terça-feira, 28 de julho de 2015

MONTES CLAROS: TADEUZINHO CANDIDATO A PREFEITO?


Ganha força nos bastidores do PMDB o nome do deputado estadual e secretário de estado, Tadeu Martins ( tadeuzinho) para sair candidato a prefeito de Montes Claros. Os defensores da candidatura própria alegam que a candidatura do deputado fortalece a legenda na cidade e não causaria nenhum desgaste para Tadeuzinho, já que caso não obtenha sucesso retornaria normalmente a sua cadeira na Assembleia Legislativa.
Além disso, outro fator que alimenta a candidatura é o projeto do PMDB de lançar candidatura própria em todas as grandes cidades do país visualizando lançar em 2018 candidatura própria para presidente.
Apesar de negar publicamente, nos bastidores as pessoas próximas de Tadeuzinho dizem que ele já estaria aceitando a ideia para enfrentar o grande desafio político da sua vida.
Até lá os peemedebistas estariam pensando em convencer o vice-prefeito José Vicente a lançar seu nome para disputar uma cadeira na Câmara Legislativa de Montes Claros.
Outro fato também importante segundo alguns peemedebistas é a crise na saúde envolvendo o município e o estado. Isso daria munição para um discurso forte do PMDB na eleição do próximo ano.
Claro! Muita água ainda vai passar debaixo da ponte, mas na verdade o cenário político começa a se desenhar na cidade da arte e da cultura.










AÉCIO FICANDO ISOLADO


O senador Aécio Neves não reclama à toa da reunião entre a presidente Dilma e os 27 governadores na quinta-feira, que ele chamou de “desnecessária". Chamada por Dilma, a reunião pode resultar numa aliança que funcionará como eficiente rede de proteção à presidente contra os adversários que tentarão derrubá-la. A informação do Planalto é de que todos já confirmaram presença. Inclusive os dez governadores de oposição, que incluem os tucanos Geraldo Alckmin e Marconi Perillo.
A presença dos tucanos reflete também a divisão interna do PSDB. Enquanto a direção partidária, sob o comando de Aécio, prepara inserções no rádio e na televisão convocando para as manifestações contra Dilma e o governo no dia 16 de agosto, Alckmin e Perillo vão discutir a conjuntura política e econômica, a governabilidade e a reforma do ICMS com a presidente, que deve estar acompanhada por ministros políticos e econômicos.
Nem o impeachment, que deixaria o governo para o peemedebista Michel Temer, nem a impugnação da chapa Dilma-Temer pelo TSE, que levaria à convocação de nova eleição, interessam a Alckmin e Perillo. Ambos estão tratando de se credenciar como candidatos presidenciais do PSDB para a disputa de 2018, certos de que o ciclo de governos petistas deve se encerrar pelas urnas, não por atalhos. E para se credenciarem, têm interesse numa agenda federativa.
WILL NUNES:
Sem nenhuma grande proposta para ajudar o Brasil sair da tal crise. Aécio Neves mostra a cada dia que só tem uma meta na cabeça. Tentar derrubar o governo da presidenta Dilma, como se isso resolvesse todos os problemas do país. 
E o pior! Com o apoio da grande mídia e setores conservadores da sociedade criam uma pauta negativa  deixando transparecer que a crise se revolve com um toque de mágica.Escondendo do povo como governa os tucanos, Aécio, por exemplo quando governou  Minas (deixou um rombo) e Alckmin em São Paulo continua pedalando. Gente, gente! É hora de abrir o olho, problema só se resolve com trabalho, trabalho, trabalho e muito trabalho......Sem essa de grandes ideias e soluções fáceis, esse filme nós já conhecemos.

LUIS NASSIF: PRENDERAM O PAI DO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO

Na operação Eletrobrás, a Lava Jato prendeu o Almirante Othon Luiz Pereira da Silva. Seu nome apareceu na delação premiada de Danton Avancini, diretor da Camargo Correia, que lhe teria feito três pagamentos.
Ainda há que se esperar o processo final. Hoje em dia tem-se um grupo de procuradores e delegados avalizados por um juiz e, por um conjunto de circunstâncias históricas, donos do poder absoluto de levantar provas, julgar e condenar sem a possibilidade do contraditório, valendo-se de forma indiscriminada da parceria com grupos jornalísticos.
Em outros momentos, o uso indiscriminado de denúncias por jornais produziu grandes enganos e manipulações.
É possível que Othon seja culpado, é possível que não seja, pouco importa: desde hoje está na cadeia o pai do programa nuclear brasileiro.
O Brasil deve a Othon o maior feito de inovação da sua história moderna: o processo de enriquecimento de urânio através de ultra centrífugas. Foi um trabalho portentoso, que sobreviveu às crises do governo Sarney, ao desmonte da era Collor, aos problemas históricos de escassez de recursos, enfrentando boicotes externos, valendo-se de gambiarras eletrônicas para contornar a falta de acesso a componentes básicos, cuja exportação era vetada por países que já dominavam a tecnologia.
Aqui, um perfil de Othon trazido pelo nosso blogueiro Athos:

Quem é Othon Luiz Pinheiro da Silva? 
 

