mil os pescadores artesanais inscritos, extirpando aqueles que não exerciam a profissão e qualificando aqueles que realmente necessitavam, assistindo a eles os direitos e benefícios sociais, inclusive, o seguro defeso. Implantamos telecentros em todo o estado, desde a comunidade ribeirinha mais distante, que é Xixuau, até o município de Normandia, no norte do estado. Implementamos também fábricas de gelo, instituímos vários convênios e reativamos o caminhão ‘Feira do Peixe’. Fui, ainda, coordenador do Fórum de Gestores Federais da Presidência da República em Roraima, que é um fórum que reúne todas as superintendências, e creio que isso também foi um voto de confiança dos demais superintendentes de outros ministérios.

Agência PRB Nacional – Em janeiro deste ano, o senhor assumiu a titularidade da Secretaria Estadual de Cultura de Roraima. Como avalia a gestão até o momento? Quais os projetos e principais desafios?
Marcos Jorge – Queremos recuperar a cultura em Roraima. Das estruturas e aparelhos culturais, já conseguimos reformar a galeria de arte, o anfiteatro e estamos concluindo a do Palácio da Cultura, onde está localizada a sede da secretaria. Também conseguimos recuperar a praça do coreto, que também foi totalmente revitalizada. O auditório que recebemos interditado, já está com 80% das suas obras concluídas. Conseguimos resgatar o Arraial de Roraima, que não estava sendo executado há alguns anos e é a festa popular mais tradicional do nosso estado. Ela foi realizada no Parque Anauá e durante dez dias (24 de junho a 03 de julho), realizamos um concurso de quadrilhas, com o repasse de um convênio para 24 grupos juninos, 15 grupos folclóricos. Foram mais de 80 atrações locais, sem o peso de levar artistas de outros estados por um valor exorbitante, uma vez que o Estado de Roraima também passa por um momento delicado na economia. Estamos encarando todas as dificuldades e não estamos ficando de braços cruzados, pois é nosso dever procurar medidas alternativas.
Estou articulando em Brasília, no Fórum de Gestores Culturais, que compreende secretários e gestores da cultura de todos os estados, onde exerço a vice-presidência, recursos para recuperar a Casa da Cultura, que foi a primeira residência oficial do governador. O projeto já está em andamento em parceria como Iphan. Após isso, nossa prioridade será o Teatro Carlos Gomes e a Escola de Música.
Conseguimos, ainda, resgatar um convênio com o Governo Federal que estava parado desde 2007. Já fizemos o repasse de parcelas para nove, dos dez pontos de cultura, totalizando R$ 549 mil para diversos municípios. Agora, vamos ter a oportunidade de dar esse apoio necessário para aqueles que fazem a cultura no dia a dia. Além disso, lançamos o edital da Lei de Incentivo à Cultura, fomentando recurso na ordem de R$ 1,9 milhão já para esse exercício de 2015, com propostas de contrapartida de empresários locais, sendo que 80% do valor está sendo fomentado pelo próprio governo estadual, por meio de renúncia fiscal.
Com todas essa ações, estamos conseguindo aquecer a cultura em nível local, sem ficar de braços cruzados frente às dificuldades. Normatizamos, ainda, tudo aquilo que estava pendente, a exemplo do Fundo Estadual de Cultura, que já passou pelo mérito jurídico da Procuradoria-Geral do Estado e está sob a análise do gabinete civil. Vamos pedir o apoio dos nossos correligionários no Congresso Nacional para a aprovação da PEC 421, para que todos os estados brasileiros também possam receber recursos.

