quinta-feira, 25 de julho de 2013

É DE PERNAMBUCO O GOVERNADOR MELHOR AVALIADO

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) tem a melhor avaliação entre os 11 governadores avaliados pela pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (25).  O levantamento foi realizado nos 11 Estados produtores de 90% do Produto Interno Bruto industrial (PIB) do País.
Campos, virtual candidato à Presidência em 2014, té aprovado por 58% dos pernambucanos. Beto Richa (PSDB), do Paraná, é o segundo melhor avaliado, com 41%. O terceiro colacado é o governador do Ceará, Cid Gomes, também do PSB, com 40%.
A média do levantamento, que avaliou a popularidade dos governos na Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foi de 28% de aprovação.

SERRA CRÍTICA O GOVERNO DILMA

O ex-candidato à Presidência José Serra (PSDB) atacou a administração da presidente Dilma Rousseff em entrevista na tarde desta quarta-feira (24). Ele criticou a equipe de governo e as opções políticas do Planalto. “Ninguém quer que o PT faça um grande governo, não dá para exigir isso de ninguém, mas é preciso ter algum governo. (...) Não me lembro de um governo tão fraco quanto o que está (agora)”, atacou. “O ponto mais fraco do atual governo é a capacidade de gestão”, atacou o tucano. “Tudo é prioritário. Mas quando tudo é prioridade nada é prioridade”, disse.

GALOOOOOOOOO: KALIL É OVACIONADO PELA A TORCIDA

Alexandre Kalil foi ovacionado pela torcida do Atlético-MG no Mineirão minutos após a conquista inédita da Copa Libertadores em cima do Olimpia. Não à toa: o presidente reergueu o clube praticamente das cinzas desde que assumiu o poder, em 2008 . O título continental coroa este trabalho e coloca a equipe no cenário internacional.

Tão logo foi eleito em meio a uma crise atleticana, Kalil se dedicou principalmente ao controle de dívidas. O presidente reduziu custos e se empenhou para aliviar as contas. Encerrou modalidades para dedicar-se somente ao futebol. A curto prazo, as consequências foram equipes fracas que brigaram dentro de campo para não serem rebaixadas no Brasileirão. A médio e longo prazos, porém, veio o respiro financeiro.

MINISTRO DO STF DIZ QUE O JULGAMENTO DO MENSALÃO PODE DEMORAR AINDA 2 ANOS

O ministro José Antônio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, estima que o julgamento do mensalão vá demorar ainda de um a dois anos para ser concluído. Só então serão executadas as penas. Até lá, os réus devem permanecer em liberdade, inclusive os quatro deputados que hoje exercem mandato.
O STF concluiu em dezembro o julgamento do mensalão condenando 25 dos réus. A fase atual é de análise da primeira leva de recursos. No ano que vem, Toffoli comandará o processo eleitoral ao assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

GOVERNADORES EM BAIXA

Diferentemente das outras pesquisas realizadas pela CNI, o levantamento divulgado nesta quinta-feira (25) também analisou o impacto das manifestações sobre a avaliação de governadores. Foram pesquisados 11 Estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).
As administrações menos populares, são, na ordem, Sérgio Cabral Filho (Rio de Janeiro, com apenas 12% de avaliação positiva), Marconi Perillo (Goiás, com 21%), Tarso Genro (Rio Grande do Sul, com 25%) , Geraldo Alckmin (São Paulo, 26%), Antônio Anastasia  (Minas 35%).
A avaliação pessoal desses governadores segue a mesma lógica. Cabral Filho, governador que vem sendo alvo de frequentes protestos no Rio, é o pior avaliado (29% de ótimo ou bom), seguido por Perillo (34%) e Alckmin (40%).
Na outra ponta, o mais bem avaliado, percentualmente disparado, é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República. Campos tem 76% de avaliação positiva, de acordo com a pesquisa. Seu governo também é o que possui melhor avaliação: 58% consideram sua administração "ótima" ou "boa".
No entanto, como não há pesquisa prévia em relação aos governadores, não é possível estabelecer uma comparação que permita mensurar a queda (ou crescimento) na popularidade deles.
A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em relação à pesquisa sobre o Dilma, os entrevistados foram 2.002, para que fosse mantido o mesmo padrão estatístico das pesquisas anteriores.

MANIFESTAÇÕES AFETAM A POPULARIDADE DE DILMA

As reações da presidente Dilma Rousseff às manifestações de rua ainda não geraram impacto na sua popularidade. A avaliação da população ao seu governo caiu 24 pontos percentuais no período de um mês, depois das manifestações de rua, que são apoiadas por nove em cada dez brasileiros (89%).
As informações são de pesquisa realizada pelo Ibope, por encomenda da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
A queda na avaliação do governo já considera toda as reações do Palácio do Planalto e do Congresso aos protestos que tomaram as ruas das principais cidades brasileiras ao longo do mês de junho. Essas reações também foram analisadas na pesquisa. Conforme o levantamento, 31% dos entrevistados deram nota "zero" para as reações da presidente Dilma às reivindicações.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 deste mês. Portanto, captou tanto as propostas apresentadas publicamente pela presidente Dilma em reação às manifestações, assim como a agenda positiva lançada pelo Congresso e o lançamento do programa "Mais Médicos" pelo governo federal.

