quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SITUAÇÃO COMPLICADA DE CUNHA


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Eduardo Cunha
Autoridades da Suíça enviaram para o Brasil dados de uma conta secreta atribuída ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O volume de recursos -que está sendo mantido em sigilo- foi bloqueado pelas autoridades suíças. 
 
O peemedebista é alvo de um inquérito aberto pelo Ministério Público suíço, em abril deste ano, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro, segundo a reportagem apurou com pessoas familiarizadas com a investigação. 
 
Os dados da investigação suíça foram enviados pelas autoridades para a PGR (Procuradoria-Geral da República). 
 
Procurados, o Ministério Público da Suíça e Procuradoria-Geral da República ainda não se manifestaram. 
 
Cunha já foi citado por dois delatores da Operação "Lava Jato" -os lobistas Júlio Camargo e Fernando Soares, o Fernando Baiano- como destinatário de US$ 5 milhões que seriam propina em um afretamento de navios-sondas pela diretoria internacional da Petrobras, controlada pelo PMDB. 
 
Também preso na "Lava Jato", o lobista João Augusto Henriques, ligado ao PMDB, disse que fez depósito em uma conta no exterior que tinha Cunha como beneficiário. 
 
Pela versão de Henriques, ele não sabia que a conta pertencia ao deputado do PMDB. Ele disse que só soube que Cunha era o controlador da conta mais tarde, por autoridades suíças. 
 
OUTRO LADO 
 
O advogado de Cunha, Antonio Fernando de Souza, foi procurado pela reportagem, mas não foi localizado até o início da tarde desta quarta.

VICE-GOVERNADOR ANTÔNIO ANDRADE ALERTA QUE A MAIORIA DOS PREFEITOS NÃO SE REELEGERÃO

Presidente do PMDB de Minas, o vice-governador Antônio Andrade previu na  coluna de Orion Teixeira do jornal hojeemdia que a maioria dos atuais prefeitos (de 60 a 70%) não conseguirá a reeleição em 2016, diante da grave situação econômica que afeta os governos federal, estadual e municipais. Na avaliação dele, somente 30% deverão ter sucesso, desde que tomem algumas providências, minimizando o desgaste. Em primeiro lugar, recomendou que abram o jogo, não escondam a situação.

Em outras palavras, sugeriu que praticassem uma espécie de orçamento participativo. “É melhor apontar as obras prioritárias e pedir à população para escolher uma ou duas que poderão ser feitas e fazê-las. A população esclarecida ajuda o prefeito a governar. Não pode é deixar a impressão de que tem o dinheiro e não quer fazer”, ensinou. Nas eleições passadas, o PSDB mineiro elegeu 142 prefeitos; o PMDB ficou em segundo, com 117, e o PT, em terceiro, com 114. Com as migrações, hoje o PMDB tem, pelo menos, 150.

OPOSIÇÃO E O DRAMA DO IMPEACHEMNT QUE NÃO CHEGA!

“Antes mesmo de ser formalmente anunciada, a reforma ministerial de Dilma reduziu o ímpeto e a emergência do bunker do impeachment”. É o que afirma o jornalista Josias de Souza. Segundo ele, a oposição planejava levar o tema ao plenário da Câmara na semana iniciada em 5 de outubro, mas adiou a providência para o dia 21 de outubro. “Com isso, ganha tempo para medir a temperatura do PMDB”, diz.
Segundo ele, um pedaço da oposição já trabalha com a perspectiva de mudar de assunto se a tese do impeachment não se revelar viável até novembro. “Avalia-se que não vale a pena desperdiçar 2016 toureando um PMDB que é contra tudo e absolutamente a favor de qualquer outra coisa e um PSDB que tem excesso de cabeças e carência de miolos”, afirma.
fonte:josiasdesousa

