terça-feira, 27 de maio de 2014

PROJETO DE LEI DAS BIOGRAFIAS



Relator do projeto de lei das biografias, o senador Ricardo Ferraço se declara fã de Roberto Carlos, conterrâneo de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Ele adianta: “Música é música, liberdade de expressão é outra história. Biografia autorizada não é biografia, é currículo.” E arremata com os versos: “Como vai você? Eu preciso saber da sua vida

PODER DE FOGO

 A oposição esbanja otimismo e vende sua viabilidade diante das dificuldades que o governo enfrenta. Mas entre os estrategistas da reeleição não há desespero. Alegam que tudo vai ser diferente com a TV. Dilma terá o dobro do tempo de Aécio Neves e Eduardo Campos juntos, para mostrar seu governo. E mais: em 45 dias, ela terá cerca de 1.400 inserções de 30 segundos (30 ao dia). Aécio 450 (10 ao dia) e Eduardo 180 (4 ao dia).

GALVÃO BUENO O MAIOR SALÁRIO DA TV GLOBO


26_galvão_div
O mais afortunado contratado da TV Globo: ele é ninguém menos do que Galvão Bueno — a voz oficial do Brasil na Copa do Mundo — e recebe, por mês, R$ 5 milhões. O narrador esportivo ganha quase o dobro de Fausto Silva, o segundo colocado no ranking de maiores salários da emissora. E, caro leitor, estamos falando só do salário.

O contracheque de Galvão aumenta consideravelmente quando ele empresta sua credibilidade a algum anunciante. O locutor apareceu pela primeira vez na Globo em 1981, durante a narração da partida entre o Flamengo e um clube da Bolívia pela Libertadores da América. Em 1992, deixou a emissora para ir para a CNT. Um ano mais tarde, em 1993, voltou à Globo com o salário na estratosfera.
IG

ELEIÇÃO MINEIRA: INSTITUTO VERITÁ APONTA VITÓRIA DE FERNANDO PIMENTEL (PT) JÁ NO PRIMEIRO TURNO

:
247 divulga nesta segunda-feira uma pesquisa exclusiva sobre sucessão para presidente e governador num estado crucial: Minas Gerais; feita em parceria com o Instituto Veritá, que tem 17 anos de tradição no mercado, ela aponta que o petista Fernando Pimentel tem 35,5% das intenções de voto, contra 17,8% do tucano Pimenta da Veiga e 4,6% do socialista Julio Delgado; assim, ele seria eleito em primeiro turno, com 61,2% dos votos válidos; desafio, para os tucanos, é fazer com que Pimenta seja percebido rapidamente como o candidato apoiado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo ex-governador Antonio Anastasia; isso tornaria a disputa mais equilibrada, mas, ainda assim, Pimentel venceria com 39,1%, contra 33,8% de Pimenta e 10,6% de Delgado
26 de Maio de 2014 às 20:00

Minas 247 - Minas Gerais, com o segundo o maior colégio eleitoral do País e onde nasceram tanto a presidente Dilma Rousseff, do PT, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), deverá ser decisiva nas eleições deste ano. Por isso mesmo, foi escolhida para a primeira pesquisa eleitoral do 247, feita em parceria com o Instituto Veritá, que tem 17 anos de tradição no mercado. Registrada na Justiça Eleitoral pelo número MG-00018/2014, a pesquisa ouviu 3.077 mineiros, entre os dias 19 e 24 de maio deste ano, levantando cenários tanto para a disputa estadual, como para a sucessão presidencial.
Na disputa para governador, o petista Fernando Pimentel, ex-ministro do Desenvolvimento, hoje seria eleito em primeiro turno, com os seguintes números:
                                               Percentual de votos                     Votos válidos
Fernando Pimentel (PT)               35,5%                                  61,2%
Pimenta da Veiga (PSDB)            17,8%                                   30,8%
Júlio Delgado (PSB)                     4,6%                                     8,0%

A pesquisa também mediu como os mineiros seriam influenciados por fortes cabos eleitorais: o senador Aécio Neves e o ex-governador Antonio Anastasia, para o PSDB, e a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, para o PT. Neste ponto, há quase um empate técnico: 45% dos mineiros seriam influenciados por Aécio/Anastasia e 42,9% por Dilma/Lula.
Diante desses números, a pesquisa reforça a percepção de que Fernando Pimentel já é mais identificado com Dilma e Lula do que Pimenta da Veiga com Aécio e Anastasia – dados recentes mostraram, inclusive, que muitos mineiros consideram Pimentel, do PT, como o candidato de Aécio.
Caso fosse medida a influência dos presidenciáveis no cenário estadual, os resultados seriam os seguintes, com a disputa indo para o segundo turno:             
                                            Percentual de votos                     Votos válidos
Fernando Pimentel (PT)               39,1%                                  46,8% 
(com apoio de Lula e Dilma)
Pimenta da Veiga (PSDB)            33,8%                                   40,4% 
(com Aécio e Anastasia) 
Júlio Delgado (PSB)                    10,6%                                   12,7%
(com Eduardo e Marina) 

