segunda-feira, 15 de julho de 2013

300 MIL MÉDICOS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT-SP), começou a fazer uma rodada de ligações para deputados em busca de apoio à aprovação da medida provisória (621/2013) do Programa Mais Médico.
O ministro começou ligando para vice-líderes de partidos da base para reforçar o argumento da presidente Dilma Rousseff sobre a importância do programa, que prevê mais 300 mil médicos no país, com a importação de profissionais estrangeiros.
Padilha deve ainda fazer uma série de conversas com parlamentares influentes da base. A pedido de Dilma, que colocou a questão dos médicos como prioridade do Palácio do Planalto, o ministro vai se concentrar no tema nos próximos meses – a MP 621 tem de ser votada até novembro

GUARDA-MÓR-MG: PREFEITO EM BUSCA DE RECURSOS

O prefeito de Guarda-Mór-MG, Edgar José de Lima (PSDB) não tem medido esforços para buscar recursos para o município. Ele sabe que para fazer uma administração capaz de atender os anseios do povo, necessita de recursos do estado e do governo federal. Diante disso tem feito uma verdadeira romaria junto ao governador Anastasia e a presidenta Dilma.   

LAGAMAR-MG: PREFEITO ENTRE A CRUZ E A ESPADA

Diante da dificuldade encontrada no ínicio do governo e a insistência de alguns companheiros em ocupar espaço no governo, estão deixando o prefeito de Lagamar-MG, Dr. Cássio Marra numa situação que exige tomada de decisão o mais rápido possível. Pensamentos contrários e a falta de decisão estão gerando problemas todos os dias afetando o projeto de todo um mandato.

O agravamento diante de tanta pressão está levando o governo a um caminho quase sem volta. Ou toma medidas importantes agora, ou pode comprometer todo o restante de mandato.

PARACATU-MG: GOVERNO SOFRE DERROTA NA CÂMARA

Joãozinho Contador (PSDB), líder do governo na Câmara, fez a defesa do projeto de lei, falando da importância dos cargos para colocação de profissionais de áreas específicas dentro da nova estrutura da saúde do município, mas não teve jeito, com inesperados, mas previstos 9 votos contrários o atual governo teve o primeiro projeto de lei rejeitado na Câmara, devido ao aumento do bloco de oposição.

O Projeto de lei, criaria 1 cargo de Superintendente de Saúde e 2 diretores para administração hospitalar.

O Vereador Marcos Oliveira (PTB), defende a aprovação do Projeto, explicando seus motivos: "-Não consigo mensurar melhoria em nenhum setor se não houver investimento. Todos os dias vemos pessoas reclamando de falta de profissionais e eu concordo que a saúde precisa de melhorias, o Hospital precisa de melhorias, mas pra isso, precisamos no mínimo um administrador hospitalar." afirmou Oliveira, que ainda completou: "-Em saúde, educação e segurança pública nós não podemos economizar."
Joãozinho Contador
(PSDB), tentou o adiamento da votação, mas não teve jeito.

Ao final da votação, o líder de governo explicou os motivos de sua decepção: "-A Saúde perde com esta movimentação contrária, pois a estrutura hospitalar de Paracatu cresceu muito e precisamos de profissionais para atuar em setores específicos, como na administração do hospital Municipal." Lamentou Joãozinho.



Com nove votos contrários, dos vereadores: Ragos Oliveira (PT), João Macêdo (DEM), Eloisa Cunha (PMDB), Rosival Araújo (PT), Marlon Gouveia (PHS), Joãozinho Chapuleta (PMDB), Juscelino Carteiro (PHS),  Cabo Gilvan (PTB) e Oswaldinho da Capoeira (PMDB) o PL foi rejeitado.

fonte:paracatunet

PARACATU-MG: VEREADOR DEIXA A BASE DO GOVERNO

O Presidente da Câmara, e uma das maiores lideranças do município, Vereador Glewton de Sá (PMDB), comunicou de maneira oficial, nesta segunda-feira na reunião da Câmara, que está deixando a base de apoio do Governo Condé.