No dia 14 de Setembro desse ano(artigo de 2011), o Dr. Othon Luiz Pinheiro da Silva recebeu o título de Pesquisador Emérito do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) durante a comemoração dos 55 anos do instituto (veja o evento nesse link). Chamado até de "lenda viva" na cerimônia, há quem diga que conhecer a carreira de Othon é conhecer a História da energia nuclear no País. 

E você leitor, sabe quem é "esse cara"?


CURRICULUM VITAE

Nascido em 1939 em Sumidouro (RJ), Othon formou-se pela Escola Naval em 1960, iniciando sua carreira na Marinha no quadro de Oficiais do Corpo da Armada. Formou-se em Engenharia Naval pela Escola Politécnica de São Paulo em 1966, atuando como engenheiro naval do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) entre 1967 e 1974. Em 1978, Othon obteve sua especialização em engenharia nuclear no Massachussetts Institute of Technology (MIT). 

Foi Diretor de Pesquisas de Reatores do IPEN entre 1982 e 1984 e foi fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para Submarinos entre 1979 e 1994. Exerceu o cargo de Diretor da Coordenadoria de Projetos Especiais da Marinha (COPESP), atual Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), de 1986 a 1994. 

É o autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio e da instalação de propulsão nuclear para submarinos. 

Atingiu, na Marinha do Brasil, o mais alto posto para os Engenheiros Navais: o de Vice-Almirante. 

Desde outubro de 2005, exerce a presidência da Eletronuclear – Eletrobrás Termonuclear, empresa sediada no Rio de Janeiro, responsável pela construção e pelo gerenciamento das usinas nucleares brasileiras. 

Já recebeu diversos prêmios, entre os quais a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico por serviços prestados à ciência e à tecnologia, prêmio este oferecido em 1994 pelo então presidente da República Itamar Franco.

MONTE CLAROS: COMUNICADO DA COPASA - VAI FALTAR ÁGUA

A Copasa informa que o abastecimento de água dos bairros Morrinhos, Santa Rita I e II, Vila Luiza, Sumaré, Cidade Nova, São Judas, Vila Greice, Morada do Parque, Morada da Serra, Major Prates, Jardim São Geraldo, Sagrada Família, Santo Expedito, Maria Cândida, Funcionários, São Luiz, Vila Santa Maria, Vila Guilhermina, Morada do Sol, Jardim Liberdade, Canelas I e II, João Botelho, Conjunto Joaquim Costa e partes do Ciro dos Anjos e do Ibituruna, em Montes Claros, será interrompido neste domingo, 26, para manutenção em equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morrinhos. A normalização será gradativa no decorrer da noite do mesmo dia, 26.

MONTES CLAROS: PAULO GUEDES NA CORDA BAMBA!


Talvez o fato de está com a sua candidatura nas mãos da justiça, já que foi condenado por improbidade administrativa o deputado estadual e secretário de estado, Paulo Guedes esteja tão sumido do ponto de vista da oposição ao governo  Ruy Muniz.

Considerado a bem pouco tempo como o principal nome oposicionista, Guedes resolveu não se expor, pelo menos até agora ao debate público aos temas relacionados ao município.

Sua ausência no cenário político montes-clarense deixa uma série de dúvidas se vai mesmo disputar a cadeira de prefeito em 2016.

Além do problema na justiça, ainda tem que conviver com o desgaste que sofre o seu partido, PT na região, diante do grande desgaste da presidenta Dilma.

O momento requer mesmo muita reflexão. Mas acontece que a eleição já está batendo na porta. Caso não seja candidato quem o PT lançará?

Esta é uma pergunta que não quer calar. Já que os petistas sabem da importância de ter uma candidatura própria para disputar a prefeitura de uma das principais cidades do estado.

CORDA BAMBA!

Até lá parece existir apenas dois caminhos: Paulo Guedes assume logo que é pré-candidato e aposta na sua inocência na última instância do judiciário ou abre o caminho de vez para um outro petista, já que o partido nem cogita apoiar outro nome que não seja da legenda em 2016.



FOLHA DE S. PAULO: CUNHA A CAMINHO DE PERDER O PODER

:
De acordo com o jornal FOLHA DE S.PAULO de Otavio Frias, “em seis meses, renovadas acusações de corrupção fazem diminuir de forma expressiva o apoio que o presidente da Câmara recebe”; “Cunha já não ostenta tantos asseclas dispostos a defendê-lo. Mais que isso, mesmo entre seus correligionários começa a ganhar corpo uma ideia que pareceria impensável semanas atrás: seu afastamento do cargo”.

