segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MINAS GERAIS: VICE-GOVERNADOR VAI FORTALECENDO O PMDB NO GOVERNO PIMENTEL

O vice-governador Antônio Andrade de bobo não tem nada. Aos poucos o seu PMDB vai ocupando espaços importantes no governo Pimentel. Carismático e extremamente habilidoso vai colocando os peemedebistas de sua confiança na nova administração do estado.

DILMA DEPENDERÁ MAIS AINDA DO PMDB

dilma-e-temer
O segundo mandato da presidente Dilma Rousseff deve ser o mais dependente do PMDB desde que o PT chegou ao poder, em 2003. A petista começará o ano tendo de administrar uma crise política gerada pelos desdobramentos da Operação Lava Jato e ainda terá como desafio fazer a economia do País voltar a crescer. O Palácio do Planalto viu sua base de sustentação no Congresso encolher e a oposição sair fortalecida das eleições de outubro. Cenário bem mais delicado daquele encontrado quando PT e PMDB fecharam aliança formal, no início do segundo mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À época, Lula colhia os benefícios de uma economia em crescimento e contava com altas taxas de popularidade, o que fazia com que sua base aliada dependesse mais dele, e não o contrário.
Reportagem do Estadão lembra que tamanha é a imprescindibilidade do PMDB que a presidente já decidiu que dará ao partido mais um ministério, totalizando seis pastas. Além disso, a própria legenda já emitiu sinais neste ano de que o governo precisará mais dele no próximo mandato. Na decisão sobre a proposta que alterou a meta do superávit primário e, na prática, deu carta branca para o governo fechar as contas deste ano no vermelho, coube ao PMDB assegurar a aprovação. Ao comandar a votação por quase 19 horas ininterruptas, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (AL), deixou claro que há pouca margem de manobra sem o partido.

TESTE DA LINGUINHA EM RECÉM-NASCIDOS SERÁ OBRIGATÓRIO

em todo o país
p_not_arq54980227f3eadA partir desta semana, hospitais e maternidades das redes pública e particular passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa.

REVISÃO DO BOLSA FAMILIA

p_not_arq5495754abbb97Os beneficiários do Bolsa Família têm até o dia 16 de janeiro para atualizarem seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Só precisam fazer a revisão cadastral os beneficiários que receberam aviso no extrato do pagamento, com os documentos pessoais e dos demais integrantes da família.
As famílias que não renovarem as informações do Cadastro Único até a nova data poderão ter seus benefícios bloqueados em fevereiro de 2015. Das 1,2 milhão de famílias que deveriam participar do processo de revisão cadastral neste ano, 709,7 mil já haviam procurado a gestão do programa até novembro.

PT MAPEA CARGOS

20141221073443_cv_ruifalcaocnttfalcao_gdeCiente de que perderá espaço na configuração do próximo governo da presidente Dilma Rousseff, o PT já começou a mapear os cargos de confiança do governo federal nos Estados e em grandes cidades como forma de reverter as perdas em Brasília. A ideia é redistribuir os cerca de 15 mil postos federais fora de Brasília identificando indicações ‘politicamente obsoletas e ocupando os espaços’.

AS PRAIAS MAIS BONITAS ESTÃO NO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Localizado na esquina do continente, o Rio Grande do Norte é conhecido pelas belas praias e  paisagens paradisiácas. Neste domingo (21), dia em que começa o Verão no hemisfério Sul, o G1 preparou um catálogo especial para quem deseja conhecer o que de melhor o estado tem a oferecer. Com imagens do fotógrafo Canindé Soares, segue uma lista de praias dos litorais Sul e Norte, além de dicas de passeios e outras atrações que turistas e potiguares não podem deixar de conhecer.
As primeiras atrações ficam por conta das praias urbanas da capital potiguar. Em Ponta Negra, na Zona Sul da cidade, destaque para o visual do Morro do Careca (veja fotos), um dos principais cartões-postais da capital. Ao longo da praia, há bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Pela Via Costeira, rota que liga as zonas Sul e Leste da cidade, é possível chegar às demais praias urbanas com uma bela vista do Parque das Dunas (veja fotos) e da praia durante todo o trajeto.
ponta-negra-1
Praia de Pirangi
A praia de Pirangi está a 15 minutos de Ponta Negra, tomando a pista dupla da Rota do Sol na direção sul. No caminho, vale uma paradinha para fotos em frente à Base de Foguetes da Barreira do Inferno, onde as visitas podem ser agendadas.
Logo em seguida, na Vila de Pium, fica a Praia de Cotovelo, de onde se pode ter a vista da barreira que dá o nome à base. É um despenhadeiro de falésias vermelhas à beira-mar. Em Pirangi também há passeios de barco até os parrachos.
A principal atração de Pirangi é o maior cajueiro do mundo, uma árvore centenária, de dez mil metros quadrados de copa, ainda em expansão e frutificando (veja fotos). Uma taxa simbólica é cobrada para a visita ao cajueiro, sendo revertida para a proteção e manutenção da árvore.
pirangi-1
Apontada como um dos dez lugares paradisíacos do Brasil, a praia da Pipa tem o acesso pela BR-101 ou beira-mar. Reduto de hippies e surfistas nos anos setenta, se tornou o local preferido por estrangeiros. Muitos fixaram residência e comércios no local.
Pipa é uma praia simples e chique ao mesmo tempo, com artesanato da terra e lojas de grifes famosas, mas principalmente um recanto de natureza exuberante com praias preservadas, falésias e reservas de mata atlântica.
A noite tem opções para todos os gostos. Os visitantes podem conhecer bares, pubs, restaurantes, pizzarias e boates.
Praia da Pipa (Foto: Canindé Soares)
Barra de Cunhaú
A praia é uma das mais completas do litoral sul. Vila de pescadores ainda preservada, a paisagem é formada por antigos e altos coqueirais, mangues, o rio e o mar. Há trechos de mar calmo à beira do rio e outros agitados, com boas ondas para surfe no Pontal. Também há bons hotéis e restaurantes.
O rio Curimataú, de água salgada, é ótimo para esqui aquático, windsurf, kitesurf, pescar e nadar. Há opção de passeio de barco para um banho na praia do outro lado, além de mergulho em uma das gamboas do manguezal. A praia fica a cerca de 13 quilômetros da Pipa.
Praia de Barra de Cunhau  (Foto: Canindé Soares)
Baía Formosa
Baía Formosa é uma baía lindíssima, paraíso de surfistas e ecoturistas. Possui uma vila de pescadores, praias virgens, reserva de mata atlântica preservada e uma pequena infraestrutura turística com barracas, bares, pousadas e chalés à beira-mar.