Outro foco da pesquisa foi a sucessão presidencial, em Minas Gerais. Na pesquisa espontânea, Aécio Neves teria 15,8%, contra 14,1% da presidente Dilma Rousseff e 4,5% do ex-presidente Lula. Eduardo Campos teria apenas 1,8%, seguido de Marina Silva, com 1,6%.
No cenário estimulado, Aécio teria 45,4%, contra 29,1% de Dilma e 7,8% de Campos. No entanto, se o ex-presidente Lula fosse o candidato do PT, ele teria 39,9% dos votos, contra 39,5% de Aécio e 6,5% de Campos.
Os resultados completos da pesquisa podem ser conferidos aqui.

BRASÍLIA-DF: PRESIDENTE DO PRB NACIONAL, MARCOS ANTÔNIO RECEBEU TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE BRASÍLIA

Douglas Gomes:
O ex-presidente da Record e atual presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Marcos Antônio Pereira, será condecorado hoje em cerimônia proposta por distrital correligionário; homenagem tem como justificativa a criação, no Distrito Federal, de fundação social ligada ao partido
26 de Maio de 2014 às 18:47

Brasília 247 - A Câmara Legislativa do DF realizou sessão solene  segunda-feira (26) para entregar do título de Cidadão Honorário de Brasília ao advogado Marcos Antônio Pereira, presidente nacional do Partido Republicano (PRB). A homenagem foi proposta pelo deputado distrital Evandro Garla, também do PRB. O evento deverá reunir correligionários, amigos e parentes do líder do partido.

Na justificativa do decreto legislativo, protocolado em abril de 2012, Garla explica que o homenageado, natural do Espírito Santo, começou a trabalhar cedo e se destacou na administração das finanças do Grupo Record. Ele é especialista em Direito Processual Penal e professor do Instituto de Direito Processual (IDP). É também membro fundador da Comissão de Juristas de Língua Portuguesa. "Marcos Pereira foi conduzido ao cargo de presidente do PRB, contando, no Distrito Federal, com a Fundação Republicana Brasileira, entidade ligada ao partido, que tem como finalidade oferecer oportunidades de estudos e capacitação profissional a cidadãos, com programas de inclusão social e digital", enfatiza Garla.
Com CL-DF

ELEIÇÃO MINEIRA: REGIÕES INDECISAS

O ambiente político para o governo de Minas pega fogo, mas nas cidades do Noroeste e  Alto Paranaíba ainda é de muita expectativa. Prefeitos aguardam as Convenções para colocar o bloco na rua e definir o rumo que irão tomar em relação aos candidatos ao governo, senado, deputada federal e estadual.

ELEIÇÃO MINEIRA: JOSUÉ GOMES (FILHO DE JOSÉ ALENCAR) PRÉ-CANDIDATO AO SENADO COMEÇA COLOCAR O PÉ NA ESTRADA

Josué Gomes tem vindo a Minas de duas a três vezes na semana para agendas como candidato ao Senado, segundo o assessor Adriano Silva. Deve seguir nessa rotina de viagens bate-e-volta até o fim da Copa. A partir de agosto, é provável que se afaste dos negócios em São Paulo para se dedicar integralmente à campanha.

ELEIÇÃO MINEIRA: TUCANOS TENTAM IMPEDIR CANDIDATURA DO PSB

Os tucanos ainda tentam de todas as maneiras impedir uma candidatura do PSB ao governo de Minas. Na semana passada, o secretário Danilo de Castro se reuniu com o prefeito Marcio Lacerda e lhe propôs que coordenasse a campanha de Pimenta da Veiga. Lacerda não topou.

SERVIDORES ESTADUAIS DA SAÚDE EM GREVE

Servidores estaduais da saúde prometem entrar em greve geral a partir desta terça, interrompendo os atendimentos em todo o Estado a menos de três semanas da Copa do Mundo. Segundo o sindicato da categoria, a paralisação, por tempo indeterminado, é motivada pela interrupção nas negociações com o governo. O movimento se junta aos servidores municipais de Belo Horizonte, que estão há mais de 20 dias paralisados. Nesta segunda, pelo menos quatro protestos tumultuaram o trânsito da região metropolitana da capital. Um deles fechou parcialmente a avenida Afonso Pena, no centro, quando cerca de 600 servidores municipais da saúde saíram em passeata da praça da Estação até a sede da prefeitura. Não houve prejuízo significativo ao trânsito.
 
