quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PAULO HENRIQUE AMORIM - LEONARDO BOFF EM DEFESA DO PAPA FRANCISCO


Meus caros, o companheiro Leonardo Boff, solicitou a Carta Maior a edição e publicação de uma Petição Pública com uma Carta  aberta de apoio ao Papa Francisco, escrita no II Congresso de Teologia Continental, realizado em Belo Horizonte, sob o lema: "Igreja que caminha no Espírito a partir dos Pobres ", tendo em vista a campanha de forte oposição por grupos de dentro e de fora dos quadros eclesiais.


Essa Carta já foi assinada por mais de 300 pessoas do Brasil e do mundo,  como informa Leonardo Boff, no texto de esclarecimento abaixo.


Assim, estou conclamando a todos, mesmo os que já assinaram a Carta, a assinarem a Petição Pública que faremos publicar no dia de hoje (12/11). Para que possamos incluir seu nome logo abaixo da íntegra do documento, necessito que vc formalize o apoio, respondendo este e-mail.



Esclarecimento



Há uma campanha mundial e especialmente dentro da Cúria Romana de forte oposição ao Papa Francisco, especialmente ao seu modo carinhoso e informal que caracteriza seu estilo de ser Pastor da Igreja Universal e bispo de Roma. Grupos fortes dentro e fora dos quadros eclesiais objetivam desestabilizar e até ridicularizar seu modo de ser Papa, despojado dos símbolos de poder, bem no estilo de São Francisco de Assis de quem tomou o nome. No II Congresso de Teologia Continental, realizado em Belo Horizonte entre os dias 26-30 de outubro sob o lema  “ Igreja que caminha no Espírito a partir dos Pobres” resolveu escrever esta carta aberta em apoio ao Papa Francisco. Logo aderiram cerca de 300 pessoas do Brasil, de toda  América Latina, do Caribe e de representantes da Europa, do Canadá e dos Estados Unidos. Pedimos  divulgarem esta carta e testemunharem a sua adesão para o e-mailapoyoalpapafrancisco@yahoo.com                         


Lboff               


********************************                        


Carta de apoio ao Papa Francisco



Querido Papa Francisco,


Somos muitos na América Latina, no Caribe e noutras partes do mundo que acompanhamos com preocupação a oposição e os ataques que lhe fazem minorias conservadoras, mas poderosas de dentro e de fora da Igreja. Perplexos, assistimos a algo inusitado nos últimos séculos: a tomada de posição de alguns cardeais contra o seu modo de conduzir o Sínodo e, mais que tudo, a Igreja Universal.


A carta estritamente pessoal, dirigida ao Sr. por um grupo de Cardeais, foi vasada para a imprensa, como já havia sucedido com sua encíclica Laudato Si’, em clara violação dos princípios de um jornalismo ético.


Tais grupos postulam uma volta ao modelo de Igreja do passado, concebida mais como uma fortaleza fechada do que como “um hospital de campanha sempre aberto para acolher quem lhe bata às portas”; Igreja que deverá “procurar e acompanhar a humanidade de hoje não com portas fechadas, o que trairia a si mesma e a sua missão e que, em vez de ser uma ponte, se tornaria uma barreira”. Estas foram suas corajosas palavras.


As atitudes pastorais do tipo de Igreja proposto em seus discursos e em seus gestos simbólicos se caracterizam pelo amor caloroso, pelo encontro vivo entre as pessoas e com o Cristo presente entre nós, pela misericórdia sem limites, pela “revolução da ternura” e pela conversão pastoral. Esta implica que o pastor tenha “cheiro de ovelha” porque convive com ela e a acompanha ao longo de todo o percurso.


Lamentamos que tais grupos, o mais que fazem é dizer não. Recordamos a esses nossos irmãos as coisas mais óbvias da mensagem de Jesus. Ele não veio dizer não. Ao contrário, ele veio dizer sim. São Paulo na segunda Epístola aos Coríntios nos recorda que “o Filho de Deus sempre foi sim, porque todas as promessas de Deus são sim em Jesus” (2 Cor 1,20).