Agência PRB Nacional – Como presidente do PRB Roraima, qual o balanço que o senhor faz das últimas eleições?
Marcos Jorge - Foram mais de 56 mil votos, o que nos deu o primeiro lugar em votos proporcionais no pleito de 2014 no Estado de Roraima. Conseguimos eleger um deputado federal (Jhonatan de Jesus), sendo que das oito vagas que o estado tem direito, nenhum partido político tem mais que uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, mesmo as legendas mais tradicionais. Conquistamos também três cadeiras na assembleia legislativa, com a eleição dos deputados Mecias de Jesus, Gabriel Picanço e Izaias Maia, o que representa, ao lado do PMDB, a maior bancada. OPRB é um partido grande em Roraima. Agora, a meta é fortalecer a legenda não só apenas em escala estadual, mas também em nível municipal. Nas eleições municipais de 2012, lançamos o deputado Mecias de Jesus à prefeitura de Boa Vista, onde obtivemos a segunda colocação, com quase 40% dos votos. Infelizmente, não tivemos o segundo tuno e estamos na expectativa de que no pleito eleitoral de 2016, tenhamos o quantitativo de eleitores acima de 200 mil.

Agência PRB Nacional – Quais as metas do PRB para as eleições municipais do próximo ano? Já existem nomes pré-definidos?
Marcos Jorge - Ainda não temos nomes definidos à disputa eleitoral. Esses fechamentos ainda estão em andamento. Em Roraima, são apenas 15 municípios e as decisões políticas quanto à composição municipal sempre ficam para o ano seguinte. É uma engenharia um pouco mais complicada em relação aos outros estados, onde se tem definições antecipadas.

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, quem é Marcos Jorge?
Marcos Jorge - Sou administrador e mestrando em Tecnologia da Informação. Sou casado com Ana Rafaela Hermogens e pais de três filhos (dois meninos e uma menina que está para nascer). Sou um idealista, acima de tudo, e uma pessoa que não se contenta com o pouco e que sempre procura fazer o melhor.

Fonte e foto: Agência PRB Nacional de Notícias

"REFLETIR"


Miniatura

MONTES CLAROS: ELEIÇÃO MUNICIPAL PODE TER SUPRESAS

Se Paulo Guedes não for candidato a prefeito de Montes Claros como ficará o cenário político de 2016. Já que o PT dificilmente apoiará o provável candidato a reeleição, o prefeito Ruy Muniz ou o seu opositor Humberto Souto.

PT sem candidatura própria abriria um grande espaço para uma terceira força, mas quem seria o nome capaz de aglutinar petistas, o apoio do governador Fernando Pimentel e quem sabe atrair também o PMDB. São especulações que ganham espaço nas articulações de bastidores.

Poderemos ter ainda fatos supreendentes capazes de mexer com o cenário político montes-clarense. É a pré-campanha dando os primeiros passos na principal cidade do Norte de Minas.

REDE GLOBO: CRISE NO FUTEBOL AFASTA ANUNCIANTES

Depois da Coca Cola, futebol da Globo é abandonado pela Volkswagen e pelo Magazine Luiza. Denúncias de corrupção na CBF e fracassos da Seleção espantaram poderosos parceiros. Eles não estarão em 2016…