Em sua fala, o Presidente da Câmara justificou a sua atitude pela falta de compatibilidade e questionou o tratamento dado aos vereadores da base, citando vários fatos isolados, mas, no entanto destacou o motivo do seu rompimento.

"- A maneira com que está sendo conduzido o trabalho me deixa perplexo, porque eu tive que ouvir do Secretário de Saúde e do Vice Prefeito,  até que, os vereadores tem que pedir ao Secretário de Saúde e o Vice Prefeito pra apresentar requerimento e projeto de lei, e ver se eles aprovam."  Disse indignado o Professor Glewton.

Segundo Glewton, a sua decisão foi motivada exclusivamente pelas divergências e constantes embates com o Vice Prefeito e o Secretário de Saúde, mas não descartou seu retorno à base, desde que suas condições sejam atendidas.

"-Não tenho problemas com nenhum outro Secretário, nem qualquer pessoa do governo, tanto que, se o Vice Prefeito deixar de participar das reuniões e o Secretário de Saúde sair do governo eu volto pra base e continuo contribuindo como sempre fiz." Garantiu Glewton que ainda

fonte:paracatunet

MINAS GERAIS: GRIPE SUÍNA MATA 38 PESSOAS NO ESTADO

Em menos de sete meses, 38 pessoas morreram em Minas vítimas dos vírus Influenza A e B, que provocam a gripe. Somente na última semana, seis mortes foram registradas no Estado, de acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (13), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os números representam quase um óbito por dia.
De janeiro até o momento, a Secretaria registrou 199 casos de gripe, contra 189 em todo o ano passado, quando foram 47 vítimas da doença.
Neste ano, entre os vírus da gripe, o Influenza A H1N1 foi o responsável por 33 óbitos. O Influenza A H3 sazonal e o Influenza B mataram duas pessoas cada. Apenas uma morte foi provocada por um vírus da Influenza não classificado; a maioria das vítimas tinham entre 50 e 59 anos.
As cidades que registraram mais mortes foram Belo Horizonte, Pouso Alegre e Uberaba, com quatro mortes cada. Em Ribeirão das Neves e São Sebastião do Paraíso foram dois óbitos cada. As informações são do O TEMPO Online


AÉCIO NÃO SOU CORRUPTO!!

Agência Estado

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse nesta terça-feira (9) que espera que seu partido esteja entre aqueles que os cidadãos consideram como não corrupto. A afirmação foi feita após ele ser questionado sobre o resultado de pesquisa Ibope divulgado pela Transparência Internacional que aponta que cerca de 81% dos brasileiros consideram os partidos "corruptos ou muito corruptos".
Na prática, o levantamento mostra que quatro de cada cinco pessoas põem em xeque a base da representação política no País. "Espero que estejamos dentro dos 19%. Eu me considero", disse o tucano, após reunião da Executiva Nacional do partido em Brasília.
Entre os pontos propostos, está o fim da reeleição para um mandato de cinco anos; introdução do voto distrital misto; fim das coligações proporcionais; mudança no sistema de escolha e redução do número de suplentes de senador; cláusula de barreira para os partidos; e mudança no sistema de contabilidade do tempo de rádio e TV nas disputas eleitorais.
O senador também foi questionado sobre o posicionamento do partido em relação à votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado de autoridades. A proposta pode ser votada nesta semana e encontra resistência de alguns setores do PSDB, que defendem que a nova regra não tenha valor sobre os processos em julgamento nos tribunais superiores. Aécio, no entanto, disse que o tema ainda está em debate dentro das bancadas da Câmara e do Senado.
"Essa não foi uma questão discutida hoje na Executiva até porque está sendo discutida na nossa bancada da Câmara e do Senado. Mas não há posição do partido em relação a essa questão", afirmou.


