terça-feira, 30 de agosto de 2011

VAZANTE-MG:FEIRA DE ARTESANATO

Com apoio da Prefeitura Municipal, a Associação Cultural dos Artesãos de Vazante (ACAV) vai realizar uma movimentada feira de artesanato na Praça do Fórum. O evento será no sábado, dia 3 de setembro, com início às 17 horas. A feira contará com exposição e venda de diversos tipos de peças artesanais, como utensílios domésticos, trabalhos em tecidos, madeiras, couros, metais, bijuterias, objetos decorativos e ornamentais. Uma praça de alimentação também será instalada no local, onde terá apresentação de violeiros e outros atrativos para público. A coordenação do evento está a cargo da divisão de Manifestações Folclóricas e Culturais (MEC), da Secretaria Municipal de Educação.

PMDB FARÁ EVENTO PARA MOSTRAR FORÇA NA SUCESSÃO MUNICIPAL

O PMDB fará um congresso nacional no dia 15 de setembro em que pretende dar o pontapé inicial em sua mobilização para as eleições de 2012.

O tema do evento, que deverá levar 3.000 filiados a Brasília, é justamente a discussão de políticas municipalistas.

A ideia do partido é fazer uma demonstração da força eleitoral peemedebista --e, com isso, se cacifar na discussão por alianças para o ano que vem.

Prefeitos de capitais importantes, como Eduardo Paes (RJ), e pré-candidatos com potencial, como o deputado Gabriel Chalita (SP), devem encabeçar algumas das mesas de debates.

KASSAB SAI EM DEFESA DO PSD

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, criticou hoje os partidos que tentam impedir na Justiça a criação de sua nova legenda, o PSD.

Nesta terça-feira, o TRE do Piauí foi o terceiro do país a conceder o registro ao partido, que espera obter na semana que vem o registro nacional no TSE.

"É lamentável ver um partido trabalhar contra a criação de outro em plena vigência do Estado democrático de Direito. E que haja pessoas que estejam algumas décadas atrasadas e não vejam que a ditadura acabou", disse Kassab ao blog no inicio da tarde.

Para o prefeito, o fato de o PSD ter obtido aval em três Estados mostra que ele estava certo quando previu que não haveria risco de o partido não ser criado em tempo de disputar as eleições de 2012.

"Tudo que tinha de ser verificado está sendo, como sempre disse. Quero cumprimentar todos os dirigentes do PSD nos Estados", afirmou.

Ele não quis responder aos ataques proferidos pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que na véspera chamou o partido de "quadrilha" no Twitter.

Ele chamou as afirmações de "levianas e despropositadas", e manifestou "repúdio e desprezo por todos aqueles que tentaram iludir a opinião pública de que a criação do partido não obedeceu os trâmites legais".

PREFEITURAS: O SOBE E DESCE DO FPM

Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja terceira e última parcela do mês já foi depositada nas respectivas contas bancárias das prefeituras, cresceu, em agosto, 17,56% em relação ao mês passado e 10,96% em relação a agosto de 2010.

Os repasses superaram a previsão inicial de aumento de 14%, feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Até agora, as previsões da STN são de queda de 13% em setembro em relação a agosto e aumento de 16% em outubro em relação a setembro. As previsões poderão sofrer ajustes até o próximo dia 9.


MENOS ETANOL, NA GASOLINA

O governo decidiu nesta segunda-feira reduzir de 25% para 20% o teor de álcool anidro misturado à gasolina vendida nos postos do país. A medida será tomada para tentar evitar a falta de etanol no mercado, já queo preço do combustível tem aumentado muito nas últimas semanas.

Ou seja, o governo espera que, com mais álcool no mercado,já que o percentual de mistura obrigatório na gasolina irá diminuir, não haja risco de desabastecimento. Ao mesmo tempo, espera-se redução no preço do litro da gasolina.

CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA DEVE FICAR ATENTO A TARIFA SOCIAL

Os consumidores de energia classificados nos critérios de baixa renda e que utilizam entre 40 quilowatts-hora (kWh) e 65 kWh por mês têm até a próxima quinta-feira (1º) para se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e garantir a manutenção dos descontos previstos na Tarifa Social de Energia Elétrica.

O prazo para quem gasta mais energia já venceu e para quem tem consumo entre 30 kWh e 40 kWh a data final para o cadastramento é 1º de outubro. Os consumidores que gastam menos de 30 kWh mensais têm até o dia 1º de novembro para se cadastrar. Até o fim do ano, todas as famílias que têm direito ao benefício devem estar com a situação regularizada.

Quem ainda não está inscrito no Cadastro Único deve procurar a Secretaria de Assistência Social de seu município ou entrar em contato com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome pelo número 0800-7072003. Depois da inscrição, o consumidor deve comparecer à distribuidora, que vai encaminhar as informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

DEPOIS DO DEM, AGORA É A VEZ DO PTB QUERER MELAR O PSD

Segundo matéria da Folha de São Paulo, o PTB entrou com mais uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a criação do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab. Na ação, o partido questiona a coleta de assinaturas de apoio e diz que incorporou a sigla PSD em 2003.

Segundo o PTB, o PSD, extinto em 1965, foi reativado na década de 1980 por Nabi Abi Chedid, morto há quatro anos. O PTB argumenta que a sigla foi incorporada em 2003 quando Chedid assumiu a presidência do diretório paulista. “Não houve uma fusão. O que houve foi incorporação, ou seja, o partido menor está contido no maior e, sua sigla, passou a pertencer ao majoritário”, diz a ação.

PT QUER ENGOLIR O PMDB

Oito meses de administração Dilma Rousseff depois, o PMDB concluiu que o sonho da Vice-Presidência – um passaporte para ingressar no futuro governo maior do que saíra da Era Lula e disputar de igual para igual com o PT – virou pesadelo. Além de perder espaço no ministério, o partido luta para não ser subjugado por petistas no Congresso e nas urnas de 2012, assombrado com a perspectiva de encolher nas eleições municipais.

Os peemedebistas comandam hoje apenas cinco ministérios, enquanto o PT acumulou mais poder com 17 ministros e pastas de alta relevância política, como Saúde e Comunicações – antes na cota do PMDB.

“Mas não adianta chorar o leite derramado. O partido virou esta página”, conforma-se o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), argumentando que o relacionamento com a presidente Dilma Rousseff tem melhorado.

O que preocupa peemedebistas não é a interlocução com o Planalto, mas a disputa eleitoral do ano que vem. “Vamos ser aniquilados nas prefeituras”, prevê o deputado Eduardo Cunha (RJ), escancarando o temor que a cúpula do partido só manifesta nos bastidores.

GREVE DOS PROFESSORES

O governador Antonio Anastasia fez seu primeiro pronunciamento sobre a paralisação dos professores da rede estadual na manhã de ontem (segunda-feira 29), durante coleta de imprensa agendada para falar somente sobre o assunto.

Em conversa com a imprensa, o governador disse que o governo já solicitou que Alceu Marques, procurador geral de Justiça de Minas, marque uma nova reunião com representantes dos professores para que negociações sobre o fim da greve sejam feitas.