No evangelho de São João, Jesus afirma explicitamente: ”Se alguém vem a mim eu não o mandarei embora” (Jo 6,37). Podia ser uma prostituta, um leproso, um teólogo medroso como Nicodemos: a todos acolhia com amor e misericórdia.


A característica fundamental do Deus de Jesus, “Abba”, é sua misericórdia ilimitada (Lc 6,36) e seu amor preferencial pelos pobres, doentes e pecadores (Luc 5,32; 6,21). Mais que fundar uma nova religião com fieis piedosos, Jesus nos veio ensinar a viver e a realizar a mensagem central do Reino de Deus, cujos bens são: o amor, a compaixão, o perdão, a solidariedade, a fome e sede de justiça e a alegria de todos sentirem-se filhos e filhas amados de Deus.


Os intentos de deslegitimar seu modo de ser bispo de Roma e Papa da Igreja universal, guiando-se mais pela caridade do que pelo direito canônico, mais pela colegialidade e pela cooperação do que pelo exercício solitário do poder serão vãos, porque nada resiste à bondade e à ternura das quais o Sr. nos dá um esplêndido exemplo. Da história aprendemos que, onde prevalece o poder, desaparece o amor e se extingue a misericórdia, valores centrais da sua pregação e da de Jesus.


Neste contexto, face à nova fase planetária da história e às ameaças que pesam sobre o sistema-vida e o sistema-Terra corajosamente apontadas em sua encíclica Laudato Si’sobre “o cuidado da Casa Comum” queremos cerrar fileiras ao seu redor e mostrar nosso inteiro apoio à sua pessoa e ministério, à sua visão pastoral e aberta de Igreja e à forma carismática pela qual nos faz sentir novamente a Igreja como um lar espiritual. E são tantos de outras igrejas e religiões e do mundo secular que o apoiam e o admiram pelo seu modo de falar e de agir.



Não é destituído de significação o fato de que a maioria dos católicos vive nas Américas, na África e na Ásia, onde se constata grande vitalidade e criatividade em diálogo com as diferentes culturas, mostrando vários rostos da mesma Igreja de Cristo. A Igreja Católica é hoje uma Igreja do Terceiro Mundo, pois somente 25% dos católicos vivem na Europa. O futuro da Igreja se decide nessas regiões onde sopra fortemente o Espírito.


A Igreja Católica, não pode ficar refém da cultura ocidental que é uma cultura regional, por maiores méritos que tenha acumulado. É preciso que se des-ocidentalize, abrindo-se ao processo de mundialização que favorece o encontro das culturas e dos caminhos espirituais.


Querido Papa Francisco: o Sr. participa do mesmo destino do Mestre e dos Apóstolos que também foram incompreendidos, caluniados e perseguidos.


Mas estamos tranquilos porque sabemos que o Sr. assume tais tribulações no espírito das bem-aventuranças. Suporta-as com humildade. Pede perdão pelos pecados da Igreja e segue as pegadas do Nazareno.


Queremos estar ao seu lado, apoiá-lo em sua visão evangélica e libertadora de Igreja e do mundo, conferir-lhe coragem e força interior para nos atualizar, por palavras e gestos, a Tradição de Jesus feita de amor, de misericórdia, de compaixão, de intimidade com Deus e de solidariedade para com a humanidade sofredora.


Enfim, querido Papa Francisco, continue a mostrar a todos que o evangelho é uma proposta boa para toda a humanidade, que a mensagem cristã é um força inspiradora no “cuidado da Casa Comum” e geradora de uma pequena antecipação de uma Terra reconciliada consigo mesma, com todos os seres humanos, com a natureza e principalmente com o Pai que mostrou ter características de Mãe de infinita bondade e ternura. 