MINAS GERAIS: MENSALÃO MINEIRO CONTINUA PARADO

Dois anos antes das denúncias do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de que o governo Lula repassa recursos financeiros a parlamentares e partidos da base aliada, o Supremo Tribunal Federal (STF) já conhecia o empresário Marcos Valério Fernandes e o seu esquema de irrigação de campanhas políticas. Em 2003, uma denúncia por improbidade administrativa contra o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) e seu candidato a vice nas eleições de 1998, Clésio Andrade (hoje senador pelo PMDB), levou ao Supremo o que viria a se chamar mais tarde de “mensalão mineiro” ou “valerioduto tucano”. Na ação cível, aquela que permite a reparação do prejuízo ao erário, o Ministério Público pede que os acusados devolvam aos cofres públicos R$ 12 milhões.
De lá para cá, o Supremo tomou conhecimento do mensalão petista, julgou e condenou 25 dos seus réus. Também recebeu a denúncia criminal do mensalão mineiro. Mas nada fez em relação à ação cível. Uma demora que o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles, responsável pela primeira denúncia, põe na conta do ex-ministro Ayres Britto.
Cláudio Fonteles acusa Ayres Britto de “deitar” no processo do mensalão mineiro e questiona por que o ministro não imprimiu a esse caso a mesma celeridade que deu ao mensalão petista, cujo julgamento criminal foi pautado por ele como presidente do Supremo. Ayres Britto nega ter usado dois pesos e duas medidas no caso. Segundo ele, por se tratar de ação criminal, passível de prescrição, era preciso correr com o mensalão mais famoso. Um risco que a ação cível do processo mineiro não corria, afirma o ministro aposentado.
Há oito anos o caso está parado porque o Supremo não examinou um recurso do então senador e agora deputado Eduardo Azeredo, que pedia que o caso, remetido anteriormente à Justiça de Minas Gerais, tramitasse na corte. Sem decisão sobre esse recurso do tucano, a ação não sai do lugar.

fonte:novojornal

GALO!!! COM A MORAL EM ALTA KALIL DEFENDE A TESE DE JOGAR NO HORTO

Alexandre Kalil está mesmo decidido a levar a segunda partida da final da Copa Libertadores para o Independência. Apesar do duelo entre Atlético e Olimpia (PAR) ter sido marcado para o Mineirão, o presidente alvinegro garante ir até a última instância para assegurar o direito de atuar no Horto.
Em entrevista polêmica ao jornal 'Folha de São Paulo', publicada nesta segunda-feira, Kalil questiona o cumprimento da regra que prevê a final em um estádio com capacidade mínima para 40 mil torcedores. O presidente lembra que o Defensores del Chaco, casa do Olimpia, também não comporta esse número e pede uma decisão justa da Conmebol.
“Se o jogo for para o Mineirão, (a Libertadores) não tem regra. O Defensores Del Chaco não tem 40 mil lugares. O Independência também não. O regulamento está aqui (prevê que os estádios da final tenham capacidade de pelo menos 40 mil espectadores) e ele não está sendo respeitado. Tem de haver isonomia”, afirma.
Irritado com a Conmebol, o mandatário alvinegro cogita até mesmo uma união entre os clubes brasileiros para boicotar a Libertadores, como forma de retaliação à sequência de erros e injustiças em campo e também nos bastidores.



STF: FILHAS DE MINISTROS

Mesmo com poucos anos de advocacia, as advogadas Marianna Fux, de 32 anos, e Leticia Mello, de 37, estão a caminho para virar desembargadoras, juízas da segunda instância. As duas são filhas de ministros do Supremo. Além disso, elas têm recebido elogios pelo trabalho pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, e Ophir Cavalcante, ex-presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O assunto foi retratado por reportagem do jornal Folha de São Paulo.

Filha do ministro Luiz Fux, Marianna lidera as apostas para substituir o desembargador Adilson Macabu, que se aposenta no Tribunal de Justiça do Rio nesta semana. Se der certo, ela terá salário de R$ 25,3 mil e regalias como carro oficial e gabinete com assessores. Já Letícia, filha do ministro Marco Aurélio Mello, pode preencher uma vaga no TRF do Rio, já que foi a mais votada em lista enviada à presidente Dilma Rousseff para o trabalho.
Em entrevista à Folha, Marco Aurélio defendeu a filha. Ele afirmou que "se ser novo apresenta algum defeito, o tempo corrige".
Já Marco Aurélio disse que "há muitos que têm diversos canudos debaixo do braço e deixam a desejar". Ele questiona se é pecado indicar os filhos a vagas.



