terça-feira, 8 de outubro de 2013

REFORMA MINISTERIAL

A presidente Dilma Rousseff (PT) está inclinada a usar a reforma ministerial da virada do ano para reforçar as alianças.

APOSTADOR DA MEGA-SENA PERDEU MAIS DE 22 MILHÕES DE REAIS

Um apostador que acertou as seis dezenas da Mega-Sena em julho e ganhou R$ 22.933.056,04 ficou sem a quantia porque não resgatou o prêmio até o prazo máximo, expirado às 16h desta terça-feira (8).
Com isso, segundo a Caixa Econômica Federal, o valor será aplicado no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a aposta foi feita em uma lotérica em Ponta Grossa (PR). Os apostadores têm um prazo de 90 dias para resgatar o dinheiro em uma das agências da Caixa. Em 10 de julho, os números sorteados foram: 01 - 08 - 17 - 44 - 46 - 53.

Caso o apostador tivesse aplicado o valor integral na caderneta de poupança no dia seguinte ao sorteio e não tivesse utilizado o dinheiro, poderia ter lucrado aproximadamente mais de R$ 200 mil até esta semana.

LAGAMAR: SITUAÇÃO DO VICE, SÓ O TEMPO DIRÁ

Diante do cenário de Lagamar como se sairá o vice-prefeito Zico? Uma ala acha que poderá ocupar espaço com a possível queda do prefeito, outros acreditam que ele também será afetado com o desastre do projeto político. São perguntas que só o tempo dirá.  

LAGAMAR: QUEM CAIRÁ NA BOCA DO POVO

Com o quadro atual que vive a política e administração do governo de Lagamar quem será o nome que cairá na boca do povo?

O CENÁRIO COM DILMA, EDUARDO CAMPOS E AÉCIO

Os articuladores políticos da presidente Dilma avaliam que houve uma mudança grande no cenário eleitoral com a aliança do governador Eduardo Campos (PSB) com a ex-ministra Marina Silva (Rede). Reconhecem que Eduardo Campos ficou forte, com o ingresso de Marina no seu partido. Um deles chega a dizer, diante das críticas de Marina ao governo e ao PT, os responsabilizando por não ter obtido o registro da Rede, que ela "transformou Eduardo Campos no chefe da oposição".
Um ministro próximo da presidente avalia que o tucano José Serra passará a ter campo fértil para "pressionar e questionar a viabilidade da candidatura do presidente do PSDB, Aécio Neves". Na sua visão, Eduardo vai sair do atual patamar de 5% de intenções de voto! mas não chegará aos cerca de 25% de Marina. Mesmo assim, ele ficará no mesmo nível ou até superará Aécio. Segundo este ministro, "Eduardo fica um candidato mais forte, que terá a simpatia de parte da mídia e um maior apoio no empresariado". Mas ainda assim, complementa, Eduardo ainda precisa resolver o problema do tempo de TV, para o qual em primeiro lugar terá de superar o ressentimento do PPS.
Sem deixar de reconhecer que Eduardo e Marina criaram uma "novidade" e que fizeram "uma jogada boa", outro integrante do governo ressalta o improviso de Uma aliança feita da noite para o dia e, presume, "tenha muita ponta solta para amarrar". Destaca que nos próximos dias se saberá a resposta para alguns dilemas: "como será a montagem dos palanques estaduais entre Rede e PSB"; e,"como será a convivência da Rede com os novos socialistas, como Paulo Bornhausen (ex-DEM)". Ele ainda pergunta, com ironia: "como o povo da floresta vai conviver com o povo do agronegócio?" .
Um tucano, muito próximo de Aécio Neves, reconhece que o candidato ficará sob pressão, mas isso já acontece agora com Marina candidata e Serra no seu encalço. Mas este tucano destaca que o mais importante é que Marina, com seu discurso, recheado com o "combate ao chavismo", "acabar com a Velha República" e "derrotar o PT", se somou à oposição. O tucano concorda, com a avaliação do governo, sobre o forte impacto na opinião pública e o pouco tempo de TV. Mas acrescenta no item dificuldades a superar a falta de "densidade organizativa". 
No governo também se considera que Marina aderiu à oposição. "Ela não se posicionou para viabilizar a Rede nem para ser candidata, mas para derrotar o governo Dilma e o PT", afirma um velho companheiro da presidente Dilma. Mas como consolo se diz no PT que o quadro de candidaturas fechou com três candidaturas (Dilma, Eduardo e Aécio) e não com cinco (mais Marina e Serra). Este correligionário da presidente prevê dificuldades para o próprio Eduardo. "Com a Marina na casa dos 20% nas pesquisas e o Eduardo com 5%,será mesmo que ele será o candidato?" , pergunta o petista.