PESQUISA OMITE REJEIÇÃO DE ANASTASIA

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)  foi divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que 36% dos eleitores avaliaram como "bom ou ótimo" o governo de Antonio Anastasia (PSDB) em Minas Gerais.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 812 eleitores no estado com mais de 16 anos entre 9 e 12 de julho.

No entanto  o percentual de eleitores que consideram o governo ruim, péssimo ou regular, não foi divulgado.
O Ibope também perguntou aos eleitores se aprovam a maneira de governar de Anastasia, e 50% responderam positivamente. Além disso, 49% disseram que confiam no governador.

O CONSAGRADO MAESTRO ARTHUR MOREIRA LIMA EM PATOS DE MINAS

Na comemoração do aniversário de 80 anos do Sistema FIEMG, os patenses vão ganhar um presente e tanto. A Federação das Indústrias de Minas Gerais vai promover um espetáculo com a Orquestra de Câmara do Sesiminas e o pianista Arthur Moreira Lima em plena Praça do Fórum. A apresentação será neste sábado (27), a partir das 20 horas.

O projeto “Um Piano pela Estrada” traz um concerto do pianista Arthur Moreira Lima, com um repertório que mescla música clássica universal a clássicos da MPB. Ele irá interpretar Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos, intercalando músicas populares de Pixinguinha, Ernesto Nazaret, Luiz Gonzaga e outros. O concerto terá cerca de uma hora de duração. O espetáculo será em um caminhão-teatro de 45 metros quadrados de cena. Inclui os sofisticados pianos de cauda, o palco, som amplificado, iluminação, telão e camarim.

A Orquestra de Câmara do SESIMINAS irá se apresentar com 18 músicos, sob a regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond. Ela completa 27 anos de existência e realiza cerca de 40 apresentações anuais em múltiplos espaços. Atualmente, desenvolve intensa atividade artística, na capital e no interior do estado, consolidando-se como um dos principais grupos camerísticos do país.

O espetáculo dos 80 Anos da FIEMG, gratuito e aberto ao público, integra uma série de apresentações organizadas pelo SESI, que irá percorrer todas as Regionais da FIEMG. De Patos de Minas, seguirá para Divinópolis, na Regional Centro-Oeste, para apresentação no dia 28/07.

fontepatoshoje

FRAUDES NO MAIS MÉDICOS, NÃO IMPEDEM INSCRIÇÕES

O governo detectou que entidades mobilizam médicos para entupir de inscrições o programa Mais Médicos, e desistir depois, tentando inviabilizar o projeto. As inscrições batem recorde, apesar da fraude.

REFORMA POLÍTICA

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 259/13, do deputado João Ananias (PCdoB-CE), que altera para 1º de novembro do ano das eleições a data de posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Caso haja segundo turno, os eleitos tomarão posse um mês após sua realização.

Atualmente, segundo a Constituição, os eleitos assumem o cargo em 1º de janeiro do ano seguinte ao pleito. Inicialmente, a PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à admissibilidade. Se acolhida, terá de ser analisada por uma comissão especial. No Plenário, terá ser aprovada em dois turnos por, pelo menos, 3/5 dos deputados.

A VOLTA DE PIMENTA DA VEIGA

O ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso, Pimenta da Veiga, promete um retorno triunfal à vida política mineira, depois de ficar afastado por 10 anos, para se dedicar "por inteiro" à campanha à Presidência do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

"É preciso que ele tenha um resultado muito significativo, que seja um sinal para o Brasil. Vamos trabalhar para que ele tenha um resultado histórico aqui", disse em entrevista ao Valor.

Pimenta da Veiga diz que já começou a trabalhar e que vai, ao lado de lideranças tucanas, viajar pelo Estado. "Os votos que ele disputou em Minas eram obtidos com mais facilidade. Dessa vez, será para a Presidência. De maneira que queremos transferir o voto e o apoio que ele e Anastasia tiveram para a campanha nacional".

Pimenta da Veiga disse que também ajudará nas conversas e articulações para a campanha do PSDB ao governo de Minas. Atualmente, os possíveis candidatos do partido teriam algo entre 3% a 5% nas pesquisas.

DENÚNCIAS ATINGEM OS TUCANOS

O deputado estadual João Paulo Rillo (PT) protocolou na tarde de hoje (24) ao procurador-geral de Justiça do Estado De São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, pedido de apuração de denúncias de desvios de recursos públicos do Metrô paulistano e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sobre suposto esquema integrado por empresas como Alstom, Bombardier, CAF, Siemens, TTrans e Mitsui, que teriam formado um cartel para desviar recursos dos cofres paulistas. Segundo estimativas da revista IstoÉ, aproximadamente US$ 50 milhões teriam sido desviados para paraísos fiscais.