Ao final, poderemos juntos dizer: “tudo é muito bom”(Gn 1,31)
WILL NUNES:
É, amigos preferir  os pobres não é nada fácil. Me recordo de uma letra /música do Zé Geraldo que  diz o seguinte:
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer

Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar

Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar

Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar

WILL NUNES
Para complementar a letra que é maravilhosa, eu diria que até para entrar na igreja hoje tá difícil. Que o diga o Papa Francisco.

CUNHA USOU ATÉ O NOME DA MÃE EM CONTA NA SUÍÇA

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), forneceu o nome da mãe como contrassenha a ser usada em consultas ao banco suíço Julius Baer. A informação consta dos documentos de abertura da conta Triumph-SP, uma das quatro atribuídas ao deputado pela Procuradoria Geral da República.
Para investigadores envolvidos no caso, trata-se de mais um indicativo de que os recursos no exterior eram diretamente controlados pelo peemedebista.

Entre os procedimentos de segurança, o banco exige que o cliente responda a uma pergunta secreta, definida no momento da criação da conta. Ela serve para acessar o serviço de helpdesk (suporte técnico).

A questão escolhida na abertura da Triumph-SP foi "O nome de minha mãe". A resposta a ser dada, preenchida numa das fichas de abertura, era "Elza". O deputado é filho de Elza Cosentino da Cunha.
Para os investigadores, o uso de informações pessoais para acessar a conta enfraquece os argumentos de Cunha, que desde a semana passada afirma não ter ingerência sobre os valores nela depositados.

Em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo", publicada no sábado passado, o presidente da Câmara afirmou ter repassado recursos de seus negócios no exterior, entre eles a venda de carne enlatada na África, para agentes fiduciários, os quais seriam os responsáveis pela administração dos ativos.

A Triumph-SP seria uma conta de truste, ou seja, uma conta de "confiança", gerida por terceiros com autorização do deputado. "Contratei o truste, os ativos passaram para o truste, para sua gestão. Sou o beneficiário em vida, como se eu fosse 'usufrutuário' do bem", disse Cunha.

DEPOIS DA COMPRA DE AERONAVE DEPUTADOS PENSAM EM DEIXAR O PROS

Os deputados do PROS no Rio Grande do Norte, que vem articulando para deixar o partido, tem um motivo a mais agora para pedir desfiliação.
A megalomania da executiva nacional do partido vem irritando o presidente no Estado, o deputado federal Rafael Motta, que ontem emitiu nota de repúdio ao mais recente ato do presidente nacional Eurípedes Júnior, que comprou um helicóptero com recursos do fundo partidário, sob justificativa esfarrapada que o PROS tem que chegar em todos os municípios do Brasil, mas que a maioria não dispõe de pista de pouso.
E quem é o presidente nacional do PROS?
Vendedor por profissão, evangélico, foi vereador no município de Planaltina de Goiás e hoje é terceiro suplente de deputado federal pelo estado de Goiás.
É filho da Pastora Dona Aparecida, que preside a a fundação ligada ao partido e também o PROS Mulher.
Além do helicóptero polêmico adquirido agora, o diretório nacional do PROS já havia comprado um avião, uma produtora de vídeo, uma gráfica…
A sede do PROS em Brasília funciona em uma mansão à beira do lago.
Outra insatisfação dos políticos com mandato no PROS, no caso do RN, de Rafael Motta, que garante ao partido representação no Congresso, é a participação única de Eurípedes Júnior na propaganda eleitoral.
Nenhum parlamentar tem participação nos programas e inserções.
Então…motivos de sobra, além da gota d’água para articular, junto à justiça eleitoral, a debandada do partido.
Abaixo a nota de repúdio emitida pelo PROS do Rio Grande do Norte:
NOTA DE REPÚDIO
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) do Rio Grande do Norte vem por meio desta nota repudiar a atitude da Executiva Nacional do partido de comprar um helicóptero modelo Robinson R66 Turbine, de prefixo PP-CHF, no valor de R$ 2,4 milhões, com recursos oriundos do fundo partidário, como noticiado hoje (11) pelo jornal Folha de São Paulo.
O diretório estadual da legenda afirma que no atual cenário da política brasileira, os partidos políticos devem ser exemplos na administração dos seus recursos, principalmente por tratar-se de dinheiro público. A aquisição do helicóptero não pode ser posta como uma ação de fortalecimento da legenda, o que deve acontecer por meio da valorização dos seus quadros e da concessão de autonomia aos diretórios e comissões estaduais e municipais do partido.
O PROS-RN afirma ainda que os integrantes do partido no Estado não foram consultados e nem comunicados deste ato da Executiva Nacional e reitera a sua desaprovação a atos como o noticiado hoje, que não estão de acordo com a ética e a moral da sociedade brasileira.
Rafael Motta – Presidente estadual do PROS-RN