EDUARDO CAMPOS REJEITA A IDEIA DE OPOSIÇÃO

O candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, segundo seus estrategistas, rejeita para si o título ou a função de chefiar a oposição. Eles dizem que lhe dar este papel só interessa ao PT E sua candidata, a presidente Dilma. "Nós vamos jogar este ônus, o de ser oposição, para o Aécio", afirma um dirigente nacional dos socialistas. 
Um dos colaboradores da Eduardo Campos não poupa as palavras ao falar sobre a linha que o socialista pretende seguir: "O Eduardo não vai ser o chefe da oposição. Ele não vai ser burro como o PSDB. Não vai ser contra o governo, porque houve avanços nestes 10 anos de governo petista. Acontece que é preciso renovar para fazer melhor". 

ALIANÇA QUE DEIXOU SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO EM ALERTA

Um joga o peso sobre o ombro do outro. Mas o governo e a oposição estão pressionados. Ambos estão desconcertados com a aliança Eduardo Campos/Marina Silva. O desafio do PT é manter sua ampla aliança e garantir, para a presidente Dilma, 50% do tempo de TV. O desafio do PSDB é criar fatos para demonstrar que Aécio Neves ainda é capaz de mobilizar e aglutinar outras forças. 

PATOS DE MINAS: SERVIDORES DO SAMU PENSA EM PARALIZAÇÃO

Os servidores do SAMU de Patos de Minas prometem ir à justiça e até paralisação para que a carga horária de 30 horas semanais seja implementada pela Prefeitura Municipal. Os técnicos em enfermagem, motoristas, telefonistas e reguladores de frota ressaltam que existe a lei, mas estão sendo tratados de forma diferente dos demais funcionários da prefeitura.
Segundo os servidores, são cerca de 60 profissionais do SAMU da cidade que estão nessa situação. Ao invés de cumprirem a carga horária determinada pela lei municipal, estão trabalhando 44 horas semanais. Um processo administrativo foi iniciado para rever a situação, no entanto o pedido foi indeferido pelo executivo.
Indignados, eles tentaram conversar com o Prefeito Pedro Lucas, mas depois da decisão não foram mais recebidos. Os servidores estão se mobilizando e resolveram chamar a imprensa para denunciar a situação. Mostrando a escala de trabalho, um servidor disse que os profissionais do Samu são os únicos funcionários que cumprem as 44 horas semanais.
Para reverter a decisão que indeferiu o pedido, eles podem fazer paralisação e um manifesto para cobrar o cumprimento da legislação. “Em várias cidades, os servidores do SAMU trabalham apenas 30 horas”, ressaltou. “Nós queremos que seja cumprida a legislação que estabelece as 30 horas”, reivindicou.
Autor: Maurício Rocha

PATOS DE MINAS: BANCÁRIOS EM GREVE

Os bancários de Patos de Minas vão continuar em greve. A decisão foi tomada em assembleia na noite de ontem -segunda-feira (07) - na sede do sindicato da categoria. Os trabalhadores não aceitaram a proposta de 7,1% de reajuste salarial oferecida pela Federação Nacional dos Bancos – FENABAN.
A greve dos bancários, que chegou ao seu 18º dia em Patos de Minas, afeta os mais diferentes segmentos. Funcionários de quase todas as agências aderiram à paralisação. Correntistas encontram dificuldades para fazer suas movimentações financeiras e o comércio já reclama de prejuízos. Segundo o presidente do SindComércio de Patos de Minas o movimento nas lojas caiu.