“Chegou a um ponto em que não temos outra alternativa, a não ser a greve geral, para pressionar o governo a retomar as negociações e aprovar nossas pautas”, afirmou o diretor executivo do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), Érico Colen.
Segundo o sindicato, a negociação foi interrompida no mês passado. Eles reivindicam redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, reajuste salarial e a revisão do plano de carreira.

" REFLETIR"


Frases Inteligentes para o Facebook
Frases Inteligentes para o Facebook

 

ELEIÇÃO: PROPAGANDA INTRAPARTIDÁRIA

TRE-BA-urna-eleicoes-2012A partir desta segunda-feira (26), os postulantes a candidatos às Eleições 2014 já podem fazer propaganda intrapartidária para ter seu nome homologado na convenção do partido, caso a legenda já tenha fixado a data da convenção para o dia 10 de junho. As convenções partidárias para a escolha dos candidatos e definição de coligações devem ser realizadas de 10 a 30 de junho, pela legislação.
 
O filiado pode começar a fazer propaganda intrapartidária, visando à indicação de seu nome, 15 dias antes da convenção marcada pelo partido, de acordo com o artigo 36 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
 
A propaganda intrapartidária não é voltada ao eleitor em geral, mas somente aos convencionais do partido. Diante disso, a legislação eleitoral limita esse tipo de propaganda aos locais próximos onde ocorre a convenção, podendo os postulantes a candidatos propagar seu nome junto aos convencionais na forma de faixas e cartazes.
 
No caso, é proibido o uso de rádio, televisão e outdoor. Já a propaganda eleitoral de caráter geral somente é permitida a partir do dia 6 de julho deste ano. O responsável pela divulgação da propaganda irregular e o beneficiário, quando da mesma tiver prévio conhecimento, estão sujeitos à multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

PAPA ABRE A PORTA PARA O PADRE CASAR

papa G1
“Por não ser um dogma da fé, a porta sempre está aberta…” Não há regras nem zonas vermelhas. Os jornalistas perguntam o que consideram oportuno e o papa Francisco responde. Já tinha feito isso no seu regresso do Rio de Janeiro –“quem sou eu para julgar os gays?” – e volta a fazê-lo agora no avião da El Al, a companhia aérea israelense, no trajeto entre Tel-Aviv e Roma.

Uma das questões levantadas é a do celibato obrigatório dos sacerdotes, um velho assunto que volta a ficar atual depois de que, há apenas alguns dias, um grupo de 26 mulheres apaixonadas por sacerdotes enviou uma carta a Jorge Mario Bergoglio lhe pedindo que deixe de proibir “um vínculo tão forte e bonito”. O Papa não se esconde na resposta à pergunta sobre se está disposto a levar adiante uma discussão incômoda no seio da Igreja: “A Igreja católica tem padres casados. Católicos gregos, católicos coptas, existem no rito oriental. Por que não é um debate sobre um dogma, mas sobre uma regra de vida que eu aprecio muito e que é um dom para a Igreja. Por não ser um dogma da fé, a porta sempre está aberta”.

COPA DO MUNDO

Estadios-Copa-2014
Um conjunto de ações de sustentabilidade para a Copa do Mundo será apresentado hoje (27) pelo governo. As medidas serão anunciadas às 11h30, no Ministério do Turismo. Participam os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do Esporte, Aldo Rebelo, do Turismo, Vinicius Nobre Lages, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e a diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Denise Hamú.
 
Antes, às 10h, o Ministério da Justiça e órgãos ligados à proteção do consumidor vão lançar o Centro Integrado de Proteção do Consumidor na Copa e o Guia para o Consumidor Turista. Os serviços reúnem informações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério do Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e dos procons das 12 cidades-sede do Mundial. Estarão presentes à cerimônia o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a secretária da Senacon, Juliana Pereira, os presidentes da Embratur, Vicente José de Lima Neto, e da Anac, Marcelo dos Guaranys,além de representantes das 12 cidades-sede.
 
Às 10h30, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, mostra o funcionamento do Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (Ciocs), que atenderá durante 24 horas no período da Copa. O centro será responsável pela identificação, o monitoramento e a gestão das ações de saúde no Mundial. Haverá ainda uma simulação do funcionamento do Ciocs, em parceria com as cidades que sediarão os jogos.

COPA DO MUNDO: HEXACAMPEONATO PODERÁ RENDER UM MILHÃO PARA CADA JOGADOR

dinheiro (1)O valor ainda não está totalmente fechado, mas o hexacampeonato mundial poderá render um prêmio de mais de R$ 1 milhão para cada jogador da Seleção Brasileira. A premiação terá como base o dinheiro a ser repassado pela Fifa à seleção campeã mundial em 2014 – US$ 35 milhões, equivalentes a R$ 77,7 milhões. A tendência é que 60% dessa quantia seja repassada aos atletas e membros da comissão técnica, caso o Brasil levante a taça.
 