fonte: thaisa galvão

MONTES CLAROS: VEM AI! A FESTA DO PEQUI

Estão abertas as inscrições para a oficina de Gastronomia e Cultura que acontece de 4 a 6 de dezembro durante a 25º Festa Nacional do Pequi em Montes Claros. A premiação do concurso acontecerá um dia após a disputa os participantes, dia 06 de dezembro, na praça dos Jatobás. Para o primeiro lugar, o prêmio será de R$ 3.000. Já para o segundo lugar o prêmio de R$ 1.000 e o terceiro R$ 5.000;

BLUETOOH SEGURANÇA PARA A SUA MALA

20151110170725456190eEm uma viagem, poucas coisas são tão frustrantes quanto chegar ao aeroporto de destino e descobrir que sua mala não chegou com você.
Para evitar o sofrimento de quem tem a bagagem extraviada e aumentar a segurança, australianos criaram um cadeado com tecnologia Bluetooth que pode ser sincronizado com smartphones Android e iOS e funciona por meio de um aplicativo móvel. Os idealizadores expuseram o projeto em um site de financiamento coletivo para levá-la adiante.

PLANO CONTRA A MALÁRIA

malariaO Ministério da Saúde lançou  o Plano de Eliminação da Malária do Brasil. O documento fornece orientações para os municípios e define estratégias para o diagnóstico, tratamento e controle da doença.
A medida faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que têm como meta a redução de pelo menos 90% dos casos até 2030 e da eliminação da malária em pelo menos 35 países.

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO: BRASIL E ARGENTINA

brasil_argentina
Com a volta de Neymar, a seleção brasileira encara nesta quinta-feira (12) a Argentina, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias da Copa de 2018, em mais um capítulo da maior rivalidade do futebol sul-americano. Os argentinos não poderão contar com três de suas principais estrelas – os atacantes Messi, Agüero e Tevez, todos lesionados – no duelo, que será realizado às 22h pelo horário de Brasília (21h no Rio Grande do Norte), no Estádio Monumental de Nuñez.
A partida entre os dois tradicionais rivais é válida pela terceira rodada das eliminatórias e terá um valor ainda maior para os donos da casa porque os argentinos ainda não conquistaram nenhuma vitória na competição. No mês passado, a equipe dirigida pelo treinador Tata Martino foi derrotada em casa pelo Equador, por 2 a 0, na estreia da campanha por uma vaga na Copa. Na rodada seguinte, a Argentina ficou no empate em 0 a 0 contra o Paraguai, em Assunção.
Já o Brasil chega para o jogo com os argentinos após uma vitória sobre a Venezuela, em Fortaleza, por 3 a 1, na segunda rodada das eliminatórias. A seleção brasileira, no entanto, também precisa de um bom resultado para superar a desconfiança dos torcedores depois da derrota na estréia contra o Chile, por 2 a 0.
Para a partida desta quinta, o técnico Dunga fez mistério sobre a escalação do Brasil. A definição dos 11 que entram em campo só deve sair uma hora antes do início do jogo. As dúvidas começam no gol, com o titular na vitória sobre a Venezuela, Alisson, disputando a vaga com Cássio e Jefferson. Na lateral direita, Daniel Alves e Danilo brigam pela posição. E, por fim, no comando do ataque, o treinador pode optar entre Ricardo Oliveira e Hulk, ou adiantar Neymar e escalar Oscar ou Lucas Lima.