GUARDA-MÓR: OPOSIÇÃO OTIMISTA

A oposição de Guarda-Mór acha que o prefeito Edgar José de Lima não tem correspondido as expectativas e já acredita que será capaz de fazer majoritário seus candidatos na eleição do próximo ano.

VAZANTE: E A TAXA DE ESGOTO

Principal bandeira de campanha do grupo da situação a taxa de esgoto fugiu da pauta do atual governo de vazante. Ninguém mais ouviu falar no assunto. Por que será?

VAZANTE: DISSE ME DISSE E NADA DE SOLUÇÃO

Apesar das várias reuniões ninguém parece se entender como fazer o governo municipal de vazante encontrar o caminho para reverter a situação crítica que vive o município. As reuniões entre secretários e prefeito parece não surtir efeito, piora a cada dia diante dos problemas que se acumulam. É um disse me disse sem fim, sem solução. E nada do governo avançar.

LAGAMAR: A CELEUMA DA CPI

O clima político em Lagamar está esquentando diante da CPI na Câmara Municipal para apurar possíveis irregularidades cometidas pela a atual administração. O cenário é de expetativa e apreensão. Ninguém sabe o que vai acontecer. Só uma certeza até agora, a cidade está perdendo com toda essa celeuma.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO

O Orçamento Impositivo deve ser principal tema da reunião semanal da presidenta Dilma Rousseff com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados e no Senado, marcada para a tarde de hoje (7), no Palácio do Planalto. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22A/2000, conhecida como PEC do Orçamento Impositivo, torna obrigatória a liberação de emendas parlamentares ao Orçamento da União e cria uma fonte de financiamento estável para a saúde pública.

SERRA: TUDO INDEFINIDO

Ainda sem lugar definido na eleição de 2014, o ex-governador de São Paulo José Serra afirmou nesta terça-feira 8 que o cenário do próximo ano ainda é imprevisível. "Se alguém disser que sabe o que vai acontecer é porque está por fora. É porque não está entendendo o que está acontecendo", disse o tucano.
Serra considerou surpreendente o movimento da ex-senadora Marina Silva, que se filiou ao PSB e deve se candidatar a vice-presidente da República na chapa do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Mas foi enfático ao dizer que ainda não é possível prever o cenário eleitoral de 2014.
O ex-governador queria ele próprio se lançar ao Planalto, mas não ganhou apoio no PSDB, onde a maioria defende o nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG), nem conseguiu emplacar a realização de prévias. A possibilidade agora é de que ele se candidate a uma vaga no Senado na chapa de reeleição do governador paulista, Geraldo Alckmin.
Há três dias, porém, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) declarou que a candidatura de Serra ainda não está descartada. "Se ocorrer, será vista com naturalidade por todos", avaliou. O tucano paulista é um dos nomes que mais dá apoio ao lançamento de José Serra à presidência da República em 2014.

BANCÁRIOS REJEITAM PROPOSTA E A GREVE CONTINUA

Os bancários rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), em assembleias realizadas em todo o país. Com isso, a greve da categoria completa 19 dias nesta segunda-feira.
A paralisação dos funcionários do setor financeiro já é a mais longa desde 2004, quando os bancários cruzaram os braços por 30 dias. No ano passado, os trabalhadores ficaram parados por nove dias.