A premiação vem sendo discutida há cerca de dois meses. O presidente da CBF, José Maria Marin, já fez alguns contatos com o zagueiro Thiago Silva, capitão da equipe nacional e líder dos jogadores na questão da premiação. É bem grande a possibilidade de o acordo girar em torno dos 60% do valor que será entregue pela Fifa à entidade em caso de título, ou seja, R$ 46,6 milhões. Se esse valor fosse dividido igualmente entre os 45 integrantes da delegação, daria R$ 1,03 milhão para cada um. segundo o jornal Zero Hora, no entanto, a tendência é de que 60% desse valor fiquem para os jogadores e para o técnico Luiz Felipe Scolari e o coordenador Carlos Alberto Parreira. Se essa hipótese prevalecer, a conta bancária de cada um deles receberia o reforço de R$ 1,116 milhão.
 

LULA GANHA ESTÁTUA EM BRONZE NA CASA BRANCA


lula estatua
Uma estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, local onde são homenageados os ex-presidentes do país, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, o general Simon Bolívar e até o recém-falecido Gabriel García Márquez. A escultura faz parte da exposição “A América nos olhos de Yuan Xikun”.
O escultor chinês diz que suas criações “homenageiam quem extraordinariamente contribuiu para os povos das Américas”. Yuan Xikun é reconhecido internacionalmente por sua habilidade em retratar figuras políticas de destaque. Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua em exposição na capital dos EUA.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DE OLHO NOS FICHA SUJA


olho_grande_lupaO Ministério Público Federal vai colar nos políticos com pendências judiciais. O PMF está criando o seu módulo “ficha suja”, para inserir nomes os inelegíveis no SisConta Eleitoral. Com isso, o processo de impugnação de candidaturas será mais rápido. Os dados devem ser fechados na sexta-feira (30).

ELEIÇÃO MINEIRA: DENÚNCIA ATINGE O PRÉ-CANDIDATO A VICE- GOVERNADOR DE MINAS NA CHAPA COM PIMENTA DA VEIGA

Dinis Pinheiro
Dinis Pinheiro é alvo de investigação da PF por uso de caixa 2 e compra de votos em Brumadinho


Cotado para disputar o governo de Minas em 2014, o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB), é alvo de investigação da Polícia Federal (PF). Os federais têm em mãos farta documentação que pode complicar o futuro político do deputado.
A papelada, com dezenas de recibos originais – a maior parte deles assinada por quem recebeu o dinheiro – mostra que Dinis, por meio de seus coordenadores de campanha, teria feito possível uso de caixa 2 e comprado votos na eleição de 2010.
 
Um dos cabos eleitorais, que poderá ser ouvido pela PF, confirma a irregularidade e apresenta documentos. Trata-se do advogado Cláudio Augusto Teixeira (irmão do secretário de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira), que foi um dos coordenadores da campanha de Dinis em Brumadinho (cidade em que o deputado teve 3.190 votos), na Grande Belo Horizonte. 
 
Confirmação
 
Um grupo de colaboradores da campanha do deputado confirma a irregularidade. Teixeira disse que distribuiu na cidade cerca de R$ 120 mil em espécie para políticos, líderes comunitários e cabos eleitorais a pedido do deputado. 
 
O recebimento de R$ 36 mil está registrado em cupons fiscais, recortes de papel e notas de abastecimento, totalizando 86 recibos. Os valores variam de R$ 20 a R$ 3.900. Também fazem parte da contabilidade 25 comprovantes de abastecimento. Juntos, eles somam R$ 1.425,64.
 
Teixeira afirma desconhecer a origem do dinheiro. Diz que 90% da bolada foram entregues a ele por José Paulo da Silveira Ataíde em reuniões no comitê de campanha e outras no gabinete de Dinis, na Assembleia. Ex-vereador de Brumadinho e aliado político de Dinis, José Paulo da Silveira Ataíde foi candidato derrotado a prefeito da cidade, em 2008, pela coligação PSDB/PT.
 
O Hoje em Dia procurou quem participou da distribuição da dinheirama para checar a forma de pagamento e a autenticidade das assinaturas. 
 
Entre os beneficiários encontrados, alguns são pessoas simples e desconhecem a gravidade do ato. Outros mostraram conhecer a ilegalidade, mas apresentaram indiferença. Na maioria dos depoimentos, as declarações são idênticas: eles reconhecem as assinaturas como sendo verdadeiras e confirmam a versão de Cláudio Teixeira, que sustenta que os pagamentos de R$ 3.800 foram realizados em espécie.