TRAGÉDIA DE MARIANA-MG: MINERADORA TERÁ QUE PAGAR MULTA MILIONÁRIA AO IBAMA

MG3
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicará multas à mineradora Samarco, responsável pelas barragens que se romperam na região de Mariana (MG) na última quinta-feira, pelos danos causados. Ficou definido até agora que será mais de uma punição e o valor superará R$ 50 milhões. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, passou ontem (11) a noite reunida com integrantes do Ibama para definir as sanções a serem aplicadas. A presidente do instituto, Marilene Ramos, está em Minas Gerais avaliando a situação.
O órgão trabalha com pelo menos duas multas. Uma por perda de biodiversidade e outra por lançamento de dejetos nos rios. Cada uma das penalidades está estimada em R$ 50 milhões, mas o valor pode ser superior, bem como podem ser mais de duas multas. A Samarco é uma empresa controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Biliton.

PRESSIONADO AÉCIO COMEÇA A ABRIR MÃO DO RADICALISMO

15208496Pressionado por setores do mercado financeiro e por parte de seu eleitorado, o PSDB vai “abrir uma janela de negociação” com o governo federal em torno de projetos considerados vitais pelo Planalto para evitar o aprofundamento da crise econômica. Com o aval do senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional da legenda, líderes do partido iniciaram a guinada nesta semana. A discussão sobre os termos para a aprovação da DRU (Desvinculação de Receitas da União) inaugurou a nova fase, mas os tucanos já debatem outras propostas.
Membros da cúpula do PSDB no Senado esperam que o partido vote em peso pela manutenção dos vetos da presidente Dilma Rousseff à chamada pauta-bomba – cujas medidas, se aprovadas, podem elevar em até R$ 63 bilhões os gastos públicos.

CAMPANHA ELEITORAL DE 2016 REDUZIDA

A resolução do calendário das eleições de 2016 incorpora alterações produzidas pela reforma eleitoral, como a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.

DILMA APROVA DIREITO DE RESPOSTA COM RESALVA

direito-de-respostaA presidenta Dilma Rousseff sancionou com veto a lei que disciplina o direito de resposta ou retificação de pessoas ofendidas nos meios de comunicação social. A lei foi publicada hoje (12) no Diário Oficial da União. O texto determina o direito de resposta à pessoa (física ou jurídica) ofendida por qualquer reportagem, nota ou notícia “divulgada por veículo de comunicação social, independentemente do meio ou plataforma de distribuição, publicação ou transmissão que utilize, cujo conteúdo atente, ainda que por equívoco de informação, contra a honra, intimidade, reputação, conceito, nome, marca ou imagem”.
Foi vetado o parágrafo que afirmava que o ofendido poderia requerer o direito de resposta ou retificação pessoalmente nos veículos de rádio e televisão, que havia sido alvo de divergência entre a Câmara e o Senado. A lei 13.888, de 11 de novembro de 2015, afirma que a resposta poderá ser divulgada, publicada ou transmitida no mesmo espaço, dia da semana e horário em que ocorreu o agravo e deverá ser exercida no prazo de 60 dias, “contados da data de cada divulgação, publicação ou transmissão da matéria ofensiva”.

MINISTRO PATRUS É AGREDIDO VERBALMENTE EM RESTAURANTE DE BH



WILL NUNES

É essa gente que quer mudar o Brasil. Hoje é o PT, Mas amanhã serão outros partidos, inclusive os tucanos e tantos outros, São pessoas radicais que espalham o ódio e a intolerância, se acham os senhores da verdade.Não são capazes de discutir idéias conviver com o contraditório, nem com as dificuldades. Esse tipo de gente acha que tudo se resolve no grito, no ataque, no xingamento, em maltratar os outros.