LULA SE DEFENDE DE ACUSAÇÕES DA GRANDE MÍDIA


:
Assessoria de imprensa do Instituo Lula rebate jornais que noticiaram e-mail apreendido pela Polícia Federal e que aponta que o ex-presidente teria feito lobby para a Odebrecht em um encontro com o presidente da Namíbia em 2009; "Em seus dois mandatos, Lula chefiou 84 delegações de empresários brasileiros em viagens por todos os continentes. A diplomacia presidencial contribuiu para aumentar as exportações brasileiras de produtos e serviços (...) e isso representou a criação de milhões de novos empregos no Brasil. Só uma imprensa cega de preconceito e partidarismo poderia tentar criminalizar um ex-presidente por ter trabalhado por seu país e seu povo", diz trecho da nota; assessoria aponta ainda "uma repetitiva, sistemática e reprovável tentativa de alguns órgãos de imprensa e grupos políticos de tentar criminalizar a atuação lícita, ética e patriótica do ex-presidente Lula.

NOVO MINISTÉRIO DA DILMA

:
Desatado o nó do Gabinete Civil, a reforma ministerial avançou nesta quarta-feira com a definição de outros pontos importantes. Continua pendente a equação do PMDB, que ao final sairá mais empoderado, com todos os grupos contemplados por Dilma, em busca da estabilização da maioria no Congresso para garantir a governabilidade e evitar a instalação do processo de impeachment. As mudanças já acertadas são:
1. Gabinete Civil - Jacques Wagner
2. Educação - Aloysio Mercadante
3. Secretaria Geral + Secretaria de Relações Institucionais - Ricardo Berzoini
4. Defesa - Aldo Rebelo - PC do B
5 Ciência e Tecnologia - nome a ser indicado pelo PSB. Se o partido não aceitar, pode ser incorporada ao MEC com Mercadante.
6 Cidadania - Será comandado por uma deputada mulher, do PT.  Este é o nome provisório e provável da pasta que reunirá as secretarias de Igualdade Racial, Mulher e Direitos Humanos.
7. Seguridade Social - Será comandado por Patrus Ananias ou outro nome do PT.  O nome é provisório mas o super-ministério reunirá, como secretarias distintas, as pastas de Desenvolvimento Social (Tereza Campelo deve comandá-la), Previdência (Gabas na chefia) e Trabalho.
8. Comunicações - PDT - André Figueiredo
9. Transportes - Mantida com o PR, ministro Antonio Carlos Rodrigues
10. Cidades - Mantida com o PSD, ministro Gilberto Kassab
11. Integração Nacional = mantida com o PP, ministro Gilberto Occhi
Os demais, ficam para o PMDB. Incerto é o desenho de fusões ou não fusões para acomodar a todos. Em último caso, eles poderão levar também a Cultural.
A saber:
1. Agricultura - Katia Abreu permanece
2. Minas e Energia - Eduardo Braga permanece
3. Saúde -  Marcelo de Castro
E ainda: Aviação Civil, Portos, Pesca e talvez Cultura.
O anúncio será amanhã  Dilma jogou seu ás de ouros. Agora é ver se ele mata a carta da crise política.

PAUTA CONSERVADORA IRRITA DEPUTADAS

As deputadas Cristiane Brasil (PTB) e Erika Kokay (PT) se uniram para rejeitar projeto do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que impede o SUS de fornecer a pílula do dia seguinte e que obriga vítimas de estupro a se submeterem a exame de corpo de delito. O texto está para ser votado na CCJ e é rejeitado pela bancada das mulheres.

DEPUTADO CARIOCA A UM PASSO PARA VIRAR MINISTRO

O deputado fluminense Celso Pansera está a caminho do Ministério de Ciência e Tecnologia. A informação é da direção do PMDB e sua escolha deve ser anunciada na reforma ministerial, que a presidente Dilma tornará pública entre hoje e amanhã

EX-GOVERNADOR DA BAHIA ASSUMI A CASA CIVIL

Jaques Wagner
Jaques Wagner
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, disse hoje (30) que está à disposição para assumir a Casa Civil, se for convidado pela presidenta Dilma Rousseff. “Sou parte desse projeto [de governo], estou à disposição no que puder ajudar”, disse ao chegar para audiência pública na Câmara dos Deputados. O ministro não confirmou se já recebeu o convite e ressaltou que, por enquanto, é o ministro da Defesa.
A mudança no comando da Casa Civil tem sido apontada como uma da alterações previstas na reforma administrativa, que deverá ser anunciada pela presidenta. Wagner entraria no lugar do atual ministro da pasta, Aloizio Mercadante. Wagner participa da audiência na Câmara que discute o Decreto nº 8.515/15, que delega competência do presidente da República ao ministro da Defesa para a edição de atos relativos a pessoal militar