A representação se baseia em reportagem segundo a qual um suposto esquema formado pelas empresas multinacionais Alstom, Bombardier, CAF, Siemens, TTrans e Mitsui, entre outras, teriam formado um cartel para desviar recursos dos cofres paulistas. Segundo estimativas da revista, aproximadamente US$ 50 milhões teriam sido desviados para paraísos fiscais.

Entre as questões dirigidas ao procurador-geral, Rillo quer saber "por que o governador Geraldo Alckmin, atuando no Executivo há pelo menos 12 anos, como vice e governador de estado, só tomou providências para apurar indícios de fraudes nas licitações e contratos do Metrô e da CPTM após a delação recente da multinacional Siemens?" Também questiona o fato de Alckmin, sabendo "das graves irregularidades", não ter determinado "a realização de auditorias em contratos, com suspeitas de superfaturamento, e provenientes de supostas licitações direcionadas envolvendo o Metrô e a CPTM".

CRESCE A ADESÃO DOS PREFEITOS AO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O programa Mais Médicos, iniciativa criticada pela classe médica, já conquistou a adesão inclusive de prefeitos de partidos da oposição. A medida foi criada por Dilma Rousseff dentro dos cinco pactos em resposta aos protestos de junho.
Segundo um balanço realizado pelo Valor, os percentuais de adesão são menores que os de partidos da base aliada de Dilma, mas não houve boicote. Na oposição, a sigla que menos aderiu ao projeto foi o DEM, com apenas 36% de seus prefeitos cadastrados até ontem. O PPS, por outro lado, tem índices maiores que o de governistas: 50% de seus 125 prefeitos já fizeram o cadastro. Está a frente, por exemplo, de PTB (45%) e PR (41%).
O PSDB foi o terceiro com maior número de inscritos, em parte por ser a segunda maior legenda no ranking de prefeituras.
O PT, terceiro maior partido em número de prefeituras, foi a legenda com maior adesão até ontem, com 57% de suas cidades inscritas. No PMDB, sigla mais forte da coalizão governista e a que controla mais municípios no país, 43% dos prefeitos se credenciaram.

ALÉM DE DILMA, O GOVERNADOR DE MINAS TAMBÉM SENTE FORTE QUEDA NA POPULARIDADE

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgada nesta quinta-feira apontou o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, como o mais bem avaliado entre os 11 Estados da sondagem. Campos teve gestão avaliada como ótima ou boa por 58% da população do Estado. Em segundo lugar, com 41% de avaliação ótima ou boa, aparece o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), seguido pelos do Ceará, Cid Gomes (PSB), com 40%, e, em seguida, o de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), com 36%.

O levantamento apontou que o governador pior avaliado do país foi o do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB). Cabral obteve apenas 12% de avaliação ótima ou boa dos entrevistados. Ele ficou abaixo da média nacional, de 28%. O segundo mais mal avaliado foi o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), seguido pelo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), com 25%, e pelo de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 26%. A pesquisa da CNI foi feita entre os dias 9 e 12, com 7.686 entrevistados com mais de 16 anos de idade, em 434 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

FIFA SE RENDE AO TÍTULO INÉDITO DO GALO

Assim como já havia feito na véspera do grande confronto, o site oficial da Fifa não poupou espaço à final da Libertadores e se rendeu à histórica conquista do Atlético, que, na madrugada desta quinta-feira, levantou o seu primeiro título do torneio continental. O feito do Alvinegro Mineiro foi destaque principal na capa da página da entidade máxima do futebol mundial, que ressaltou o sofrimento enfrentado pelo time até a realização do antigo sonho.

O ressurgimento do craque Ronaldinho Gaúcho, que mudou o panorama no Atlético desde sua chegada, também foi lembrado pela Fifa. Em outra matéria publicada no site, a entidade traz um pouco de como se deu a vinda do jogador para Belo Horizonte e a importância que o meia teve para que o grupo atingisse um novo patamar no futebol mundial.

Agora, o Atlético passa a ter um novo desafio pela frente. Com o título, o time mineiro disputará pela primeira vez o Campeonato Mundial de Clubes da Fifa, de 11 a 21 de dezembro, em Marrocos. Além do Alvinegro, Bayern de Munique (ALE), Monterrey (MEX), Auckland City (NZE) e Raja Casablanca, do Marrocos, já estão classificados para a competição.

GOVERNO DE MINAS CAPTA CRÉDITO BILIONÁRIO PARA INVESTIR EMPAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS

Os programas de pavimentação de estradas que ligam pontos estratégicos em Minas Gerais, bem como de manutenção e recuperação de trechos já asfaltados, vão receber um reforço financeiro para implementação de projetos. O governador Antonio Anastasia anunciou nessa quarta-feira a contratação de operação de crédito de R$ 1,5 bilhão com o Banco do Brasil. Os recursos serão aplicados na execução de obras do Programa Estruturador Caminhos de Minas e do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária (Promg). 

WILL NUNES:

Essa notícia anima a possibilidade do asfaltamento da MG 706 que liga Vazante a BR-040. Reivindicação antiga da população que pode virar realidade.