MAIS FACULDADES DE MEDICINA

O Ministério da Educação está aumentando a partir do ano que vem em mais 3.600 vagas de entrada nas faculdades públicas de Medicina em todo o país. Atualmente, existem 4.600 vagas.


PSDB SEM SERRA

No PSDB, eventual saída de José Serra para concorrer a presidente pelo PPS vem sendo tratada como “natural” e “a vida segue”. Se ocorrer, ajudará a levar a disputa para o segundo turno, o que, no fim, é ótimo para Aécio Neves.


MÉDICOS CONTRA PADILHA

O Conselho de Medicina do Pará abriu procedimento contra o ministro Alexandre Padilha (Saúde), que tem registro médico no estado. É retaliação pela vinda dos estrangeiros. O ministro aguarda a notificação da Justiça.


CÂMARA DOS DEPUTADOS: 759, 6 MIL PARA LOCAÇAO DE VEÍCULOS

A Câmara dos Deputados reservou R$ 759,6 mil para a locação de veículos para o transporte rodoviário de deputados e servidores, em atividades parlamentares e administrativas, no Distrito Federal e Entorno, durante o segundo semestre do ano. O valor é relativo às despesas de 20 de julho a 31 de dezembro de 2013.
Serão nove automóveis: quatro sedans (um blindado), duas vans (uma adaptada para cadeirante), uma pick-up e duas viaturas policiais (uma com cela). O serviço, que será prestado pela empresa Daleth Veículos, não inclui motorista e combustível.
Em relação ao transporte aéreo dos parlamentares, servidores e convidados, o órgão empenhou (reservou em orçamento para pagamento posterior) R$ 12,9 mil para o pagamento referente ao mês de maio da empresa prestadora de serviços Oceanair Linhas Aéreas.

PMDB E DILMA

O Estado de S.Paulo – Desnorteado diante da queda na popularidade presidencial e da dificuldade de diálogo com a presidente Dilma Rousseff, o PMDB estabeleceu internamente um “prazo” e uma meta para manter viva a aliança com a petista. Ela terá três meses para alcançar – e manter – ao menos 33% das intenções de voto.
Membros do alto escalão do partido aliado avaliam que este seria um patamar razoável para que ela se mostre suficientemente competitiva, com chances reais de vencer a disputa de 2014 e, assim, dividir novamente o poder com o PMDB.
Os peemedebistas avaliam que, apesar da queda nas pesquisas, Dilma está “sangrando”, mas não está “morta”, e que a conjuntura atual ainda está “contaminada” pelas manifestações populares que tomaram conta do país no último mês.


SANGUE NOVO: QUEM LEVANTARÁ ESSA BANDEIRA NA REGIÃO?

À importância de um “sangue novo”, que represente a região do Noroeste na disputa pela Assembleia Legislativa em 2014. O desafio foi lançado, resta saber quem levantará essa bandeira atendendo aos anseios do novo momento vivido pela política brasileira.

VAZANTE-MG: PRESSÃO

Diante da série crise que vive o município, o governo municipal de vazante-mg praticamente se fechou. Ninguém sabe até quando a habilidade política do prefeito Dr. José Benedito sustentará tanta pressão. 

DOAÇÃO DE CAMPANHA: AFROUXAR

Depois de rejeitar a proposta de reforma política feita pela presidente Dilma Rousseff para responder aos protestos de junho, deputados federais trabalham para aprovar nesta semana mudanças na legislação eleitoral que afrouxam os controles existentes sobre doações de campanha.
Projeto de lei preparado por um grupo de trabalho composto por representantes de vários partidos acaba com os recibos para doações eleitorais e permite que políticos com contas de campanha rejeitadas pela Justiça Eleitoral voltem a se candidatar nas eleições do ano que vem.

200 DIAS DE INCOMPETÊNCIA

200 dias se passarão e ainda tem prefeito falando da administração anterior. O retrovisor é a válvula de escape para justificar a incompetência.

AÉCIO E ALA JOVEM

O senador e presidente do PSDB Aécio Neves (MG) criou uma nova estrutura no partido, chamada "Rede Temática PSDB Jovem", para substituir a tradicional Juventude do PSDB, onde José Serra ainda mantém forte influência política.