MONTES CLAROS: EX-PREFEITO DEIXA O PSB


Com a saída do ex-prefeito Athos Avelino do PSB de Montes Claros a pré-sucessão municipal toma novos rumos. Avelino teria recebido convites de outros partidos mas só tomaria decisão na próxima sexta-feira. Agora com a minirreforma aprovada ele se assim desejar pode adiar o prazo de ingressar em outra agremiação para uma nova data. 


MONTES CLAROS: JORNALISTA DO JORNAL O NORTE DIZ QUE O PREFEITO RUY FILIOU-SE AO PSB

O bem informado colunista do jornal O Norte Aldecir Xavier publicou (30) na sua coluna a filiação do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz no PSB. Diz a matéria:  até que enfim a novela envolvendo o PSB de Montes Claros começa a entrar nos seus capítulos finais. Ontem, com o aval do senador Aécio Neves (PSDB), o prefeito Ruy Muniz assinou ficha de filiação na agremiação para ser o candidato do partido à reeleição. Outra informação é que também foi entregue a relação da nova comissão provisória do município, tendo o próprio Ruy como presidente. Já na página do TRE-MG o partido está inativo.

PESQUISA: DILMA EM BAIXA

Nova pesquisa Ibope sobre a avaliação da presidente Dilma Rousseff (PT) mostra que 10% dos brasileiros entrevistados avaliam como ótimo ou bom o governo. Os números divulgados nesta quarta-feira ainda apontam que 69% classificam como ruim ou péssima a gestão da petista. Outros 21% consideraram regular a condução do país feita por Dilma. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e realizado entre os dias 18 e 21 deste mês em 140 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.002 pessoas. O índice de confiança da pesquisa é de 95%


Ainda segundo o levantamento, quando perguntados sobre a maneira de governar da presidente, os números apontam que 14% aprovam e 82% desaprovam. Outros 3% não souberam ou não responderam ao questionário. 

O instituto também questionou os entrevistados sobre se confiam em Dilma. Responderam que sim 20% e 77% que não. 

Na pesquisa feita no mês de julho os índices mostraram que 9% classificavam como bom ou ótimo o governo Dilma. Já 68% consideram ruim ou péssimo e 21% avaliaram como regular.

NOVELA DA RECORD ABALA O HORÁRIO NOBRE DA GLOBO

Foto: Divulgação/Record
Foto: Divulgação/Record
Na noite de terça-feira, dia 29/09, Os Dez Mandamentos, mais uma vez, venceu a novela da Globo (A Regra do Jogo) por 23 pontos de média contra 22 pontos, na faixa de 21h31 à 21h41. Foi recorde de audiência na faixa em que confronta com a outra novela.

MERCADANTE DEIXA A CASA CIVIL


:
Presidente atende aos pedidos do antecessor e aceita tirar do comando da Casa Civil o ministro Aloizio Mercadante, considerado por ela seu principal aliado; saída era defendida até por alas do PT; Dilma Rousseff já teria conversado com Mercadante e lamentado ter de abrir mão do assessor; ministro deve voltar a assumir a Educação, pasta que comandava anteriormente; mais cotado para a Casa Civil é Jaques Wagner, da Defesa, que esteve reunido ontem com a presidente; nome do petista é defendido por Lula desde o ano passado.
Depois de muitas insistidas por alas do PT e principalmente pelo ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff decidiu ceder e tirar da Casa Civil o ministro Aloizio Mercadante, considerado por ela o principal aliado do Planalto.
A mudança acontecerá em um momento crucial para o governo, que precisa de votos no Congresso para manter os vetos da presidência da República a medidas que prejudicariam o ajuste fiscal e também para barrar um eventual processo de impeachment.
Mercadante, porém, não deixará o governo. Ele deve voltar a assumir o ministério da Educação, pasta que já comandou por dois anos e que hoje está com Renato Janine Ribeiro, da cota da presidente. 
Dilma já teria conversado com Mercadante na noite desta terça-feira e lamentado ter de abrir mão de seu grande assessor.
O nome mais cotado para a Casa Civil é o do atual ministro da Defesa, Jaques Wagner, defendido por Lula desde o ano passado. Ele foi chamado para uma conversa com Dilma na noite de ontem no Palácio do Planalto.
Aldo Rebelo, ministro da Ciência e Tecnologia, deverá assumir a Defesa no lugar de Wagner. Segundo o colunista Ricardo Noblat, Wagner passou o dia no Planalto nesta terça reunindo as informações necessárias para a mudança de função.
A reforma ministerial está prevista para ser anunciada nesta quinta-feira 1º. Dilma se reúne com Lula nesta quarta, em Brasília, para fechar as últimas mudanças. O redesenho dos cargos traz vantagem para o PMDB, que deverá ganhar sete ministérios, e deixa insatisfeito o PT, que perde espaço