NASSIF: MAIS UMA VEZ A BOLA ESTÁ COM DILMA

Graças exclusivamente ao amadurecimento institucional, o país começa a voltar para a normalidade política.
Digo exclusivamente porque esta volta à normalidade ocorre apesar da apatia da presidente Dilma Rousseff, que até agora se mostrou incapaz de articular um programa mínimo de governo.
Tem a seu favor o fato de que oposição (com Gilmar Mendes) e imprensa não lhe deram um minuto de folga desde o segundo turno.
***
Agora, ocorre uma confluência de fatores estabilizadores.
Do lado da oposição, a desmoralização do golpismo de fancaria do PSDB de Aécio Neves, Carlos Sampaio e Aloisio Nunes.
Nesse período todo, contando com a retaguarda total da mídia, não logrou desenvolver uma proposta sequer. A inabilidade política foi tal que, ao propor a anulação completa das eleições, Aécio Neves conseguiu jogar fora a única âncora para o impeachment: a parceria com o PMDB.
Conseguiu descontentar os aliados, queimou-se com a opinião pública e com o empresariado e ainda teve que assistir o enterro do aliado Eduardo Cunha.
Essa sucessão de erros políticos é surpreendente em alguém que parecia ter vindo da melhor escola política mineira.
A exposição ao sol desmanchou a imagem de Aécio e levou junto a do PSDB.
É possível que, nos próximos meses, o empresariado paulista e o mercado financeiro passem a apostar na Rede Sustentabilidade, de Marina Silva.
***
O segundo fator de estabilização é a Lei de Direito de Resposta aprovada pelo Congresso e sancionada por Dilma. Ela deverá conter os exageros de uma imprensa que parece ter perdido totalmente o rumo em sua aposta inconsequente no pior.
***
A terceira frente foi essa tentativa canhestra de emplacar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles na Fazenda.
Pode haver discordâncias em relação ao estilo de Joaquim Levy. Pode cometer erros de diagnóstico, mas é um funcionário público responsável que jamais jogaria o país em aventuras.
Além de seu desconhecimento de economia, Meirelles é do tipo que cede o que for necessário para sustentar uma imagem vazia.
Ao sair de cena, dfevolve um pouco de tranquilidade ao cenário econômico.
***
Com as três frentes relativamente apaziguadas, abre-se espaço para o desafio maior: Dilma começar a governar.
Nos últimos dias, assessores presidenciais anunciaram a disposição do governo de ouvir sugestões visando reativar a economia. Dá a impressão que Dilma abrirá concurso para selecionar as melhores sugestões e dar um prêmio para os autores.
Se se indagar de qualquer analista se acredita que a proposta é para valer, a resposta será negativa. Dilma não conseguiu romper a imagem de isolamento que construiu.
***
Se quiser participação, basta recorre aos instrumentos de que dispõe.
Centro relevante de discussão da sociedade civil, o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social) perdeu totalmente relevância no governo Dilma. Agora, com Jacques Wagner na Casa Civil, poderá voltar a ter importância.
Ao mesmo tempo, o governo tem no IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e no CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) dois think tank com bom repertório de diagnósticos e visões de futuro.
***
Há um enorme elenco de estudos, desde as reformas institucionais defendidas por instituições ligadas ao mercado, simplificações tributárias estudadas por Associações Comerciais, políticas industriais e instrumentos de capitalização estudados pela Universidade e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Falta apenas a presidente dar-se conta disso e sair a campo para ouvir, ouvir, ouvir. E, depois, ouvir mais até assimilar os conceitos e, sendo uma pessoa reconhecidamente inteligente, conseguir definir seu segundo governo.
***
A presidente tem resistido bravamente a propostas que, no fundo, buscam desmontar o estado de bem-estar social construído desde a Constituição de 1988.
Falta sair da atitude defensiva e apresentar propostas de governo.

Tags

ANP: CONCURSO PÚBLICO

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anuncia a realização de seu mais novo Concurso Público, com o objetivo de preencher vagas de níveis médio e técnico no cargo de Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural (14 vagas), com especialidade em Química Geral, e também na função de Técnico Administrativo (20 vagas).
Os contratados devem atuar no Distrito Federal e também no Rio de Janeiro, em jornadas de 40h semanais. O edital prevê pagamento de salários iniciais que variam entre R$ 5.689,52 a R$ 5.957,52. No entanto, após a primeira avaliação de desempenho, a remuneração total pode chegar a R$ 6.669,52.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 18 de novembro de 2015, pelo site www.cesgranrio.org.br, até 8 de dezembro de 2015. A taxa de participação é de R$ 55,00 e é necessário que o candidato tenha idade mínima de 18 anos.
A classificação dos candidatos será feita mediante Provas Objetiva e de Redação, que serão realizadas em 26 capitais das Unidades da Federação e no Distrito Federal. Os testes estão previstos para serem aplicados em 31 de janeiro de 2016.
Este Concurso Público tem validade de um ano e há a possibilidade de prorrogação.

MONTES CLAROS: ENCONTRO REGIONAL DO PT NÃO RATIFICOU A PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE PAULO GUEDES

Sem um discurso contudente em torno da pré-candidatura do deputado e secretário de estado, Paulo Guedes a  prefeito de Montes Claros o PT realizou no último final de semana o seu Encontro Regional que reuniu lideranças de várias cidades do Norte de Minas. Na sua fala Guedes pediu ao partido união para vencer s novos desafios. Mas o que chamou mesmo a atenção  foi a ausência de prefeitos petistas. Dos 12 eleitos na região, apenas um deu o ar da graça.