LAGAMAR: PREFEITO DEPÕE NA CPI E RESPONSABILIZA SECRETÁRIOS POR LICITAÇÕES E COMPRAS

Na ultima sexta-feira dia (04/10), o prefeito de Lagamar Dr. Cássio de Wilde Marra, compareceu a Câmara Municipal de Lagamar para prestar esclarecimentos à comissão processante que está a cerca de dois meses investigando possíveis irregularidades na administração do município.
Dr. Cássio chegou acompanhando de seus advogados de defesa, Dr. Francisco Frechiani e Dr. Marcondes Ribeiro, de Patos de Minas.
Os vereadores que fazem parte da comissão fizeram mais de trinta perguntas relativas as denúncias feitas pela servidora pública Huga Nogueira. Em quase todas as perguntas o prefeito respondeu que a culpa foi dos secretários responsáveis pelas licitações e compras e que quando ficou sabendo que havia irregularidades suspendeu parte dos pagamentos e fez várias exonerações dos servidores possivelmente envolvidos.
Nesta quarta-feira dia (09/10) a comissão processante irá ouvir novas pessoas para elucidar os fatos.
Fonte:Liberdade FM


JOGADA DE EDUARDO CAMPOS ATINGE AÉCIO EM MINAS

A decisão da ex-senadora Marina Silva de se aliar ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e se filiar ao PSB para a disputa pela Presidência da República em 2014 mexeu no tabuleiro das eleições para o governo de Minas. Depois da reviravolta nacional, lideranças do PSB, que, até a semana passada, já davam como certa uma aliança no Estado com o PSDB do senador Aécio Neves, agora, reforçam a tese da candidatura própria. O lançamento de um nome socialista ao Executivo mineiro independe, inclusive, de o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, aceitar ser o candidato pelo partido no Estado.
WILL NUNES:
A situação do Aécio vai se complicando cada vez mais depois da união entre o governador Eduardo Campos e a Marina. Vamos saber agora se o senador vai ter carta na manga para tentar mudar o jogo, que até agora está fovorecendo a Dilma e o governador de Pernambuco.

VAZANTE: O PREFEITO APOIARÁ DEIRÓ OU ALCIDES DINIZ?

Falta um ano para a eleição e até agora o prefeito Dr. José Benedito não deu sinal quem apoiará para deputado estadual no próximo ano. O ex-prefeito Alcides Diniz ou o deputado Deiró Marra?


PALANQUE DUPLO EM MINAS: PSB E PSDB

O presidenciável e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou, nesta quinta-feira (3), em Belo Horizonte (MG), que a legenda socialista pode não lançar candidatura própria e ter um palanque duplo em Minas, o que beneficia tanto o socialista como o pré-candidato a presidente em 2014 pelo PSDB, senador Aécio Neves (MG). Visando a formação desta aliança, os socialistas dão como condição o espaço para a sigla integrar a chapa majoritária com a vaga de vice-governador ou de senador naquele estado.
A confirmação de Campos, feita no reduto eleitoral de Aécio, ex-governador de Minas, mostra mais uma vez a proximidade entre o gestor e o tucano, que, mesmo sendo adversários, somam forças para tirar votos da presidente Dilma Rousseff (PT) no próximo ano e aumentar as chances de levar a disputa para o segundo turno.



COMEÇA AUMENTAR A REJEIÇÃO DA MARINA

Sonháticos envolvidos com a criação da Rede Sustentabilidade em São Paulo reagiram mal à notícia de que Marina Silva se filiaria ao PSB.
Em mensagens trocadas no final de semana, antes da entrevista coletiva que a ex-senadora deu ao lado do governador Eduardo Campos (PE), integrantes do grupo que coordena a Rede no Estado se disseram "constrangidos" e "desolados" com a filiação.


OPOSTOS QUE SE ATRAEM

O novo quadro, se consolidado, pode alterar a correlação de forças nos Estados. "Mudou tudo. Nós éramos um partido imprensado. Não somos mais", disse o governador a interlocutores.
Editoria de Arte/Folhapress