A manobra do senador mineiro, eleito em maio presidente nacional do partido, é vista como estratégica na condução da campanha eleitoral do ano que vem, quando ele pretende disputar o Palácio do Planalto. A ideia é, com a nova estrutura, estreitar os laços com o eleitor mais jovem, principalmente agora que as manifestações de junho agitaram o quadro eleitoral do País. Além disso, a importância da atuação do segmento nas redes socais cresce a cada eleição.


PREFEITOS ESTÃO GRITANDO: SOCORRO!!

O maior problema que alguns prefeitos estão enfrentando na região, foi o excesso de contratação sem nenhum  critério. Sem avaliação técnica e política, muitas prefeituras estão de ladeira a baixo. Têm prefeitos gritando por socorro...


MINISTRO PADILHA: PROGRAMA MAIS MÉDICOS

O programa “Mais Médicos” se tornou a prioridade absoluta do ministro Alexandre Padilha (Saúde). Ele se dedicará quase que exclusivamente ao tema até novembro, quando o Congresso votará a MP. Além disso, tem a responsabilidade de executar o projeto, cujos primeiros resultados ocorrem em março de 2014. Foi avisado que não deve sair para disputar eleição sem garantir total êxito.



CRESCIMENTO DO SERRA

Carne e unha com Gilberto Kassab, o deputado Guilherme Campos (PSD-SP) vê no fortalecimento de José Serra, após pesquisas de intenção de voto, um dos fatos mais significativos dos últimos tempos.

JOSÉ AGRIPINO, FALA MUITO, PRODUZ POUCO

Líder do Democratas no Senado, José Agripino Maia (RN) apresentou apenas 20 projetos desde que tomou posse no primeiro mandato de senador, em 1987. Somados, foram 15 anos sem propor projetos, em seus 27 anos de Senado. Agripino atribui a assustadora média de 0,7 projeto por ano ao acúmulo das atividades como líder do partido, mas garante que apesar disso, seus projetos “são de qualidade”.

AÉCIO DESEJA VOTOS DE FELICIDADES A SERRA

O líder do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), reafirmou ontem sua titularidade como o candidato do partido à Presidência em 2014 ao comentar os planos do ex-governador José Serra. O ainda tucano tem conversado com o PPS de Roberto Freire e com o PSD de Gilberto Kassab sobre a possibilidade de voltar à disputa, embalado por pesquisas recentes que o apontam em empate técnico com Marina Silva em segundo lugar nas intenções de voto.
"Respeito qualquer que seja a decisão do companheiro José Serra. É uma decisão muito pessoal", disse à Folha, ao chegar para uma convenção do PSDB em Florianópolis. "Desejo pessoalmente que ele seja feliz e que as oposições possam vencer as eleições. Vou trabalhar muito para o PSDB vencer as eleições."

CÂMARA DOS DEPUTADOS: GASTA MILHÕES COM SUPLENTES

A Câmara dos Deputados gasta cerca de R$ 5 milhões anuais para manter nada menos que 44 servidores comissionados à disposição de parlamentares suplentes da Mesa Diretora, que têm como única função substituir os titulares quando necessário. Embora contem com um batalhão de assessores em seus próprios gabinetes — cada um pode ter 25 comissionados —, os quatro suplentes têm o direito de empregar, cada um, mais 11 funcionários pela função.
Na prática, os cargos de confiança servem para abrigar apadrinhados e indicados pelos partidos, que no dia a dia são desviados para servir ao mandato dos parlamentares.
A Câmara dos Deputados gasta cerca de R$ 5 milhões anuais para manter nada menos que 44 servidores comissionados à disposição de parlamentares suplentes da Mesa Diretora, que têm como única função substituir os titulares quando necessário. Embora contem com um batalhão de assessores em seus próprios gabinetes — cada um pode ter 25 comissionados —, os quatro suplentes têm o direito de empregar, cada um, mais 11 funcionários pela função. Na prática, os cargos de confiança servem para abrigar apadrinhados e indicados pelos partidos, que no dia a dia são desviados para servir ao mandato dos parlamentares.