EMPRESA AÉREA: CARGAS PARA NORTE DE MINAS

A Azul Linas Aéreas iniciou o voo internacional ligando Belo Horizonte a Orlando, nos Estados Unidos, mas com foco de fazer transporte de cargas do Norte de Minas para aquele país. O vice-presidente da empresa, Sami Foguel explica que os aviões que fazem  a rota Montes Claros-Belo Horizonte passarão a transportar as cargas comerciais, para depois fazerem a conexão com Orlando.

SERVIDORES MUNICIPAIS E O RISCO DE NÃO RECEBER O 13º INTEGRAL

Servidores de pelo menos 300 prefeituras de Minas Gerais correm o risco de termina o ano sem receber o 13ºsalário de forma integral.

DILMA E LEVY

imagesA presidente Dilma Rousseff demorou a defender Joaquim Levy porque ela mesma quis colocar pressão sobre o ministro da Fazenda a fim de fazer mudanças na política econômica, como aumentar o crédito para alguns setores.
Dilma ficou calada durante toda a semana passada, quando Levy voltou a ser pressionado pelo PT, pelo ex-presidente Lula e por ministros do governo. No entanto, Dilma falou hoje a favor do ministro a fim de dar uma sobrevida a Levy, que se enfraqueceu justamente por falta de apoio dela.
A presidente ainda avalia a conveniência de substituir Levy pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, mas, por ora, esfriou a fritura do ministro da Fazenda.

TRABALHADORES DEVEM FICAR ATENTOS AO PIS

dinheiro no bolsoOs trabalhadores nascidos em novembro poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir desta quinta-feira (19). O saque do benefício pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou por meio do Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 4/10/1988. Para saber se tem direito a receber o benefício de um salário mínimo, o trabalhador pode ligar no 0800 726 0207, opção 1, ou consultar o site da Caixa. O recurso pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2016.

TRAGÉDIA DE MARIANA-MG: R$ 1 BILHÃO VALOR QUE A EMPRESA TERÁ QUE DESEMBOLSAR

983805-barragem002O Ministério Público (MP) de Minas Gerais informou hoje (16) que fechou um acordo com a Mineradora Samarco para pagamento de caução socioambiental de R$ 1 bilhão por conta do rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração em Mariana (MG).
No dia 5, as barragens da Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton, se romperam, formando uma onda de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues e chegou a outras regiões de Minas Gerais e do Espírito Santo. A lama alcançou o Rio Doce, impedindo a captação de água e prejudicando o ecossistema da região.
WILL NUNES: Claro que esse dinheiro não vai trazer de volta os entes queridos que se foram nem recuperar os estragos no meio ambiente. Mas servirá de exemplo para que a mineração Samarco e outras mineradoras invistam mais na segurança e na vida das pessoas. A vida moderna pode até exigir a exploração em busca de riqueza, mas nunca vai tirar das pessoas a felicidade de viver em harmonia com a natureza.

PLANALTO MONITORA O PMDB

:
O governo da presidente Dilma Rousseff acompanha com preocupação o congresso organizado pela Fundação Ulysses Guimarães, do PMDB, que ocorrerá nesta terça (17), em Brasília, e que deve marcar um primeiro movimento de afastamento gradual do partido da administração da petista, segundo a Reuters; a ministros petistas, Temer afirmou que o encontro será para discutir um programa para o país, que poderia ser debatido com o governo Dilma e, se as ideias peemedebistas não forem adotadas, podem ser um programa de governo do partido para 2018; o vice disse ainda que a ala que pede a saída do PMDB do governo é minoritária; no entanto, a Reuters diz que o PMDB realmente inicia um processo de desembarque do governo, mesmo tendo recebido sete pastas na reforma ministerial feita pela presidente em setembro.