INSCRIÇÕES NO FIES

O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (27), as regras para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições começam na próxima segunda-feira (3) e vão até as 23h59 do dia 6. As informações foram publicadas na edição desta segunda do “Diário Oficial da União”.
De acordo com o edital, as inscrições para o Fies seguirão um modelo diferente das edições anteriores. Agora, os estudantes deverão se candidatar para uma seleção por meio de um sistema semelhante ao usado no Sisutec. As inscrições serão feitas pelo site .http://fiesselecao.mec.gov.br, que, até o início da manhã desta segunda, ainda estava fora do ar

CONCURSO PARA ADVOGACIA GERAL DA UNIÃO


Começaram as inscrições para o concurso da Advocacia Geral da União (AGU), que oferece 84 vagas para o cargo de Advogado Geral da União, categoria 2. As inscrições custam R$ 195, seguem até às 23h59 do dia 17 de agosto e devem ser feitas no site Cespe/UNB. O salário oferecido é de R$ 17.330,33, com jornada de trabalho de 40h semanais.Confira o edital do concurso.
Para concorrer no concurso, os candidatos devem possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

VAGAS NO IBGE


O Diário oficial da União, desta segunda-feira (27), divulgou nova autorização para concurso público, expedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). É a vez do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que deverá lançar edital com 600 vagas, de nível médio e superior.
Segundo a portaria 302, o regulamento da seleção deverá ser divulgado até janeiro de 2016, mas o provimento dos cargos poderá ser feito já a partir de dezembro deste ano. Do total de oportunidades, 460 são para o cargo de técnico em informações geográficas e estatística; 90 para analistas de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística; e 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística.

FALTA DE SONO FAZ MAL A SAÚDE


como-dormir-melhorAs pessoas que se vangloriam sobre encarar o dia tendo dormido menos de cinco horas devem saber que esse hábito faz tão mal para a saúde quanto fumar, por causa do dano que pode ser causado pela privação de sono, declarou o neurocientista da Universidade de Oxford Russell Foster.
O comentário do pesquisador segue estudos que sugerem que trabalhar no turno da noite acelera o processo de envelhecimento e está ligado ao aumento dos riscos de câncer, doenças cardíacas e diabetes do tipo dois. Foster, diretor do Instituto de Neurociência de Sono e Ciclo Circadiano, apelou para uma mudança de atitudes no sentido de ir dormir cedo.

ATO PÚBLICO EM NOME DE EDUARDO CAMPOS DEVE REUNIR DILMA E AÉCIO

O PSB reforça nesta semana convite para ato público no Recife no dia 10, quando Eduardo Campos completaria 50 anos. O evento pode reunir Lula, Dilma, Marina Silva e Aécio Neves, todos na lista de convidados. A informação é de Vera Magalhães, hoje na Folha de S.Paulo.
Eduardo Campos, ex-presidente nacional do PSB e ex-governador de Pernambuco, completaria 50 anos no próximo dia 10 de agosto. Para marcar a data, a Comissão Executiva Nacional do PSB realizará reunião extraordinária na capital de Pernambuco na segunda-feira (10). O evento acontece no Salão Panorâmico do Hotel Golden Tulip Recife Palace.
Eduardo Campos morreu aos 49 anos, em 13 de agosto de 2014, em um acidente aéreo, durante a campanha presidencial. Economista por formação, teve importante trajetória política: foi Secretário de Estado, Deputado Federal, Ministro, Governador e presidente nacional do PSB. Como governador reeleito, conquistou a aprovação de aproximadamente 90% dos pernambucanos e foi eleito, por cinco vezes, o melhor governador do país.

PT E PSDB


PT_X_TUCANO_ACUSA_OESO PT promete “guerra” à oposição no Congresso, na volta do recesso, em reação ao que considera ofensiva orquestrada para atingir Lula. Senadores e deputados vão responder a ataques nas tribunas e “partir para cima” de caciques tucanos como Aécio Neves (MG) e Cássio Cunha Lima (PB), ambos ex-governadores.
A estratégia será cobrar que a Lava Jato aprofunde investigações sobre a relação das empreiteiras com governos do PSDB em Estados como São Paulo e Minas Gerais. De um senador petista que esteve com o ex-presidente na semana passada, ao explicar a reação da sigla: “Mexer com a Dilma tudo bem, mas com o Lula não!”.

DILMA NA REDE SOCIAL

dilmaPC
Com a intenção de ampliar a participação da sociedade na elaboração de programas do governo, a presidenta Dilma Rousseff lança hoje (28) um novo canal de comunicação com a população na internet. Com o nome Dialoga Brasil, o site será criado para estimular a participação digital nas atividades governamentais.
A cerimônia está marcada para as 15h, em Brasília. A intenção é receber a colaboração de internautas com propostas e opiniões sobre os programas governamentais, com o objetivo de melhorá-los. Um perfil com o tema circula nas redes sociais e tem incentivado a interação da sociedade sobre as ações do governo.
Criado há dois dias, o perfil Dialoga Brasil no Facebook apresenta algumas imagens com questionamentos aos internautas, como “O Samu é ambulância de pobre?”, “A prova do Enem deve ser digital?”, “Bolsa Família é ‘dar o peixe’?”. Na rede social, mais de 2,2 mil pessoas curtiram a página. No twitter, o endereço da plataforma é seguido por 133 internautas.

MONTES CLAROS: POLÍTICA FERVENDO


chaleiraNos bastidores da política de Montes Claros a coisa anda fervendo. A crise na saúde é o assunto do dia entre os prováveis candidatos a prefeito da cidade. De Humberto Souto, passando por Jairo, Athos e Paulo Guedes o tema parece ser o principal prato da eleição de 2016.