Os erros cometidos pelo o PT e os demais partidos estão sendo analisados pelo os órgãos competentes,  a justiça , a polícia federal, ministério público poderes que trabalham com mais liberdade e tranquilidade graças a democracia que muitos que já foram condenados  tiveram um importante papel na luta contra o fim da Ditadura, inclusive Patrus Ananias.


MINAS: AUMENTA O NÚMERO DE CIDADES EM RACIONAMENTO DE ÁGUA

O número de municípios atendidos pela Copasa e que estão em racionamento de água passou de 14 para 25 em uma semana, em função da falta de chuvas que Minas Gerais enfrenta. Segundo o boletim da Defesa Civil do Estado, até ontem já eram 129 municípios em estado de emergência por causa da estiagem ou da seca. Uma semana antes, eram 120 cidades nessa situação.

CUNHA VAI SE COMPLICANDO AINDA MAIS

:
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que não movimentou os recursos depositados pelo lobista João Augusto Henriques, em suas contas na Suíça; no entanto, extratos bancários revelam que o dinheiro foi movimentado duas vezes no ano passado; esta é a segunda história contada por Cunha que cai em menos de uma semana; antes, o filho do ex-deputado Fernando Diniz, já falecido, disse não ter ordenado qualquer pagamento para o presidente da Câmara; embora os argumentos de Cunha sejam frágeis, ontem ele obteve apoio de 230 parlamentares.

GLOBO: UM DURO RECADO PARA O AÉCIO

:
Por meio do colunista Merval Pereira, o mais alinhado com o PSDB e com os interesses do editor João Roberto Marinho, o jornal O Globo mandou um duro recado ao senador Aécio Neves (PSDB-MG); "O PSDB errou muito ao jogar todas as suas fichas no impeachment e, mais que isso, apostar que poderia encontrar atalhos para chegar a ele sem respeitar os prazos, pulando etapas", afirmou Merval; outros erros, disse ele, foram a aliança com Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e os votos contra a estabilidade fiscal; "Todo o conjunto de ações para minar o governo da presidente Dilma acabou minando também a credibilidade do PSDB", disse Merval, afirmando que tucanos terão que recomeçar tudo de novo; coincidência ou não, desde ontem o PSDB parou de sabotar o País e assumiu o compromisso de não apoiar as pautas-bomba do Congresso.
247 – Desde ontem, o PSDB assumiu um novo discurso. Não só rompeu a aliança com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como também assumiu o compromisso em votar alinhado com temas que promovam a estabilidade fiscal.
Até então, a política do PSDB, sob a gestão de Aécio, era o "quanto pior, melhor" – o jogo consistia em sabotar a economia, para criar condições para um golpe, pactuado com Cunha. Por isso mesmo, os tucanos votaram contra o fator previdenciário e deram aval a todas as pautas-bomba do Congresso.
O PSDB, no entanto, foi chamado à razão por setores da elite econômica e empresarial e por grupos de mídia. Um exemplo, foi o jornal O Globo, em texto publicado nesta quinta-feira por Merval Pereira, o colunista mais alinhado com o PSDB e com os interesses do editor João Roberto Marinho.
"O PSDB errou muito ao jogar todas as suas fichas no impeachment e, mais que isso, apostar que poderia encontrar atalhos para chegar a ele sem respeitar os prazos, pulando etapas", disse Merval. "Aprovar a DRU (Desvinculação de Receitas da União), instrumento fundamental para o governo ter margem de manobra dentro do Orçamento, e que foi criado pelo próprio PSDB para contornar a rigidez das verbas vinculadas, é perfeitamente aceitável", pontuou ainda o colunista.