DILMA SANCIONA LEI DA REFORMA POLÍTICA

G1 – A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (29) a Lei da Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetou sete itens, incluindo o trecho que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais. Os vetos foram publicados em edição extra do “Diário Oficial da União”.
No último dia 17, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais. Por outro lado, ao analisar itens da reforma política, em setembro, a Câmara havia aprovado projeto que permite a doação empresarial.
O artigo sobre doações de empresas vetado pela presidente tinha a seguinte redação após ter sido aprovado no Congresso: “Doações e contribuições de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais poderão ser feitas para os partidos políticos a partir do registro dos comitês financeiros dos partidos ou coligações”.
Ao justificar o veto, a presidente Dilma Rousseff se baseou na decisão Supremo que considerou a doação de campanha por empresas inconstitucional. “A possibilidade de doações e contribuições por pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais, que seriam regulamentadas por esses dispositivos, confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático, como decidiu o Supremo Tribunal Federal – STF”, diz a justificativa.
Diante do veto de Dilma, caberá ao Congresso Nacional analisá-lo e decidir se o mantém ou o derruba. Para derrubar um veto presidencial , são necessários 257 votos de deputados e outros 41 de senadores. A próxima sessão de votação de vetos presidenciais está marcada para esta quarta-feira (30).
Nesta terça-feira, em uma manobra para permitir o financiamento empresarial de campanha nas eleições de 2016, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), exigiu que eventual veto da presidente Dilma Rousseff a doações empresariais fosse incluído na pauta da sessão desta quarta-feira.
“A posição da maioria dos líderes é não votar nenhum veto se não puder votar também o veto da lei eleitoral. Eu cumpro o que a maioria dos líderes assim decidir”, disse Cunha. O presidente do Senado, Renan Calheiros, reagiu, dizendo que incluir o veto à doação de empresas na sessão de quarta seria um gesto inútil.
“A apreciação desse veto na sessão de amanhã [quarta], quando o Brasil espera que concluamos apreciação dos outros vetos, seria gesto inútil do Congresso Nacional. Seria um gesto sem nenhuma eficácia”, afirmou Renan. Ele argumentou que a apreciação desse possível veto iria contra a regra do Congresso Nacional que estabelece que os vetos devem ser pautados depois de 30 dias a partir da data de chegada ao Legislativo.
PEC da reforma política

REAJUSTE DA GASOLINA

bombacombustivelA Petrobras informou ontem (29) que os reajustes nos preços de venda da gasolina (6%) e do diesel (4%) nas refinarias. Segundo a empresa, os novos valores entraram em vigor a partir das 0h desta quarta-feira (30).
A alta nas refinarias deve resultar em aumento para o consumidor. O percentual, no entanto, não é necessariamente o mesmo: o valor do combustível nas bombas depende de determinação dos postos.