MINAS GERAIS: JORNAL HOJEEMDIA APONTA OS SECRETÁRIOS DE PIMENTEL

Sem cargo a partir de janeiro, três das principais lideranças políticas do grupo do senador Aécio Neves em Minas vão se dedicar exclusivamente à articulação política a partir do ano que vem.
É o caso de Alberto Pinto Coelho (PP), governador, Dinis Pinheiro (PP), presidente da Assembleia Legislativa, e Danilo de Castro, secretário de Governo.
Depois de 20 anos ocupando cargos eletivos, Alberto assumirá de vez a tarefa de presidente estadual do PP. 
De estilo discreto, mas ao mesmo tempo agregador, terá como missão manter relações políticas com 69 prefeitos, cinco deputados estaduais e quatro deputados federais. 
Derrotado nas urnas, Dinis, que tem o nome ventilado para disputar a prefeitura da capital, atuará na região metropolitana da capital. Cotado para compor o primeiro escalão do governo Marcio Lacerda (PSB), o secretário Danilo de Castro (PSDB), não vai mais para a Prefeitura de Belo Horizonte.
Em reunião com o ex-governador e senador eleito Antonio Anastasia (PSDB), realizada na última quinta-feira, ficou decido que Danilo será responsável pela estrutura partidária tucana. 
Homem forte desde os tempos do Palácio da Liberdade há 12 anos, Danilo é o principal articulador político do grupo tucano junto aos aliados do interior.
Já a secretária Renata Vilhena aceitou convite feito pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e irá assumir um posto no primeiro escalão no Distrito Federal. 
Ana Lúcia Gazzola também foi chamada por Rollemberg, mas não quis assumir a secretaria de Educação por motivos pessoais.
Equipe de Pimentel tem perfil político e já está formatada
Com perfil político, a nova equipe do governador eleito Fernando Pimentel (PT) já está formatada. De olho na disputa eleitoral de 2016, o PMDB é o aliado que saiu mais fortalecido.
Indicado pelo vice-governador Antônio Andrade, João Cruz Reis Filho, lotado no Ministério da Agricultura, vai para secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. João Cruz é um dos poucos com perfil técnico. 
Filho do ex-prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite, o deputado estadual Tadeu Leite (PMDB) irá para o Turismo e Esportes. Mais tarde a pasta será desmembrada em duas para abrigar aliados do PCdoB.
Crítico ferrenho do governo nos últimos 12 anos, o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB) será o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Os parlamentares petistas Miguel Corrêa Júnior, Odair Cunha e André Quintão vão para Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Governo e Trabalho e Desenvolvimento Social, respectivamente. 
A indicação de Quintão contempla o grupo político do deputado federal Patrus Ananias (PT), que concorre junto com Miguel pela candidatura petista à prefeitura da capital em 2016. Helvécio Magalhães, que será secretário de Planejamento, é a terceira via na sucessão de Marcio Lacerda (PSB).
Além de cargos no primeiro escalão, o PMDB conquistou o comando da Assembleia Legislativa. Adalclever Lopes (PMDB) será o presidente da Casa.
O atual ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, ex-diretor do BNDES, está praticamente certo na presidência da Cemig.
Para a Copasa, Paulo Moura, ex-secretário de Pimentel na prefeitura, é o mais cotado. Mas o destino também pode ser a pasta de Desenvolvimento Econômico. Na Fhemig, o indicado é Jorge Nahas, ex-secretário da PBH.
Na Codemig, o nome ventilado é o de Marco Antônio Castello Branco, que teve passagem conturbada pela Usiminas. Castello Branco pode, no entanto, ser indicado para o Desenvolvimento Econômico.
Defensor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37 no Congresso Nacional, o deputado Bernardo Santana (PR) será o novo secretário de Defesa Social. Santana 
A PEC 37 previa, entre outras coisas, vetar o poder de investigação do Ministério Público (MP). A medida não foi aprovada. Para compensar a indicação política, especula-se que o secretário-adjunto saia dos quadros das polícias civil ou federal.

Editoria de Arte
Equipe de governo


Tags: