quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

MENSALÃO DO "DEM"

-
Do Estado de São Paulo
O mensalão do DEM, que envolvia acusações de desvio de dinheiro público. Entre os acusados estão o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e o ex-vice-governador Paulo Octávio. Na época do escândalo ambos eram filiados ao DEM, um dos principais partidos de oposição do Brasil – a dupla ficou no comando do Distrito Federal de 2007 a 2010. Quando o caso veio à tona, no fim de 2009, Arruda chegou a aparecer em um vídeo recebendo maços de dinheiro.
O delator do esquema foi Durval Rodrigues Barbosa, que era secretário do governo Arruda no Distrito Federal. Ele também está entre os denunciados, mas poderá ser beneficiado por ter revelado os desvios de dinheiro.
A Justiça da Suíça bloqueou US$ 6,8 milhões depositados em nove contas secretas de Genebra e Zurique por suspeitar que o dinheiro esteja ligado ao esquema de corrupção do Distrito Federal que ficou conhecido como mensalão do DEM.
Documento obtido com exclusividade pelo Estado mostra que as contas foram congeladas em março do ano passado e, depois disso, houve duas tentativas de reverter a decisão.
As autoridades do país europeu entraram no caso depois de receberem informações da Procuradoria-Geral da República em setembro de 2012. Os investigadores brasileiros apontavam indícios de lavagem de dinheiro e da remessa de quantias supostamente desviadas do Distrito Federal para as duas cidades suíças.
O Ministério Público da Suíça, então, abriu “instrução penal” para apurar “diversas contas”. A investigação acarretou o pedido de bloqueio do dinheiro.


EX-PILOTO DE FÓRMULA-1 SCHUMACHER PODE ESTAR EM COMA IRREVÉRSIVEL

O silêncio da assessoria de imprensa de Schumacher está preocupando a mídia e os fãs. O piloto está em coma desde dezembro do ano passado e especula-se que o coma seja irreversível.

 A revista alemã "Focus" afirma que especialistas disseram que o ex-piloto "pode ficar em coma para sempre". Já o jornal britânico Daily Mail afirmou que o silêncio da equipe médica e da assessoria de Schumi leva muitos "a temerem pelo pior".

O neurocirurgião Andreas Zieger, da Clínica Universitária de Oldenburg (Alemanha), afirmou à revista Focus que Schumacher está sujeito a danos também durante a internação. Estresse no fígado diante do uso de anestésicos, atrofia muscular e aumento da pressão intracraniana são alguns dos exemplos.

"Pode ter havido complicações. Estamos falando aqui de vida e morte. Um coma pode, em tese, ser mantido por toda uma vida. Isso não danificaria o cérebro humano. Lesões cerebrais estão entre as mais complicadas que podem acontecer ao corpo humano. Previsões sobre a duração do coma de uma pessoa ou de potenciais complicações são geralmente pouco confiáveis", concluiu o médico.




LAGOA GRANDE: TÉCNICO DA URT AVALIA COMO POSITIVO EMPATE CONTRA SELEÇÃO DE JOÃO PINHEIRO

No amistoso disputado ontem em Lagoa Grande o time da URT empatou com a Associação de João Pinheiro. No primeiro tempo aos 18 minutos o gol foi pelo Diogo Mazagão. O time da Associação de João Pinheiro logo conseguiu empatar com a URT. O Elenco do primeiro tempo começou com GiuLliano, Iran, Pablo, Marcelo Silva , Marcel ,Diogo Mazagão, Erick, Thiago Matos , Picachu, Paulo Roberto e Michel Henrique. Já no segundo tempo a escalação contou com Weide, Jean Kennedy, Eliézio, Pablo , Cauê, Gustavo Moura, Mancuso , Leandro Mineiro; Robinho, Eraldo e Wendell Lira.O atleta Elias entrou no lugar do Eliézio e Mário Lucas no lugar do Mancuso.

O técnico Luís Eduardo afirma que o amistoso foi um ótimo teste para a URT. Os jogadores e a comissão que ficaram até a data de ontem na cidade de Lagoa Grande prolongaram o prazo para sexta-feira. Eles iram vir para a cidade de Patos de Minas na sexta-feira as 17:00 direto para o amistoso contra o Tricordiano no estádio Zama Maciel.

Fonte:URT


MENSALÃO MINEIRO, PREOCUPA O PSDB

O processo que vai julgar o mensalão mineiro avança no Supremo Tribunal Federal. Um despacho do ministro Luis Roberto Barroso determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente as alegações finais na Ação Penal 536. O procedimento é o último a anteceder o julgamento. Nesse ritmo, há forte expectativa que o processo seja julgado neste ano eleitoral.

A denúncia de 2009 acusa o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) por supostos desvios de dinheiro público durante a campanha de reeleição ao governo em 1998. Após as conclusões da procuradoria, o processo segue para as alegações finais da defesa. A procuradoria acredita que Azevedo teria se beneficiado de recursos da empresa de publicidade SMP&B, do publicitário Marcos Valério, condenado no processo do mensalão petista. Azeredo nega as acusações.


LAGAMAR: PREFEITO DESEJA ALTERAR DATA PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Lagamar completará 51 anos de emancipação política em 3 de março deste ano. Porém, como este ano a data coincide com o Carnava (1 a 4 de março)l, o prefeito Dr. Cássio de Wilde Marra teme uma alta nos preços para contratação de shows e estruturas.

Levando em consideração a atual situação econômica do município, o prefeito estuda realizar a festa em 28, 29 e 30 de março e não no dia 3 de março, dia de carnaval. Com isso, ele acredita que poderá contratar as atrações artísticas e estrutura por um preço mais acessível e ainda receber mais visitantes.

O prefeito vai se reunir com os vereadores e comissão para definição da data e está confiante que fará uma grande festa respeitando os limites econômicos do município. “Temos que agir com responsabilidade na hora de fazer contratações. É obvio que a festa deveria ser realizada no dia do aniversário (3 de março). Só que este ano coincidiu com o carnaval. Se fizermos nesta data os shows estarão 100% mais caros em relação há poucos dias antes e/ou depois. Então meu desejo é fazer a festa no fim do mês para termos mais pessoas em nossa comemoração e ainda economizar dinheiro para nossa prefeitura”, revelou o prefeito.

Fonte:vazantenet



CONCURSOS PÚBLICOS FEDERAIS

O primeiro semestre de 2014 promete ser movimentado para quem pretende participar de concursos públicos federais. O número de oportunidades, em seleções confirmadas ou já autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, chega a 6,6 mil vagas até junho.

Os concursos autorizados pelo Ministério do Planejamento têm prazo de seis meses para a publicação do edital, contados a partir da publicação da portaria que permite a realização da seleção. Já empresas públicas, como Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica, não precisam de autorização para promover concursos públicos.