CRIADO O PARTIDO DA MULHER "PMB"

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou na noite desta terça-feira (29) a criação do Partido da Mulher Brasileira (PMB), a 35ª legenda do país.
O partido apresentou 501 mil assinaturas de apoiamento, sendo que a lei exige a comprovação de apoio popular de cerca de 487 mil pessoas ou seja, equivalente a 0,5% dos votos dados para o cargo de deputado federal nas eleições do ano passado.
PMB poderá disputar as eleições municipais de 2016. A legenda, no entanto, surge com tempo de TV e recursos do Fundo Partidário mínimos

A INSENSATEZ DA POLÍTICA

A bancada mineira no Congresso Nacional evita admitir a possibilidade de manter o veto da presidente Dilma Rousseff ao reajuste do Judiciário, que varia entre 53% e 79%. A derrubada da decisão, segundo o governo, pode causar impacto de R$ 36,2 bilhões aos cofres públicos até o fim de 2019. A matéria é uma das que serão analisadas hoje por integrantes das duas Casas legislativas.
Levantamento realizado por O TEMPO com os 53 deputados federais mineiros e os três senadores do Estado apontou que somente seis deputados afirmaram que irão manter o veto. A consulta mostra que 26 congressistas preferem se omitir quando perguntados como iriam se posicionar diante do veto da presidente Dilma Rousseff. Dez desses parlamentares nem sequer retornaram as ligações feitas pela reportagem para seus telefones pessoais e para as assessorias de imprensa, que estavam cientes do assunto.
Outros 24 congressistas responderam que irão derrubar o veto do Executivo, incluindo os senadores Antonio Anastasia (PSDB) e Zezé Perrella (PDT). Principal liderança da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB) não se manifestou.
Segundo o deputado federal Gabriel Guimarães (PT), votar para manter não é dizer que os servidores não mereçam aumento, mas, sim, que a situação atual não permite tal reajuste. “Tenho confiança nos profissionais do Judiciário, mas qualquer ajuste hoje precisa ser dialogado com Executivo para saber se há condições”, afirmou. 
 
O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB) afirmou que é a favor de manter a decisão do Executivo, mas o partido decidiu pela derrubada do veto. “Quero tentar convencer os líderes a liberarem a bancada a votar como julgarem mais apropriado”.

Já o deputado Zé Silva (SD), que votará pela derrubada do veto, disse que o problema do país é a falta de gestão. “Não será essa categoria que causará o desequilíbrio da máquina pública”.
 
Favorável à derrubada, Caio Narcio (PSDB) diz que o assunto está encerrado. “Já foi discutido e decidido o reajuste nas duas Casas. Não há motivos para a presidente vetar”, dispara.
WILL NUNES:
Uma boa parte dos políticos estão pouco se linchando para o povo. Só olham para o próprio umbigo. Como você vai dá reajuste a uma ou mais categorias se não tem recursos? A explicação é simples, uma ala grande da oposição defende o quanto pior melhor! Sem nenhuma preocupação com o país. É essa gente que quer governar o Brasil. 
Precisamos deixar de hipocrisia e reconhecer que vivemos uma crise e, precisamos enfrenta-la com a união de todos, sem pensar em cor partidária, preferência por time de futebol, crença religiosa, etc..
Temos que nos sacrificar para juntos voltar a crescer e melhorar a vida das pessoas, não construir um clima negativo para se beneficiar diante da tragédia alheia.

AÉCIO QUER GRUPO UNIDO LOGO NO PRIMEIRO TURNO EM BH

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, pediu aos aliados mineiros de PP, PPS, PDT, PTB, DEM e Solidariedade – partidos que formaram a base dos 12 anos do governo tucano em Minas – que os partidos se unam em torno de um único candidato, já no primeiro turno, para a Prefeitura de Belo Horizonte, em 2016. Em um jantar na capital, Aécio e o também senador tucano Antonio Anastasia fizeram um apelo para que o grupo não se disperse.
No encontro, os presidentes estaduais das legendas concluíram que, hoje não há, em nenhuma das siglas, inclusive no PSDB, um nome que se sobreponha para encabeçar uma chapa na capital. Quem participou da reunião contou que Aécio deixou claro que serão necessárias pesquisas quantitativas e qualitativas para “não errar no nome”.

“A discussão foi sobre eleições, com um apelo para que a gente construa soluções e não se disperse”, disse a presidente do PPS mineiro, a secretária municipal de Políticas Sociais, Luzia Ferreira.